quinta-feira, julho 12, 2007

Público vota
no «PortoCartoon»



Já arrancou a votação on-line PRÉMIO DO PÚBLICO no Museu Virtual do Cartoon, uma iniciativa integrada no IX PortoCartoon-World Festival, do Museu Nacional da Imprensa. Os cibernautas podem votar em 35 concorrentes para escolher o seu melhor cartoon, independentemente da escolha feita, em Maio passado, pelo júri internacional do concurso, presidido pelo cartunista francês. G. Wolinski.
Os candidatos são os premiados, as menções honrosas e os finalistas do IX PortoCartoon. Os desenhos em disputa foram enviados de países tão diferentes como a Bulgária, o Brasil, a China, a Itália, a Indonésia, o Irão, a Polónia e a vizinha Espanha, entre outros. A representar Portugal está o cartunista amarantino António Santos com uma caricatura da pintora Paula Rego.
Para além do tema principal deste ano, “A Globalização”, os trabalhos em votação abordam também outros assuntos da actualidade como a fome, a guerra e a religião.
O autor do desenho mais votado será convidado pelo Museu Nacional da Imprensa para uma exposição individual em 2007.
Em 2006 decorreu pela primeira vez a votação do “Prémio do Público” tendo sido escolhido o cartoon de Ludo Goderis. O belga premiado no VIII PortoCartoon, com o 3º prémio sobre a “Desertificação e Degradação da Terra”, foi escolhido por milhares de pessoas que votaram, através da Internet e no local da exposição. A sua exposição individual já foi vista por milhares de pessoas no Centro Comercial Dolce Vita, da cidade do Porto, onde está patente até final de Julho.
Esta inovação mundial no PortoCartoon conta desde a edição anterior com a adesão da FECO (Federation of Cartoonists’ Organisations) que colocará no seu site (www.fecoweb.org) um link para que os seus associados participem na votação. A FECO é a mais importante organização internacional de cartunistas representando mais de 2000 artistas de 30 países.
O PortoCartoon-World Festival é um concurso internacional de caricatura, organizado anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa e considerado pela FECO um dos três mais importantes do mundo.
Esta votação decorre também na Galeria Internacional do Cartoon, do Museu Nacional da Imprensa, onde está patente a exposição do IX PortoCartoon, com mais de 400 desenhos patentes.
A votação vai decorrer até 30 de Setembro, na sede do Museu e até 31 de Dezembro no Museu Virtual do Cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org)

Sem comentários: