domingo, maio 31, 2009

Os sons da reunião

Discografia Duran Duran - 60
'(Reach Up For The) Sunrise' (single), 2004



A reunião da formação original dos Duran Duran partiu com o propósito de não se limitar a uma gestão de um cabaz de memórias pelo que, ao mesmo tempo que se preparavam para uma primeira série de concertos, desde logo começaram a trabalhar em novas canções.

Algumas chegaram cedo ao alinhamento dos novos espectáculos, uma delas cedo revelando ser um potencial futuro single. Uma fuga, para a Internet, de algumas maquetes algum tempo depois voltou a mostrar ser essa uma cada vez mais evidente candidata a figurar não apenas no álbum que estavam a gravar, mas na capa de um single.

Assim foi. Na verdade, já havia uma remistura de (Reach Up For The) Sunrise editada na banda sonora de Queer Eye For The Straight Guy ainda antes de editada (numa outra versão) no formato de single, em Setembro de 2004.

Mas era evidente que só esta canção poderia ser o aperitivo para Astronaut, o álbum que reunia pela primeira vez em estúdio os elementos da “formação clássica” desde meados dos anos 80. Apesar de menos surprendente na versão usada no single que na já conhecida remistura (que depois acabou por ser a leitura escolhida para os concertos), Sunrise devolveu os Duran Duran a um estatuto que não conheciam desde os dias do Wedding Album.

A canção teve boa exposição na rádio, fê-los regressar ao Top 5 no Reino Unido e chegou mesmo ao número um da club chart nos EUA. A canção acabou por ter boa relação com os DJ e conheceu um todal de 14 misturas. No lado B do single foi incluído o inédito Know It All.




O teledisco de (Reach Up For The) Sunrise foi assinado pela dupla constituída por Michael e Mark Polish.
Junta pequenas sugestões de narrativas individuais, colocando cada um dos cinco elementos da banda num local distinto. Juntando-os depois, em cenário que sugere o nascer do Sol, para imagens de performance usadas durante o refrão.
(in «Sound + Vision»)

Eis as cinco narrativas dedicadas a cada elemento do grupo:





Sem comentários: