segunda-feira, junho 01, 2009

No próximo fim-de-semana
Nova Orquestra Sinfónica de Lisboa traz «Carmina Burana»

A Nova Orquestra Sinfónica de Lisboa (NOSL) e o seu coro, iniciaram a actividade com a interpretação da Missa de Requiem de Giuseppe Verdi, no dia 1 de Novembro de 2007, na Aula Magna da Reitoria da Universidade, em Lisboa.

O nascimento desta orquestra e do coro, surgiu da vontade, de um pequeno grupo de pessoas independentes, de promover a música em Portugal, tanto ao nível de grandes concertos sinfónicos, como de recitais de canto e instrumento, priviligiando a qualidade de execução.

A NOSL é uma organização independente que tem por objectivo apresentar, em todos os estilos de música, uma alternativa à já existente, mediante a apresentação de grandes obras, bem como na promoção de obras menos conhecidas mas de extrema riqueza musical. Tem ainda a pretensão de divulgar e lançar intérpretes nacionais e estrangeiros, no âmbito do intercâmbio internacional.

Numa primeira fase, pretende apostar na divulgação musical na cidade de Lisboa, embora seja sua intenção alargar o espaço geográfico de actuação da NOSL e seu coro a outras zonas do país e inclusivamente procurar intercâmbios internacionais, possibilitando a presença de músicos portugueses além fronteiras, assim como a promoção de músicos de outros países no nosso espaço geográfico.

Neste momento a NOSL é constituída por cerca de 80 elementos, tendo como maestro titular Albertino Monteiro. Na temporada 2007-2008 é objectivo da NOSL prestar uma homenagem a um grande violinista português ainda em actividade: Vasco Barbosa, que assume o papel de concertino em todos os concertos sinfónicos da NOSL.

Faz também parte deste projecto a realização de masterclasses (época de verão) com intérpretes nacionais e estrangeiros, permitindo a todos os interessados, o aperfeiçoamento com acesso à formação específica que será promovida nessas acções.

A Nova Orquestra Sinfónica de Lisboa e o Coro da Nova Orquestra Sinfónica de Lisboa, dirigidos pelo maestro Albertino Monteiro, interpretam - a 6 e 7 de Junho, no novo Centro de Artes de Ovar - a cantata medieval “Carmina Burana”, de Carl Orff. O espectáculo conta também com a participação dos solistas Elvira Ferreira, Carlos Guilherme e Luís Rodrigues.

A palavra latina Carmina é o plural de carmen (canção, na língua portuguesa). O título inteiro significa literalmente: Canções dos Beurens. A obra divide-se em três secções: o encontro do Homem com a Natureza (Veris eta facies), com o dom do vinho (In taberna) e com o amor (Amor volat undique).


Solistas
Elvira Ferreira, soprano
Carlos Guilherme, tenor
Luís Rodrigues, barítono

Participação
Nova Orquestra Sinfónica de Lisboa
Coro da Nova Orquestra Sinfónica de Lisboa

Direcção
Albertino Monteiro, direcção

5 comentários:

Anónimo disse...

Cartaz fantastico! Lindo! especialmente a utilização do logo do lado direito! Plateia cheia a menos de uma semana! Fantastico! Nada melhor que começar por uma Opera! hum!

Anónimo disse...

No Campo Pequeno foi um estrondo... Fenomenal... Em ovar veremos se os pedreiros não têm de ir corrigir algumas fendas que esta opera pruduz...

Não poderia ser melhor... e o maestro? upa upa...

Anónimo disse...

Grande aposta de inauguração. No futuro haverá espaço para a musica classica? esperemos.

Beijinhos e abraços

Anónimo disse...

Realmente foi um grande exito o concerto no Campo Pequeno, as qualidades artísticas do maestro Albertino em uniao com o vigor dos músicos e coralistas e com a musicaliade dos solistas foram relevantes para conquistar os interrupidos aplausos do ilustre público de Lisboa.

Anónimo disse...

Está tudo maluco.
Fazem-se equipamentos culturais para isto?
Meus amigos, comprar "cultura" ao quilo não vai fazer com que Ovar reduza o enorme passivo que tem nesta área relativamente a Espeinho e à Feira. Que orquestra é esta? Quem o sr. Albertino Monteiro? Por favor informem-se!
Enquanto os outros andam para a frente, Ovar prespega com isto à malta? Aja pachorra!!
Ps: Espero que os músicos recebam, coitados!