terça-feira, julho 23, 2024
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) estará a recomendar a preservação do Cine-Teatro de Ovar, invocando o valor cultural daquele edifício, que assinala, este ano, o seu 80.° aniversário.
Num e-mail enviado à Câmara Municipal de Ovar e ao Movimento 2030, aquele organismo público assume uma posição em defesa da conservação do histórico edifício.
O parecer surge na sequência de uma comunicação à CCDR-C, por parte do Movimento 2030, da intenção assumida pela Câmara em demolir todo o edifício. Na carta dirigida àquela entidade, o M2030 sublinha a "importância histórica, cultural e patrimonial do edifício que a Câmara pretende agora pôr abaixo, depois de ter gasto perto de 500 mil euros na sua aquisição e encaixotamento, e sem que, desde 2018, tenha sido apresentada qualquer ideia concreta para o destino a dar ao edifício".
O M2030 informa também a CCDR-C de que a "Câmara contratou recentemente, por ajuste direto, um arquiteto para a conceber o projeto de Requalificação do Espaço Público - Entrada Principal do Parque Urbano – Ovar, onde se propõe que, no local do antigo Cine-Teatro, venha a fazer-se uma praça de acesso ao Parque Urbano de Ovar".
Manter edifício orioriginal
A CCDR-C salienta que vai ficar a "aguardar a entrada nos serviços do Projeto de Arquitetura de Requalificação do Espaço Público - Entrada Principal do Parque Urbano – Ovar, altura em que se poderão confirmar as intenções da autarquia relativamente ao futuro do remanescente do edifício do Cine-Teatro de Ovar, enquanto ainda detentor de valor cultural intrínseco, à sua preservação no âmbito de uma requalificação integrada, perpetuando de alguma forma a memória urbana, arquitetónica e histórica de Ovar e da própria região."
A CCDR-C defende ainda que "cabe ao arquiteto propor soluções que possam vir a manter a identidade original do espaço."
Na comunicação à CCDR-C, o Movimento 2030 lamenta que não tenha existido qualquer auscultação da opinião pública sobre esta matéria, ao contrário do que havia sido assumido pelos responsáveis camarários. Atendendo à importância histórica do edifício e à sua condição de património municipal, a CCDR deixa, por isso, uma advertência à Câmara de Ovar para que tenha em conta a opinião dos cidadãos sobre o destino do Cine Teatro: "Nos valores da democracia participativa, seria expectável que, em desenvolvimentos futuros, se estabelecesse um diálogo e articulação da autarquia com os munícipes - nomeadamente com o Movimento 2030".
Petição Pública contra demolição
Recorde-se que o Movimento 2030 lançou uma petição pública contra a demolição do Cine Teatro de Ovar.
A petição está disponível em https://peticaopublica.com/?pi=CineTeatroOvar e pode ser subscrita por cidadãos de qualquer idade e de qualquer ponto do país, através da simples introdução do nome e número de Cartão de Cidadão Português.
https://www.ovarnews.pt/ccdr-c-recomenda-preservacao-do-cine-teatro-de-ovar/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário