domingo, julho 12, 2009

A jogar pelo seguro

Discografia Duran Duran - 61
'Astronaut' (album), 2004



O reencontro da formação “clássica” dos Duran Duran fez-se com o objectivo de não se esgotar em concertos “Best of”. Afinal a banda, apesar de ter gradualmente perdido os três Taylors, nunca deixara a actividade, tendo regularmente editado novos discos.

Os primeiros encontros para ensaios, em St Tropez, foram rapidamente transformados em sessões de trabalho, das quais começaram a surgir novas canções, algumas das quais foram entretanto sendo estreadas em concertos. A presença em palco dos membros da formação “clássica” chamou atenções, encheu salas e despertou o interesse de editoras. Sem contrato, foram chamando a estúdio alguns produtores, entre os quais Nile Rodgers.

Mais tarde, já com um acordo assinado com a Sony Music, concluíram o trabalho de gravação com Don Gilmore e Dallas Austin. Surge assim Astronaut, o primeiro álbum que a formação “clássica” gravou desde 1983, revelando contudo uma banda a jogar em terreno seguro, em canções sem a ousadia na escrita (e sobretudo arranjos) das que em anos mais recentes tinham levado a disco, afastando-se portanto dos espaços de curiosidade pelas formas pop/rock alternativas a que tinham piscado o olho nos anos 90.

Astronaut revelou-se, talvez pela força do efeito da reunião e, sobretudo, da enorme popularidade da digressão que acompanhou o reencontro dos cinco músicos. Foi o álbum mais bem sucedido da banda nos últimos tempos, atingindo o número 3 em Inglaterra, o número 15 nos EUA e obtendo bons resultados pelo mundo fora, alcançando soma total na ordem dos dois milhões de discos vendidos. Além de (Reach Up For The) Sunrise, o álbum gerou ainda os singles What Happens Tomorrow e Nice (este último apenas com edição digital). (in «Sound + Vision»)

Sem comentários: