sábado, agosto 25, 2007

Carnaval da Mealhada
não se realiza em 2008


Se dúvidas exitissem, ontem ficaram desfeitas. Elementos da Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) disseram aos jornalistas que “se mantém a posição tomada na última assembleia-geral e, por isso, não vai haver Carnaval” promovido pela associação.
À margem da apresentação do Festival de Samba 2007, Álvaro Miranda, presidente da direcção da ACB, explicou que a associação “não possui condições para realizar a edição de 2008 do Carnaval” da Mealhada. No ano em que se comemoram 30 anos de Carnaval Luso-Brasileiro, o desfile, promovido pela associação, não vai sair à rua, apesar de ter estado previsto fazer uma festa ainda maior e “com a presença de Toni Ramos”.
Esta situação acontece depois da já ter “corrido muita tinta” sobre este assunto. Ontem, Álvaro Miranda, acompanhado por outros elementos da direcção, salientou que “houve várias reuniões com a autarquia” e que esta foi “alertada para os atrasos que o subsídio trazia ao carnaval”. Subsídios esses que passam, para além dos 75 mil euros que a câmara atribui, um “complemento” de 25 mil “em caso de chuva”. Ora, segundo os responsáveis da ACB “na terça-feira de Carnaval deste ano, antes do desfile choveu”, o que motivou “que muitas pessoas já não se tivessem deslocado até ao sambódromo Luís Marques”. Como consequência da chuva, as receitas de bilheteira foram menores e a associação deixou de ter “o fundo de maneio que permitia iniciar a preparação da edição de 2008”. Pelo meio, e “embora sem resposta sobre este subsídio por parte da autarquia”, os membros da associação realizaram uma reunião, a 19 de Abril, com a câmara, onde foi “apresentada uma proposta de protocolo”. Nesse documento, era dado a conhecer o orçamento para 2008 – 240 mil euros –, bem como o que se pretendia fazer para esse desfile e quais os custos. Depois dessa data, segundo afirmam, o documento “ficou na gaveta”.
Mais tarde, já em Julho e numa reunião pública da autarquia, os responsáveis da associação pediram uma “resposta” a este documento e, segundo dizem, “nada chegou”.
Ora, e considerando que a ACB “não está em falta com nada e que tudo o que foi pedido foi entregue”, a associação diz “não ter condições” para que o desfile saia à rua.
Agora, e mesmo que a autarquia atribua o subsídio de 75 mil euros para a edição de 2008, a ACB “não tem condições para realizar o Carnaval nos moldes que são conhecidos”. Tudo porque, e já desde 2003, mal termina uma edição do Carnaval “a seguinte começa a ser preparada”. Por isso, e caso agora ainda existissem as condições necessárias para o desfile sair à rua, “era preciso o dobro dos recursos e, no mínimo, o dobro de dinheiro”. Além disso, afirmam: “a decisão de não realizar o desfile do Carnaval Luso-Brasileiro foi tomada em assembleia-geral e só aí nova decisão pode ser tomada”. Questionados sobre a realização de uma reunião dos membros da ACB nos próximos dias ou mês, os elementos presentes na conferência de imprensa adiantaram que “não está prevista”.

Festival de Samba em Setembro

No próximo dia 8 de Setembro, o sambódromo Luís Marques recebe mais uma edição do Festival de Samba 2007. Este ano, são 13 as escolas de samba que participam – seis da Mealhada, uma de Ovar, uma de Estarreja, uma de Sesimbra, duas da Figueira da Foz e ainda a escola Abrigada. Segundo Álvaro Miranda, este festival de samba “está confirmado como o maior a nível de nacional, uma vez que é o que conta com a maior participação de escolas”. Com início previsto para as 21H00 e com entrada gratuita, o Festival de Samba, para além dos desfiles das escolas participantes, contempla ainda a presença do grupo de pagode “Samba LéLé”. Este, e segundo o presidente da ACB, é “o melhor grupo de pagode a nível nacional”. Depois, e porque se trata de uma noite de festa, há ainda lançamento de confettis e a presença de três bares (a cargo de três escolas de samba da Mealhada). Segundo Álvaro Miranda, nos anos anteriores o Festival de Samba “já funcionou nestes moldes”. Num espectáculo cuja apresentação vai estar a cargo de Cláudia Alves, a organização espera a presença “de muito público”, num desfile onde as escolas apresentam “os temas representados no Carnaval anterior e um tema livre”.(«As beiras»)

Sem comentários: