quinta-feira, maio 17, 2007

Imaginarius'07
Parque de Árvores Queimadas no centro da Feira

A instalação "Parque das Árvores Queimadas", do escultor brasileiro Zenildo Barreto, incluída no programa do 7º Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua, vai ficar em permanência junto ao Castelo da Feira.
A instalação, uma produção da Associação Sete Sóis Sete Luas para a sétima edição do Imaginarius, que começa quinta-feira e termina sábado, apresenta uma vertente ambientalista e outra artística.
Em preparação sob a direcção do escultor desde há várias semanas, na Mata das Guimbras, junto ao Castelo, a obra passará a fazer parte integrante daquele espaço nobre situado no coração da cidade de Santa Maria da Feira.
O propósito do 'Parque das Árvores Queimadas' é realizar, num ambiente urbano, uma instalação feita de árvores queimadas em incêndios florestais, quase todas centenárias e de grandes dimensões.
As árvores seleccionadas para esta instalação são provenientes de três parques naturais portugueses: o Parque Nacional de Montesinho, o Parque Natural do Douro Internacional e o Parque Nacional de Peneda-Gerês.
Falando deste projecto, Zenildo Barreto considerou que "o Parque das Árvores Queimadas, é a estética que a natureza não pediu e também uma denúncia dramática, como um sonho doloroso, que como ave de arribação (Ó) pousa agora, com carácter definitivo, no município de Santa Maria da Feira".
"É necessário queimar a indiferença e não as vivas florestas", frisou Zenildo Barreto, responsável por vários projectos de Eco Arte na América Latina, com obras realizadas no seu país e em França.
Este projecto é - salienta - "uma reacção aos dramáticos incêndios florestais que, em cada época estival, devastam com trágica regularidade milhares de hectares de floresta em Portugal".
"A obra é também uma oportunidade para continuar a aprofundar a pesquisa que a Associação Sete Sóis Sete Luas, que organiza o Imaginarius em conjunto dom a Câmara da feira, tem vindo a fazer sobre as relações entre espaços urbanos e obras de arte", acrescentou Zenildo Barreto.
O programa do Imaginarius compreende 33 espectáculos de teatro, trazidos às ruas e praças da cidade da Feira por 14 companhias de sete países - França, Itália, Bélgica, Sérvia, Espanha, Argentina e Portugal.
Além dos espectáculos de teatro de rua, o programa inclui ainda duas instalações permanentes, exibição de oito filmes, realização de quatro concertos, vários debates e ateliês de formação teatral.
O festival é organizado pela autarquia de Santa Maria da Feira, em parceria com a Associação Sete Sóis Sete Luas e o Instituto das Artes.
O Imaginarius representa para a autarquia um investimento de 250 mil euros, a que se juntam os apoios do Instituto das Artes, do Programa Cultura 2000 da União Europeia e o patrocínio de entidades privadas, perfazendo um orçamento global de cerca de 435 mil euros.

Sem comentários: