quinta-feira, outubro 16, 2008

Centros comerciais podem ser "asneiras" ou "catalisadores"?

Quem mora no Grande Porto já pode visitar um centro comercial em cada dia do mês. Amanhã, abre o 31.º shopping da região: o Mar Shopping, da Ikea, em Matosinhos. Não fica muito longe do "gigante" Norteshopping.

Num país dado a recordes - não faltam tentativas de entrar no Guinness - o novo centro não escapa à regra e anuncia-se como a maior unidade comercial da Ikea na Europa. É mais um grande shopping, que se soma aos já existentes no Grande Porto (uma área geográfica alargada entre a Póvoa de Varzim e Famalicão até Baião e Amarante e Ovar e Oliveira de Azeméis). A concentração é maior nos concelhos do núcleo central da Área Metropolitana: só no Porto há 10, em Gaia há quatro e em Matosinhos passa a haver três. Para os próximos anos, perspectiva-se a construção de mais de uma dezena de centros comerciais. E nestas contas não entram os hipermercados, muitas vezes com galerias associadas.

"É o paradigma da asneira, sobretudo num momento de crise profunda, em que tanto se fala da necessidade de apoiar as micro e pequenas empresas, para sustentar a economia. É uma hipocrisia", sentencia Laura Rodrigues, presidente da Associação de Comerciantes do Porto.
(in «JN»)

3 comentários:

Anónimo disse...

o de Ovar a definhar assim é considerado uma asneira, não?

Anónimo disse...

Asneira não é, mas um acto muito inteligente também não.
A crise vai passar, é preciso ter calma

Anónimo disse...

Por andarmos à anos a dizer que a crise vai passar é que estamos cada dia que passa em piores lençóis. Não caiam todos na realidade que vão ver onde vão parar mais tarde ou mais cedo!...