

Os deputados socialistas eleitos pelo Círculo Eleitoral de Aveiro concluíram as sessões do Parlamento dos Jovens em 12 escolas do distrito, que envolveram centenas de jovens em debates sobre o funcionamento da Assembleia da República e sobre Literacia Financeira – o tema proposto para esta edição.
Susana Correia, Hugo Oliveira, Filipe Neto Brandão e Lia Ferreira tiveram a oportunidade de explicar aos jovens do ensino básico e secundário como funciona a eleição dos deputados para a Assembleia da República, quais as suas competências, como se organizam os trabalhos parlamentares e o processo legislativo, o que são as comissões parlamentares e sobre que áreas se debruçam.
Na segunda parte da sessão, a discussão foi em torno da Literacia Financeira, tema definido para esta edição do Parlamento dos Jovens e considerado essencial para a formação dos alunos. De uma forma simples e acessível, os deputados falaram sobre o planeamento e gestão de um orçamento, a poupança e o investimento, como prevenir a fraude ou o que é a inflação e a importância de estar bem informado e de participar ativamente.
Os deputados do PS estiveram nas seguintes escolas do distrito de Aveiro envolvidas nesta edição: Escola Básica de Eixo, Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, Escola Básica João Afonso, Escola Profissional de Aveiro e Agrupamento de Escolas de Aveiro (Aveiro), Escola Secundária de Esmoriz (Ovar), Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga (Águeda), Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva (Cucujães, Oliveira de Azeméis), Agrupamento de Escolas de Branca (Albergaria-a-Velha), Escola Secundária de Vagos e Escola Básica Dr. João Rocha (Pai, Vagos) e Agrupamento de Escolas de Gafanha da Encarnação (Ílhavo).
O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
Tem como objetivo educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses, promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões. Procura ainda incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente, proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais, estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria, e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.
https://www.ovarnews.pt/centenas-de-jovens-do-distrito-debateram-com-deputados-o-funcionamento-da-assembleia-da-republica-e-a-literacia-financeira/
Sem comentários:
Enviar um comentário