quarta-feira, outubro 29, 2008

Canto X. Quem são?


O “Canto Décimo”, grupo Vocal da Escola Secundária José Macedo Fragateiro, de Ovar, iniciou a sua actividade, em Outubro de 1997, informalmente, no âmbito das actividades escolares de uma das turmas de alunos desse ano lectivo e por iniciativa do professor Guilhermino Monteiro. Cedo, porém, se juntaram outros professores.
Em Dezembro desse ano, o Grupo apresenta-se, pela primeira vez, num concerto de Natal, na própria Escola. A originalidade desta actuação proporcionou a motivação para a continuidade do grupo que passou a actuar em várias actividades escolares, tais como as da então denominada área-escola, iniciativas de professores estagiários, festas de Natal e outras.
O conhecimento da existência do grupo por parte da sociedade local, levou-o a ser solicitado para concertos fora da Escola, passando a actuar noutras escolas e em actividades promovidas por diversas instituições, associações locais e pela própria Câmara Municipal de Ovar, em diversas iniciativas.
No ano de 2003, viu reconhecida a qualidade da sua prestação artística, ao estabelecer um protocolo de colaboração com a autarquia que, desde então, lhe atribui um subsídio anual.
Actualmente, conta com cerca de 70 concertos realizados.
De entre as suas actuações destacam-se: o concerto de abertura do Congresso do Sindicato dos Professores do Norte, em Novembro de 2003, onde actuou perante cerca de mil pessoas, entre Delegados e Convidados, integrando-se num espectáculo multidisciplinar com música (“Canto Décimo” e João Lóio), dança e poesia (“Sindicato da Poesia”, de Braga) e os concertos realizados em Ponta Delgada, em Abril de 2006, a convite do Grupo Coral da Escola Secundária Antero de Quental, daquela cidade.
O Canto Décimo interpreta essencialmente música portuguesa, num leque tão variado que vai desde a música tradicional até à música popular de raiz rural e urbana, com destaque para José Afonso, José Mário Branco e João Lóio.
Como forma de preparar o seu décimo aniversário, o Canto Décimo encontra-se em fase de gravação de um CD, onde ficará registada uma parte significativa do seu actual reportório.
É constituído, actualmente, por 28 professores. («Cantodecimo»)

Sem comentários: