quarta-feira, fevereiro 20, 2008

FURADOURO - OVAR



Praia da minha afeição
Do meu brincar de menino,
Vives no meu coração
A rir do próprio destino!

QUADRA DE MANUEL MENTARFA

(Poeta vareiro)
Glosada por Daniel Cristal

Não é só do Furadouro
mas também da sua ria
que a terra d' alegria
desenha com cor de ouro
signo emerso imorredouro...
Nunca traz a frustração
e conforta o coração,
esta praia conhecida:
Furadouro, cheia de vida
praia da minha afeição.

Mas além do Furadouro
gosto imenso dessa ria,
nosso espanto e alegria
que já acolheu o louro,
também o vencido mouro;
circundada pelos montes,
encostas com muitas fontes,
tem fértil planície aberta,
a eira ideal e certa
do meu brincar de menino.

O seu Museu e a Igreja
são seus belos monumentos,
mas há outros acrescentos,
esculturas de quem seja
símbolo do que almeja...
A faina é a emoção
amor de varina e pão,
ensejo de arte nativa
- o Entrudo que cativa...
Vives no meu coração.

O rio Cáster serpenteia
na nossa cidade alegre
e com a ria se agrega;
Tanto banha quão bronzeia
quem se diverte n' areia...
Em cima dum gordo suíno
No Carnaval faço o pino!
E ainda qu' aí troque o passo,
posso até ser um palhaço
A rir do próprio destino!

2008
(Um especial agradecimento à fadista, Ana Marina Correia, por me ter cedido diversos fados para colocar neste blog.

Que gesto tão bonito fadista Marina Correia! Como diz - nada é por acaso! Muita sorte e sucesso na sua digressão pela Suíça - Rogério Simões)

(Foto de PBr)

3 comentários:

Anónimo disse...

Nao imagina o quanto feliz eu estou, pois sou neta do grande escritor, poeta, charista e republicano.. Manuel Mendes Tarrafa, "Mentarfa", ainda tenho alguns livros, que nunca chegaram a ser publicados, sinto-me muitíssimo orgulhosa, muitos livros ficaram por publicar, e gosto de ver que aquele grande homem ainda esta na memoria de muita gente.

Os meus cumprimentos..


Ana Paula Mendes

Anónimo disse...

Nao imagina o quanto feliz eu estou, pois sou neta do grande escritor, poeta, charista e republicano.. Manuel Mendes Tarrafa, "Mentarfa", ainda tenho alguns livros, que nunca chegaram a ser publicados, sinto-me muitíssimo orgulhosa, ainda ha alguns livros que ficaram por publicar, mas e optimo saber que o meu avo ficou na memoria de muita gente.

Os meus cumprimentos..


Ana Paula Mendes

Anónimo disse...

apfgoncalves1@sapo.pt, se quiser contactar-me, deixo aqui o meu e-mail.

Ana Paula Mendes