sexta-feira, julho 06, 2007

É hoje!


Mariza, Gilberto Gil, Jaques Morelenbaum e a Filarmonia das Beiras inauguram sexta-feira à noite o estádio de Aveiro como espaço de concertos.
O espectáculo, o primeiro de um projecto intitulado "Músicas com sal", divide-se em três partes distintas.
Na primeira, Mariza, acompanhada pela Filarmonia das Beiras sob a regência de Morelenbaum, interpretará temas do seu repertório, nomeadamente do último álbum, "Transparente".
A segunda parte é preenchida por Gilberto Gil, também acompanhado pela Filarmonia sob a mesma regência, e, na terceira parte, estarão todos em palco, devendo Mariza partilhar a interpretação de três temas com Gilberto Gil, segundo fonte da organização.
Com capacidade para 30.000 lugares, o estádio municipal aveirense, inaugurado em 2004, "é adaptado para 10.000", disse fonte da organização.
"Música com sal" é - acrescentou a fonte - uma imagem de marca criada e detida por várias profissionais que visam "promover as infra-estruturas da região".
Além da música, "Música com Sal" poderá "também promover eventos desportivos não ligados ao futebol".
Mariza actuou recentemente no Brasil, sendo Morelenbaum o produtor do seu mais recente álbum, "Transparente" (2005).
O músico brasileiro participou como violoncelista no seu álbum e assinou também alguns arranjos.
Morelenbaum iniciou a sua carreira no grupo "A Barca do Sol", tendo-se destacado como violoncelista de Tom Jobim, Gal Costa, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Chico Buarque e Gilberto Gil, actual ministro da Cultura do Brasil.
Entre as suas participações discográficas destacam-se "Antônio Brasileiro", de Jobim, com o qual recebeu um Grammy, "Smoochy" e "1996", de Ryuichi Sakamoto, e "All this time…", com Sting.
Compositor, letrista e cantor, actualmente ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil, 65 anos, formou a sua primeira banda aos 18 anos, "Os desafinados".
Na banda tocava acordeão e vibrafone, que virá a abandonar no final da década de 1950, influenciado pela nova música de João Gilberto, a bossa nova.
Começa a compor na década de 1960, quando se destaca em "O fino da bossa", um programa televisivo apresentado por Elis Regina.
O cantor e ministro tem actuado com regularidade em Portugal. Esteve no Rock in Rio em 2004 e no ano passado no Casino Estoril.

Sem comentários: