quarta-feira, setembro 16, 2009

EB1+Jardim de Infância de S. Donato
Crianças autistas sentem saudades

Uma das autores do blog «Anjos do Autismo» foi auxiliar de acção educativa na EB1+Jardim de Infância de S. Donato até final do último ano lectivo desenvolvendo uma importante ligação afectiva com as crianças autistas que frequentam a escola. (ler artigo no «Praça Pública»)

Este ano, voltou a ser chamada a uma entrevista de modo a poder regressar às mesmas funções na escola, mas a sua condição de beneficiária de subsídio de desemprego, que termina em Março, impede-a de voltar, já que a escola pretende contratar alguém nas suas condições mas até Junho.

Entretanto, as crianças autistas têm revelado saudades da antiga funcionária - e todos sabemos como é difícil estabelecer elos de ligação com estas crianças - ao ponto de ela já se ter deslocado à escola para se encontrar com elas.
Não haverá mesmo uma solução que seja a contento de todos? Ou será que é tudo passível de ser reduzido uma questão de números?

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá...Boa Tarde...É de lamentar o Agrupamento de Escolas de Ovar ter este tipo de atitudes...Não acho correcto estes e outros alunos q tenham problemas, todos os anos terem novas auxiliares (as tais consideradas POC´S)...O "Porquê" de não ficarem com algumas delas,se as crianças gostam??'Será q o Agrupamento não quer gastar mais do q gasta???Preferem chamar pessoas do fundo de desemprego porquê lhes convêem???E o principal de tudo "AS CRIANÇAS "elas não têm nada a dizer???Elas mais tarde é q vão sofrer com estas tais atitudes q não se percebe...brigado

Anónimo disse...

Esta é uma realidade triste deste pais.As pessoas querem progredir,tem capacidades para certas funções e não se faz "NADA".Ninguem gosta das mudanças...e estas crianças não controlam as mudanças.Temos que conhecer mais o que é o AUTISMO (A todo NIVEL).

Anónimo disse...

que segredo mais bem guardado este dos autistas no concelho de Ovar. Metios numa escola de s. donato e quando uma funcionária demonstra mais qualidades do que muitos técnicos que são pagos a peso de ouro, o que é que fazemos? Deixamo-la ficar no fundo de desemprego, sabendo ainda por cima que a referida funcionária, em Março fica qualquer subsídio e vem engrossar os desempregados a caminho da exclusão social.
E isto por causa de quantos euros?
Tanta gente na administração pública a ganhá-lo á boa vida...
Mete impressão!

Anónimo disse...

Autismo é o que mais para aí há. Estas senhoras que decidem querem lá saber dos meninos com necessidades especiais ou autistas que têm necessidades super-especiais!!
Repito: Autismo é o que mais para aí há.

jose lopes disse...

Esta é a triste realidade no nosso sistema de ensino e em particular do das crianças que precisam de ensino e apoios especiais, como é o caso do autismo. A teoria sobre as estratégias adoptar com estas crianças não passam do papel e quando alguem como o exemplo referido, que tiver aliás o privilégio de escrever no Praça Pública se dedica de corpo e alma a um projecto com tal dimensão humana, a resposta desumana é esta que se está a viver, só por uma questão de numeros, mas sobretudo de responsáveis do Ministério da Educação e dos Serviços do Instituto de Emprego que não encontram soluções que acabem aliás com a precariedade que se vive nesta área, que no caso do autismo são nefastas as mudanças bruscas na relação com as crianças.