sexta-feira, maio 03, 2024

Inês Malaquias alia técnica, beleza e arte numa só profissão
A makeup artist vareira, Inês Malaquias, é uma das mais requisitadas do momento.

Cedo descobriu a sua paixão graças à avó e, a partir daí, nunca mais deixou de ir atrás do que gosta realmente de fazer. Na televisão, faz brilhar os participantes em concursos como "Portugal Got Talent" ou a "Máscara". Capaz de fazer looks fora da caixa, Inês Malaquias está sempre pronta a aprender, fazer formações. Tem os olhos postos no futuro e os pincéis e paletas no presente.

Entre um concurso e uma viagem, a Inês encontrou tempo para nos conceder uma entrevista onde desvenda um pouco de si e da profissão que escolheu e adora.

Quando nasceu a tua paixão pelo mundo da maquilhagem?

Em criança sempre brinquei aos cabeleireiros, maquilhava bonecas, mas muito longe de saber que isso podia ser uma profissão! Sempre adorei arte, cor e texturas, e foi pelos 14 anos que conheci o mundo da maquilhagem “a sério” e fiquei encantada! Já usava máscara de pestanas e corretor, mas foi com essa idade que fiz uma viagem com a minha avó, e que ela me mostrou todo um mundo de maquilhagem que eu desconhecia. Ofereceu-me a minha primeira paleta de sombras e batom da MAC.

E como se processou todo o teu conhecimento na área?

Por volta dessa altura comecei a ver o que poderia fazer a nível profissional (para fazer quando acabasse a escola). Enviei mensagens à Inês Mocho, com quem acabei por tirar formação mais tarde, a perguntar qual a idade mínima para frequentar um curso de maquilhagem profissional até aos 18 anos. Fui consumindo tudo o que havia na internet! Foi uma boa ferramenta para alimentar o bichinho, mas hoje em dia percebo que havia muita mas muita informação errada.

Fizeste formação com a profissional Inês Mocho. Como caracterizarias essa experiência?

A minha primeira formação na área foi com a Inês Mocho e não poderia ter escolhido melhor! Estou muito orgulhosa de hoje em dia ser formadora na academia onde comecei. Foi e continua a ser um curso muito exigente e muito completo!

Fiz a formação enquanto estava na faculdade e posso dizer que esse semestre foi o meu melhor até na faculdade, de tão feliz que estava. Treinava a maquilhagem todos os dias em toda a gente que podia. Acho que a minha família e as minhas amigas já não aguentavam mais experiências.

Conta-nos um pouco sobre a tua experiência no curso em Hollywood.

Há 2 anos, fiz formação em Hollywood nos Estados Unidos e tive a oportunidade de aprender com os melhores maquilhadores do mundo, que trabalharam em alguns dos nossos filmes favoritos, nomeadamente nos Piratas das Caraíbas, e com várias celebridades conhecidas como Selena Gomez, Miley Cyrus, Beyonce, etc!

Como caraterizarias o teu estilo de make-up?

Diria que o meu estilo de maquilhagem é muito versátil, mas acima de tudo gosto de uma maquilhagem confortável na pele, que não se sinta pesado! Mesmo quando utilizo cor nos olhos (e eu gosto bastante de brincar nesse sentido), a pele tem que ser natural e bonita!

Como foi o teu primeiro trabalho profissional?

O meu primeiro trabalho, depois de ter feito a minha primeira formação, foram várias clientes para o Carnaval de Ovar, maquilhei entre 15 a 18 clientes por dia, durante 5 dias, e no dia seguinte fui para o "Quem quer namorar com o Agricultor". Terminei o curso na segunda-feira dessa semana, e a partir de quinta foi sempre sempre a trabalhar. Foi uma semana muito intensa, mas que valeu todo o esforço!

E a inspiração? Vem de onde?

A inspiração vem de todo o lado! A principal vem de produtos e de texturas, mas pode ser de uma peça de roupa, um filme, um animal, tudo é inspiração!

Maquilhaste grupos no Carnaval de Ovar. Achas que apostam o suficiente neste item?

Nos últimos anos tenho trabalhado muito a parte do carnaval e diria que cada vez mais é valorizado, sim! Acho que ainda podem apostar muito mais nesse sentido, e este ano um dos comentários do júri do desfile foi a prova disso! Foi um comentário deste género: “A maquilhagem foi o elemento estrela, trouxe novidade e diferencial”, por isso não podia estar mais feliz, grata pelos grupos que confiam em mim e feliz pela equipa que construí.

Participaste no programa “Máscara”, "Got Talent", etc. Qual te dá mais gozo?

São programas completamente diferentes, os dois super giros e com os seus desafios!

Gosto muito da "Máscara" pelo elemento surpresa do formato do programa, por toda a magia dos fatos que utilizam, mas tenho um carinho especial pelo "Got Talent". Já fiz várias temporadas e consigo sempre ser bastante criativa. É o programa onde posso fazer tudo!

Quais são as tuas técnicas favoritas?

Gosto de vários aspetos em várias técnicas diferentes! Gosto sempre de valorizar o rosto da minha cliente, e escolho a técnica em função disso, por isso depende!

E o futuro? Em Portugal ou lá fora?

O futuro em Portugal! Quero muito fazer mais formações fora e tenho todo o gosto em fazer projetos fora, mas sempre com bilhete de volta! Gosto muito de viver cá, e de trazer o meu conhecimento para as minhas clientes e alunas. Tive um convite para ficar nos Estados Unidos com com uma das minhas formadoras, mas não me imaginava a viver muito tempo por lá.
https://www.ovarnews.pt/ines-malaquias-alia-tecnica-beleza-e-arte-numa-so-profissao/

Sem comentários: