sexta-feira, julho 24, 2009

A Nova Praça da República







A nova Praça da República é ampla e mais pedonal, mas parece árida. Falta-lhe mais verde. Não tarda, será alvo de diversas críticas, mas também encerra perigos. Que o diga esta senhora que ontem caíu nos degraus - «manhosos», dizem - e teve que receber assistência médica no local. Que sirva pelo menos de exemplo. Veja bem onde põe os pés se tiver de percorrer a nova Praça da República de Ovar.
A solução talvez passe pela sinalização dos degraus.

20 comentários:

Anónimo disse...

São um enorme perigo aquelas "lanças" apontadas para o ar, como forma de impedir o estacionamento automóvel. Um caminhante que tropeçe ou um ciclista que caia, podem ficar lá espetados. Aonde é que estes pseudo-arquitectos têm a cabeça?

É uma vergonha gastar-se dinheiro nesta obra completamente inútil e descabida!

Anónimo disse...

Dizer que é 'completamente inútil e descabida' é um exagero mas tem muitos acertos a serem feitos.

Será possível que a feira da flor não dei ideia nenhuma a esta gente?

Agora sim, concordo: 'Aonde é que estes pseudo-arquitectos têm a cabeça?'

Anónimo disse...

É sintomático que as comemorações do Dia do Município não tenha merecido a presença de um governante ou mesmo do representante dele...

Que tristeza.

Anónimo disse...

e as pessoas com mobilidade reduzida? Enfim...

Anónimo disse...

Só vejo aqui corvos anónimos. Não conseguem reconhecer uma obra de valorização quando a vêm à frente?
Pessoalmente, acho que ficou bastante bonita e funcional a praça da república.
Quanto às supostas "lanças" que o anterior comentária aponta, não vejo como alguem possa ficar espetado nelas. Têm uma grossura considerável.
Cumprimentos.

Gustavo Ribeiro disse...

Anónimo disse... "Só vejo aqui corvos anónimos. Não conseguem reconhecer uma obra de valorização quando a vêm à frente?"

Os Corvos afinal estão acompanhados pelo que parece! Se critica os "Corvos Anónimos" porque deixou o comentário como anónimo?

Em relação a Praça da Republica, ou melhor, em relação a Regeneração Urbana, a Praça e seus arruamento envolventes demonstram realmente agora um espaço público de qualidade, mas existem arestas a acertar, como é exemplo esses degraus que provocaram a queda a essa senhora. As pontas dos degraus vista vindo da câmara "desaparecem".

Quantas as "Laças", estes elementos do mobiliário urbano, já esta instalado em meios públicos a já alguns anos, e ninguém se "espetou" ;).

Apenas um apontamento, a praça parece um pouco vazia demais não parece?

Poderá ser um desafio positivo a praça, em termos de "exposição"

Em relação ao espaço publico,talvez mais algumas arvores com as respectivas "caldeiras" na base, e alguns bancos.

Gustavo Ribeiro disse...

Anónimo disse... "Só vejo aqui corvos anónimos. Não conseguem reconhecer uma obra de valorização quando a vêm à frente?"

Os Corvos afinal estão acompanhados pelo que parece! Se critica os "Corvos Anónimos" porque deixou o comentário como anónimo?

Em relação a Praça da Republica, ou melhor, em relação a Regeneração Urbana, a Praça e seus arruamentos envolventes demonstram realmente agora um espaço público de qualidade, mas existem arestas a acertar, como é exemplo esses degraus que provocaram a queda a essa senhora. As pontas dos degraus vista de quem vem da câmara "desaparecem". O chamado "pé em falso"

Quantas as "Lanças", estes elementos do mobiliário urbano, já esta instalado em meios públicos a já alguns anos, e ninguém se "espetou" ;).

Apenas um apontamento, a praça parece um pouco vazia demais não parece?

Poderá ser um desafio positivo a praça, em termos de "exposição"

Em relação ao espaço publico,talvez mais algumas arvores com as respectivas "caldeiras" na base, e alguns bancos.

Anónimo disse...

Até que enfim um comentário em que não à críticas. Das poucas obras bem feitas que fazem em ovar, nunca ninguém as elogia, só sabem criticar...agora percebo o motivo de ovar estar neste marasmo, afinal a culpa não é de quem lá está é mesmo das mentalidades das pessoas...

Anónimo disse...

Com degraus? pensaram naqueles que precisam de se mover em cadeira de rodas? existem rampas com acessos aos passeios que atravessam a praca? tao esses tais bicos bem eluminados a noite?
Como sou emigrante ainda nao vi, so nas ferias de verao, so espero que eu nao seja mas um daqueles que diga "so mesmo em portugal".

Pedro Borges, Northampton, UK

Anónimo disse...

O que dá para notar é um desfazamento entre o edifício da camara e todo o ambiente que o rodeia e a nova praça.As esculturas em pedra são completamente descabidas e perigosas principalmente para as crianças que andam sempre a correr e arriscam-se a mandar lá algumas cabeçadas.Ficariam muito mais bonito uns candeeiros antigos com uns bancos onde as pessoas se pudessem sentar e floreiras a toda a volta.Combinando com as varandas das casas em frente,onde também poderiam ser colocadas floreiras.Talvez um quiosque a imitar o antigo.É um espaço agreste sem grande beleza.Talvez até um chafariz com desenhos de jactos de água onde os pássaros pudessem bebicar e as pessoas apreciar.É um espaço sem vida. Desculpem senhores arquitectos mas não gostei.Obra de valorização?Se me conseguirem explicar onde ela está até posso mudar de opinião.

Anónimo disse...

Cada cabeça cada sentença...mas a verdade é esta: há obra feita!!! e OVAR está mais LINDA do que nunca...encham-se de orgulho, Vareiros!! ......Viva Ovar!

Anónimo disse...

Cada cabeça cada sentença, mas a verdade é esta: Há obra feita....Vareiros encham-se de orgulho, Ovar está cada dia mais bonita...VIVA OVAR

OVAR ALERTA! disse...

OBRA? Obra mas é mal feita!!!

Que tal testar uma revista de arquitectura a visitar tal obra? lol Depois queria ver se muitos dos ditos PS da treta não vinham para aqui dizer o que o povo não diz!

"Toda a obra feita com amor, reflecte a alma do seu criador."
AI Onde tu estavas?! No joão Gomes (Sem ofença a essa grande casa) a comer moelas com teu amigo "Americo"e a beber um tinto com o moleskine e caneta ou o Autocad Aberto? :)

Anónimo disse...

Então o que interessa é só mostrar o que se faz e não interessa como.É mesmo á português.E se acham que ovar está mais lindo do que nunca é porque nunca sairam da cidade para fazer comparações.OVAR poderia ser efectivamente uma das cidades mais bonitas do país tem mar,ria,rios, boa gente,jardins(mal tratados)mas nem um parque para crianças,um parque da cidade, um compelxo desportivo,um hotel em plena praia do furadouro,um cinema ou teatro,uma rede de transportes urbanos.E o turismo onde está? A cidade são só casas antigas a cair de velhas.Vamos lá a mudar as mentalidades e dinamizar esta cidade e dar emprego a esta gente. Os vareiros mereçem ter qualidade de vida.

OVAR ALERTA! disse...

Este folanos do PS Manuelino na vez se dedicar a fazer coisas para eles em condições como é o caso do magnifico site de campanha.... Mau muito mau! Ao menos faziam um blog ficava bem melhor...
Uma coisa é certa o site do alvaro funciona e muito bem com os links das redes sociais e tal.

Tirando o fundo da página de apresentação
http://lab.rails2u.com/images/cache/bgmaker/slash/2/a/7/7/4/6/e/f3a79436f0f06ba50490ffebb.png

Será dificil fazr um fundo? e usar CSS? (Cascading Style Sheets)

Fernando Camelo Almeida disse...

Parabéns ao executivo pela obra na Praça do Municipio, acho que se pode alterar um ou outro ponto como por exemplo: colocar mais arvores e bancos para as pessoas se sentarem e rectificarem alguns dos aspectos focados por outros comentadores. Mas esta obra só veio valorizar o centro histórico!
Há outras obras que também merecem referência como é o caso da Fonte dos Combatentes (espero que se siga o exemplo para as outras fontes),o caso da Avenida da Praia em Cortegaça, o Centro de artes (embora eu tivesse preferência pelo nosso Cine-teatro recuperado) ou o projecto que vai avançar nas margens do Rio Caster.
Há outro aspecto relevante e positivo neste mandato que é o reequilibrio financeiro das contas da Camara (não é visivel para grande parte do eleitorado, mas é fundamental para o Concelho).
Tenho pena que a Ria e zonas envolventes estejam esquecidas, acho que pouco foi feito em Válega, nomeadamente arranjar uma solução para o centro da vila.
Aho que devemos apostar muito mais no turismo, até porque temos uma situação geográfica previligiada e muito mais haveria a dizer... Mas fazendo uma análise isenta destes 4 anos de mandato e comparando com os anteriores executivos, parece-me justo reconhecer que o Dr. Manuel Oliveira fez um trabalho positivo. Agora resta-nos analisar os projectos dos candidatos para o nosso Concelho e escolhermos o que melhor servir os interesses da nossa Terra.
Eu estou á vontade para emitir a minha opinião, até porque não votei PS e sou dirigente nacional de outro partido, mas tenho por principio criticar o que está mal e destacar o que está bem, só assim é que sei estar na politica.
A oposição deve ter uma conduta séria e construtiva, mas infelizmente em Ovar temos a oposição do deita abaixo!
Tenho a esperança que um dia venha a ser diferente e que os interesses da nossa Terra se sobreponham aos interesses partidários.

Nota: É a 1ª vez que escrevo aqui, até porque não tenho tido disponibilidade de tempo, portanto é provável que tão cedo não volte a escrever por aqui, mas tenho por principio assumir sempre o que escrevo, por isso identifico-me e não me refugio no anónimato.

Anónimo disse...

Fernando Almeida, concordo consigo, apesar de não ser de Ovar e nem votar em Ovar, tenho de reconhecer o esforço, o empenho e dedicação do executivo dessa Câmara. Quem disser o contrário é por pura frustação permitam-me este "subcomentário"...há uma coisa em que muita gente é boa...a destilar veneno e do puro...experimentem morder a língua ah!ah! ah! ah!
Independentemente de quem ganhar estas eleições que siga o exemplo deste executivo!

Mário J.

Augusto Lopes disse...

Caro Fernando,

Quero felicitá-lo pelo seu comentário e a coragem que teve em identificar-se. É assim que se vê a diferença entre quem está na politica de forma séria e quem não está!
Concordo com a análise que fez do mandato do Dr. Manuel Oliveira e francamente não vejo alternativas melhores. Pelo que se ouve dizer, o Fernando não vai na coligação PSD/CDS, quero dizer-lhe que admiro a sua forma desinteressada de estar na politica e gostava de lhe pedir que pensasse em regressar á politica activa, pois Ovar precisa de pessoas com valores e principios na vida politica!
Se for verdade que está contra a coligação, torne publica a sua posição, pois o eleitorado do CDS pensa que vai nas listas!

C. Gomes disse...

Confesso que fiquei surpreendido com o comentário do Fernando Camelo, afinal de contas é um dos principais rostos do CDS de Ovar!
Parece-me que a coligação PSD/CDS não está a funcionar bem!
Admiro a coragem e frontalidade do Fernando, demonstrando aqui que valoriza mais o que é melhor para a sua terra do que o seu próprio partido!
Se é verdade que não vai em nenhuma lista nestas autárquicas, tenho muita pena, embora confesse que não votei CDS á 4 anos.
Gostava que abraçasse o desafio de servir Ovar, nem que fosse participando no projecto de outra força politica.
Um Abraço, Fernando

Zé disse...

É lamentável que o PS se tenha aproveitado da opinião pessoal dada aqui pelo Fernando Camelo e a tenha publicado no site de campanha!
Isso não é sério!
Foi o unico comentário que foi publicado, como é obvio!
A politica em Ovar bateu no fundo e se calhar por isso é que pessoas como o Fernando e outros se afastaram da politica activa...