domingo, novembro 26, 2006

Mau tempo
Protecção Civil acciona alerta
laranja a partir das 20 horas


O Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) vai accionar a partir das 20:00 de hoje o sistema de alerta laranja (segundo mais elevado), devido ao agravamento das condições meteorológicas nas próximas 24 horas.
Em conferência de imprensa, o comandante operacional do SNBPC, Gil Martins, referiu que o alerta laranja irá manter-se até às 12:00 da próxima terça-feira, dia 29.
De acordo com Gil Martins, o pico de precipitação será mais baixo do que o registado na passada sexta-feira, mas a chuva cairá de forma continuada a partir da próxima madrugada e ao longo de todo o dia de segunda-feira.
"A progressão da frente durante todo o dia de amanhã [segunda- feira] será lenta, o que provocará chuva contínua, com valores acumulados provavelmente altos", explicou Gil Martins.
Segundo o SNBPC, as zonas mais afectadas serão as do Litoral, Norte e Centro do país, estando ainda previsto que a região da Grande Lisboa seja atingida por elevada precipitação ao fim da tarde de segunda-feira.
O comandante operacional nacional disse ainda que o Instituto de Meteorologia prevê para hoje à noite vento de 45 quilómetros por hora no litoral e de 75 quilómetros nas terras altas, com rajadas de 100 quilómetros horários.
Gil Martins adiantou que as bacias hidrológicas dos rios Minho, Lima, Cavado, Ave, Leça, Vouga e Mondego deverão ser afectadas até às 12:00 de segunda-feira.
Salientou ainda que algumas barragens vão fazer descargas ao longo da tarde de hoje, para se "controlar ao máximo" as cheias.
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje períodos de céu muito nublado em todo o país e aguaceiros fracos para as regiões do Norte, bem como uma pequena descida da temperatura mínima.
Para segunda-feira, o IM prevê céu muito nublado e chuva forte em todo o país, à excepção do Algarve, onde são esperados apenas períodos de céu muito nublado.
As previsões meteorológicas apontam ainda para a possibilidade de ocorrerem trovoadas e vento forte a muito forte nas regiões do norte.

Sem comentários: