Está instalado e entrou ao serviço o sistema de sinalização eletrónica entre as estações de Esmoriz e Gaia o sistema de controlo automático de velocidade e os sistemas de telecomunicações da Linha do Norte cuja integração no Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto é também já uma realidade.
Integrada nas obras da Linha do Norte entre Vila Nova de Gaia e Espinho, que se iniciaram em julho de 2020, estas deverão terminar na totalidade na próxima semana, disse esta terça-feira fonte oficial da Infraestruturas de Portugal (IP).
"As obras estão concluídas, à exceção da Passagem Inferior ao km 324,560 , cujos trabalhos se encontram em fase de conclusão", disse fonte da IP à Lusa, prevendo que estes trabalhos "estejam concluídos na primeira semana de agosto 2024".
A fonte oficial da IP esclareceu tratar-se da próxima semana, que decorre de dias 05 a 09 de agosto.
"Como é usual em empreitadas desta dimensão, estão também em curso trabalhos de reparação, situações constatadas nas vistorias, para efeitos da receção provisoria da obra", referiu também a mesma fonte.
A intervenção entre as estações de Espinho e Vila Nova de Gaia (Devesas) envolveu a substituição integral da superestrutura da via, a alteração dos ‘layout’ das estações de Granja e Vila Nova de Gaia, a implantação de duas novas diagonais de contravia entre Miramar e Francelos, ou a implantação de duas vias de resguardo, com 750 metros de comprimento útil, para resguardo de comboios de mercadorias, a norte do Apeadeiro de Francelos.
A conclusão total da intervenção chegou a estar prevista para 2023, mas a empreitada "sofreu vários impactos com relevância no prazo, decorrentes dos constrangimentos que se vêm registando no mercado da construção, designadamente, quanto à disponibilidade e prazo de fornecimento de materiais e às dificuldades sentidas pelos empreiteiros e subempreiteiros na contratação de meios humanos e de equipamentos".
A intervenção entre Espinho e Vila Nova de Gaia, realizada ao abrigo do programa Ferrovia 2020, foi orçamentada em 55,3 milhões de euros e iniciou-se em julho de 2020.
Inicialmente, aquando do lançamento do programa Ferrovia 2020, em 2016, estava previsto que as obras decorressem entre 2017 e 2019. O atraso levou a que as obras na linha entre Ovar e Espinho sofressem atrasos consideráveis.
https://www.ovarnews.pt/oe24-continua-a-faltar-a-modernizacao-do-troco-entre-ovar-e-espinho/
https://www.ovarnews.pt/esmoriz-ja-esta-ligado-ao-centro-de-comando-operacional-cco-do-porto/
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