terça-feira, fevereiro 05, 2008

Carnaval de arromba!



Nas fotos, podem ser admirados dois pormenores dos dois melhor classificados grupos da categoria carnavalesco, Pinguins e Zuzucas. O primeiros venceram com toda a justiça num ano em que os seus rivais habiuais acusaram falta de comparência, praticamente. No caso dos Zuzucas, desta vez os palhaços resultaram porque eram altamente originais e protagonizaram um desfile rigoroso e disciplinado.
Nas escolas des amba, a Costa de Prata venceu com justiça, mas a a Juventude Vareira poderia ter ido um pouco mais além. Os Kan-kans continuam a subir em termos de qualidade e já deve saber a vitória ocupar o mesmo lugar com a Charanguinha.
Na passerelle, os Bailarinos lá conseguiram vencer a muito custo, porque o Tributo das Joanas a Madonna, embora não estivesse exuberante, estava fiel ao percurso da cantora e isso foi premiado. Barulhentas e Melindrosas estavam bem, mas falta-lhes qualquer coisa...
Quanto ao resto, foi um carnaval para esquecer em termos financeiros, com prejuízos acumulados e ainda mal contabilizados na sua verdadeira dimensão.


CLASSIFICAÇÕES
Escolas de samba

1º- Costa de Prata - 246
2º- Juventude Vareira - 217
3º- Kan-Kans - 211
Charanguinha


Carnavalesco

1º- Pinguins - 617
2º- Zuzucas -603
3º- Pindericús - 499
4º- Marados - 474
5º- Xaxas - 469
6º- Vampiros - 468
Não Precisa
8º- Pierrots - 424
9º- Garimpeiros - 378
10º- Hippies - 360
11º- Catitas - 340
12º- Condores - 326
13º- Marroquinos - 319
14º- Carrucas - 290


Passerelle

1º- Bailarinos - 386
2º- J. Arco da Velha - 357
3º- Barulhentas - 356
4º- Melindrosas - 351
5º- Palhacinhas - 340
6º- Levados do Diabo - 307

Ler [aqui] tudo sobre o corso!

10 comentários:

Anónimo disse...

Mais um ano, mais um Carnaval.

Carnaval em Ovar é mto mais que desfiles e tendas: é uma forma de viver. Mas se o Corso não saisse, bem!, seria uma grande desilusão.

Mas não! O desfile das Escolas foi abençoado com a ausência de chuva, a noite de 2ª feira foi, como sempre, deslumbrante, o Domingo decepcionou, mas a 3ª feira acabou por compensar o resto.

Este ano, como nos outros, (opinião minha, claro!) houve grupos excelentes, outros engraçados, alguns "déja vu" e aqueles que "são iguais a si mesmos" na falta de qualidade... Mas e que interessa isso? Divertem-se à brava e também nos divertem a nós. É Carnaval!

Quanto à organização dos desfiles (que decerto não será tarefa fácil, pelo que não tecerei grandes considerações sobre a matéria...), nota negativa para a recusa da aceitação da responsabilidade na "organização" do público: há sempre aqueles que, egoistamente e qualquer consideração pelos demais, se lembram de "abancar" em frente a quem já está e, aos magotes, ocupam parte da estrada destinada ao cortejo.
Ora bem, os membros da Fundação dizem que não é da responsabilidade deles alertar essas pessoas para o facto de estarem a estreitar o desfile e a tapar o público que, tal como eles, gosta de ver ou não estaria ali - "É responsabilidade dos seguranças!", afirmaram. Pois bem, os srs. seguranças afirmam que nada têm a ver com isso...
Resultado: eu cá podia ter visto bem melhor do que o que vi, mas pior que isso é que depois são as pessoas a tomar a iniciativa nas suas mãos, gerando conflitos e discussões que nada contribuem para o ambiente de festa que se pretende.

Eu cá sou leiga... Mas a Fundação, como responsável pela organização do Carnaval, devia estar atenta a estes pormenores também e, acima de tudo, assumir a responsabilidade de endireitar o que não está bem!

Já passou... mas VIVA O CARNAVAL!

Anónimo disse...

O carnaval de Ovar é um dos melhores sem duvida;
Mas a classificação de passerele foi de longe muito injusta!
As joanas estiveram bem?! desde quando?!
Os bailarinos ganharam com todo o merito; Podiam era dizer o que falta as Melindrosas e as Barulhentas, pois são grupos que nunca são reconpensados pelo seu trabalho...
desde quando as joanas com aqueles cones mal feitos mereciam o 2º lugar?2

Anónimo disse...

As Joanas podem não ter ganho o carnaval mas deram mais uma vez uma lição de arrojo, classe e qualidade. Estão muito à frente. Carnaval não é só andar aos pinotes, vestidas de cores garridas. Há mais para além disso. Quanto aos bailarinos, ganharam justamente e isso não está em causa.
Melindrosas e Barulhentas estão a chegar onde os outros já chegaram e estão a ir ao encontro de novas soluções.

Ciccone

Anónimo disse...

Realmente... quando se quer dizer mal só por dizer, diz-se qualquer coisa! Cones mal feitos??? Se há itrem em que as Jonas estiveram de parabéns foi na "confecção". Fatos talvez pouco vistosos mas muitíssimo fiéis aos originais numa prova de que é possível fazer coisas diferentes... se as pessoas não percebem issso, o nosso carnaval não tem um futuro brilhante pela frente. É pena. Parabéns aos Bailarinos e a todos os restantes grupos de passerelle que este ano estiveram, na generalidade, muito bem!

Sun

Anónimo disse...

Bailarinos?? Bah!!
(«Aqueles cones mal feitos») Que má onda!!!!!!

Anónimo disse...

Prontos os cones nao tavam mal feitos!
Mas aquilo que o sr.znonimo diz por parte é verdade!
As Joanas não mereceram akele lugar!
Se fosse umas melindrosas ou barulhentas ou ate mesmo palhacinhas, nao conseguiria o 2º lugar!
Aqueles fatos podiam estar mt bem de confessão mas a verdade é que no conjunto era triste! e elas nao desfilaram com o perfil que habituaram os foliões!!!
A verdade é que:
1ºBailarinos
2ºMelindrosas/Barulhentas
3ºJoanas
4ºPalhacinhas
5ºLevados do Diabo

[já agora não pertenço a nenhum grupo de Carnaval]

Anónimo disse...

e eu sou o Papa Bento XVI

Anónimo disse...

eu cá tb n faço parte de nenhum grupo; ao fim destes anos todos continuo a gostar mm de ficar só a ver (e a comentar!).

Tb axo k as Joanas em 2º foi uma grande roubalheira e, perdoem-me, mas a minha opinião é de k os cones estavam mesmo mal feitos! Ainda bem k a Madonna não se perde por estas bandas, ainda lhe dava uma coisinha má... lololol

Convenhamos, a ideia era boa e de facto a Madonna dá pano para mangas, mas as Joanas n souberam trabalhá-la. Azar, nem sempre as coisas correm como se quer. Vejam o caso dos Marados, a ideia deles também não resultou...

As Barulhentas iam bonitas mas pouco orginais e as Melindrosas dispensavam akeles vestidinhos verdes e brancos k estragaram o conjunto.

Valeram os Bailarinos, sempre originais e sempre a primar pela qualidade dos fatos.

A minha (modesta) opinião é que as classificações de passerelle deveriam ter sido:

1º Bailarinos
2º (ninguem ihihih)
3º melindrosas
4º barulhentas
5º joanas e palhacinhas
7º levados do diabo

Anónimo disse...

Originais? os bailarinos? Desculpem lá... mereceram ganhar, concerteza mas não foi pela originalidade!!! Dançar? Não e´nada que os outros não façam ou não venham a fazer hámuitos anos; fogo??? é impressão minha ou outros grupos de passerelle já o fizeram háuma série de anos??? Andas? Mais do que visto!!! O conjunto funcionou? Claro que sim, mas não foi pela originalidade que ganharam!!! De facto, inovar é dificil e normalemnte quem v~em atrás fecha a porta!!!
Sun

Anónimo disse...

no meio desta discussão toda o que mais impresiona é o mau ganhar e um certo fanatismo dos Bailarinos. Como em tudo na vida, tudo se quer nas devidas proporções, mas a verdade é que há grupos que se deixam levar por um rancores e ódios que nada deviam ter a ver com a grand efesta e por isso, lamento dizê-lo, nem são dignos dela.
os bailarinos mereceram ganhar, mas não pensem que iam assim tão espectaculares. Mais do que a sua vitória, o povo lamenta ofacto das Joanas não terem à altura do que nos habituaram, inovadoras, originais, graciosas e elegantes, coisa que o grupo vencedor não é e disfarça com esquemas de dança frenéticos, ensaiados meses a fio.
E que dizer da música da música celta que eles levavam este ano. lembram-se que o introduziu no corso?