sexta-feira, outubro 13, 2023
Matilde Alves, Carolina Miranda e Sofia Gomes, juntamente com Júlia Pereira, professora coordenadora do projeto, e por um membro da Fundação da Juventude, vão representar Portugal em Puebla, no México, na exposição “MILSET Expo-Sciences International 2023” que decorrerá de 21 a 27 de outubro de 2023.
As Alunos da Escola Secundária Júlio Dinis, de Ovar, criaram o projeto “PoppyInk 2.0 – A caneta sustentável”.
Este projeto científico tem como principal objetivo criar uma caneta totalmente sustentável, desde a tinta que a constitui ao seu revestimento exterior, a partir de matéria-prima que seria descartada (para a formação da tinta) e de uma impressão 3D com filamentos bioplásticos (para a estrutura), promovendo assim a reciclagem, reutilização de materiais e economia circular.
Após o sucesso alcançado com a produção da tinta sustentável (proveniente de cascas desidratadas de alimentos borras de café e, até mesmo, plantas invasoras), os estudos continuam para a criação, com o auxílio da Universidade de Aveiro, de um filamento para impressão à base de borras de café (aplicação com base no estudo realizado pelo projeto “Bioplástico Dá-Te Vida”).
"Queremos dar várias utilidades a uma única matéria: E o café é a nossa grande estrela!", diz-nos a Matilde, estudante do grupo de alunos investigadores que desenvolveu uma ideia que poderá vir a ser o futuro do nosso planeta.
Após ficar em 3.º lugar no 31º Concurso para Jovens Cientistas – 17.º Mostra Nacional de Ciência, o projeto “PoppyInk 2.0 – A caneta sustentável” foi destacado para uma participação especial e está de malas aviadas para o México.
Boa Viagem e Boa Sorte!
https://www.ovarnews.pt/?p=74936
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário