quarta-feira, outubro 11, 2023
O Orçamento do Estado para 2024 continua a incluir verbas para o Ferrovia 2020. A proposta do Governo, entregue esta terça-feira, prevê o investimento de 422 milhões de euros no programa de investimentos lançado em 2016 e que deveria ter ficado concluído no final de 2021.
No Orçamento do Estado para 2023, o Governo de António Costa tinha previsto o investimento de 780 milhões de euros nos projetos do Ferrovia 2020. Contudo, no documento apresentado esta terça-feira, apenas 423 milhões de euros surgem efetivamente dedicados neste ano à conclusão do programa de investimento.
Os 422 milhões previstos na proposta de Orçamento para 2024 estendem-se a quatro dos cinco capítulos do Ferrovia 2020 – uma demonstração dos atrasos generalizados no programa apresentado poucos meses depois de António Costa passar a ser primeiro-ministro.
Lançado quando Pedro Marques era ministro do Planeamento e Infraestruturas, o Ferrovia 2020 tinha data de conclusão marcada para o último trimestre de 2021. Em novembro de 2020, Pedro Nuno Santos, já ministro das Infraestruturas e Habitação, disse no Parlamento que as obras seriam concluídas até dezembro de 2023, o prazo final do financiamento comunitário do programa.
Um ano depois, em novembro de 2021, o Acordo de Parceria do Portugal 2030 atirava uma nova data: o final de 2025. Isto é: alguns projetos do Ferrovia 2020 estão a ser financiados com o Portugal 2030.
Dentro dos 422 milhões de euros inscritos na proposta de Orçamento do Estado para 2024, a parcela mais pequena (60 milhões) é dedicada ao “corredor” que tem mais impacto nos portugueses que viajam de comboio: a modernização da Linha do Norte.
A obra devia ter ficado concluída no terceiro trimestre de 2019, mas a Infraestruturas de Portugal (IP) calcula que os trabalhos entre Espinho e Gaia – onde até apareceram buracos este ano – sejam concluídos apenas em meados de 2024. Depois disso, ainda fica a faltar a modernização do troço entre Ovar e Espinho – o que implica o recurso a transbordos rodoviários e viagens mais demoradas.
https://www.ovarnews.pt/oe24-continua-a-faltar-a-modernizacao-do-troco-entre-ovar-e-espinho/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário