quarta-feira, outubro 05, 2005

Música
"Tu aqui", de Lena D'Água

A música do grande António Variações, localizada algures entre o Minho e Nova Iorque - como ele próprio afirmava - está outra vez na moda. A culpa é do estrondoso sucesso do projecto "Humanos" que recuperou algumas das canções nunca antes gravadas pelo seu criador. Pouca gente saberá, infelizmente, é que algumas das músicas agora celebrizadas por Manuela Azevedo, Camané e David Fonseca, já tinham sido cantadas em 1989, por Lena D'Água, no álbum "Tu aqui".
No seu blog pessoal, Lena fala da relação especial que manteve com o António, com quem privou até à data da sua morte.
Já alguém a questionou porque é que o disco não mereceu a mesma atenção que o projecto "Humanos" ao que ela respondeu: "Porque a crítica reagiu de forma ciumenta e praticamente o ignorou".
Não vale a pena comparar, porque as interpretações são isso mesmo: Quem as faz empresta-lhes sempre um cunho pessoal. O disco de Lena não obteve o reconhecimento que merecia (teve reedição em 2004, em CD, pela Columbia/SonyMusic), mas nesta aspiral voraz da nostalgia que consome a música por todo o lado, quem sabe se um dia este belo disco da Lena não os recebe os "louros" perdidos.
Deixo-vos apreciar "Já não sou quem era", uma das canções que ela disponibiliza regularmente no seu blog.


Sem comentários: