terça-feira, setembro 04, 2007

46.ª Caminhada AFIS
TRILHOS DAS JANS



É assim no primeiro domingo de cada mês, desde que há quatro anos um pequeno grupo de amantes da caminhada lançou mãos à obra. Juntam-se de manhã bem cedo para fazerem aquilo de que mais gostam: Caminhar, conhecer e conviver!
No dia 2 de Setembro, pela 46.ª vez consecutiva, a Secção de Pedestrianismo do Clube AFIS (Atletas Fim de Semana), de Ovar, pôs pés ao caminho e demandou a formosa e hospitaleira vila da Amieira do Tejo. O “esticão” de três centenas de quilómetros teve como objectivo percorrer os Trilhos das Jans, o PR1 do concelho de Nisa, um circuito com a distância aproximada de 10 quilómetros.
Numa dia particularmente quente, foram sessenta e um os Caminheiros AFIS que tiveram o privilégio de contactar com um percurso de invulgar beleza, embrenhando-se numa ruralidade apenas suspeitada pela grande maioria. Um sobe e desce feito por caminhos de terra batida levou o grupo ao encontro do Tejo, primeiro apenas vislumbrado dum miradouro privilegiado sobre a Barragem do Fratel, depois acompanhado no seu manso percurso ao longo desse fantástico Muro da Sirga, até à Barca da Amieira.
No regresso à vila, os Caminheiros AFIS tinham à sua espera um apetitoso repasto servido na Sociedade Educativa Amieirense (que belo nome para uma colectividade), com o apoio da Junta de Freguesia da Amieira do Tejo. Apoio que não se quedou por aqui, já que foi ainda proporcionada ao grupo uma visita inesquecível ao multissecular castelo. Um “último acto” que coroou de glória um dia memorável, numa experiência a repetir a breve trecho.

Joaquim Margarido

Sem comentários: