segunda-feira, fevereiro 09, 2026

O mau tempo abrandou no fim de semana, mas vai regressar em força nesta semana de 9 a 15 de fevereiro. É o "Nils", que promete elevar o risco de cheias severas, com especial preocupação nas bacias hidrográficas do Douro, Vouga e Mondego, regiões onde se prevê maior intensidade de chuva,


A precipitação, desta vez mais presente no Norte e Centro de Portugal continental, devido a uma massa de ar com características tropicais, promete elevar para laranja o aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro e Viseu estarão sob aviso laranja esta terça-feira, enquanto que o resto do território Norte e Centro ficará sob aviso amarelo, de acordo com o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O deslocamento do anticiclone dos Açores mais para norte vai permitir que Portugal não seja tão afetado por  ondulações frontais e massas de ar com elevados conteúdos em água. Além da precipitação, o mar deverá apresentar-se muito agitado. Na terça-feira, dia 10, são esperadas ondas entre quatro e cinco metros na Costa Ocidental, podendo aumentar ainda mais na quarta-feira, situação que deverá motivar novos avisos por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


Catorze pessoas, inclusive um bombeiro que ajudava nas operações de resgate, morreram nas últimas duas semanas devido às tempestades que assolaram o país. Muitas ficaram ainda feridas ou perderam as suas casas e negócios. Ao todo, são milhões e milhões de euros em prejuízos. https://www.ovarnews.pt/depois-da-marta-quem-se-segue-o-nils-e-traz-uma-semana-de-chuva/

Sem comentários: