terça-feira, janeiro 21, 2025
A Infraestruturas de Portugal (IP) volta a pegar no projeto de renovação da Linha do Norte no chamado subtroço Ovar / Gaia (KM 296,600 – KM 315,380) para proceder à revisão do projeto e proceder à eventual correção de erros.
A designada Revisão de Conformidade Normativa e Novos Requisitos Técnicos foi adjudicada por 266.855 euros com um prazo de entrega dos estudos complementares de 30 dias.
Lançado quando Pedro Marques era ministro do Planeamento e Infraestruturas, o Ferrovia 2020 tinha data de conclusão marcada para o último trimestre de 2021. Em novembro de 2020, Pedro Nuno Santos, já ministro das Infraestruturas e Habitação, disse no Parlamento que as obras seriam concluídas até dezembro de 2023, o prazo final do financiamento comunitário do programa.
Um ano depois, em novembro de 2021, o Acordo de Parceria do Portugal 2030 atirava uma nova data: o final de 2025. Isto é: alguns projetos do Ferrovia 2020 estarão a ser financiados com o Portugal 2030.
Num momento em que a falta de segurança na estação de Ovar ceifou mais duas vidas, o Município voltou a reiterar preocupações com o atraso das obras no troço entre Válega e Espinho. https://www.ovarnews.pt/troco-de-ovar-da-linha-do-norte-vai-ser-revisto-pela-infraestruturas-de-portugal/
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