domingo, agosto 26, 2007

Areias de qualidade? Onde?

Esmoriz, Cortegaça e Furadouro têm boa areia, com qualidade aceitável para se poder estar a “inalar” sol deitadinhos numa toalha, foi comprovado pelas primeiras análises microbiológicas realizadas, projecto promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, em colaboração com o Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge e o Instituto do Ambiente, ao qual a Câmara de Ovar aderiu.
Estranho é para quem passeia pelas areias destas praias, basta afastar-se um bocadinho da entrada das mesmas para descobrir um pouco de tudo. Estranho ainda terem perdido a bandeira azul, e mais estranho ainda é considerarem areia de boa qualidade numa praia onde com alguma frequência é despejada a maior fossa da região.
Poderemos nós confiar numa areia onde a água está poluída e onde as descargas são constantes? A Barrinha tem estado constantemente a vazar líquidos impróprios para o mar, as areias são horrendas, a limpeza da praia não é a melhor, não entendo bem este tipo de critérios.
Penso que nos querem fazer crer que temos boas praias nesta zona, quando na verdade a nossa pouca costa está desprotegida, com dunas destruídas e água imprópria para banhos.
A única melhoria visível nos últimos tempos, tem sido a construção de acessos à areia (os passadiços) que têm vindo a melhorar a qualidade nos acessos e no lazer das pessoas. (Do «Kaskaedeskaska»)

Sem comentários: