sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Não terá o Pedro alguma razão?

«Quase a terminar mais um período de Carnaval (as Festas da Carne antes dos 40 dias de jejum da Quaresma) as diversas festas de rua em Portugal sofreram alguns “duros” golpes meteorológicos.
O Carnaval é muito cedo, está ainda muito frio e as fortes chuvadas e vendavais levaram mesmo ao cancelamento de vários corsos no passado Domingo.
Um desses casos, e o que me toca particularmente, foi o corso do Carnaval de Ovar, que vai já na sua 56.ª Edição.
Hoje (dia 5 de Fevereiro) ouvi o Sr. Vereador das Obras da CM de Ovar, em directo na RTP-N, assumir o duro revés financeiro que representou o cancelamento de Domingo, prometendo que a edilidade, enquanto parceiro promotor, assumiria todo esse prejuízo.
De facto o Carnaval de Ovar é uma importante tradição (56 edições) que atrai largos milhares de foliões de todo o país e representa o mais importante acontecimento sócio-cultural de todo o concelho.
O investimento nas marcas cidade passa também pela realização deste tipo de eventos (Ovar - Carnaval; Feira - Feira Medieval; Espinho - Cinenima) que merecem referências em toda a comunicação social nacional e que projectam a imagem das cidades. São acontecimentos que devem merecer o forte empenho e participação de quem tem responsabilidade pela gestão da marca cidade.

Mas (há sempre um mas), assumir todo esse prejuízo!

Humm! Então o que dirão tantas outras associações culturais e desportivas do concelho que, à sua dimensão, cometem erros estratégicos, nos eventos que produzem, nas equipas em que investem, nos programas de dinamização social em que participam?

- Se correr mal, o Vereador das Obras vem cá e assume o prejuízo!

Será isso que pensam?!

Se for, devo dizer que estamos mal.

A declaração de hoje motiva amadorismo e descomprometimento de quem organiza.
A CM de Ovar não pode “puxar as orelhas” (e muito bem) a umas instituições (desportivas, culturais e sociais), reduzindo o cheque anual em 50% (pelo menos) e depois, porque a organização do Carnaval teve azar (o tempo não ajudou) vir dizer: tenham lá calma, bebam uns copos e pintem-se, que no fim estamos cá nós para pagar a conta. E que viva o Carnaval!
Em Ovar (estância balnear reconhecida pelo seu famoso Sol e calor de Fevereiro) fazer uma Festa de Carnaval tem elevados riscos. Pode correr bem e pode correr mal. Paciência.
O meu conselho só pode ser um: explorem a marca Carnaval de Ovar, façam-na render durante todo o ano, com espectáculos de rua em Ovar, levem o Carnaval até outras paragens, façam exposições (fora da concelho), façam um grande corso de verão.
Há muita coisa que se pode fazer, mas tem de ser uma aposta forte, inovadora, bem pensada e com o empenho de todos. Se for fazer só para ver o que dá, estejam quietos por favor, porque algum desse dinheiro também é meu.
Como diria a minha Avó Filomena: Carnaval em Agosto?! Porque não. Com’assim já ninguém jejua 40 dias!»
O Pedro»)

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas deste senhor Vereador só se podem esperar parvoíces.
É caso para dizer: sempre que fala ou entra mosca ou sai asneira.
Ele gasta e desbarata os dinheiros da Câmara porque não são dele e não tem essa noção. Há dezenas de exemplos. Desbaratar é o seu forte.