sábado, fevereiro 28, 2009

Handfreie Klavierspieler beim Carneval von Ovar



Die eindeutig lustigste Nummer beim Carnevalsumzug.mit spezieller Widmung an meine Herrn Kollegen (ou a internacionalização dos Não Precisa que fizeram uma óptima adaptação para desfile de um velhinho vídeo que andava pela Internet e ninguém dava nada por ele...)

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Estará perdoada a TVI?

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Noite Mágica


Que dizer desta festa que coloca a nossa cidade no Top das festas mais concorridas em Portugal e transforma o nosso centro histórico «numa gigantesca “panela de pressão” onde os foliões saltam como pipocas até ser dia» (in OvarNews).

PS: A CP não tem dúvidas: Só a RedBull AirRace consegue rivalizar em número de passageiros, mas enquanto que para a corrida aérea os horários são mais localizados, em Ovar as composições não deram mãos a medir durante toda a noite.

Levanta-te e dança

Discografia Duran Duran - 53
'Girls On Film (remixes)' (single), 1999

A edição da antologia Greatest, em finais de 1998, foi anunciada pelo single Electric Barbarella, na verdade uma canção do álbum do ano anterior que acabou sem lançamento em grande parte dos territórios. Um segundo single foi depois lançado, este revisitando Girls On Film um clássico de 1981, porém através de um conjunto de novas remisturas pensadas para a pista de dança, assinadas por figuras e equipas do presente como Tin Tin Out, Attica Blues ou Tall Paul. A estas novas reconstruções, quase todas procurando integrar a canção em novas matrizes house (ou derivados) o CD single Girls On Film (Remixes) junta a Night Version original. Na verdade, a única mistura que suporta a canção, as novas abordagens revelando-se simplesmente inconsequentes.

(in «Sound + Vision»)

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Campeões 2009



Bailarinos bicampeões, Charanguinha de volta ao título e Marados regressam à boa forma. Para o ano há mais!! (Mas se quer dizer de sua justiça quanto à classificação de Passerelle e Escolas de Samba, aproveite e vote na barra da esquerda). Ler mais aqui.

Escolas de samba:
1º Charanguinha 377
2º Juventude Vareira 354
3º Costa de Prata 336
4º Kan-kans 297

Carnavalesco:
1º Marados 1278,5 pts
2º Pinguins 1212
3º Não Precisa 1142
4º Vampiros 1104,5
5º Pindéricus 1061
6º Xaxas 1060,5
7º Zuzucas 988,5
8º Hippies 970,5
9º Pierrots 923.5
10º Condores 846.5
11º Garimpeiros 833
12º Marroquinos 778.5
13º Catitas 724.5
14º Carrucas 556


Passerelle:
1º Bailarinos 763
2º Joanas do Arco da Velha 738
3º Barulhentas 721
4º Melindrosas 677
5º Levados do Diabo 644
6º Palhacinhas 638

Barulhentas


(Por PBr)

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Na RTP1


Este domingo.

sábado, fevereiro 21, 2009

Carnaval também em Arada






Pela amostra em anexo, parece que os professores, pais e população de Arada se esmeraram...

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Memórias remisturadas

Discografia Duran Duran - 52
'Strange Behaviour', 1999 (compilação)

Em 1998 os Duran Duran estavam já fora do catálogo da EMI, com liberdade para pensar o seu futuro. Entretanto, a editora encetara uma série de operações centradas na obra que o grupo para si regstara desde 1981. O primeiro sinal dessa nova era chegou, em finais do ano, com Greatest. O episódio seguinte, já em Março de 1999, surgiu na forma de nova antologia, desta vez um CD duplo. Com o título Strange Behaviour (uma expressão retirada da letra de Skin Trade), a compilação recolhe uma série de remisturas. Na sua maioria são as versões dos máxi-singles editados desde 1981. Mas a eles o alinhamento juntou outras remisturas, algumas até então apenas usadas em discos promocionais. O CD 1 inclui os temas que correspondem à formação original, documentando o período 1981-84. O CD 2 apresenta remisturas realizadas entre 1986 e 1993. Entre o alinhamento surgem duas absolutas novidades: a Night Mix de Planet Earth e uma outra remistura inédita de Hold Back The Rain. O booklet, desdobrável, explora imagens de telediscos da banda.

(in «Sound + Vision»)
Dudu Nobre em Ovar


No último domingo, na Tenda.

CP e o Carnaval

A CP anuncia linhas e horários especiais para transportar foliões para Ovar, nos dias 22, 23 e 24. Para Ovar e Estarreja, mais concretamente. Já agora vejam aqui qual é a foto usada para promover esse reforço de oferta. Sem querer ser chatos neste tema, impõe-se o reparo: Os senhores da CP podiam muito bem dizer onde e quando foi tirada a foto, não podiam? Ficava bem e não custa nada.

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Dudu Nobre na Tenda




(Fotos olhoshot.com)

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Miss Samba Carnaval de Ovar




A indicação que temos é que se chama Bruna, foi eleita na última sexta-feira e pertence à Escola de Samba Costa de Prata. Parabéns! (A foto é do «olhoshot.com»)

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Vareiros indignados com TVI!!

PETIÇÃO

Na sequência de um post aqui publicado esta semana, foi criada uma petição do tipo "Quem não se sente não é filho de boa gente". Assim, vamos todos assinar esta petição e mostrar ao José Eduardo Moniz, Manuela Moura Guedes e ao Júlio Magalhães - que até tinha obrigação de saber distinguir "alhos de bugalhos" -, que agora só os desculpamos se vierem transmitir o nosso carnaval, integral e em directo.

Carnaval das Crianças ' 09

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Requintes de malvadez


O nosso carnaval não precisa de actores de novelas portugueses para se sentarem no trono do Rei. O nosso carnaval vale por si mesmo e sempre assim tem sido, não era agora que ia mudar.
Tudo bem. Embora seja discutível, estamos todos de acordo que é assim que manda a tradição. E se a fórmula tem sucesso, para quê mudar agora?
O Jornal da Noite da TVI de ontem fez promoção "aos preparativos do Carnaval de Estarreja". Isto depois do dito canal - e garantiram-nos que também a SIC - ter feito vários directos do corso do carnaval infantil, durante a tarde de ontem. Não temos nada a opor nem nda com isso. Cada um joga com os argumentos que tem. E para os lados de Estarreja parece que se mexem bem.
Os critérios informativos são discutíveis, mas cada cada um sabe de si.

O que já é condenável é o facto de passarem como pano de fundo da promoção - duas vezes, pelo menos, que tivéssemos visto durante o Jornal da Noite da TVI, - imagens do carnaval de Ovar.
Se não querem promover o Carnaval de Ovar, ao menos não utilizem os nossos "actores" para promover outros festejos. Isto é que são requintes de malvadez.

É que, além de prestarem um mau serviço, a TVI está a induzir em erro quem está a ver.
Eu se fosse à Fundação do Carnaval de Ovar reclamava. E alto!

domingo, fevereiro 15, 2009

Carnaval das Crianças


Grande Vitória!

sábado, fevereiro 14, 2009

A segunda revisão da matéria dada

Discografia Duran Duran - 51
'Greatest' (compilação), 1998

Depois da gota de água que representou a não edição europeia do álbum de 1997 Medazzaland, os Duran Duran afastaram-se da EMI, pela qual editavam desde que, em 1981, ali haviam lançado o seu primeiro single. Apesar da separação, a editora manteve a possibilidade de explorar o catálogo do grupo em seu poder. E em Novembro de 1998 edita Greatest, uma antologia que recuperava muitos dos singles do grupo. Na verdade, Greatest não é mais que uma versão com extras de Decade, lançado nove anos antes. Estão ali os 14 temas dessa primeira antologia, aos quais se juntam New Moon On Monday e quatro singles dos anos 90: Serious, Ordinary World, Come Undone e o mais recente Electric Barbarella, este último editado então como single. O alinhamento exclui, portanto, qualquer representação do álbum Thank You, de 1995. Numa primeira versão, Greatest chegou a prever a inclusão de Careless Memories e My Own Way, ambos de 1981, no lugar mais tarde ocupado por Elrectric Barbarella e Serious. Há CD promoconais com esse alinhamento nunca editado. A antologia foi bem acolhida, tendo atingido o número cinco no Reino Unido. Houve uma edição em Vídeo e DVD com os respectivos telediscos (e alguns extras, no caso do DVD).

(in «Sound + Vision»)

As versões nocturnas

Discografia Duran Duran - 50
'Essential' (compilação), 1998

Editado em Março de 1998, Essential – Night Versions é uma antologia de remisturas originalmente editadas em máxi-singles e EPs entre 1981 e 84. O disco, integrado na série Essential (que revisitou na época temas da discografia de outros nomes do catáolgo da EMI, segue graficamente a linha dos restantes títulos editados, mas mostra uma opção de alinhamento mais apurada, permitindo uma revisitação de episódios importantes da história do relacionamento da banda com a música de dança nos seus primeiros anos de carreira. Estão aqui reunidas as remisturas editadas nos máxi singles de todos os singles até The Wild Boys (Carless Memories e Save A Prayer ausentes porque nunca trabalhadas nesse sentido). Juntam-se misturas de New Religion e Hold Back The Rain provenientes de EPs e lados B de máxis. New Moon On Monday está presente, mas num disco bónus, em Enhanced CD. O mais interessante da história que aqui se evoca é a evidente diferença entre o trabalho de criação das chamadas “night versions” dos Duran Duran que, contra o que era norma na época, não se limitaram muitas vezes a acrescentar sequências instrumentais à versão do single, chegando mesmo a gravar versões longas, com mais evidente presença da secção rítmica tendo como objectivo a pista de dança. São disso bons exemplos as “night versions” de Planet Earth, Girls On Film ou Is There Somthing I Should Know?

(in «Sound + Vision»)
Caetano Veloso criou canção chamada «Menina da Ria»



A letra de “Menina da Ria”

Uma moça
De lá do outro lado da poça
Numa aparição transatlântica
Me encheu de elegante alegria
(Ai, Portugal, ovos-moles, Aveiro)
Menina da Ria
Menina da Ria
Menina da Ria
E uma preta
(Parece que eu estou na Bahia)
Tão Linda quanto ela, dizia
No seu português lusitano:
“Pode o Caetano tirar uma foto?”
Menina da Ria
Menina da Ria
Menina da Ria
Arte Nova, um prédio art-nouveau numa margem
Em frente à marina-miragem:
Os barcos na Ria. E depois
Uma taça sobre o pubis glabro, um estudo
Nenhum descalabro se tudo
É sexo sem sexo em nós dois
Menina da Ria
Menina da Ria
Menina da Ria

PS: Só falta ali uma menção ao Pão-de-Ló, mas OK, não se pode ter tudo.

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Hippies


Educação na Chegada do Rei.

Ovar


Visto do céu.

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Dois Zé Carlos em Estarreja



O Carnaval de Estarreja viu-se obrigado a substituir Sónia Araújo - era a Rainha - por
esta estar grávida de gémeos e ter sido desaconselhada por motivos de saúde. Em sua substiuição virá até Estarreja José Carlos Malato que dividirá o trono com o actor José Carlos Pereira.
Não desfazendo nos foliões estarrejenses, é caso para dizer que o carnaval de Estarreja este ano tem um "piquinho a azedo".

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Uma surpresa


... chamada Marroquinos. Na Chegada do Rei, do passado domingo, ficaram em segundo lugar com a Piada "Estado da acção". Ei-los!!

terça-feira, fevereiro 10, 2009

E esta?

Original era, mas... Alguém percebeu?
Marroquinos

Estado da Nação - 2.º lugar - Piadas Colectivas (Foto «Olhar Ovarense»)

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Na Sic
Xaxas


Ovar remodelado - 3.º lugar - Piadas Colectivas
Pinguins

O Melhor do Mundo (ou seria o Special One?) - 1.º lugar das piadas colectivas

domingo, fevereiro 08, 2009

Chegada do Rei'09


AxuMal

Um grande disco que passou ao lado...

Discografia Duran Duran - 49
'Medazzaland' (album), 1997

O relativamente desapontante percurso de «Thank You» não fez imaginar que o passo seguinte seria ainda mais difícil para os Duran Duran.

Em inícios de 1997, a meio das sessões de trabalho num novo disco, John Taylor sai do grupo, que fica reduzido ao trio Le Bon, Rhodes e Cuccurullo. Compõem novos temas, voltam a gravar outros já começados, acabando o disco apenas com três temas contando a colaboração de John Taylor (quatro na edição japonesa).

Depois de um primeiro aperitivo com «Out Of My Mind» (da banda sonora do filme O Santo) e de um segundo com «Electric Barbarella», o álbum, Medazzaland, é finalmente editado em Outubro.

O disco revela sinais da coexistência das características pop estruturais à obra do grupo, mas sobre elas lança uma série de marcas que revelavam uma certa curiosidade por acontecimentos escutados em esferas mais alternativas.

De resto, de toda a obra do grupo, este será o disco mais distante de uma noção pop/rock mainstream, cotando-se como um dos melhores da discografia dos Duran Duran, mas também um dos comercialmente menos bem sucedidos.

O álbum começou por ser lançado apenas nos EUA e Japão. Mas a recepção aquém do esperado atrasou a edição europeia, que acabaria por nunca se concretizar. A má relação do grupo com a editora atingiu aqui um ponto de ruptura.

O grupo acabou mesmo por se afastar da EMI; levando consigo os masters de Medazzaland, assim como gravações áudio e vídeo de concertos em 1995 e 1997, ainda hoje inéditas.

Acessível via importação durante largos anos, «Medazzaland» só teve lançamento “oficial” em mercados europeus em 2008, e mesmo assim, apenas por download.
(in «Sound + Vision»)



«Big Bang Generation», um dos temas de Medazzaland, gravado ao vivo, em Wembley, em 1998.

sábado, fevereiro 07, 2009

É hoje!

Rally Paper Costa de Prata

«Corria o ano de 1998, quando a Escola de Samba Costa de Prata decidiu organizar um Rally Paper para celebrar a proximidade de mais um Carnaval.

A intenção principal foi a de promover o convívio entre os associados da Escola de Samba e todos os restantes foliões do Carnaval de Ovar.

A iniciativa teve tal sucesso e adesão por parte do público em geral que, a partir do ano de 2000, o Rally Paper da Escola de Samba Costa de Prata passou a fazer parte do programa oficial do Carnaval de Ovar.

Todos os anos o número de equipas inscritas tem aumentado, o que é revelador do sucesso desta iniciativa, a isto se deve o facto de as provas do nosso Rally Paper serem cada vez mais difíceis mas também cada vez mais divertidas.

Já ninguém passa sem a correria desenfreada atrás de coisas tão importantes como uma formiga, um porco verdadeiro, ou até de uma agulha num palheiro! As qualidades atléticas dos concorrentes também são sempre postas à prova em provas físicas super divertidas e imaginativas: quem já não teve de fazer canoagem em pleno Rio Caster, ou gincana em carrinhos de mão, ou até corridas em andas! E as perguntas teóricas, tão difíceis que a sua resposta nem vem na Internet! Tudo isto sem esquecer a fatiota a rigor pois a competição para a melhor fantasia também já é renhida e vareiro que se preze pela-se por uma oportunidade para se mascarar e brincar ao Carnaval!» («Costa de Prata»)

Portanto hoje, realiza-se a XI edição - do Rally. O estranho é ter havido menos divulgação que o costume. Mas também pode ter sido impressão nossa.

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Boas notícias para os foliões

Qual é o efeito do álcool nas células do cérebro?

Boas notícias. O álcool não “mata” os neurónios. Só faz com que as novas células cresçam mais lentamente.
A ideia de que o álcool destrói as células do cérebro é pelo menos tão antiga como os apologistas da moderação do início do século XIX, que queriam que todas as bebidas alcoólicas fossem banidas. Não se baseia em factos científicos.
Amostras de exames ao cérebro de alcoólicos e de não alcoólicos não apresentam diferenças significativas no número total ou na densidade de neurónios entre os dois grupos. Muitos outros estudos demonstraram que beber moderadamente pode, na verdade, ser benéfico para o conhecimento. Um estudo realizado na Suécia demonstrou que os ratos a quem é dado álcool têm mais neurónios.
O abuso do álcool causa lesões sérias, principalmente no cérebro, mas não há provas de que esses problemas tenham a ver com a morte das células – é mais provável que o álcool interfira com os processos de trabalho do cérebro.
As ressacas são provocadas pelo encolher do cérebro dentro da membrana que o cobre, devido à desidratação. É esta que está dorida. O cérebro em si não sente nada, mesmo que se lhe espete uma faca.
O philtrum é a ranhura vertical no lábio superior, cujo nome ninguém sabe. Permite-nos beber cerveja da garrafa, deixando o ar entrar.
Se abrisse uma lata de cerveja em gravidade zero, toda a cerveja sairia imediatamente e flutuaria em gotículas esféricas.
Recentemente, os astrónomos descobriram uma enorme quantidade de álcool na nossa região da Via Láctea. A nuvem gigante de metanol mede 463 biliões de km de uma ponta à outra. Apesar do álcool que gostamos de beber ser álcool de cereais (também conhecido por álcool etílico ou etanol) e do metanol ser venenoso, a descoberta vem de certo modo suportar a teoria de que o universo está aqui para que o possamos beber.


In “Livro da Ignorância Geral”, John Lloyd, John Michinson
IDEIAS DE LER
Junta... romântica

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Caso Freeport na Chegada do Rei


O presidente da Fundação, Zé Américo, garante aqui que o caso Freeport vai marcar presença na Chegada do Rei de Domingo. Hummm...
Ténis no Furadouro

terça-feira, fevereiro 03, 2009

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Hoje, na RTP2

Para ver na RTP2, hoje, às 01:10h.
Máscaras & Máscaras