sexta-feira, setembro 07, 2007

Festejos em honra do S. Paio
da Torreira também começam


A tradição manda, e como tal, a partir de hoje e até ao próximo domingo, a praia da Torreira, no concelho da Murtosa, volta a encher-se de gente - bem menos que no Furadouro, em maré de celebração, para mais uma edição da tradicional romaria em honra do S. Paio da Torreira, aquela que é, seguramente, uma das mais concorridas e conhecidas de toda a região.
Os pontos altos dos festejos são, como habitualmente, para além da procissão, as sempre espectaculares descargas de fogo de artifício no Mar (sexta-feira) e na Ria (sábado), a Regata de Bateiras à Vela e a Corrida de Chinchorros (sexta-feira), o Concurso de Rusgas (sexta-feira) e a majestosa Regata de Moliceiros (domingo).
Este ano, na grande noitada, de sexta para sábado, actuará o cantor Nel Monteiro, às 00.30 horas.
A organização é da Câmara Municipal da Murtosa que não descurou a componente religiosa. A procissão, que se realiza no sábado após a missa, apresenta motivos ligados ao trabalho na ria e no mar.
Dois dos pontos altos da festa são, sem dúvida, os momentos pirotécnicos. O primeiro realiza-se no mar, na sexta-feira, às 24 horas. Grande parte do fogo de artifício desta apresentação é constituída por objectos animados. A apresentação tem uma série de figuras de fogo lançadas para o ar a partir das areias da praia.
A segunda sessão de fogo, no sábado, à meia-noite, é realizada na ria. Esta amostra tem a característica de ser lançada para as águas da ria a partir das bateiras, e disparadas da água. O cais, na ria, do lado da Torreira, e o outro lado da ria, no cais da Bestida, são os melhores para assistir à sessão pirotécnica, normalmente muito concorrida.
Outro ponto alto são o conjunto de corridas quer das bateiras a vela, quer dos Moliceiros, na sexta e no domingo, a partir das 15 horas, são sempre uma atracção.
Por último, não deve esquecer-se a animação interminável pelos bares da praia, muito procurados pela juventude, e os concertos de música popular portuguesa no palco principal da praça da varina, que movem milhares de pessoas.

PS.: Sabia que a imagem do S. Paio pertencia originalmente à comunidade piscatória que frequentava a Capela da Nossa Senhora do Parto, em Ovar, e que foi levada para a Torreira por pescadores vareiros que se deslocaram para aquela praia?

Sem comentários: