domingo, fevereiro 08, 2009

Um grande disco que passou ao lado...

Discografia Duran Duran - 49
'Medazzaland' (album), 1997

O relativamente desapontante percurso de «Thank You» não fez imaginar que o passo seguinte seria ainda mais difícil para os Duran Duran.

Em inícios de 1997, a meio das sessões de trabalho num novo disco, John Taylor sai do grupo, que fica reduzido ao trio Le Bon, Rhodes e Cuccurullo. Compõem novos temas, voltam a gravar outros já começados, acabando o disco apenas com três temas contando a colaboração de John Taylor (quatro na edição japonesa).

Depois de um primeiro aperitivo com «Out Of My Mind» (da banda sonora do filme O Santo) e de um segundo com «Electric Barbarella», o álbum, Medazzaland, é finalmente editado em Outubro.

O disco revela sinais da coexistência das características pop estruturais à obra do grupo, mas sobre elas lança uma série de marcas que revelavam uma certa curiosidade por acontecimentos escutados em esferas mais alternativas.

De resto, de toda a obra do grupo, este será o disco mais distante de uma noção pop/rock mainstream, cotando-se como um dos melhores da discografia dos Duran Duran, mas também um dos comercialmente menos bem sucedidos.

O álbum começou por ser lançado apenas nos EUA e Japão. Mas a recepção aquém do esperado atrasou a edição europeia, que acabaria por nunca se concretizar. A má relação do grupo com a editora atingiu aqui um ponto de ruptura.

O grupo acabou mesmo por se afastar da EMI; levando consigo os masters de Medazzaland, assim como gravações áudio e vídeo de concertos em 1995 e 1997, ainda hoje inéditas.

Acessível via importação durante largos anos, «Medazzaland» só teve lançamento “oficial” em mercados europeus em 2008, e mesmo assim, apenas por download.
(in «Sound + Vision»)



«Big Bang Generation», um dos temas de Medazzaland, gravado ao vivo, em Wembley, em 1998.

Sem comentários: