quinta-feira, dezembro 25, 2025



Ângela Pereira morreu no dia de Natal
Morreu Ângela Pereira, a jovem de 23 anos doente oncológica que lutou contra uma condição grave nos pulmões.

Natural de Viana do Castelo, tinha recentemente desenvolvido também um quadro de pneumonia, e não resistiu.

Ângela morreu na manhã desta quinta-feira, dia de Natal, no IPO do Porto, depois da sua condição clínica se ter agravado ao longo dos últimos dias. https://www.ovarnews.pt/angela-pereira-morreu-no-dia-de-natal/


Alerta amarelo: Vem aí mais frio
O IPMA colocou os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga sob aviso amarelo entre as 00h00 de dia 26 de dezembro até às 06h00 de dia 27 de dezembro, por "persistência de valores baixos da temperatura mínima".

A exceção são as localidades junto ao litoral, nos distritos em que essa condição é aplicável.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou na terça-feira para os cuidados a ter por causa do frio, lembrando que a descida das temperaturas aumenta o risco de agravamento de doenças crónicas e pedindo à população que se proteja.

A DGS recomenda que os cidadãos evitem mudanças bruscas de temperatura, se vistam por camadas, ajustando a roupa ao ambiente, protejam as extremidades com gorro, luvas e meias quentes e usem calçado antiderrapante para evitar quedas. https://www.ovarnews.pt/alerta-amarelo-vem-ai-mais-frio/

quarta-feira, dezembro 24, 2025



GNR de Ovar deseja Boas Festas... sempre em Segurança
Nesta época natalícia o Comando Territorial da GNR de Ovar deseja, a todos os condutores, boas festas, sempre em Segurança!


"Diga NÃO ao telemóvel, dê prioridade à Vida!"


O melhor presente que poderá oferecer, é estar presente!


Os Agentes da Autoridade estão nas estradas portuguesas a zelar pela segurança de todos. https://www.ovarnews.pt/gnr-de-ovar-deseja-boas-festas-sempre-em-seguranca/


Vamos acompanhar a viagem do Pai Natal? Vem daí!
Esta quarta-feira, é véspera de Natal e, enquanto trata dos últimos preparativos para a noite mais especial do ano, não se esqueça de ir verificando por onde anda o trenó do Pai Natal. Não perca pitada da viagem deste simpático barbudo e confirme se chega a horas de deixar as 'prendinhas' na chaminé.

A viagem já começou e poderá saber tudo através do site do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD, na sigla inglesa) ou da Google.

Como já vem sendo tradição, a primeira página apresenta a localização em tempo real do Pai Natal e permite às crianças acompanharem a viagem, na esperança de conseguir prever e ver a chegada velhote barbudo junto a sua casa. Acompanhe aqui.

Esta tradição, que foi iniciada em 1955, acontece (acredite ou não) um simples erro. Nesse ano, recorde-se, um jornal de Colorado Springs convidou as crianças a telefonarem para um número para saberem informações sobre a localização do Pai Natal. No entanto, um erro no número divulgado fez com que as chamadas fossem parar ao NORAD. Sem querer desiludir as crianças, o diretor da altura, Harry Shoup, alinhou na brincadeira e fez questão de informar as crianças do local onde o Pai Natal se encontrava a entregar presentes. Nascia assim a ideia de criar um site com a viagem do famoso personagem. https://www.ovarnews.pt/vamos-acompanhar-a-viagem-do-pai-natal-vem-dai/


Prisão preventiva para suspeitos de vaga de roubos detidos pela GNR de Ovar
O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Ovar, no dia 20 de dezembro, deteve dois homens de 29 e 37 anos, por roubos e furtos qualificados, nos concelhos de Ovar e Santa Maria da Feira, d acordo com o comunicado enviado à Central Press.

 

No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de um mês, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram apurar que os suspeitos, envolvidos em inúmeros ilícitos criminais, nomeadamente roubos na via pública, carjacking, furtos qualificados em postos de abastecimento de combustível, furtos de veículos, entre outros delitos, atuavam nas localidades de Estarreja, Ovar, Esmoriz, Murtosa, Santa Maria da Feira, Matosinhos, Penafiel e Paredes.

Na sequência das diligências de investigação, cujos prejuízos causados às vítimas ascendem a cerca de 50 mil euros, foi dado cumprimento a dois mandados de detenção, que culminaram na detenção dos suspeitos.

No decorrer da ação, foi ainda apreendida uma viatura furtada, bem como diversos objetos subtraídos às vítimas.

Os detidos foram presentes no Tribunal Judicial de Aveiro, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de Prisão Preventiva. https://www.ovarnews.pt/prisao-preventiva-para-suspeitos-de-vaga-de-roubos-detidos-pela-gnr-de-ovar/
Fátima Pereira e João Valente são os proprietários da Planiflex, indústria de colchões sediada na Branca, Albergaria-a-Velha.


A empresa investiu, recentemente, 4,5 milhões de Euros, nas suas novas instalações e "showroom", que "permitiu melhorar a capacidade produtiva e toda a infraestruturas da empresa".

A Planiflex tem uma produção a rondar as 100 mil unidades e vendas da ordem dos 15 milhões de euros, com as exportações a gerarem 95% da faturação, sobretudo para Espanha, França, Holanda, Itália e Bélgica.

Mas o sucesso não os distraíu da realidade que os rodeia. Fátima e João ofereceram esta semana colchões para o berçário do do Centro de Promoção Social do Furadouro, deixando uma mensagem: "𝗢𝗯𝗿𝗶𝗴𝗮𝗱𝗼 ao esforço diário dos seus profissionais".

  https://www.ovarnews.pt/planiflex-poe-colchoes-no-sapatinho-do-centro-de-promocao-social-do-furadouro/

terça-feira, dezembro 23, 2025



Planiflex põe cochões na
Fátima Pereira e João Valente são os proprietários da Planiflex, indústria de colchões sediada em Branca, Albergaria-a-Velha.


A empresa investiu, recentemente, 4,5 milhões de Euros, nas suas novas instalações e "showroom", que "permitiu melhorar a capacidade produtiva e toda a infraestruturas da empresa".

A Planiflex tem uma produção a rondar as 100 mil unidades e vendas da ordem dos 15 milhões de euros, com as exportações a gerarem 95% da faturação, sobretudo para Espanha, França, Holanda, Itália e Bélgica.

Atentos à realidade que os rodeia, Fátima e João ofereceram esta semana colchões para o berçário do do Centro de Promoção Social do Furadouro. "𝗢𝗯𝗿𝗶𝗴𝗮𝗱𝗼 ao esforço diário dos seus profissionais".

https://www.facebook.com/reel/730907333399384 https://www.ovarnews.pt/planiflex-poe-cochoes-na-sapatinho-do-centro-de-promocao-social-do-furadouro/

segunda-feira, dezembro 22, 2025



O Natal como forma de vida, um compromisso que não termina em dezembro - Por Fernando Camelo de Almeida
O Natal é, tradicionalmente, um tempo de celebração, reencontros e esperança. As cidades iluminam-se, as famílias reúnem-se e a palavra “solidariedade” ganha destaque no discurso público. Durante alguns dias, parece haver maior disponibilidade para olhar o outro com atenção e cuidado, no entanto, quando as festas terminam e a normalidade regressa, muitos desses gestos e intenções dissipam-se. Esta realidade convida a uma reflexão necessária: que sentido faz celebrar o Natal se os seus valores não acompanham o resto do ano?

Mais do que uma data no calendário ou uma tradição cultural, o Natal representa princípios universais que ultrapassam crenças religiosas. Fala-nos de empatia, de partilha, de responsabilidade coletiva e de cuidado com os mais vulneráveis. Viver o Natal todos os dias do ano é assumir que estes valores não devem ser exceção, mas regra. Num contexto social marcado por desigualdades persistentes, esta escolha torna-se não apenas desejável, mas essencial.

A pobreza, a exclusão social e o isolamento não são problemas sazonais, pelo contrário, afetam milhares de pessoas de forma contínua. Enquanto muitos celebram à mesa cheia, há quem enfrente diariamente a falta de alimentos, de abrigo ou de apoio. Idosos esquecidos, famílias em situação precária, crianças privadas de oportunidades e pessoas em situação de sem-abrigo continuam a existir depois de dezembro, portanto, recordar os mais desfavorecidos apenas no Natal, por mais bem-intencionado que seja, revela uma solidariedade limitada no tempo e no impacto.

É certo que nesta época se multiplicam campanhas de apoio e gestos de generosidade que merecem reconhecimento. Mas, ajudar não pode resumir-se a um impulso momentâneo. Viver o espírito natalício ao longo do ano implica questionar as causas profundas das desigualdades e assumir um papel ativo na sua transformação e isso passa por atitudes individuais, mas também por escolhas coletivas e políticas que promovam maior justiça social.

A solidariedade quotidiana manifesta-se em ações simples como ouvir sem preconceito, respeitar a diferença, partilhar tempo, apoiar associações locais, praticar voluntariado ou agir de forma mais consciente no consumo. Pequenos gestos, quando repetidos, constroem uma cultura de responsabilidade e cuidado. O Natal vivido todos os dias traduz-se numa cidadania ativa, que reconhece que o bem-estar comum depende do envolvimento de todos.

Num tempo em que a indiferença parece ganhar espaço, recuperar o verdadeiro significado do Natal é um ato de resistência ética. É lembrar que a dignidade humana não tem prazo nem depende da época do ano. Se conseguirmos prolongar para o quotidiano os valores que celebramos em dezembro, estaremos a contribuir para uma sociedade mais justa, mais solidária e mais humana.

Que este Natal seja, por isso, mais do que uma celebração passageira. Que seja um convite à reflexão, à empatia e à ação. E que o novo ano traga a capacidade de viver, todos os dias, com o mesmo espírito de partilha, esperança e responsabilidade que desejamos nesta época. Porque o melhor presente que podemos oferecer é não esquecer o outro, no Natal e ao longo de todo o ano.

Fernando Camelo de Almeida

 

  https://www.ovarnews.pt/o-natal-como-forma-de-vida-um-compromisso-que-nao-termina-em-dezembro-por-fernando-camelo-de-almeida/
O Sporting Clube de Esmoriz venceu por 3-1 na deslocação ao Complexo Desportivo do Mergulhão, reduto do FC Cesarense. O resultado pode dar a entender que a partida foi relativamente acessível, mas longe disso, a equipa de Cesar disputou taco a taco a partida e também teve oportunidades que poderiam ter ditado outro desfecho. Não poderíamos também de destacar a presença do “General Inverno” com temperaturas gélidas ou bastante frias, além do impacto da chuva durante o dia no estado dos relvados portugueses.

Ler artigo in Voz de Esmoriz https://www.ovarnews.pt/sporting-clube-de-esmoriz-arranca-vitoria-importante-em-cesar/
Segundo uma informação exclusiva avançada pela ESPN Brasil, o antigo lateral-direito brasileiro fechou os detalhes finais para a compra da SAD do Sporting Clube de São João de Ver e avalia a possibilidade de assinar contrato como jogador, por um período mínimo de seis meses, entre janeiro e junho de 2026.

Afastado dos relvados desde janeiro de 2023, Daniel Alves não esconde a intenção de terminar a carreira dentro de campo. O ex-jogador acredita que necessita de cerca de 30 dias de preparação para recuperar ritmo competitivo e ficar apto a integrar a equipa da Liga 3, caso avance para esse cenário.

Atualmente com 42 anos, Daniel Alves tem treinado de forma individual e, desde que saiu da prisão, passou a atuar sobretudo nos bastidores do futebol europeu, aproximando-se de um papel mais ligado à gestão e à preparação para uma futura carreira como treinador. A entrada no Sporting de São João de Ver será feita com o apoio de um grupo de investidores brasileiros, numa estrutura semelhante às SAD em Portugal ou às SAF no Brasil.

O clube de Santa Maria da Feira, fundado em 1929 e conhecido como “Malapeiros”, milita na terceira divisão do futebol português e conta já com vários jogadores brasileiros no plantel.

Figura histórica do FC Barcelona e da seleção brasileira, Daniel Alves não joga oficialmente desde 8 de janeiro de 2023, quando representava o Pumas, do México, clube que rescindiu contrato na sequência das acusações. Agora, entre o investimento no futebol português e a possibilidade de um regresso simbólico aos relvados, o antigo lateral procura escrever o último capítulo da sua carreira dentro de campo. https://www.ovarnews.pt/dani-alves-vai-comprar-o-s-joao-de-ver-e-ate-admite-regresso-aos-relvados/


Alterações no traçado do TGV Norte foram chumbadas pela APA
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) considerou, na decisão de chumbar a deslocalização da estação de Gaia de Santo Ovídio para Vilar do Paraíso, que esta ficaria "numa zona periférica" sem "intermodalidade com outros meios de transporte público".


A solução agora apresentada altera este pressuposto, ao localizar-se numa zona periférica, na qual não está assegurada a necessária intermodalidade com outros meios de transporte público e onde os acessos rodoviários são limitados", pode ler-se na fundamentação da decisão da APA, hoje conhecida.

A APA chumbou as alterações que o consórcio AVAN Norte queria fazer à linha de alta velocidade, nomeadamente alterar a estação de Gaia e construir duas pontes sobre o rio Douro, segundo uma decisão a que a Lusa teve acesso.

"Importa recordar que o desenvolvimento da Estação de Gaia na zona de Santo Ovídio, integrada no respetivo Plano de Pormenor e com articulação assegurada à linha de metro, foi considerado, aquando da avaliação do Estudo Prévio, como um aspeto particularmente relevante com impactes socioeconómicos positivos e significativos ao possibilitar a criação de um novo e importante fator de centralidade, com o inerente estímulo para a qualificação do espaço urbano onde se insere", sublinha a agência. https://www.ovarnews.pt/alteracoes-no-tracado-do-tgv-norte-foram-chumbadas-pela-apa/
Nem parece ele. Estávamos em 1990. Nos arquivos da RTP, encontramos o programa de gastronomia apresentado por Manuel Luís Goucha e..  lá está a confeção da receita "Pão-de-Ló Húmido".

Goucha refere-se ao Pão-de-Ló de Ovar mas esta era uma época em que a iguaria vareira era rainha em Portugal mas ainda não tinha conquistado os palatos do mundo.

Veja aqui. https://www.ovarnews.pt/o-natal-do-goucha-tambem-tem-pao-de-lo-de-ovar/
Um dos grandes nomes da música brasileira, Chico César estará em Portugal em março de 2026 para celebrar os 30 anos de Aos Vivos, álbum de estreia lançado em 1995 que marcou o início da sua trajetória discográfica. A turnê portuguesa passa por cinco cidades e já tem ingressos disponíveis para venda.

Em palco, Chico César apresenta o repertório de Aos Vivos na sequência original, revisitando canções como “Beradêro”, “Mama África”, “À Primeira Vista”, “Saharienne”, “Mulher Eu Sei” e “Clandestino”, além de temas de outros momentos da carreira incluídos no bis. Gravado ao vivo, apenas com voz e violão, o álbum se tornou rapidamente um dos discos mais emblemáticos da música popular brasileira e projetou o nome do artista da Paraíba no Brasil e no exterior.

Nascido em Catolé do Rocha, no interior da Paraíba, em 1964, Chico César formou-se em jornalismo antes de se dedicar integralmente à música. Radicado em São Paulo desde o início da década de 1990, construiu uma obra marcada pelo diálogo entre ritmos brasileiros, poesia autoral e referências afro-diaspóricas, com álbuns como Cuscuz Clã, Beleza Mano, Mama Mundi, Respeitem Meus Cabelos, Brancos, Estado de Poesia, O Amor é um Ato Revolucionário e Vestido de Amor, além de parcerias como Ao Arrepio da Lei, com Zeca Baleiro.

A relação com o público português é antiga e foi renovada mais recentemente em 2023, quando o músico se apresentou no Festival de Músicas do Mundo (FMM), em Porto Covo. Na ocasião, César emocionou - na mesma medida que animou - o público na cidade da costa alentejana.

A turnê Aos Vivos passa por Portugal entre 14 e 21 de março de 2026, com shos no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, no dia 14 (21h30, ingressos a partir de 18,50 €), na Casa da Música, no Porto, no dia 16 (21h, desde 30 €), no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, no dia 18 (21h, entre 20 € e 35 €), no Teatro Municipal da Guarda, no dia 20 (21h30, desde 7,50 €), e no Cine-Teatro de Estarreja, no dia 21 (21h30, desde 10 €).

Mais detalhes e informações sobre a venda dos ingressos podem ser encontrados através do site oficial do artista. https://www.ovarnews.pt/chico-cesar-celebra-30-anos-de-album-historico-com-turne-que-passa-por-estarreja/

domingo, dezembro 21, 2025



Em dia de festa empate foi o que se pôde arranjar
A Ovarense empatou 3-3, em casa, frente ao Oliveira do Bairro num jogo emocionante a contar para a jornada 15 do Campeonato Sabseg.

Jornada de festa no Estádoo Marques da Silva, com bolo de aniversário para os associados que cantaram os parabéns ao clube pelos seus 104 anos.

No relvado, a equipa vareira adiantou-se no marcador por Semedo, mas os visitantes viraram o resultado para 3-1 graças a uma tarde inspirada de Douglas Paula que fez "hat-trick".

Em tarde de inverno rigoroso, e mesmo depois do guarda-redes ovarense ser expulso, os líderes do campeonato deram tudo o que tinham, chegaram ao empate reduzidos a 10 jogadores e podiam ter chegado à vitória caso a bola não tivesse embatido na barra no último lance do desafio.

A Ovarense merecia mais mas o Oliveira do Bairro demonstrou porque é um das sensações do campeonato. Após o terceiro empate na prova (segundo seguido), os vareiros lideram com 36 pontos, com mais dois pontos que o Espinho, que goleou na receção ao Vista Alegre (4-0). https://www.ovarnews.pt/em-dia-de-festa-empate-foi-o-que-se-pode-arranjar/
Em 22 de julho de 2025, a APMEDIO – Associação Portuguesa dos Media Digitais Online apresentou uma exposição formal denunciando práticas sistemáticas de concorrência desleal à imprensa regional e local, resultantes da proliferação de atividades de comunicação institucional por parte de câmaras municipais e juntas de freguesia, que assumem, na prática, funções próprias de órgãos de comunicação social.

Este documento foi remetido, de forma deliberada e transparente, não apenas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), mas também ao Gabinete do Ministro da Presidência, aos Grupos Parlamentares, às 12.ª e 13.ª Comissões da Assembleia da República, ao Sindicato dos Jornalistas e à Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), sublinhando o caráter estrutural, transversal e institucional do problema identificado.

A exposição demonstra que a esmagadora maioria das autarquias portuguesas passou a produzir e difundir conteúdos noticiosos regulares através de portais institucionais, redes sociais, publicações impressas gratuitas e canais audiovisuais digitais, frequentemente com grafismo profissional, linguagem jornalística e recurso a jornalistas contratados, tudo financiado por dinheiros públicos e sem registo, regulação, contraditório ou independência editorial. Estas práticas configuram verdadeiros órgãos de comunicação social encapotados, à margem da lei e do escrutínio regulatório.

Do ponto de vista jurídico, a APMEDIO sustenta que estas atividades violam frontalmente a Lei da Imprensa, a Lei da Televisão, o Estatuto do Jornalista, o artigo 38.º da Constituição da República Portuguesa e o próprio regime jurídico das autarquias locais, que não lhes confere qualquer atribuição legal para o exercício de atividade jornalística. O dever de informar das autarquias limita-se à publicitação de atos e decisões, não à produção de conteúdos noticiosos com aparência de imprensa livre.

O impacto económico e social destas práticas é descrito como profundamente lesivo: encerramento de títulos regionais, despedimento de jornalistas, quebra de audiências e receitas, e enfraquecimento do papel fiscalizador da imprensa local, substituída por comunicação unilateral e propagandística dos executivos em funções.

A APMEDIO alerta ainda para os riscos graves ao pluralismo democrático, à isenção informativa e ao direito dos cidadãos a uma informação livre e independente, alinhando a sua posição com recomendações do Conselho da Europa e boas práticas internacionais que impõem limites claros à comunicação institucional de entidades públicas.

A exposição conclui com um conjunto de propostas concretas, incluindo a abertura de uma avaliação nacional pela ERC, a emissão de recomendações vinculativas, a participação ao Ministério Público das situações ilegais, a criação de um regime sancionatório específico para entidades públicas e o reforço da proteção económica e legal da imprensa regional independente.

Por fim, importa sublinhar de forma inequívoca que esta iniciativa constitui uma bandeira histórica e exclusiva da APMEDIO. Nunca antes nenhuma entidade tinha apresentado esta questão de forma estruturada, fundamentada e institucional, nem junto do regulador, nem junto dos órgãos de soberania e das entidades representativas do setor. O trabalho desenvolvido resulta de um acompanhamento continuado, técnico e político da realidade dos media digitais e regionais, pelo que não deve, nem pode, ser objeto de apropriação oportunística por terceiros que agora tentem reclamar protagonismo sobre um dossiê que não iniciaram nem sustentaram.

António Guedes Tavares, Presidente da Direção APMEDIO - Associação Portuguesa dos Media Digitais Online

 

 

  https://www.ovarnews.pt/concorrencia-desleal-a-imprensa-regional-por-parte-das-autarquias-locais-por-apmedio/


Nevão no primeiro dia de inverno pintou de branco várias localidades do país
A queda de neve provocou constrangimentos na circulação em várias estradas. O IPMA emitiu um novo aviso amarelo para quatro distritos a partir das 21h deste domingo.

No primeiro dia de inverno, a neve pintou de branco localidades de vários distritos do país. A Serra da Estrela - ponto mais alto de Portugal Continental - acordou este domingo sob um manto branco.


Também nevou em Montalegre, em Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, em Boticas ou em Vila Nova de Paiva, entre outros locais.

Este nevão provocou fortes constrangimentos na circulação na A24. As autoridades apelam à máxima proteção e a cuidados redobrados.

À RTP Notícias, o comandante de Emergência e Proteção Civil Sub-regional de Viseu Dão-Lafões explicou que “continuamos com neve nalgumas estradas”.

As mais afetadas são as que ligam Cinfães ao concelho de Castro Daire, sobretudo na Serra de Montemuro, assim como as estradas de algumas aldeias dessa zona.

Segundo Miguel Ângelo David, esses locais “estão a ser intervencionados” pelas corporações de bombeiros e serviços municipais de Proteção Civil.


Novo aviso amarelo para neve às 21h00

A meteorologista do IPMA Alexandra Fonseca avançou à RTP Notícias que a partir das 21h00 deste domingo haverá um novo aviso amarelo para a queda de neve na região Norte (Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança).

Na tarde de segunda-feira juntam-se a este aviso Castelo Branco e Guarda.

Espera-se ainda que a temperatura suba nos próximos dois dias mas, a partir de dia 24, haverá uma nova descida que se prolongará até ao final da semana, trazendo nova possibilidade de neve nas regiões Centro e Norte.

“Espera-se que pelo menos no dia 24 não haja precipitação”, o que “para as viagens para celebrar o Natal poderá ser uma ajuda”, acrescentou Alexandra Fonseca.

Até à manhã deste domingo, vários distritos estiveram sob aviso laranja por causa da queda de neve (Braga, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu) ou agitação marítima (Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo).


O dia que dá as boas-vindas ao inverno é pontuado por uma massa de ar polar que provoca a queda de neve. Prevê-se também chuva e temperaturas máximas a variar entre os quatro e os 14 graus Celsius, segundo o IPMA.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. https://www.ovarnews.pt/nevao-no-primeiro-dia-de-inverno-pintou-de-branco-varias-localidades-do-pais/

sábado, dezembro 20, 2025



Sonhos de dez hospitais já chegaram a Perlim
 

Já chegaram ao Castelo de Santa Maria da Feira os “Sonhos de Esperança” recolhidos nos dez hospitais pediátricos do Norte e Centro do país que acolheram a missão “Perlim Mais Perto de Mim”, entre 26 de novembro e 18 de dezembro, iniciativa da Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira, no âmbito de Perlim, parque temático de Natal.

Num momento particularmente emotivo, os embaixadores desta missão – o Gotinhas e a Maria, mascotes das Termas de S. Jorge – entregaram ao Perlim, à Pimpim e à Fada Piri, personagens centrais desta terra de sonhos, a caixa que transportava simbolicamente a esperança de crianças internadas, mas também das suas famílias e dos profissionais de saúde.

Por tudo o que representam, estes sonhos assumem agora um lugar de destaque, mantendo-se expostos no Armazém dos Sonhos, no “Castelo da Fada Piri”, área temática que ocupa o ex-libris feirense durante todo o evento natalício.

O Município de Santa Maria da Feira, a empresa municipal Feira Viva e a Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira agradecem aos dez hospitais pediátricos que acolheram esta missão de forma tão calorosa: Hospital S. Sebastião, IPO Porto, Hospital Santos Silva, Centro de Reabilitação do Norte, Hospital de São João, Centro Materno-Infantil do Norte, Hospital de Guimarães, Hospital Infante D. Pedro, Hospital de Famalicão e Hospital de Braga.

Que as crianças hospitalizadas, as suas famílias e os profissionais de saúde nunca deixem de sonhar!

 

 

 

  https://www.ovarnews.pt/sonhos-de-dez-hospitais-ja-chegaram-a-perlim/
Defensor da causa animal, Bruno Costa aproveitou as férias em Portugal para fazer uma visita solidária à Associação Protectora de Animais Domésticos de Ovar (APADO).

Ler artigo in Record.

Foto de Hugo Monteiro https://www.ovarnews.pt/bruno-costa-faz-visita-especial-a-apado/


Suspiro atuam no auditório do Orfeão de Ovar
Devido às condições climatéricas adversas, a Junta de freguesia de Ovar alterou o local do espetáculo com o grupo Suspiro, previsto para esta noite no Jardim do Cáster.

Assim, e devido à previsão de chuva, o concerto vai decorrer no auditório do Orfeão de Ovar, mantendo a mesma hora 21:30

Recorde-se que a programaçao do "Ovar Natal Encantado" decorre no Jardim do Cáster numa iniciativa da Junta de Freguesia de Ovar.

As Suspiro são um dirigido por Laura Rui, composto por Ana Vital, Ana Clara, Carolina Vilela, Eva Campos, Giovanna Magalhães, Joana Pinho, Joana Veiros, Lara Santiago, Leonor Almeida, Leonor Matos, Luana Sousa, Margarida Andrade, Margarida Gama, Mariana Rey, Marta Gândara, Naoli Rodriguez e Salomé Tavares. https://www.ovarnews.pt/suspiro-atuam-no-auditorio-do-orfeao-de-ovar/

sexta-feira, dezembro 19, 2025



Exposição Postal de Natal já está patente no Vida Ovar
A décima segunda exposição do Concurso Postal de Natal foi inaugurada esta sexta-feira no Vida Ovar.

A iniciativa mostra os trabalhos dos alunos do ensino básico e pré-escolar do território da Junta de Freguesia de Ovar.

Esta é uma iniciativa que o presidente da junta ovarense, Jorge Maia, considera que já ganhou um espaço próprio no Natal vareiro.

Na sessão de abertura marcaram presença o presidente da Câmara Municipal, Domingos Silva, o presidente do Agrupamento de Escolas de Ovar e a presidente da Assembleia de Freguesia de Ovar, Teresa Azevedo.

A exposição está patente no Centro Comercial Vida Ovar até ao dia 6 de Janeiro.

Em atualização. https://www.ovarnews.pt/exposicao-postal-de-natal-ja-esta-patente-no-vida-ovar/
Os videojogos fazem parte do Natal dos portugueses, independentemente da idade. Nesta época especial, a Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) deixa a sua recomendação para escolher o videojogo certo para cada faixa etária.

Muitos adultos recordam com nostalgia as quadras natalícias passadas, enquanto os mais novos esperam encontrar sob a árvore um novo videojogo ou consola. Nesta época, jogar é uma forma divertida de passar tempo em família, com amigos ou sozinho. Para crianças e jovens, as férias são uma oportunidade ideal para explorar novos mundos digitais. 

Mas como escolher o videojogo certo para cada idade? De acordo com a AEPDV, o sistema europeu PEGI (Pan European Game Information) é a referência a seguir. 

Existem cinco categorias principais: PEGI 3, adequado para todas as idades; PEGI 7, com ação ligeira ou cenas ligeiramente assustadoras; PEGI 12, violência moderada ou linguagem leve; PEGI 16, violência mais intensa ou referências a álcool/tabaco; e PEGI 18, destinado a conteúdos adultos.

Ao consultar o PEGI, os adultos podem rapidamente perceber se o videojogo é adequado para oferecer e, em caso de dúvida, os PEGI 3 são sempre uma escolha segura. Além disso, respeitar o PEGI ajuda a garantir uma experiência de jogo divertida e segura, promovendo o equilíbrio entre entretenimento, aprendizagem e socialização.

"É fundamental que as escolhas de videojogos sejam informadas e que os adultos acompanhem os mais novos durante o videojogo”, afirma Tiago Sousa, Diretor-Geral da AEPDV. E acrescenta: “O PEGI é uma ferramenta essencial para garantir que o conteúdo é adequado, e jogar em família torna a experiência ainda mais segura e divertida." 

Para mais informações sobre o sistema PEGI e boas práticas na utilização de videojogos, visite os canais oficiais da AEPDV aqui.

  https://www.ovarnews.pt/este-natal-saiba-como-escolher-os-videojogos-mais-adequados-para-oferecer/


Executivo aprova reforço do investimento na esquadra da PSP
A Câmara Municipal aprovou uma adenda ao contrato de cooperação interadministrativo para a construção da nova esquadra da PSP de Ovar.

O executivo justificou, em reunião de câmara, com a "necessidade de reforço do financiamento inicialmente previsto, face ao aumento generalizado dos preços".

No contrato inicial, a intervenção estava estimada em 2.062.082,53 € (dois milhões, sessenta e dois mil e oitenta e dois euros e cinquenta e três cêntimos), passando, com a adenda agora aprovada, para um valor global de 2.459.500 € (dois milhões, quatrocentos e cinquenta e nove mil e quinhentos euros).

  https://www.ovarnews.pt/executivo-aprova-reforco-do-investimento-na-esquadra-da-psp/


“Água: a lição da vida” chegou a 375 crianças do concelho de Ovar
A EB do Gavinho, em Cortegaça, acolheu, a última sessão do ano letivo da atividade “Água: a lição da vida”, uma iniciativa promovida pela AdRA em parceria com o Município de Ovar.

Nesta quinta-feira, a ADRA levou até à crianças de Cortegaça uma experiência única de aprendizagem sobre a importância da água e o ciclo urbano que permite que a usemos diariamente nas nossas casas, escolas e empresas, garantindo a continuidade deste recurso para o futuro.

Margarita Nicolau e Joana Alçada, em nome da Câmara Municipal de Ovar, assistiram à sessão e participaram nas atividades centradas "na importância da água".

Nuno Branco, da ADRA, explicou que todos os agrupamentos participaram nesta atividade, este ano, com "a ajuda de um novo projeto de voluntariado interno que realizaram várias ações de educação ambiental junto das escolas".

Este ano, a iniciativa contou com 18 sessões e envolveu 375 crianças do 4.º ano do município de Ovar do 1º ciclo para a importância da preservação da água e as boas práticas ambientais.

Esta atividade leva às escolas uma experiência única de aprendizagem sobre a importância da água e o ciclo urbano que permite que a usemos diariamente nas casas, escolas e empresas, garantindo a continuidade deste recurso para o futuro.

Os alunos de Cortegaça, ontem, participaram numa miniaula sobre a importância da água; Realizaram experiências de laboratório para aprender ciência de forma prática e participaram no Jogo da Água para consolidar conhecimentos de forma divertida.

Nuno Branco salienta que todas estas atividades visam "sensibilizar para a importância da água e transmitir conhecimentos sobre o ciclo urbano, fundamental para a civilização e para o ambiente". https://www.ovarnews.pt/agua-a-licao-da-vida-chegou-a-375-criancas-do-concelho-de-ovar/

quinta-feira, dezembro 18, 2025



Morreu Rui Pinto, DJ das discotecas
Animou muitos verões na discoteca "Pildrinha", do Furadouro", e carnavais na "Greeny" e "Praça das Galinhas", em Ovar. Rui Pinto, também conhecido por DJ RR Projecto, faleceu esta quinta-feira, aos 60 anos.

Rui Pinto também trabalhou em várias discotecas do distrito e não só. Naquela que foi uma das suas últimas aparições, chegou a festejar 37 anos de carreira em agosto de 2018, numa festa na "Pildrinha", na qual também participou João Chaves, da RFM,

Pouco depois, seria acometido de doença súbita que deixou Rui Pinto longe do olhar público desde então.

O seu funeral realiza-se esta sexta-feira, dia 19 de Dezembro de 2025, pelas 15 horas, da Capela de Santo António para o cemitério.

À família e amigos, o OvarNews envia sentidas condolências.

  https://www.ovarnews.pt/morreu-rui-pinto-dj-das-discotecas-pildrinha-e-greeny/


Goleador da Ovarense aprendeu com campeão do Mundo: «Virou-o ao contrário!»
Mário Correia marca que se farta (17 golos em 16 jogos) e alimenta o sonho do clube de Ovar: voltar aos escalões nacionais esta época. Aos 16 anos, chegou a ser treinado por Alessandro Nesta, no Perugia, de Itália.

Ler artigo in "A Bola" https://www.ovarnews.pt/goleador-da-ovarense-aprendeu-com-campeao-do-mundo-virou-o-ao-contrario/
 

Há discriminações que não precisam de decreto para existir. Instalam-se no quotidiano, repetem-se em silêncio administrativo e tornam-se hábito. Uma delas é a forma como o Ministério da Educação trata os professores que vêm do ensino privado e cooperativo quando chega a hora de contar o tempo de serviço.

Desde logo, parte-se de uma desconfiança de princípio. Ao professor do privado exige-se aquilo que não se exige a outros: que prove, papel a papel, ano a ano, que trabalhou. Declarações, carimbos, assinaturas, escolas que já fecharam, secretarias que mudaram de mãos, processos que se arrastam durante anos. O mesmo tempo de serviço que foi suficiente para descontar para a Segurança Social e para as Finanças parece, subitamente, insuficiente para o Ministério da Educação.

É difícil não ver aqui uma discriminação clara. Quem trabalhou, descontou. Quem descontou, exerceu funções. O Estado sabe perfeitamente onde cada cidadão trabalhou, quanto ganhou e quanto descontou. Bastaria cruzar dados. Bastaria vontade. Mas prefere-se empurrar o problema para cima dos professores, como se fossem suspeitos à partida, obrigando-os a uma romaria burocrática que mais parece digna de um país de terceiro mundo do que de um Estado que se diz moderno e digital.

E quando, finalmente, depois de anos, esse tempo é reconhecido, quando é, já perdeu impacto. Perdeu concursos, perdeu colocações, perdeu oportunidades. O prejuízo não é apenas profissional, é pessoal e familiar. Anos de trabalho tratados como um favor que o Estado concede e não como um direito adquirido.

Como se isto não bastasse, houve ainda quem quisesse acabar com a possibilidade de colocar dúvidas através do SIGRHE. Retirar ao professor o direito de questionar, de pedir esclarecimentos, de corrigir erros. Um sistema que erra e erra muitas vezes, mas que pretendia tornar-se imune à contestação. Não é preciso grande imaginação para perceber que isto não revela desorganização. Revela desinteresse.

Desinteresse pelos professores e, mais grave ainda, desinteresse pelos alunos. Porque um sistema que afasta quem tem experiência, quem conhece a escola por dentro, quem já deu provas no terreno, é um sistema que se sabota a si próprio. Coloca-se muitas vezes quem não é apto, ignora-se a experiência acumulada, fica à porta quem merece e entra quem não merece. Não por mérito, mas por acaso administrativo.

Depois admiram-se da falta de professores. Depois surgem campanhas de emergência, medidas avulsas, discursos inflamados sobre a importância da Educação. Mas continua-se a tratar mal quem nela trabalhou uma vida inteira. Continua-se a confundir rigor com burocracia cega e justiça com papelada inútil.

Contar o tempo de serviço não é um favor. É um dever. E quando esse dever é mal cumprido, o prejuízo não se mede apenas em dias ou anos não reconhecidos. Mede-se na degradação da confiança no Estado, na desmotivação dos profissionais e, em última análise, na qualidade da escola pública.

Mas esta crise não termina no Ministério da Educação. Há uma responsabilidade que raramente é assumida e que importa dizer claramente. As universidades exigiram mestrados como condição quase absoluta para a docência, transformando a formação numa lógica de negócio, cobrando propinas elevadas e empurrando milhares de professores para um investimento pesado, muitas vezes sem retorno. Em vez de garantir qualidade, criou-se uma barreira que afastou candidatos, desmotivou profissionais e contribuiu decisivamente para a falta de professores.

E os políticos aceitaram isto com uma docilidade inquietante. Subservientes às universidades, que tantas vezes são o seu local de acolhimento quando saem dos governos, nunca quiseram afrontar esse poder. Preferiram sacrificar o sistema educativo, fingir que não viam o problema e deixar que a escola pagasse a factura.

O resultado está à vista. Um ministério que não sabe contar o tempo de serviço, universidades que fizeram da formação um negócio e políticos que olharam para o lado. No meio disto tudo, quem perde são sempre os mesmos. Os professores e os alunos.

 

Paulo Freitas do Amaral, Professor, Historiador e Autor

  https://www.ovarnews.pt/o-mau-servico-de-quem-conta-o-tempo-de-servico-por-paulo-freitas-do-amaral/


Cantar os Reis: Este ano não há Troupe
A troupe de Reis "Tradição e Juventude" não vai sair à rua para cantar a tradição no início de 2026.

A informação foi ontem confirmada por Miguel Mendes, um dos mentores da Troupe mais jovem de Ovar que vinha criando um leque crescente de admiradores.

"Tanto eu como o Pedro Peralta temos vidas familiares e profissionais muito absorventes e chegamos à conclusão que este ano não dava".

Os jovens reiseiros já informaram a Câmara Municipal de Ovar e os restantes elementos da triste notícia: Tradição & Juventude é baixa no Cantar dos Reis do novo ano em Ovar.

A Troupe nasceu em 2009 e desde então era das mais aguardadas em cada ano pelas suas melodias diferenciadoras e forma de estar na tradição que fugia um pouco dos cânones tradicionais, atraindo as novas gerações para a tradição.

Entretanto, como forma de valorizar e incentivar a tradição centenária que é o Cantar os Reis, a Câmara Municipal aprovou uma proposta de apoio financeiro ao Cantar os Reis em Ovar – 2026, num valor global de 8.200 € (oito mil e duzentos euros). https://www.ovarnews.pt/cantar-os-reis-este-ano-nao-ha-troupe-tradicao-juventude/


De Escuteira a Fogaceira: Valentina é o rosto da imagem oficial
Festa das Fogaceiras 2026

De Escuteira a Fogaceira:

Valentina é o rosto da imagem oficial

 

 

A Festa das Fogaceiras 2026 (que se realiza anualmente a 20 de janeiro) já tem imagem oficial e um rosto: Valentina Nunes Silva e Santos, de 12 anos, protagoniza o cartaz da próxima edição, numa fotografia captada no interior da Igreja Matriz de Santa Maria da Feira.

É a primeira vez que a imagem oficial da Festa das Fogaceiras é fotografada no interior da Igreja Matriz, espaço central de um dos momentos mais simbólicos da celebração, a Missa Solene e a Bênção das Fogaças, reforçando a dimensão religiosa e tradicional desta festividade secular.

Natural de Santa Maria da Feira e residente em Sanfins, Valentina participa, este ano, pela primeira vez, na Festa das Fogaceiras como menina fogaceira, depois de ter vivido a tradição, durante quatro anos consecutivos, enquanto escuteira. Tentou inscrever-se na edição de 2025, mas sem sucesso. Em 2026, concretiza esse desejo, assumindo também o papel de rosto da imagem oficial da Festa das Fogaceiras.

A ligação de Valentina à Festa é também familiar. A mãe foi fogaceira e as duas irmãs mais velhas, hoje com 21 e 18 anos, cumpriram o voto durante vários anos consecutivos, tendo sido ambas imagem oficial da Festa das Fogaceiras em 2017. A participação da filha mais nova representa a continuidade de uma tradição vivida em família.

Aluna do 7.º ano, na Escola Fernando Pessoa, em Santa Maria da Feira, Valentina é escuteira, desde os seis anos, no Agrupamento 1285 de Arrifana, e atleta de trampolins do Clube Desportivo Feirense. É descrita, por quem lhe é próximo, como uma menina alegre, comunicativa e divertida, ainda que um pouco envergonhada.

A Festa das Fogaceiras realiza-se a 20 de janeiro e continua a afirmar-se como uma das expressões mais marcantes da identidade cultural e religiosa de Santa Maria da Feira, mobilizando famílias, escolas, voluntários, associações e instituições em torno do cumprimento do voto ao mártir São Sebastião. O programa cultural que lhe está associado acontece durante todo o mês de janeiro, entre 3 e 31, com propostas que vão da música ao teatro, passando pela gastronomia.

O programa completo da Festa das Fogaceiras está disponível para consulta em www.cm-feira.pt/fogaceiras.

 

  https://www.ovarnews.pt/de-escuteira-a-fogaceira-valentina-e-o-rosto-da-imagem-oficial/


PPR financia criação da 3.ª sala de Bloco Operatório de Ambulatório no Hospital de São Sebastião
A ULS EDV conclui projeto financiado pelo PRR para criação da 3.ª sala de Bloco Operatório de Ambulatório no Hospital de São Sebastião

A Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga (ULS EDV) concluiu o projeto “Criação da Sala 3 de Bloco Operatório de Ambulatório do Hospital de São Sebastião (Piso 1)”, uma intervenção estruturante financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com apoio da União Europeia – Financiamento NextGenerationEU.

Este investimento permitiu a modernização e ampliação da área de Cirurgia de Ambulatório do Hospital de São Sebastião (HSS), respondendo ao crescimento sustentado da atividade cirúrgica em regime de ambulatório e às necessidades assistenciais da população da região.

A intervenção incidiu na reformulação profunda do Bloco Operatório de Ambulatório, incluindo:

• Criação e plena operacionalização de uma nova sala de bloco operatório, preparada para a realização de cirurgias sob anestesia geral;

• Reestruturação e ampliação das áreas de preparação e recobro de doentes, garantindo melhores condições de segurança, conforto e qualidade assistencial;

• Reorganização dos circuitos de entrada e saída dos doentes, assegurando o cumprimento das normas regulamentares e das boas práticas clínicas;

• Adequação das infraestruturas técnicas, sistemas de climatização, ventilação, revestimentos e condições de segurança.

Com esta intervenção, o Bloco do Piso 1 do HSS passa a dispor de um núcleo de três salas operatórias, aumentando significativamente a capacidade de resposta cirúrgica, a diversidade de procedimentos realizados e a eficiência do serviço.

O projeto integra-se no Plano de Desenvolvimento Organizacional da ULSEDV e responde às obrigações assistenciais definidas no Contrato-Programa com o Ministério da Saúde. A sua concretização contribui para:

• Redução de tempos de espera cirúrgicos;

• Aumento da produção cirúrgica em regime de ambulatório;

• Melhoria da segurança do doente e das condições de trabalho dos profissionais;

• Utilização mais eficiente dos recursos do Serviço Nacional de Saúde.

Este projeto teve um custo que ascendeu a 399.892,88€ (valor s/ Iva) e foi totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do investimento em infraestruturas de saúde, com o apoio da União Europeia – Financiamento NextGenerationEU, reforçando o compromisso com a recuperação, modernização e resiliência do Serviço Nacional de Saúde.

 

  https://www.ovarnews.pt/ppr-financia-criacao-da-3-a-sala-de-bloco-operatorio-de-ambulatorio-no-hospital-de-sao-sebastiao/

quarta-feira, dezembro 17, 2025



Autocarro despista-se, embate numa casa e faz cinco ferifos em Ovar
O despiste de um autocarro, no Sobral, em São João, Ovar, causou esta quarta-feira, cinco feridos, um dos quais grave.

O veículo despistou-se e embateu numa moradia. O ferido grave ficou encarcerado na viatura.

No local esteve a PSP,  Bombeiros de Ovar e INEM. https://www.ovarnews.pt/autocarro-despista-se-embate-numa-casa-e-faz-cinco-ferifos-em-ovar/
Responsável pela abertura deste ano dos festejos carnavalescos de Ovar, a Batucada Radical promove no próximo sábado, dia 20 de dezembro, uma festa de Natal solidária na cidade do Porto. A iniciativa ocorre a partir das 16h, na sede da associação, localizada no Centro Comercial STOP, e propõe uma celebração marcada pela música brasileira e pelo convívio comunitário, com foco no apoio a famílias em situação de vulnerabilidade.

O espaço fica localizado na Rua do Heroísmo, número 333, onde funciona a sede da Batucada Radical. O evento é organizado pela própria banda e associação cultural, que no ano passado completou 30 anos de fundação.

Ao longo destas mais de três décadas, o grupo se tornou referência nos desfiles de Carnaval e na criação de blocos carnavalescos, sendo um dos principais agentes na promoção da música popular brasileira em território português. Paralelamente, o grupo ampliou sua atuação para além do Carnaval, desenvolvendo atividades formativas e comunitárias.

Com forte atuação cultural e social, a associação tem como objetivo divulgar e ensinar a música brasileira, apostando na música como ferramenta de integração social. O trabalho desenvolvido pelo grupo dá especial atenção a pessoas com menos recursos e menor acesso à educação musical, uma vertente que também orienta a proposta solidária da festa de Natal.

Para participar da festa basta contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível ou itens de higiene pessoal. Mais informações podem ser consultadas através da página oficial do grupo, disponível através deste link. https://www.ovarnews.pt/?p=98039


Sérgio Praia:
O ator Sérgio Praia tem estado em Ovar, quase em segredo, para participar no filme que sairá da primeira residência artística promovida pelo projeto Shortcutz Ovar.

O processo criativo desta primeira residência cinematográfica, organizada a partir da Escola de Artes e Ofícios, foi enriquecida, esta semana, com a presença de outro ator consagrado, Tobias Monteiro que, com Sérgio Praia, foram captados nos bastidores da rodagem pelo fotógrafo Miguel Soares que publicou alguns instantâneos nas redes sociais, denunciando a presença em Ovar dos atores.

Para já pouco se sabe do filme, a não ser que se trata de uma curta-metragem original escrita e filmada em dias dias e inspirada pelo imaginário da laguna de Aveiro e que deverá estar concluída para estrear em 2026.

Outros pormenores do filme. A realização é de Bruno Carnide, com argumento de Cátia Biscaia e fotografia: Tiago Iúri. A produção é de Tiago Alves e Ana Castro e nele participam Ana Vital, André Carvalho, Carolina Aracena, Diana Coutinho, Duarte Coutinho, Janine Gonçalves, Joana Alves, Joana Valente, Leonor Matos, Raquel Gonçalves. https://www.ovarnews.pt/sergio-praia-a-filmar-em-ovar-a-minha-terra/


Dedicatória às professoras Luísa Negrão e Teresa Simão - Por José Lopes
Em forma de dedicatória às professoras Luísa Negrão e Teresa Simão que este ano (2025) se aposentaram ao fim de mais de quatro décadas ao serviço da Escola Pública destacando-se a longa carreira dedicada com paixão a lecionar na Escola EB 2º ciclo António Dias Simões (AEO).

A exemplo de vários outros, seus colegas pedagogos, que em diferentes disciplinas


se entregaram á educação e formação de várias gerações de jovens alunos durante


as últimas quatro ou cinco décadas em liberdade e democracia, com profissionalismo


e extraordinária paixão, dedicação e humanismo, desenvolvido e praticado na Escola


Pública. Estas humildes palavras, num pobre português expresso no presente texto,


certamente transgressoras da língua portuguesa, que vêm sobretudo resultando do


privilégio de aceitação e convivência sem preconceitos em meio escolar, com muitas


das experiencias de trabalho docente e não docente, só podem ser verdadeiramente


insuficientes e até insignificantes para as poder dedicar com a dignidade merecida


por exemplos de rigor profissional e postura humanista, que, marcam e marcaram


várias gerações de cidadãos no seu percurso escolar.

São testemunhos de resiliência pedagógica, deixados neste caso concreto, na


realidade social, cultural e educativa, vivenciada na Escola EB 2º ciclo António Dias


Simões, por profissionais docentes que aqui e desta forma singela, se procura


revisitar percursos e memórias de uma vida ao serviço da educação e de cidadãos


com capacidade de pensar. São também apontamentos marcantes, dedicados a


percursos profissionais destas docentes aposentadas em 2025, que


apaixonadamente se dedicaram nas diferentes vertentes à vivência escolar, como


são os casos mais recentes da professora Teresa Simão, que assumiu grande parte


dos seus anos de serviço à Direção e Coordenação deste Estabelecimento de Ensino,


tal como a professora Luísa Negrão, que inclui a Direção da Escola no seu percurso


profissional, e assim, agradecer a amizade, generosidade, solidariedade e seu


profissionalismo. Valores assumidos, partilhados e promovidos por profissionais da


educação neste meio escolar e na sociedade local em que se integra o Agrupamento


de Escolas de Ovar, a exemplo de idêntico trabalho desenvolvido por vários outros


profissionais, docentes e não docentes aposentados durante os últimos anos letivos,


assim como todos os que, independentemente dos múltiplos obstáculos persistem


nesta caminhada no ensino com a experiencia acumulada nas suas diferentes fases


de tempo de serviço das suas carreiras profissionais.

Às professoras aposentadas, a quem se dedicam estas palavras assim desta forma


exprimidas, assumidas com consideração e admiração pela sua tolerância e respeito


pela natural diferença de opiniões, que este texto inevitavelmente contém, em


coerência com a experiencia de exercício de cidadania vivenciado em meio escolar.


Deixam-se agradecimentos que se estendem também à inestimável e decisiva


colaboração, que foi de forma empenhada e entusiasticamente disponibilizada por


seus colegas docentes de cada um dos grupos disciplinares (Português e Ciências


Naturais). Contributos sobre elementos bibliográficos de cada uma das suas colegas


de área disciplinar, que permitiram valorizar e aprofundar os objetivos a que se


propõe este trabalho, que procura destacar a ideia, de que, ser Professor, mais do


que uma profissão é uma paixão, que esta comunidade escolar tem tido o privilégio


de poder viver com características próprias, que de certa forma ainda resiste a perder


memórias que a evolução da Rede Escolar tende a apagar.

Ser Professor/a


Por mais exigentes e desgastantes que sejam as condições a que estão sujeitos os


profissionais da educação, vivenciadas em meio escolar nestes tempos inquietantes e


perturbadores que vêm recaindo sobre a Escola que os proletariza, marcando cada vez


mais diferentes gerações de profissionais da educação como são os docentes, que, no


seu exercício fundamental para a formação dos cidadãos de amanhã, estão muitas


vezes sujeitos às desconsiderações de politicas educativas produzidas à revelia das


experiencias e realidades vividas pelas comunidades escolares, ou não raras vezes


incompreendidos por influencias intolerantes na sociedade. Ser Professor não é


certamente uma mera profissão. É muito mais! É uma paixão partilhada com várias


gerações de alunos.

Mesmo considerando as diferentes vivencias e posturas profissionais e humanas,


individuais ou coletivas: Ser Professor é reconhecidamente uma tarefa aliciante e


comprometedora, bem como uma vocação ao serviço da sociedade para apoiar,


comunicar e orientar ativamente a formação / educação das gerações futuras,


proporcionando-lhes um conjunto de aprendizagens diversas, consideradas essenciais


para o seu desenvolvimento integral e inclusivo na sociedade.

Ser Professor é igualmente assumir as exigências éticas e deontológicas associadas à


prática profissional. É desenvolver nos alunos todas as componentes da sua identidade


individual e cultural, identificando as suas diferenças e combatendo a exclusão e a


discriminação, bem como seu equilíbrio emocional. Missão que contribuirá para uma


formação integral para a cidadania democrática. Uma missão que exige trabalho


árduo, persistente e resiliente na valorização da multiculturalidade e da escola


inclusiva.

Dois exemplos de longas carreiras ao serviço da educação


Neste ambiente escolar em que convivem mais do que profissionais da educação,


cidadãos portadores e promotores do humanismo e solidariedade, partilhada


independentemente dos diferentes critérios de consensos que possam gerar


na comunidade escolar a aceitação das suas opções de rigor e formas de estar


no âmbito da atividade letiva ou do exercício de cargos de gestão escolar. Na


inevitável chegada do tempo de serviço para contrapor ao ritmo de uma vida


pedagógica e cidadã, dedicada aos alunos, à escola pública, às comunidades


escolares e à sociedade. Na memória dos que continuam esta caminhada na


educação com as suas diferentes formas de dedicação, empenho e entrega para


além da vertente profissional. O ano letivo de 2025/26, na Escola EB 2º ciclo


António Dias Simões, ficou assinalado, fundamentalmente no âmbito do pessoal


docente, pela passagem à condição de aposentação da professora Teresa Simão


e da professora Luísa Negrão.

Com diferentes origens da sua naturalidade, percursos profissionais a lecionar e


especialidades da sua formação académica, os caminhos das docentes Teresa Simão


(disciplina Ciências Naturais) e Luísa Negrão (disciplina de Português), que iniciaram a


sua vocação no ensino com rigor, exigência, empenho, dedicação e paixão, como


recordarão várias gerações de alunos, teve inicio nos anos 80 em diferentes escolas,


vindo ambas mais tarde a enriquecerem e consolidarem o corpo docente na Escola EB


2º ciclo António Dias Simões, ao longo de toda a sua evolução administrativa, escola


entretanto integrada no formado Agrupamento de Escolas de Ovar (AEO), e a


desenvolverem os múltiplos projetos em que se envolveram, incluindo na gestão e


coordenação de estabelecimento, até ao dia das suas aposentações.

Professora Luísa Negrão: A paixão pela língua portuguesa


Foram 40 anos ao serviço da escola pública a formar cidadãos, no caso da professora Maria Luísa de


Carreira Landeiro Negrão, que nasceu a 2 de março de 1960, na freguesia de Ramada, concelho do Porto,


transmitindo a paixão pela língua portuguesa, para que os alunos saibam utilizar a sua própria língua


materna corretamente, porque vale a pena aprender a ler, a escrever e a dominar o português e até


conhecer outras línguas para se tornar num individuo mais rico no que toca ao seu desenvolvimento


pessoal. Uma missão que foi exemplarmente assumida pela professora Luísa Negrão, que residiu


em Estarreja onde estudou até ao secundário na Escola de Estarreja, tendo posteriormente vindo viver


para Ovar quando casou, apaixonando-se igualmente pela comunidade de Ovar a que se dedicou


pedagogicamente afirmando o português como base da aprendizagem de todas as disciplinas.


A professora Luísa Negrão Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, Portuguesas, Francês, na


faculdade de Letras do Porto. E iniciou a atividade de professora em 1982/83, na Escola Secundária de


Estarreja. Em 1983/84, lecionou na ainda Escola Preparatória em Ovar. Lecionou ainda na Escola


Preparatória de Vale de Cambra, em 1988/89. Em 1996/97, voltou a lecionar em Ovar, na Escola 2,3


Ensino Básico de Válega, e a partir de 1997/98 acabou por se fixar na Escola, então EB 2,3 ciclo António Dias


Simões, em que veio a desempenhar vários cargos: Integrou o Conselho Diretivo, tendo como presidente


o professor Manuel Cardoso; Representante do Curso Noturno; Delegada de Português; Representante ao


Conselho Pedagógico; Coordenadora de Departamento; Subcoordenadora de Português 2º


ciclo; Diretora de turma e Avaliadora Interna e externa do grupo 210. Desempenhos de âmbito


profissional que veio conciliando com intervenções e atividades extracurriculares, a exemplo da equipa do


jornal escolar “Trinca Cevada” ou dedicação à tradição reiseira, participando na Troupe de Reis da


Escola que viveu o ambiente das noites frias da tradição durante uma década, terminando este


percurso reiseiro já com a designação do patrono da Escola António Dias Simões, personalidade de Ovar


pioneira das ainda atuais características do Cantar os Reis e Troupes de Reis em Ovar.

Professora Teresa Simão: A Biologia estimulada a várias gerações de alunos


Durante o seu percurso profissional, a Biologia foi estimulada com particular paixão aos jovens estudantes ao longo de várias gerações, como disciplina fundamental na consciencialização dos alunos para os problemas ambientais, como temas mais importantes da atualidade na defesa do planeta.


Uma área de conhecimentos, também mais do que uma profissão, que a professora Teresa Simão, terá


assumido como uma missão de vida, terminando a sua carreira docente a lecionar a disciplina de Ciências


Naturais no 2º ciclo, em que a natureza é matéria fundamental a despertar curiosidade dos jovens alunos


sobre como funciona a natureza, as leis naturais, a História natural, e toda a paixão de conhecimentos e


formação cidadã, que a disciplina proporciona nesta partilha entre docente e discentes, estimulando os


jovens a pensarem criticamente.

A carreira profissional da professora Teresa Simão, inclui nomeadamente, uma longa


experiencia em órgãos de direção e coordenação de estabelecimentos escolares, que


aqui se enumeram como elementos bibliográficos de uma exemplar vivência


pedagógica em diferentes missões ao serviço da Escola Pública.

Licenciou-se em Biologia – Ramo Educacional da Faculdade de Ciências da


Universidade do Porto.


Estágio Pedagógico (integrado no Plano Curricular do Ramo Educacional) realizado


na Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto.


Entrou no ensino (escola pública) em 1983.


Lecionou as disciplinas: Ciências Naturais do 2º e 3º ciclo; Biologia do Curso


Complementar Diurno e Técnicas Laboratoriais de Biologia (TLB) – CSPOPE, do ensino


secundário; Noções Básicas de Saúde do 3º ciclo e do ensino secundário; Ciências


Naturais do Curso Complementar Liceal Noturno (CCLN); Ciências do Ambiente, do


Ensino Recorrente Diurno; Ciências Naturais/Saúde, do Currículo Alternativo do


Despacho 22/SEEI/96; Ciências Naturais do Percurso Curricular Alternativo, ao abrigo


do Despacho Normativo nº 1/2006 de 6 de Janeiro; Ciências Naturais do 1º e 2º ano,


do Curso de Educação e Formação de Jardinagem e Espaços Verdes (CEF).

Lecionou ainda as Áreas Curriculares Não Disciplinares: Formação Cívica; Estudo


Acompanhado; Área de Projeto.


Lecionou igualmente o Módulo: Aprender com Autonomia dos Cursos Educação e


Formação de Adultos (EFA) B1e B2 – Novas Oportunidades (regime de funcionamento


diurno).

Entre os cargos desempenhados, destacam-se:


- Diretora de turma de turmas do ensino básico (ensino regular e PCA) e do ensino


secundário;


- Vice-presidente do Conselho Diretivo na Escola Secundária Madeira Torres;


- Vogal do Conselho Diretivo da Escola Secundária Nº1 de O. Azeméis;


- Vice-presidente do Conselho Diretivo da Escola Secundária Nº1 de O. Azeméis,


(cinco anos);


- Vice-presidente do Conselho Diretivo da Escola EB 2,3 António Dias Simões, em


Ovar, (3 anos);


- Coordenadora do Secretariado de Exames.


- Coordenadora do projeto “Escola Promotora de Saúde” (EPS).


- Coordenadora do Currículo Alternativo ao abrigo do Despacho 22/SEEI/96 e


Percursos Curriculares Alternativos (PCA) ao abrigo do Despacho Normativo º1/2006


de 6 de janeiro.


- Assessora técnico-pedagógica do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de


Ovar;


- Coordenadora técnico-pedagógica dos Cursos de Educação e Formação (CEF), Tipo


II, Nível II, de Jardinagem e Espaços Verdes.


- Vice-presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Ovar;


- Coordenadora dos Cursos EFA/ Cursos de Educação e Formação de Adultos (B1 e B2


em regime de funcionamento diurno e B1 e B2 em regime de funcionamento pós￾laboral).


. Mediadora do Curso EFA B1 e EFA B2, em regime de funcionamento diurno.


- Adjunta do Diretor do Agrupamento de Escolas de Ovar (Coordenação Pedagógica


do 2º e 3º Ciclos; “Apoios Educativos e Educação especial; CEFs/EFAs/PCAs; Exames e


Provas de Aferição; PLNM; PPES; PNL; Ensino Articulado; Bibliotecas; Clubes; Outros


Projectos”. (3 anos).

- Coordenadora da Unidade de Aferição (Esta Unidade de Aferição englobou os


dezassete Agrupamentos e Escolas não agrupadas da Área de abrangência da EAE);


- Representante da Área da Educação na Segurança Social (RSI), no Conselho de


Segurança e na Ação Social/CLAS, da CMO;


- Coordenadora de Estabelecimento da Escola EB 2,3 António Dias Simões –


Agrupamento de Escolas de Ovar (desempenho da função respeitando a delegação


de competências da CAP/ Direção). (13 anos).


Algumas das atividades realizadas ao longo da carreira:


-Organização de exposições sobre Apicultura/extração e prova de mel, em várias


escolas, com a colaboração de encarregados de educação e apicultores da região,


integradas no Dia da Floresta e no Plano Anual de Atividades, abertas à comunidade;


a exposição itinerante de Apicultura do Museu de Ovar integrou algumas destas


exposições;


- Organização de uma exposição sobre a Conservação da Natureza/a qualidade do


Rio Sizandro (recolha de amostras da água do rio, elaboração e tratamento dos


inquéritos feitos à população pelos alunos), integrada na semana das Ciências


Naturais;


- Organização de uma exposição sobre “Júlio Dinis” - Museu de Ovar, para a receção


aos professores da E.S. Nº1, de O. Azeméis;


- Organização da Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior (PGA);


- Colaboração nas ações dos técnicos de saúde dos Centros de Saúde, relativas aos


cuidados de prevenção primária;


- Elaboração da candidatura ao Projeto Escola Promotora de Saúde, contemplando


quatro subprojectos: “Alimentação e exercício físico”; “Consumo de substâncias


psicoativas”; “Violência em meio escolar” e “Sexualidade”;


- Dinamização do projeto “Aprender a ser… um cientista”, dirigido aos alunos do


1ºciclo, em parceria com os dois Agrupamentos Horizontais do 1ºCEB da cidade de


Ovar (Ciência Viva);


- Elaboração e dinamização do projeto “Experimentar para aprender… em zonas


ribeirinhas de Ovar” (estudo das propriedades físico-químico-biológicas dos solos,


bem como da qualidade da água, na sua vertente físico-química e bacteriológica), no


âmbito da Ciência Viva V (Ministério da Ciência e da Tecnologia) /


Reapetrechamento dos laboratórios (reagentes, material de vidro, equipamentos),


sob proposta dos grupos disciplinares;


- Elaboração de uma memória descritiva e justificativa para a construção de um


laboratório de Biologia, em 94/95, aprovado pela DREN. (A obra teve início em


1996);


- Participação na elaboração de documentos sobre “Reflexão acerca do Decreto-Lei


nº6/2001 de 18 de janeiro” e “Análise comparativa entre os programas em vigor de


Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas e as Competências Essenciais das


Ciências Físicas e Naturais do Ensino Básico”;


- Organização da exposição sobre a “Comemoração do Centenário do Nascimento de


Rómulo de Carvalho/ António Gedeão”, com a abertura do laboratório a todos os


alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, no âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica – Ciência


Viva.

Conclusões


Terminadas as tarefas das professoras Luísa Negrão e Teresa Simão, na preparação de


aulas, testes, materiais escolares, reuniões com os pais e alunos, com os professores,


direção e tantas outras funções, só se pode desejar que sejam felizes e aproveitem


bem o tempo que agora têm á sua inteira disposição e ao seu ritmo para uma saudável


aposentação.


Às professoras aposentadas aqui referenciadas, resta pedir desculpa por alguma


ousadia sobre uma certa abordagem empírica relativa à temática da educação e à


vivência escolar que durante várias décadas proporcionou o grato privilégio de se


poder partilhar entre os vários elementos da comunidade escolar, um reconhecido


espaço de debate democrático.


Aproveita-se igualmente para reafirmar o agradecimento às professoras que se


disponibilizaram a colaborar na recolha de dados biográficos sobre as professoras Luísa


Negrão e Teresa Simão, cujo legado de dedicação profissional e humanismo a esta


comunidade é bem mais significativo na memória das várias gerações que tiveram o


privilégio de serem seus alunos nas disciplinas de Português e Ciências Naturais.

11/12/2025


José Lopes


Assistente Operacional (Educação) https://www.ovarnews.pt/dedicatoria-as-professoras-luisa-negrao-e-teresa-simao-por-jose-lopes/

terça-feira, dezembro 16, 2025



GNR e Pingo Doce convidam cem idosos para o almoço de Natal
Este Natal, o Pingo Doce, em parceria com a GNR, organizou um almoço de Natal para 100 idosos no distrito de Aveiro. O almoço decorreu esta terça-feira, na Quinta Jusã, em Válega, Ovar, juntando convivas de toda a região.


O almoço foi antecedido das intervenções do Coronel José Joaquim Machado, Comandante do Comando Territorial da GNR de Aveiro, e Filipa Pimentel, Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce.


Durante o almoço festivo, atuaram a Orquestra da Banda da GNR, seguido do cantor Hugo Rocha.


Em atualização. https://www.ovarnews.pt/gnr-e-pingo-doce-convidam-cem-idosos-para-o-almoco-de-natal/


Esmoriz: Mercadinho no adro da Igreja anima o Natal
Depois de inauguradas as iluminações festivas da época, Esmoriz abriu o habitual Mercado de Natal, no passado sábado, com um desfile com os Sonhos de Violeta e as cores e sabores próprios da quadra, no adro da Igreja Matriz.

"Nesta época festiva, venha com a família e amigos e celebre o Natal em comunidade", convida a autarquia.

O programa está aqui. https://www.ovarnews.pt/esmoriz-mercadinho-no-adro-da-igreja-anima-o-natal/