terça-feira, fevereiro 04, 2025



Restaurantes da Feira vão criar ‘Menu do Artista’
Pela primeira vez em onze edições, o projeto gastronómico Sabores Imaginarius desafia chefs e restaurantes de Santa Maria da Feira a criar o ‘Menu do Artista’, uma refeição equilibrada, de caráter internacional, destinada aos artistas que vão protagonizar a 24ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, a realizar entre 22 e 25 de maio. Paralelamente, e à semelhança de edições anteriores, a organização mantém o repto à restauração local para demonstrações de gastronomia criativa, étnica, sustentável e de autor, destinadas ao público do festival. Ambas as medidas têm a assinatura Santa Maria da Feira – Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO e encontram-se abertas a todos os restaurantes do território feirense.

Pretende-se que o ‘Menu do Artista’ valorize os produtos frescos, locais e sazonais, e garanta as necessidades nutricionais de uma refeição de trabalho, ajustada aos artistas e respetivas equipas técnicas, privilegiando a pausa do almoço. A composição do menu será supervisionada por um nutricionista e aprovada pela equipa técnica do festival. O período de apresentação de propostas decorre até 14 de fevereiro, seguindo-se a fase de validação até 15 de março. Para mais informações e esclarecimentos, os interessados devem contactar através do email production@imaginarius.pt.

Desde 2014 que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira envolve a restauração local no espírito do festival, promovendo e alavancando os restaurantes oficiais Sabores Imaginarius e as suas criações gastronómicas, através de campanhas de promoção nas diferentes plataformas digitais do Município e suportes complementares, projeto que terá continuidade nesta edição.

São seis os critérios de admissão elencados nas normas de participação da chamada Sabores Imaginarius para a seleção dos restaurantes oficiais: conceito de gastronomia criativa, étnica, sustentável e de autor; menus específicos Imaginarius, com entrada, prato principal e sobremesa; utilização de produtos endógenos sazonais; recurso a produtores locais; qualidade dos produtos; apresentação e criatividade no empratamento.

Na avaliação das propostas apresentadas, o júri valorizará a utilização de elementos da paisagem gastronómica de Santa Maria da Feira, designadamente os produtos, saber-fazer, técnicas, receitas e aspetos culinários/gastronómicos (40%), bem como a criatividade da proposta e a sua relação com o tema do festival (30%), o empratamento e aspeto estético (20%) e o histórico de participação ou currículo do chef (10%).

Todos os restaurantes/chefs do concelho de Santa Maria da Feira que apresentem pontuação acima dos 75 pontos percentuais, do valor apurado nos critérios de avaliação predefinidos, serão selecionados e designados oficiais.

O período de candidaturas decorre até 27 de fevereiro e os resultados serão divulgados até 11 de março, na página oficial do festival Imaginarius, em www.imaginarius.pt, e comunicados a cada um dos participantes.

Há mais de uma década que o município feirense e o festival Imaginarius apostam no potencial criativo da gastronomia local, mas a designação Santa Maria da Feira Cidade Criativa da Gastronomia UNESCO, atribuída em 2021, veio reforçar o reconhecimento e a afirmação de uma estratégica global e estruturada de valorização do património gastronómico da região.

 

  https://www.ovarnews.pt/restaurantes-da-feira-vao-criar-menu-do-artista/
O passado mês de Janeiro de 2025 fica marcado pelo lançamento de "Sonhos e Pesadelos", a mais recente obra


do autor Bruno Ervedosa, publicada pela editora Cordel D'Prata.


Segundo o autor de Santa Maria da Feira, "este livro convida os leitores a explorarem os recantos mais sombrios da mente e do mundo através de contos que desafiam os limites e desenterram os terrores mais profundos".


"Sonhos e Pesadelos" não é apenas uma coletânea de histórias; é um portal que transporta o leitor para


dimensões onde as sombras ganham vida e os medos mais íntimos são revelados. Inspirado no universo


das "creepypastas", este livro promete agarrar os entusiastas do género, oferecendo uma experiência que


altera a perceção do normal e do seguro, revelando o lado sinistro que espreita em cada esquina.

Com 224 páginas, esta obra está disponível em formato físico e digital, podendo ser adquirida nas


principais livrarias e plataformas online, incluindo a Bertrand e a WOOK.

Bruno Ervedosa escreve livros de ficção nos seus tempos livres, trazendo agora ao público "Sonhos e Pesadelos", uma obra que promete marcar o panorama da literatura de terror contemporânea. https://www.ovarnews.pt/livro-sonhos-e-pesadelos-de-bruno-ervedosa-em-lancamento/


João Moço quer cumprir o sonho de participar no Mundial de BodySurf na Austrália
O João Moço é vareiro de gema e, no verão, é nadador salvador nas praias do Furadouro e Torreira que "é basicamente surfar as ondas só com o corpo, sem prancha, apenas com pés de pato", explica. Desde criança que é apaixonado pelo mar, adora desporto e adora ainda mais desafiar-se.

Enquanto atleta, tem-se dedicado à prática do surf e participa nos campeonatos de Body Surf Portugal.


Recentemente, esteve em provas em França e Marrocos, onde conseguiu resultados que o apuraram para o Mundial de BodySurf 2025 a realizar, entre os dias 28 de Abril e 07 de Maio, em Coollum Beach, na Australia. 

Até agora metade do sonho já está realizado. Mas o João gostaria de ir mais além, mas tal só será possível com algum apoio para conseguir participar.


"Os apoios da Federação Portuguesa de Surf são inexistentes e os custos são muito elevados", diz João Moço, adiantando que "a viagem para a Austrália está completamente fora do meu orçamento e esse é apenas um ponto de toda a logística".


O João ficaria imensamente feliz se pudesse ir representar Portugal nesta modalidade que tanto adora e criou então uma campanha como um apelo a quem por ela passar "que me possa ajudar a participar no Campeonato Mundial de Bodysurf e realizar este sonho e quiçá ainda, trazer a taça para casa".

Se puderem comparticipar, partilhar esta publicação e ajudá-lo a chegar até mais pessoas, ele ficaria muito feliz e mais perto de concretizar o sonho.

Se quiser e puder ajudar, entre neste link e faça um donativo: https://gofund.me/86484f38

  https://www.ovarnews.pt/joao-moco-quer-cumprir-o-sonho-de-participar-no-mundial-de-bodysurf-na-australia/


Homenagem a Serafim Andrade no dia do seu centenário
No dia do centenário do seu nascimento, os filhos prepararam-lhe uma homenagem para a qual convidaram muitos outros familiares, amigos e autarcas. Serafim Andrade começou cedo a trabalhar, aos dez anos, na Casa Delmar, em Ovar, mas aos vinte foi para o Porto onde se empregar na Vilarinha, uma loja de "mobiliário artístico", fundada em 1876 pela família Mota.

Marília Andrade explicou que esta "era uma homenagem devida ao meu pai, acima de tudo por ser um vareiro que nunca se esqueceu da sua terra, mas também por ser um exemplo para a comunidade e para as novas gerações, porque começou cedo a trabalhar e foi sempre a subir".

Serafim Andrade casou aos 25 anos e em dezembro de 1951 já estava a embarcar para África, onde viria a arrancar a sua atividade empresarial, fundando a Cristália, uma pequena fábrica de vidros e espelhos. Sob sua batuta, a Cristália diversificou a sua atividade, apostando na importação e comercialização de equipamentos para a indústria e construção civil, tornando-se uma referência do setor, nas décadas de 1960/70, em Angola.

Em abril de 1974, adquire a Fábrica do Carvalhinho, no Porto, e pouco depois a Quinta de São João, em Gaia. "Embora fosse uma pessoa muito discreta, de um tributo assim sei que ele ia gostar, assim como gostava de azulejos e até deu nome a uma sala no Museu de Ovar", referiu a filha.

Nunca parou e em 2000, arranca com a construção do Retail Park Olho Marinho, zona comercial com grandes espaços, lojas e zonas verdes. Ao lado dos irmãos Rui e Jorge Ezequiel, Marília recordou que "mesmo aos 89 anos, o meu pai ainda trabalhava".

O seu lado altruísta levou-o a contribuir para os Bombeiros Voluntários e Museu de Ovar que marcaram presença na homenagem do passado sábado, durante a qual foi inaugurada a reprodução de um azulejo em ferro, colocado numa das entradas do espaço comercial.

O presidente da Câmara Municipal de Ovar lembrou o contributo de Serafim Andrade para o crescimento da nossa comunidade, recordando que foi ele quem lançou esta semente do Retail Park. "Foi alguém que tinha espírito empreendedor, num tempo em que nem havia ajudas do poder público." "Foi esse espírito empreendedor que o fez crescer e a Câmara de Ovar está ao lado de quem quer crescer", mas lembrou que "quem cria a riqueza são as empresas e os nossos empresários", concluiu Domingos Silva. https://www.ovarnews.pt/homenagem-a-serafim-andrade-no-dia-do-seu-centenario/
Desde fevereiro de 2022 e com a escalada da inflação, a DECO PROteste tomou a iniciativa de realizar uma análise semanal dos preços de um cabaz constituído por 63 Produtos Alimentares Essenciais.


O cabaz inclui Carne, Congelados, Frutas e Legumes, Laticínios, Mercearia e Peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como Peru, Frango, Carapau, Pescada, Cebola, Batata, Cenoura, Banana, Maçã, Laranja, Arroz, Esparguete, Açúcar, Fiambre, Leite, Queijo, Manteiga, entre muitos outros.


Apesar de o preço do cabaz alimentar ter descido, há produtos que continuam a registar aumentos de uma semana para a outra.

Na última semana, entre os dias 22 e 29 de janeiro, os maiores aumentos percentuais de preço registaram-se em produtos como os cereais integrais (mais 17%), o atum posta em azeite (mais 12%) e o arroz carolino (mais 10 por cento).

Se compararmos os preços desta semana com os da primeira semana do ano, por outro lado, as maiores subidas percentuais de preço foram as do salmão (mais 20%), da massa em espirais (mais 15%) e da laranja (mais 12 por cento).

Já comparativamente ao período homólogo, as maiores subidas de preço foram as da dourada (mais 29%), dos cereais integrais (mais 20%) e da perna de peru (mais 19 por cento).


Resumo dos valores:

- Entre o dia 22/01 e o dia 29/01 existe uma diferença de -3,06 € quando comparado o mesmo cabaz nos 2 dias (-1,27 %);


- Entre o dia 01/01 e o dia 29/01 existe uma diferença de 2,62 € quando comparado o mesmo cabaz nos 2 dias (1,11 %);


- Entre o dia 31/01/24 e o dia 29/01/25 existe uma diferença de -1,9 € quando comparado o mesmo cabaz nos 2 dias (-0,79 %);


- Entre o dia 23/02/22 (Início guerra Ucrânia) e o dia 29/01/25 existe uma diferença de 55,16 € quando comparado o mesmo cabaz nos 2 dias (30,04 %);


- Entre o dia 05/01/22  e o dia 29/01/25 existe uma diferença de 51,09 € quando comparado o mesmo cabaz nos 2 dias (27,22 %).

As simulações de preços também podem ser feitas aqui: https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/supermercado/simule-e-poupe/supermercados-online-qual-vende-mais-barato . https://www.ovarnews.pt/preco-do-cabaz-alimentar-desce-3-euros-esta-semana/

segunda-feira, fevereiro 03, 2025

Manter a calma e a cordialidade é vital para se explicar os incómodos que o “hábito de fumar à janela ou à varanda” causam aos condóminos.

Obviamente, cada vizinho tem autonomia e liberdade para o fazer, mas há que ter bom senso e algum cuidado para que essa decisão não incomode a vizinhança. O argumento de que o arremesso de beatas e cinza pode causar estragos e até provocar um incêndio é muito razoável e certamente sensibilizará os vizinhos fumadores.

O que fazer quando o diálogo não resolve o problema?

Calcular o valor monetário dos danos, mesmo que seja um valor aproximado, e apresentá-lo claramente poderá levar o condómino fumador (ou vizinhos) a identificar-se com o problema é o passo seguinte.

Adiantar possíveis soluções, deixando também em aberto espaço para negociar as sugestões do vizinho, demonstra boa vontade e poderá evitar os contratempos que sempre resultam de uma intervenção judicial ou administrativa.

Juntar a este diálogo provas do que se está a alegar é útil para terminar com o conflito. As provas são essenciais para uma negociação direta, mostrando o incómodo causado, e até, em último recurso, para um futuro processo judicial. As provas podem ser fotos, vídeos e aas peças de roupa danificadas e/ou sujas.

Por fim, e esgotadas todas as hipóteses, é recomendável recorrer a um julgado de paz (onde existam e desde que o valor da causa o permita) ou a um processo de arbitragem.

Aproveitamos para esclarecer que, de acordo com a lei do tabaco, é proibido fumar em elevadores, ascensores e similares, bem como em parques de estacionamento cobertos. Esta norma é extensível a estes espaços comuns do condomínio.

No entanto, a assembleia de condóminos pode decidir alargar a proibição de fumar às restantes áreas comuns do edifício como, por exemplo, a entrada do prédio ou as escadas, por maioria dos votos aprovada sem qualquer oposição.

Informe-se com o apoio da DECO. Trabalhamos para si: deco@deco.pt; 21 371 02 38. É também possível agendar atendimento via skype. Siga-nos nas páginas de Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  https://www.ovarnews.pt/fumar-nos-espacos-comuns-e-nas-varandas-como-agir-nestes-conflitos-entre-vizinhos/


Maceda: Mário F. S. Ferreira recebe distinção de sociedade mundial de ótica e fotónica
O macedense Mário F. S. Ferreira, docente no Departamento de Física da Universidade de Aveiro (UA) recebeu a distinção “OPTICA Fellow”, de uma das mais prestigiadas sociedades mundiais na área da ótica e da fotónica, a Optical Society (OPTICA), que se dedica ao avanço da ciência da luz, tanto na teoria como nas aplicações, através de publicações científicas, organização de conferências, parcerias com a indústria e programas de educação.

A distinção recebida distingue os membros que contribuíram de modo significativo para o avanço da ciência da luz. No caso presente, a distinção foi concedida em reconhecimento das “contribuições notáveis para elucidar a propagação de solitões e outros efeitos não lineares em fibras óticas e por um profundo compromisso com a educação e a orientação” na área da ótica e da fotónica.

Mário F. S. Ferreira licenciou-se em Física pela Universidade do Porto, tendo obtido o grau de doutor e a agregação em Física pela UA.


Os seus interesses científicos situam-se na área dos lasers de semicondutor, amplificadores óticos, fibras óticas especiais, solitões, efeitos da polarização da luz e ótica não-linear.


Para além de várias publicações em revistas e da participação em diferentes comités da sociedade, Mário F. S. Ferreira foi presidente geral de várias conferências e professor visitante junto de várias associações de estudantes universitários apoiados pela OPTICA em diversos países.


É autor ou co-autor de cerca de 400 publicações científicas, incluindo 35 capítulos e vários livros. Assim, publicou, ao longo dos últimos anos, vários livros na área da ótica e da fotónica, editados pela John Wiley & Sons, CRC Press, Institute of Physics Publishing, Elsevier, Springer Nature, Nova Science Publishers, Oxford University Press e Editora Ciência Moderna (Brasil).


Foi ainda o editor convidado de vários números especiais de diferentes revistas científicas internacionais.


É fellow da OPTICA e Membro Senior da SPIE - The International Society for Optics and Photonics, sendo professor visitante de ambas as sociedades junto dos capítulos de estudantes espalhados pelo mundo.


Participou ao longo dos anos em vários comités da OSA/OPTICA e da SPIE, tendo servido como presidente geral ou como membro do comité organizador de várias conferências internacionais. É também editor associado ou membro do conselho editorial de várias revistas internacionais na área de ótica e fotónica.


A OPTICA possui membros em mais de 100 países e foi fundada em 1916 em Washington, EUA, sendo designada como Optical Society of America (OSA) até 2008. https://www.ovarnews.pt/maceda-mario-f-s-ferreira-recebe-distincao-de-sociedade-mundial-de-otica-e-fotonica/


De Avanca para o Mundial do nosso contentamento
Os nossos heróis do mar terminaram o Mundial de andebol num histórico quarto lugar!

Em Avanca, viveu-se esta campanha memorável com especial interesse.

O Mundial de Andebol chegou ao fim e a Dream Team foi anunciada. Entre os melhores do mundo, destacamos Víctor Iturriza, eleito Melhor Pivot, e Francisco Costa "Kiko", distinguido como Melhor Jogador Jovem!

Ambos passaram pela Artística de Avanca e contribuíram para a fantástica participação da Seleção Portuguesa, que alcançou um inédito 4.º lugar!

"Um clube pequeno, mas com um enorme orgulho na sua formação", sublinha a Artística, acrescentando que "estes feitos provam que o talento cresce em qualquer canto do mundo basta acreditar, trabalhar e sonhar.

Parabéns! O orgulho será eterno! https://www.ovarnews.pt/de-avanca-para-o-mundial-do-nosso-contentamento/
Aveiro e o seu polo académico e empresarial, tem-se consolidado como um dos grandes motores de inovação tecnológica em Portugal.

Reconhecida pelas suas iniciativas em áreas como engenharia, robótica e inteligência artificial, a região tem demonstrado um compromisso com o digital, destacando-se tanto em setores tradicionais como também em áreas mais modernas como o entretenimento.

A importância da Universidade de Aveiro no desenvolvimento tecnológico

Um dos motores deste movimento tecnológico na região é a Universidade de Aveiro, que desempenha um papel de destaque na formação de profissionais e na criação de projetos inovadores. Cursos como Engenharia de Computadores e Telemática, preparam estudantes para liderar o avanço em áreas como telecomunicações, inteligência artificial e sistemas digitais. Estes profissionais servem para fortalecer a competitividade da região, mas também como motores de desenvolvimento da economia local e nacional.

A região conta ainda com um polo tecnológico que abriga diversos projetos e start ups, como é o caso da Ria – Produções Audiovisuais que desenvolve filme e séries para diferentes plataformas.

A revolução do entretenimento digital

Com o desenvolvimento de novas tecnologias que exploram a criação de experiências interativas e personalizadas, o potencial das plataformas digitais em reinventar formas de entretenimento do passado e inventar novas é praticamente infinito.

A combinação de acessibilidade, personalização e inovação fez com que áreas como o streaming de música, filmes, jogos online e plataformas interativas se tornassem essenciais no quotidiano das pessoas. Disponíveis no digital, mesmo formatos que no passado apenas estavam disponíveis em locais físicos, estão agora ao alcance de todos mediante plataformas online.

Existem dois exemplos que mostram isto na perfeição: os antigos clubes de vídeo e as salas de casino. No primeiro, foram praticamente extintos para dar lugar às plataformas de streaming passando na totalidade para o digital, algo que no passado apenas existia em espaços físicos. Já no segundo caso, os casinos físicos não se extinguiram, mas as versões online vieram reinventar o conceito de jogo.

Um casino online possui uma característica especial: a infinidade de escolhas. Ao contrário do que acontece nos espaços físicos, estas plataformas não estão limitadas ao número de jogos oferecidos. Os casinos online, graças aos novos recursos tecnológicos, conseguem oferecer milhares de jogos, com as mais variadas temáticas, especialmente em jogos com alto nível de personalização, como as slots online, tornando bastante popular a versão online dos jogos de casino.

Da mesma forma, as plataformas de jogos interativos, que permitem desafios em tempo real ou colaborativos com utilizadores de todo o mundo, se destacam como uma forma de lazer que alia tecnologia e conectividade. Mesmo os jogos mais simples como as slots presentes nas diferentes plataformas, ou jogos do género do Candy Crush Saga, são exemplo de como a utilização de tecnologias avançadas podem ser usadas para criar experiências imersivas e intuitivas, tornando-se populares pela combinação entre simplicidade e inovação.

Estes jogos são atualmente desenvolvidos com recursos gráficos e visuais que transportam os jogadores para as diferentes temáticas. Também aqui, a Universidade de Aveiro dá cartas ao oferecer o mestrado em desenvolvimento de jogos digitais que adota as mais recentes tecnologias de realidade virtual e aumentada.

Tecnologia e desenvolvimento regional: o Papel de Aveiro

A ligação de Aveiro à tecnologia não se limita à formação académica ou ao trabalho empresarial. A região também está na vanguarda de iniciativas que promovem a transformação digital, como a adoção de redes de alta velocidade e o investimento em soluções de smart cities. Estes avanços criam um ambiente propício ao desenvolvimento de novas formas de lazer e interação, tanto para os residentes como para as empresas locais.

Adicionalmente, Aveiro tem acolhido eventos e projetos que fomentam a inovação. Um exemplo notável é a aposta em parcerias entre a UA e empresas do setor tecnológico, que resultam em soluções práticas para problemas atuais e abrem caminho para novas indústrias, incluindo aquelas voltadas para o entretenimento digital.

A escolha personalizada no mundo digital

As inúmeras possibilidades oferecidas pela tecnologia trazem também a personalização de conteúdos.

Atualmente, é possível criar algoritmos que personalizam conteúdos de acordo com as preferências do utilizador. Este é um reflexo de como o entretenimento digital pode ser adaptado às necessidades individuais, tornando-se mais relevante para cada um. Esta é igualmente mais uma prova de que atualmente é o consumidor que escolhe o conteúdo que quer ver e não se sujeita mais aquilo que lhe é oferecido.

O futuro do entretenimento

Ao olhar para o futuro, é evidente que o entretenimento digital continuará a evoluir, trazendo consigo oportunidades e desafios. Nesse sentido, pelo menos até agora parece que instituições como a Universidade de Aveiro serão cruciais para formar os profissionais ligados a esta evolução.

  https://www.ovarnews.pt/aveiro-como-berco-de-inovacao-tecnologica-nacional/


ULS Entre Douro e Vouga assegura contrato de trabalho dos assistentes operacionais do Hospital de Ovar
A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga assinou contratos de trabalho por tempo indeterminado com assistentes operacionais do Hospital de Ovar, que pertenciam a empresa externa de prestação de serviços de higiene e limpeza.

 A ULS Entre Douro e Vouga assumiu em outubro de 2024 a gestão do Hospital Francisco Zagalo e dos Centros de Saúde do concelho de Ovar e, de entre os vários desafios com que se confrontou, existia um que se distinguia da política geral da ULS: os serviços de higiene e limpeza do hospital de Ovar, eram assegurados por uma empresa externa enquanto nas restantes unidades Hospitalares da ULS Entre Douro e Vouga estes serviços sempre foram assegurados por recursos humanos próprios da instituição e não subcontratados.

Visando harmonizar a política da instituição a este respeito, no final de dezembro de 2024, o Conselho de Administração da ULS Entre Douro e Vouga decidiu não renovar a prestação de serviços com empresa externa e assegurar a contratação das oito profissionais de higiene e limpeza, integrando-as no quadro de pessoal da instituição.


A decisão foi recebida com enorme satisfação por parte das profissionais que asseguravam as funções de higiene e limpeza, algumas delas já há mais de dez anos a viver a incerteza de mudarem anualmente de empresa.


Esta opção estratégica, assumida há vários anos, de investimento em recursos humanos próprios, tem proporcionado excelentes resultados, nomeadamente na excelente qualidade do trabalho realizado, que assegura que todas as unidades de saúde se encontram sempre limpas e asseadas, como também no importante papel de práticas que contribuem para a redução de riscos de infecção hospitalar.


O presidente do Conselho de Administração, Miguel Paiva, reuniu com as assistentes operacionais, para explicar a importância do papel dos profissionais de higiene e limpeza para a ULS Entre Douro e Vouga e manifestou confiança de que esta nova etapa será importante para dar mais consistência à equipa afecta ao Hospital Francisco Zagalo.


Miguel Paiva, reforçou a importância do Hospital Francisco Zagalo para a ULS Entre Douro e Vouga e afirmou que “estão em marcha vários investimentos para melhorar as instalações, nomeadamente a eficiência energética e o equipamento da segunda sala do Bloco Operatório, permitindo assim um adequado aproveitamento das condições existentes no hospital e oferecendo à população Vareira cuidados de saúde mais vastos e diferenciados”. https://www.ovarnews.pt/uls-entre-douro-e-vouga-assegura-contrato-de-trabalho-dos-assistentes-operacionais-do-hospital-de-ovar/

domingo, fevereiro 02, 2025



Ovarense perde na deslocação ao Barreiro
A Ovarense Basquetebol não conseguiu interromper o bom momento do Galitos Barreiro que assim averbou o seu terceiro triunfo consecutivo.

Na 14.ª jornada, a formação da Margem Sul do Tejo travou a Ovarense (82-75).

 

🏀 Galitos BARREIRO 82-75 Ovarense Basquetebol


🏆 Liga Betclic Masculina | Jornada 1️⃣4️⃣


📍 Pav. Municipal Prof. Luís de Carvalho


⭐ Elijah Mccaden (24pts, 12res, 2ast, 1rb, 1dl - 28val)


📊 tinyurl.com/mvwvvrm8

  https://www.ovarnews.pt/ovarense-perde-na-deslocacao-ao-barreiro/


Ovarense empata e cede a liderança à Florgrade
A Ovarense empatou a um golo na receção ao Oliveira do Bairro, disso se aproveitando o Florgrade FCque  venceu o SC Bustelo, por 4-2, e subiu à liderança do Campeonato Sabseg.

O SC Esmoriz foi uma duas únicas equipas a vencer fora de portas na 20.ª jornada, goleando em Cucujães por 1-4.

Com golos de Vasco Vieira, Pedro Sancho, Leandro Borges e Pedro Sancho, o Florgrade FC superou o SC Bustelo (4-2), que reduziu por Barbosa e Tiago Oliveira. Os 'corticeiros' aproveitaram, deste modo, o empate caseiro da AD Ovarense SAD frente ao Oliveira do Bairro SC (1-1) e assumem o comando do Campeonato SABSEG. Joseph ainda adiantou os 'vareiros' no marcador, mas Figueiredo repôs a igualdade. https://www.ovarnews.pt/ovarense-empata-e-cede-a-lideranca-a-florgrade/
Este domingo, celebra-se a tradicional 'Fevereira" cuja importância nas lides agrícolas e rurais fez nascer o popular ditado: “Fevereira a rir, o Inverno está para vir. Fevereira a chorar, o Inverno está a acabar”.

Várias tradições populares estão ligadas à Nossa Senhora das Candeias. Uma das crenças relaciona esta santa com o estado do tempo.

Parece que, apesar das previsões de chuva, tem estado Sol, por isso...

As celebrações em honra da Senhora das Candeias ou da Fevereira, no concelho de Ovar, acontecem no Largo da Senhora D'Entráguas, em Válega.

A devoção à Senhora de Entráguas resiste ao passar dos tempos e das mudanças da sociedade, mantendo-se como ponto de encontro de muitos fiéis e famílias.

O santuário lá está como sempre, rodeando a capela, simples, mas carregada de história e de lenda:

“D. Diogo Lobo faleceu em Coimbra, no ano de 1654, talvez sem ver concluída esta obra, pois na fachada do templo existe o seu brasão com a data de 1657. Diz-se que, ao tempo da sua paroquialidade em Válega, empreendera uma viagem por mar a Lisboa, na qual se vira em sério risco, fazendo então à Virgem de Entráguas o voto de lhe erigir nova ermida. Uma inscrição que nesta se conserva, infelizmente muito mutilada e quase ilegível, parece aludir à fundação da anterior no ano de 1535”. 

Padre Miguel A. de Oliveira, Nossa Senhora de Entráguas, 1936 https://www.ovarnews.pt/fevereira-a-rir-o-inverno-esta-para-vir-fevereira-a-chorar-o-inverno-esta-a-acabar/
A Ovarense poderá apresentar este domingo, no jogo no Barreiro, a nova contratação, Daniel Oladapo, extremo norte-americano de 25 anos, que estava sem clube desde dezembro.

"Proveniente do campeonato israelita, Daniel Oladapo (25 anos) é reforço do nosso Clube para o que resta da época 24/25. Bem-vindo a Ovar", lê-se na nota oficial do emblema da Liga Betclic, deixada nas suas redes sociais.

Esta será a primeira experiência em Portugal de Oladapo, que estava sem clube desde dezembro do ano passado, altura em que terminou ligação aos israelitas do Otef Darom, onde, em 10 jogos, teve médias de 12.6 pontos, 7.2 ressaltos, 1.7 assistências e 1.1 roubos.

Com passagem pela NCAA - principal escalão do basquetebol universitário norte-americano -, também já jogou na Polónia e Países Baixos. https://www.ovarnews.pt/ovarense-reforca-se-com-extremo-daniel-oladapo/

sábado, fevereiro 01, 2025



Ovar, Vamos Ajudar a Sandra?
Adepta da Ovarense Basquetebol desde sempre, Sandra Messiha não descansou enquanto não entrou para a "família" do clube, integrando as Cheerleaders há 13 anos e, desempenhando, no último ano, o cargo de treinadora assistente.

Quando terminou o curso de Línguas e Relações Empresariais, escolheu a Ovarense para realizar o respetivo estágio mas o destino pregou-lhe uma partida na flor da idade: Há cerca de 10 meses, foi-lhe diagnosticado um tumor que a fez correr risco de vida. Submetida de urgência a uma cirurgia de alto risco, felizmente, sobreviveu, mas ficou com sequelas severas que precisa debelar.

A mãe, Carla, conta que "as consequências devastadoras desse tumor deixaram-na com a visão gravemente prejudicada nas duas vistas, perda de audição no ouvido esquerdo e paralisia facial esquerda". Chegou a estar a ser alimentada por um tubo e foi obrigada a reaprender a engolir, falar, recuperar o equilíbrio e a força física com reabilitação intensiva.

"São momentos muito difíceis para nós e especialmente para ela que enfrenta esta batalha todos os dias com uma força e determinação enormes", salienta a mãe que está, neste momento, a realizar uma recolha de donativos para ajudar a Sandra a manter os tratamentos de que tanto precisa para recuperar de um tumor cerebral debilitante diagnosticado em abril de 2024.

Os tratamentos para a ajudar a recuperar a visão e recuperar da paralisia, assim como transportes e ajuda que a Sandra necessita diariamente, são muito dispendiosos e não são cobertos por nenhum tipo de seguro. Mas há esperança que a terapia a ajude a ser o que era. "Ela está a lutar para recuperar a sua vida normal e recuperar a visão é crucial", destaca Carla Messiah.

A nossa ajuda pode significar "uma enorme diferença na sua recuperação", pelo que a mãe de Sandra agradece todos os contributos, não importa a quantidade, para ajudar a continuar os tratamentos e, assim, vencer esta luta tão difícil com que foi confrontada nesta fase da vida.

A Ovarense Basquetebol já anunciou que vai associar-se à campanha de angariação de fundos que foi criada para ajudar monetariamente "a nossa Cheerleader a realizar as referidas terapias e tratamentos".

Agora, chegou a nossa/sua vez. Caso queira contribuir, aceda ao seguinte link e faça um donativo.

https://gofund.me/87751250 https://www.ovarnews.pt/ovar-vamos-ajudar-a-sandra/
A menos de um mês do início do Festival da Canção 2025, as 20 músicas a concurso já estão a acumular milhares de reproduções nas plataformas de streaming, algumas ultrapassando mesmo as centenas de milhares de streams.


https://youtu.be/v0fdmDXbCeA?si=L4yM2ZeMhU5Vxujv


Fernando Daniel, com “Medo”, é a canção mais reproduzida com quase 250 mil reproduções.

O tema do cantor residente em Ovar faz parte do alinhamento da 2.ª semifinal do Festival da Canção 2025.

Entre os 20 autores, 14 foram diretamente convidados pela RTP e os restantes seis foram selecionados através do processo de livre submissão, garantindo desta forma uma diversidade de vozes e expressões criativas.


O Festival da Canção decorrerá em três momentos:

1.ª Semifinal: 22 de fevereiro, apresentada por Jorge Gabriel e José Carlos Malato.


2.ª Semifinal: 1 de março, apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo.


Grande Final: 8 de março, apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.

Para garantir os melhores conteúdos na Green Room, nos Bastidores e no Digital, a RTP chamou reforços e juntará a Wandson Lisboa os apresentadores Alexandre Guimarães e Catarina Maia.


Lista completa das canções e intérpretes do Festival da Canção 2025:

AUTOR CONVIDADO


INTÉRPRETE


CANÇÃO

PRIMEIRA SEMIFINAL

Beato


Du Nothin


Sobre Nós

Bluay


Bluay


Ninguém

Capital da Bulgária


Capital da Bulgária


Lisboa

Jéssica Pina


Jéssica Pina


Calafrio

JOSH


JOSH


Tristeza

Marco Rodrigues


Marco Rodrigues


A Minha Casa

Margarida Campelo


Margarida Campelo


Eu sei que o amor

Peculiar


Peculiar


Adamastor

Tiago Sampaio


Rita Sampaio


Voltas

Xico Gaiato


Xico Gaiato


Ai Senhor!

 


 


 

SEGUNDA SEMIFINAL

A Cantadeira


A Cantadeira


Responso à Mulher

bombazine


bombazine


Apago tudo

Diana Vilarinho


Diana Vilarinho


Cotovia

emmy Curl


emmy Curl


Rapsódia da Paz

EU.CLIDES


TOTA


á-tê-xis

Fernando Daniel


Fernando Daniel


Medo

HENKA


HENKA


I Wanna Destroy U

Inês Marques Lucas


Inês Marques Lucas


Quantos Queres

Luca Argel


Luca Argel feat. Pri Azevedo


Quem foi?

NAPA


NAPA


Deslocado

As 20 canções em formato lyric video disponíveis aqui e já podem ser ouvidas nas plataformas de streaming, resultado de uma parceria da RTP com a Sony Music.


Todas as novidades e os conteúdos exclusivos no Instagram, TikTok e Facebook do Festival da Canção. https://www.ovarnews.pt/?p=88468
A PSP disponibilizou a lista de radares para o mês de fevereiro de 2025. Fique a saber os dias, horas e localizações onde vão estar os radares.

Mas atenção: Esta ação é meramente preventiva, é útil, mas lembre-se que este planeamento é apenas indicativo, pelo que poderá haver alterações.

Consulte a lista e locais dos radares da PSP para os próximos dias.

AVEIRO

- 04/fev/25 08h00 AVENIDA EUROPA . Aveiro


- 06/fev/25 08h00 AVENIDA EUROPA - Aveiro


- 14/fev/25 08h00 AVENIDA EUROPA - Aveiro


- 19/fev/25 14h00 AVENIDA DA UNIVERSIDADE - Aveiro


- 04/fev/25 09h30/12h30 Av. Liberdade – SJ MADEIRA


- 13/fev/25 09h30/12h30 R. Eduardo Vaz – SM FEIRA


- 18/fev/25 09h30/12h30 R. Sobral - OVAR


- 25/fev/25 09h30/12h30 Avenida 32 – ESPINHO

BEJA

- 14/fev/25 09h00 Rua Zeca Afonso - Beja


- 17/fev/25 09h00 Avenida Salgueiro Maia - Beja


- 24/fev/25 09h00 Avenida Salgueiro Maia - Beja


- 27/fev/25 09h00 Rua Zeca Afonso - Beja

BRAGANÇA

- 06/fev/25 08h00/13h00 N15 - Mirandela


- 07/fev/25 08h00/13h00 Rua de Vinhais - Bragança


- 13/fev/25 08h00/13h00 Rua Olímpio Guedes de Andrade


- 20/fev/25 08h00/13h00 Quinta de S. Lourenço (Casa do Cantoneiro) - Bragança

BRAGA

- 04/fev/25 09h00 Circular de Barcelos


- 04/fev/25 09h00 Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires - Braga


- 06/fev/25 10h00 Avenida António Macedo - Braga


- 10/fev/25 18h00 Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires - Braga


- 17/fev/25 08h30 Circular Urbana de Guimarães


- 18/fev/25 14h30 E.N14 - Vila Nova de Famalicão


- 19/fev/25 09h00 Circular de Barcelos


- 24/fev/25 08h30 E.N14 - Vila Nova de Famalicão


- 25/fev/25 14h30 Circular Urbana de Guimarães


- 26/fev/25 09h00 Avenida António Macedo - Braga

CASTELO BRANCO

- 11/fev/25 08h00/12h00 Alameda Pêro da Covilhã - Covilhã


- 20/fev/25 08h30/10h30 N233 - Buenos Aires - Castelo Branco


- 21/fev/25 08h00/12h00 Av. Cidade Rio de Janeiro - Covilhã


- 26/fev/25 13h30/15h30 Av. Dia de Portugal - Castelo Branco

ÉVORA

- 04/fev/25 10H00 EN 18 - ao Gil - Estremoz


- 06/fev/25 14H30 ER 114-A Estrada de Arraiolos - Évora


- 12/fev/25 09H00 C M 1094 Estra do Bairro de Almeirim - Évora


- 18/fev/25 09H30 EN 18 Bairro do Frei Aleixo - Évora


- 20/fev/25 15H00 Av. Rainha Sta Isabel - Estremoz


- 27/fev/25 09H30 EN 254 Bairro da Comenda - Évora

FARO

- 05/fev/25 09:00 Avenida V6, Portimão


- 06/fev/25 20:30 Avenida Dr. Gordimho Moreira-Faro


- 07/fev/25 14:00 Avenida Fonte Coberta - Lagos


- 12/fev/25 09:00 Avenida de Castro Marim - VRSA


- 17/fev/25 10:30 Estrada Moinho da Palmeira-Faro


- 18/fev/25 09:00 Avenida V2, Portimão


- 18/fev/25 09:00 Av. 5 de outubro - Olhão


- 19/fev/25 09:00 Tavira - EN 125


- 25/fev/25 09:00 Avenida V6, Portimão

GUARDA

- 14/fev/25 09H00 Avinida Serra da Estrela - Gouveia


- 15/fev/25 09H00 Avenida 25 de Abril - Guarda


- 18/fev/25 09H00 Estrada Nacional 16 - Guarda


- 19/fev/25 09H00 Via Cintura Externa da Guarda- Guarda


- 22/fev/25 09H00 Via Cintura Externa da Guarda- Guarda

LEIRIA

- 19/fev/25 14H00 - 17H00 Rua Frei Fortunato - Alcobaça


- 20/fev/25 14H00 - 17H00 Avenida Nogent Sur Marne, junto ao Mac Donald´s - Nazaré


- 21/fev/25 14H00 - 17H00 Av.ª Comunidade Europeia - Leiria


- 25/fev/25 09H00 - 12H00 Rua Albergaria dos Doze - Pombal


- 27/fev/25 09H00 - 12H00 Estrada da Nazaré KM 15.2 - Marinha Grande

LISBOA

- 04/fev/25 09H00/16H00 Av. Conde Gastro Guimarães / Estrada dos Salgados - Amadora


- 06/fev/25 09H00/17H00 Avª Marginal - Cascais


- 07/fev/25 14H00/18H00 EN 10, Km 126.3, em Alhandra, sentido Alhandra-Alverca - Vila Franca de Xira


- 10/fev/25 08H30/12H00 Av. da República, Oeiras - Sentido Poente / Nascente


- 10/fev/25 13H30/16H00 Avenida Ivens - sentido Lisboa / Cascais (Dafundo)


- 11/fev/25 14H00/17H30 Avenida Infante D. Henrique – Lisboa


- 13/fev/25 14H00/17H30 IC.2 – Santa Iria de Azóia


- 14/fev/25 21H00/24H00 Avenida da República – Lisboa


- 18/fev/25 09H00/12H00 Avenida Nicolau Breyner - Loures


- 18/fev/25 14H00/17H00 Rua Luís de Camões - Caneças - Odivelas


- 21/fev/25 08H00/18H00 Acesso ao Terminal 2 do Aeroporto Humberto Delgado


- 24/fev/25 08H30/11H30 Estrada Nacional 250.1 - Baratã - Algueirão - Sintra


- 24/02/2025 13H30/16H00 Av. Capitães de Abril - Mem Martins - Sintra


- 28/02/2025 10H00/12H00 Avenida Padre Cruz – Lisboa

PORTALEGRE

- 03/fev/25 09H00 Avenida de Badajoz - Portalegre


- 04/fev/25 09H00 Avenida do Dia de Portugal - Elvas


- 10/fev/25 16H00 Avenida da Extremadura Espanhola - Portalegre


- 17/fev/25 09H00 Avenida de Badajoz - Portalegre


- 17/fev/25 09H00 EN. 373 - Elvas


- 19/fev/25 09H00 Avenida de Badajoz - Elvas

PORTO

- 03/fev/25 08h00/16h00 Alameda de Cartes sob viaduto da Rua Emílio Biel (sentido N/S), Porto


- 05/fev/25 08h00/15h00 Est. Circunvalação 13964, Matosinhos


- 07/fev/25 08h00/15h00 VRI - KM 0,5 (Sul/Norte), Custóias


- 11/fev/25 13h00/20h00 Av. 25 de Abril, Porto


- 12/fev/25 13h00/20h00 Av. D. João II 1665, VN Gaia


- 13/fev/25 13h00/20h00 Av. Eng. Duarte Pacheco com rua Padre Américo, Ermesinde


- 17/fev/25 08h00/16h00 Av. Dr. Antunes Guimarães, Leça da Palmeira


- 20/fev/25 08h00/15h00 rua Luís de Camões n.º 1211, Valbom


- 21/fev/25 08h00/15h00 Av. D. João II junto Urb.VN Gaia Light Place


- 25/fev/25 13h00/20h00 E. M. 556 c/ rua Major de Diniz, Santo Tirso


- 26/fev/25 13h00/20h00 rua Gomes Amorim c/ rua de Escudeiro, Póvoa de Varzim


- 28/fev/25 13h00/20h00 Av. D. João I n.º 629 - Águas Santas

SANTARÉM

- 06/fev/25 16:00/18:00 Circular Urbana (N/S) - Santarém


- 07/fev/25 08:30/12:30 Rua do Progresso - Cartaxo


- 07/fev/25 08:00/12:00 Carvalhos de Figueiredo - Tomar


- 11/fev/25 08:00/12:00 Avenida do Bom Amor - Torres Novas


- 18/fev/25 08:00/12:00 Rua Engenheiro Ferreira Mesquita - Entroncamento


- 19/fev/25 08:00/12:00 Rua Dr. Armando Henriques Reis Vieira - Ourém


- 28/fev/25 08:00/12:00 Av. D. Manuel I - Abrantes

SETÚBAL

- 03/fev/25 09:30 Circular Externa - Montijo


- 04/fev/25 08:30 Estrada nacional 10, Km 42.3 - Setúbal


- 07/fev/25 09:00 Avª Arsenal do Alfeite, sentido Corroios/Almada


- 12/fev/25 09:30 Avª. 1 de Maio - Seixal


- 28/fev/25 08:30 Av.ª Fuzileiros Navais - Barreiro

VILA REAL

- 04/fev/25 09H Av. Osnabruck - Vila Real


- 05/fev/25 14H Avenida Doutor Mário Soares - Chaves


- 12/fev/25 14H Av. Noruega - Vila Real


- 18/fev/25 09H Av. Aureliano Barrigas - Vila Real


- 19/fev/25 08H30 Avenida Bracara Augusta - Chaves


- 26/fev/25 14H00 Avenida do Tâmega - Chaves

VIANA DO CASTELO

- 06/fev/25 10h00 Estrada da Papanata-Viana do Castelo


- 14/fev/25 10h00 Avª. Paulo VI - Darque-Viana do Castelo


- 16/fev/25 10h00 Avª. Do Meio - Areosa - Viana do Castelo


- 20/fev/25 20h30 Avª. 25 de Abril - Viana do Castelo


- 28/fev/25 20h30 Rua Agostinho José Taveira - Ponte de Lima

VISEU

- 05/fev/25 16h00 Avenida Eng. Nobre da Costa - Viseu


- 12/fev/25 17h00 Avenida Dr. Fernando Amaral - Lamego


- 18/fev/25 08h00 Avenida D. Egas Moniz- Lamego


- 28/fev/25 08h00 Avenida Cidade Salamanca - Viseu

MADEIRA

- 05/fev/25 16h00 Saída/entrada do Túnel da Cruz (Sítio dos Moinhos - Faial)


- 06/fev/25 08h00 VR-1 Km 6.0 Oeste-Este – Quinta Grande - Câmara de Lobos


- 06/fev/25 09h00 Estrada da Queimada - Água de Pena - Machico


- 13/fev/25 10h00 Rua 5 de Outubro - Funchal


- 20/fev/25 18h30 Estrada Santa Catarina – Santa Cruz


- 28/fev/25 18h00 VR-1 Km 9.4 Este-Oeste – Câmara de Lobos

AÇORES

- 01/fev/25 07h45/16h15 Estrada Regional, Atalaia, freguesia da Ribeirinha, concelho de Angra do Heroismo


- 12/fev/25 15H45/00H00 Estrada Regional, Negrito, freguesia de S. Mateus, concelho de Angra do Heroismo


- 20/fev/25 07h45/16h15 Estrada Regional, Grota do Vale, freguesia da Ribeirinha, concelho de Angra do Heroismo


- 23/fev/25 15H45/00H00 Estrada Regional, Poço da Luz, freguesia de São Mateus, concelho de Angra do Heroismo


- 04/fev/25 16h00/20h00 Estrada Regional, frreguesia de Santa Luzia, concelho de São Roque


- 07/fev/25 14h00/18h00 Rua do Farrobo, freguesia dos Flamengos, concelho de Horta


- 17/fev/25 08h00/12h00 Estrada Regional, freguesia da Candelária, concelho de Madalena


- 17/fev/25 14h00/18h00 Estrada Regional, freguesia do Capelo, concelho de Horta https://www.ovarnews.pt/sabe-onde-vao-estar-os-radares-da-psp-em-fevereiro-nos-ajudamos/

sexta-feira, janeiro 31, 2025



Válega: Acidente na EN109 causa um morto
Uma colisão entre um ligeiro e um motociclo causou a morte do condutor deste último.

O acidente aconteceu entre a antiga estalagem Xoupana e as bombas da Galp.

Os Bombeiros de Ovar estão no local. https://www.ovarnews.pt/valega-acidente-na-en109-causa-um-morto/
O desporto continua a ser uma das vertentes do Carnaval de Ovar, que volta a promover uma Caminhada Noturna nesta edição de 2025. A iniciativa, que promete colorir Ovar, e que no ano passado juntou mais de 2 mil saudáveis foliões, está marcada para o dia 14 de fevereiro, sexta-feira, às 21h30. O percurso circular pelo centro da cidade (início e fim na Praça da República), terá cerca de 6 km.

Os participantes irão receber um kit com acessórios luminosos e serão convidados a vestir-se a rigor, num percurso com música e um brilho especial, ideal para juntar famílias e amigos, num desafio divertido, que é visto por todos como o verdadeiro aquecimento para as muitas iniciativas do Carnaval de Ovar 2025.

 As inscrições, gratuitas e limitadas, estão abertas até 13 de fevereiro, na Secretaria da Piscina Municipal de Ovar, Centro de Arte de Ovar e Posto de Turismo de Ovar. https://www.ovarnews.pt/caminhada-noturna-desafia-folioes-a-espalhar-alegria-e-habitos-de-vida-saudavel/


CN 2 Feminina: Ovarense Internutri passa à 2ª fase
No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, Ovarense Internutri proclamou-se vencedora da sua série de apuramento para a 2ª fase da competição.

A equipa vareira impôs-se diante do BCX-Basquetebol Condeixa, em ambos os jogos da série de apuramento. Em Condeixa-a-Nova, o coletivo de Ovar foi soberano e venceu por 34-53. No segundo compromisso, em casa, a Ovarense Internutri, também levou a melhor, desta feita, por 56-54. Com a vitória nesta série de apuramento, o conjunto vareiro ruma ao Grupo Norte 2A. https://www.ovarnews.pt/cn-2-feminina-ovarense-internutri-passa-a-2a-fase/
Apesar de ser uma tradição que nasceu recentemente, a festa de São Braz, na Quinta do Gato, em Aveiro, regressa já esta sexta-feira, com toda a pompa e circunstância e muita ansiedade. Augusto Canário, Pagode da Malandragem e o inevitável Toy são algumas das principais atracções de um evento que “a cada ano que passa ganha uma nova amplitude e triunfa com novos devotos ou simplesmente entusiastas ou curiosos ou malta que só gosta de beber uns copitos aqui e ali”, refere a incansável mordomia da festa.

À semelhança do que acontece na festa de São Gonçalinho, igualmente em Aveiro, o povo sobe ao cume da capela do santo que empresta, momentaneamente, o nome ao evento, e lança coisas cá para baixo, neste caso rebuçados mentolados, para felicidade de todos, principalmente da criançada que sente as cáries a rirem-se de alegria e prazer. Há reencontros, espírito de camaradagem, dança e mais dança, bebida e mais bebida e um hipnotizante cheirinho a bacalhau na brasa vem ali do lado, do afamado restaurante São Braz, aguçando o apetite para todos aqueles que não resistem a iguarias típicas e bem agradáveis ao palato. Cá fora, o convívio prossegue, sem horas de terminar. Pulos de alegrias que se dão e que se prolongam noite adentro, gravando na memória episódios especiais e irrepetíveis.

Até lá, povo!

Pedro Nuno https://www.ovarnews.pt/aveiro-depois-das-cavacas-vem-os-rebucados-por-pedro-nuno/

quinta-feira, janeiro 30, 2025

Nesta 4ª edição, investigadores e clínicos estarão em cinco novas cidades para falar de fatores de risco, prevenção e tratamentos

Quatro anos depois do arranque da iniciativa «Tratar o Cancro por tu» e já com 18 sessões realizadas, que juntaram mais de 2.200 participantes em dez cidades, o Ipatimup regressa «à estrada» para voltar a falar de cancro com a população. De 23 de janeiro a 3 de abril, os cientistas do Ipatimup e alguns dos melhores especialistas locais estarão em Matosinhos, Aveiro, Bragança, Setúbal, Viseu e Ponta Delgada para falar, alertar e partilhar conhecimento sobre cancro.

Neste novo ciclo de sessões presenciais sobre literacia de cancro, o objetivo será debater os avanços científicos e as terapias mais recentes, simplificar conceitos e alertar para a necessidade do diagnóstico precoce e da prevenção, colocando os doentes no centro da discussão. À iniciativa juntar-se-ão novamente alguns dos melhores especialistas nacionais, com destaque para a presença do patologista e investigador Manuel Sobrinho Simões, diretor do Ipatimup, e para a participação da atriz Rita Blanco.

Na edição de 2025 as temáticas serão: O papel da hereditariedade: a importância da história familiar e os estudos genéticos (em Matosinhos); A vida após o cancro: cuidar, recuperar e qualidade de vida (Aveiro); Cancro e riscos ambientais: poluição, radiação, sol, fumo passivo e contaminantes profissionais (Bragança); Cancro, alimentação e nutrição: mitos e realidades (Setúbal); Medicina oncológica de precisão e medicamentos inovadores; como ter acesso a estes medicamentos (Viseu); Prevenção e deteção precoce: que cancros podem ser prevenidos? Qual o impacto dos rastreios? (Ponta Delgada).

A iniciativa «Tratar o Cancro por tu» «já passou por 10 cidades (Aveiro, Braga, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Funchal, Lisboa, Porto e Vila Real) e é com grande satisfação que o Ipatimup responde a várias solicitações e inclui mais cinco na edição de 2025 (Matosinhos, Bragança, Setúbal, Viseu e Ponta Delgada)», sublinha José Carlos Machado, vice-presidente do Ipatimup.

Nesta edição, esclarece o investigador, «adotaremos uma abordagem mais transversal, focando perguntas e temas que atravessam diferentes tipos de cancro. Esta mudança reflete a necessidade de abordar o cancro como um fenómeno multifacetado, promovendo uma visão mais integrada, colocando o doente no centro destes diálogos e reforçando o nosso compromisso com uma comunicação acessível a toda a sociedade».

Cada uma das seis sessões dará origem a um podcast na Antena1, que estará disponível na RTP PLAY, bem como nas várias plataformas de 'streaming'.

Os eventos realizam-se em parceria com a Antena1, a RTP e a Roche.

Calendário das sessões:

13 de fevereiro – A vida após o cancro: cuidar, recuperar e qualidade de vida – Aveiro – Auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração Universidade de Aveiro, 18h30;

20 de fevereiro – Cancro e riscos ambientais: poluição, radiação, sol, fumo passivo e contaminantes profissionais – Bragança – Auditório Alcínio Miguel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança – 18h30;

6 de março – Cancro, alimentação e nutrição: mitos e realidades – Setúbal – Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal – 18h30;

20 de março – Medicina oncológica de precisão e medicamentos inovadores; como ter acesso a estes medicamentos – Viseu – Auditório Prof. Doutor Carlos Pereira da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu - 18h30;

3 de abril – Prevenção e deteção precoce: que cancros podem ser prevenidos? Qual o impacto dos rastreios? – Ponta Delgada – Anfiteatro IX da Escola Superior de Saúde, Universidade dos Açores – 18h30.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  https://www.ovarnews.pt/tratar-o-cancro-por-tu-de-volta-a-estrada-em-2025/


M2030 quer Inspeção de Finanças no caso Esmoriztur
O Movimento 2030 informou, hoje, que o seu líder do Grupo Municipal, Arnaldo Oliveira, requereu à Assembleia Municipal de Ovar o envio à Inspeção-Geral de Finanças – Autoridade de Auditoria, do relatório sobre os processos relacionados com as obras do Esmoriztur.

A intenção é que estes documentos estejam na posse da equipa de inspeção das Finanças aquando das diligências que possa vir a realizar à autarquia de Ovar.

A Autoridade de Auditório já notificou o presidente da Assemblei Municipal de Ovar que, irá no decurso do primeiro trimestre de 2025, iniciar um ação de controlo.

No requerimento dirigido à AM pode ler-se o seguinte:

“Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Ovar


Eng. Pedro Braga da Cruz


(CC: Deputados Municipais)

Considerando:


- a aprovação por unanimidade, na sessão extraordinária de ontem, 24 de janeiro de 2025, do relatório sobre a “Análise e consulta de todos os processos relacionados com as obras do Esmoriztur”, elaborado pela Comissão Especializada de Urbanismo, Habitação, Ambiente, Equipamento Social, Património e Mobilidade;

- que a Inspeção-Geral de Finanças – Autoridade de Auditoria (IGF) tem em curso no primeiro trimestre de 2025, uma ação de controlo à Câmara Municipal de Ovar, tendo por objetivo geral verificar se a utilização de recursos públicos na área da contratação pública observou os princípios da legalidade, da concorrência e da transparência, incluindo a averiguação de factos denunciados neste domínio;

Eu, Arnaldo Oliveira, venho por este meio requerer, enquanto Deputado Municipal, que o Sr. Presidente da Assembleia Municipal remeta, à Inspeção-Geral de Finanças – Autoridade de Auditoria (IGF), o relatório ontem aprovado sobre os processos relacionados com as obras do Esmoriztur, acompanhado da minuta da ata da sessão, e posteriormente, logo que aprovada, remeta também à mesma entidade inspetora a respetiva ata completa.

Solicito de sua parte toda a celeridade possível na concretização deste requerimento, para que a equipa de inspeção esteja na posse deste relatório aquando das diligências que possa vir a realizar na Câmara Municipal de Ovar.


Deixo à consideração dos(as) Senhores(as) Deputados(as) Municipais, a título individual ou por Grupo Municipal, a subscrição deste requerimento.

Com os melhores cumprimentos,


Arnaldo Oliveira” https://www.ovarnews.pt/m2030-quer-inspecao-de-financas-no-caso-esmoriztur/


Mercadona reforça aposta na excelência digital com um investimento de 250 milhões de Euros
A Mercadona IT, departamento da Mercadona que trabalha para desenvolver as melhores soluções tecnológicas e modernizar todos os processos internos da empresa, dá mais um passo na sua clara aposta na inovação e na tecnologia com a implementação de um ambicioso Plano de Excelência Digital. Com um investimento superior a 250 milhões de euros, para executar no período 2025-2028, este plano permitirá à empresa continuar a avançar na reengenharia de projetos e na modernização dos processos que já foram digitalizados.

No total, a Mercadona IT trabalha atualmente na modernização de 300 aplicações ou processos sujeitos a melhoria tecnológica. “Implementaremos tecnologias, arquiteturas e linguagens de vanguarda que nos permitam continuar a avançar em agilidade e eficiência para dar resposta às novas necessidades da empresa e dos nossos clientes, para os quais queremos continuar a ser uma referência no futuro”, afirma Patricia Tobía, diretora-geral do Departamento de Informática (CIO) da Mercadona.

A Mercadona IT consolidou-se nos últimos anos com o intuito de liderar internamente a estratégia de modernização digital da empresa, tendo resultado num importante processo de crescimento e expansão. Conta atualmente com 1.200 profissionais com perfil tecnológico na equipa, especializados em áreas como o desenvolvimento e arquitetura de software, cibersegurança, DevOps, gestão de dados, product management, cloud, infraestrutura IT, design UX/UI, gestão de dispositivos e compras de software informático, entre outros.

Esta equipa trabalha de forma coordenada com as restantes áreas de negócio da empresa para desenhar, implementar e manter as soluções tecnológicas que impulsionam a Mercadona. Assim, a inovação tecnológica levou a empresa a desenvolver aplicações que lhe permitiram agilizar a tomada de decisões e contribuir para a inovação de produtos; criar sistemas inteligentes e eficientes para otimizar custos e reforçar a produtividade nos blocos logísticos; controlar digitalmente a rastreabilidade dos produtos, garantindo continuamente a segurança alimentar e a qualidade; melhorar a experiência de compra dos clientes nas lojas, gerando espaços mais acolhedores que permitem uma poupança até 40 % em iluminação; e desenvolver soluções informáticas para novas linhas de negócio, como a secção “Pronto a Comer”, entre outras.

Um projeto que potencia o talento profissional

Desenvolver soluções tecnológicas de forma coordenada com o negócio é um dos fatores-chave da proposta de valor da Mercadona para estes profissionais tecnológicos, já que lhes permite gerir os projetos do princípio ao fim e ver o impacto real que o seu trabalho tem no dia a dia dos mais de 100.000 trabalhadores da empresa, bem como nas lojas e blocos logísticos.


__________________

A proposta de valor da empresa assenta em três pilares fundamentais: trabalhar em projetos de grande impacto com tecnologia de vanguarda, crescer num ambiente que favorece o desenvolvimento pessoal e profissional com um plano de carreira sólido e atrativo e, além disso, fazer parte de uma equipa especialista e com elevado nível técnico.

Neste sentido, além de contarem com um amplo programa de formação específica para aprofundar conhecimentos nas suas áreas de especialização, os profissionais da Mercadona IT colaboram com as melhores empresas do setor e com líderes mundiais em diferentes áreas tecnológicas que permitem à empresa continuar a crescer e a melhorar a sua infraestrutura neste campo.

Mais informações sobre as ofertas de emprego aqui.   https://www.ovarnews.pt/mercadona-reforca-aposta-na-excelencia-digital-com-um-investimento-de-250-milhoes-de-euros/
Dia 22 de março, a 4ª edição da Meia Maratona da Primavera volta a desafiar Santa Maria da Feira a ficar na história da superação e da Primavera. A partir das 10h00, todos os caminhos vão dar ao Europarque para um dia recheado de desporto e animação para atletas de todas as idades.


É a prova que promete conquistar a Primavera de 2025. Depois de reunir mais de 1500 atletas em 2024, o Europarque volta a ser ponto de encontro para milhares de amantes do desporto.


Com um percurso novo e igualmente desafiante, os 21km da Meia Maratona da Primavera prometem ser a dose ideal de desafio e superação para começar com o pé direito o novo ano.


Mas nem só de Meia Maratona se faz o dia 22 de março em Santa Maria da Feira.


Para quem está a começar a dar os primeiros passos no mundo da competição, mas ainda não se sente preparado para os 21km da Meia Maratona, à mesma hora e no mesmo local, também se realiza o Troféu Europarque Running, uma prova que, este ano, passa a ter 12km e que, pela primeira vez, conta com um percurso que passa pela cidade de Santa Maria da Feira.


Desporto e animação para toda a família


Novidade de 2024, a Junior Run regressa também para a 4ª Meia Maratona da Primavera com o objetivo de levar a emoção do desporto aos mais jovens atletas.


A partir das 10h, as crianças e jovens são chamados a ser os primeiros protagonistas do dia com provas de 600m (para os atletas nascidos entre 2017 e 2019), 1200m (para os atletas nascidos em 2014 e 2015), 1800m (2012 e 2013), 2400m (2010 e 2011) e 3600m (2008 e 2009).


Com o intuito de envolver toda a comunidade e as famílias na prática desportiva, haverá também, a partir das 15h30, a Caminhada de 6 km, que promete transformar o Europarque numa verdadeira Festa do Desporto.


E porque as grandes metas merecem ser conquistadas em família, ao longo do dia não faltarão diversões como insufláveis e parede de escalada, momentos de descontração e animação para toda a família.


Para os atletas que se estão a preparar para a Meia Maratona da Primavera, os professores do HMC Sports – Piscinas Municipais criaram um Plano de Treinos individualizado que pode ser descarregado gratuitamente por todos os participantes de qualquer uma das modalidades. De igual forma, os atletas são convidados a participar todos os domingos de manhã, a partir das 09h30, no Europarque Running, de forma livre e sem necessidade de inscrição prévia.


E porque em Santa Maria da Feira, desporto gera desporto, o valor da inscrição em qualquer uma das modalidades da Meia Maratona da Primavera é convertível em serviços no HMC Sports. Mais informações em www.hmcsports.pt. https://www.ovarnews.pt/desporto-e-animacao-para-toda-a-familia-4a-meia-maratona-da-primavera-esta-de-regresso/
A Direção-Geral do Livro avançou com um novo serviço, o BiblioLED, que permite aceder gratuitamente ao catálogo das bibliotecas públicas. Já disponível em Ovar, trata-se de uma plataforma digital em que todos os utilizadores inscritos numa biblioteca municipal podem aceder a livros e audiolivros gratuitamente.

Desde 27 de janeiro, quem estiver registado numa Biblioteca Municipal da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas www.biblioled.gov.pt pode aceder ao sistema.

Se não tem, ainda, o seu «Cartão de Leitor» da Rede de Bibliotecas de Ovar, basta aceder ao site da Biblioteca Municipal https://biblioteca.cm-ovar.pt/#inicio e no botão Catálogo entrar em «Utilizador» para fazer o seu o pré-registo, após o qual se deve dirigir à Biblioteca Municipal para validação final, nos termos do Regulamento.

Só depois de estar registado(a) e munido(a) do seu nº de «Cartão de Leitor» da Biblioteca Municipal poderá passar à fase de registo na plataforma BiblioLED. O registo na plataforma BiblioLED e sequente acesso aos conteúdos digitais infere a prévia validação.

Do catálogo inicial faz parte uma coleção nacional com 1500 títulos disponibilizados a todas as bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), além de 25 coleções regionais disponíveis apenas para utilizadores da Rede Intermunicipal e Rede Metropolitana de Bibliotecas.

Entre os conteúdos disponíveis estão títulos de ficção e não ficção, maioritariamente em língua portuguesa.

O serviço está operacional 24 horas por dia e sete dias por semana e o utilizador pode ajustar o modo de leitura às suas necessidades, nomeadamente modificando o tipo e tamanho de letra, o espaçamento entre linhas e até a cor de fundo.

Para aceder ao serviço é preciso estar inscrito numa biblioteca municipal que tenha aderido ao serviço BiblioLED e realizar um pedido de acesso no site utilizando o número de leitor.

Ao clicar na opção "fazer um pedido" o utilizador deve indicar um endereço de e-mail e de seguida receberá um e-mail que confirma que o pedido foi registado e está em avaliação.

O utilizador receberá depois um e-mail de confirmação que indica os dados que deve utilizar para aceder à conta. Depois de realizado o primeiro acesso também está disponível o login através da Chave Móvel Digital.

A partir do momento em que acede ao BiblioLED pode explorar livremente o catálogo e escolher qualquer livro. Basta selecionar o livro que deseja ler e confirmar o empréstimo.

Como funciona o sistema de empréstimos?

Cada utilizador pode ter emprestados, em simultâneo, dois livros digitais e um audiolivro. Para pedir o empréstimo basta clicar sobre o conteúdo que deseja, selecionar e terá, por regra, 21 dias para ler.

Caso o livro que pretende ler já esteja emprestado a outro utilizador é possível fazer uma reserva. Cada leitor pode ter reservados dois livros digitais e um audiolivro. Basta clicar no botão "reservar" e a plataforma irá notificá-lo por e-mail quando o título estiver disponível.

Qualquer livro emprestado é devolvido automaticamente quando termina o período estipulado de empréstimo, mas caso termine de ler mais cedo o utilizador pode devolver o livro antecipadamente.

Após confirmar a página é atualizada e o leitor fica a saber quando termina o prazo de empréstimo e são apresentadas as várias formas de leitura disponíveis. É possível ler online, offline através de um computador ou utilizando um leitor de livros digitais.

O acesso ao BiblioLED pode ser realizado diretamente pelo site, mas também está disponível em formato aplicação na AppStore para iOS e no Google Play para Android.

Assim que selecionar a sua forma de leitura preferida tem acesso automático ao livro que escolheu.

Para mais informações sobre este novo serviço de empréstimo de livros e audiolivros digitais consulte a página do Facebook ou dirija-se presencialmente à Biblioteca Municipal de Ovar. https://www.ovarnews.pt/biblioled-ja-arrancou-em-ovar-e-permite-aceder-a-livros-online-de-forma-gratuita/
O nome de Abel Ferreira, atual treinador do Palmeiras, no Brasil, surge no relatório sobre o processo de obras de requalificação do Esmoriztur, casa de espetáculos localizada na cidade de Esmoriz.

A comissão que investigou o processo apurou que a Sociedade Binómio Elevado Técnicas de Engenharia e Construção, Lda, teve como sócios, com 1 quota de 8.300 euros, Ana Brígida Xavier Correia, mulher de Abel Fernando Moreira Ferreira; e, com uma quota de 24.900 Euros, Manuel Brandão de Pinho.

Quando esta desistiu da empreitada, foi contratada a Sociedade GoldPromise Bens Imobiliários Unipessoal, Lda., que tem como único sócio, com uma quota de 2.500 euros, o mesmo Abel Fernando Moreira Ferreira.

Mas vamos ao início. Cumprindo uma promessa eleitoral, Salvador Malheiro faz aprovar, a 7 de novembro de 2013, o concurso da empreitada de Requalificação do Edifício Esmoriztur, cujo concurso seria pouco depois publicado em DR, pelo valor base de um milhão e novecentos mil euros. Este concurso seria anulado seis dias depois (13/11/2013), “face à necessidade da revisão do projeto”.

O edil só voltaria ao tema em 2016. No final do primeiro trimestre, o presidente da Câmara de Ovar, por despacho de 21 de Março, remete à Direção Administrativa Jurídica e Financeira (DAJF) um pedido para preparar o procedimento de contratação da empresa COTEFIS para a revisão do projeto/elaboração do projeto.

Em 2017, o Município adquiriu os serviços da empresa COTEFIS, por ajuste direto, para elaborar os projetos de arquitetura e especialidades com vista à requalificação do edifício Esmoriztur. Após o respetivo concurso de empreitada, a obra seria adjudicada por 1.448.000,01€ à empresa Binómio Elevado, representada por José Barros de Sousa, e iniciou as obras referidas.

De acordo com o relatório a que o OvarNews teve acesso, refira-se que o processo concursal de empreitada foi lançado com um valor base de 1.810.000,00 € (um milhão e oitocentos e dez mil euros), recebeu 10 propostas, tendo sido consideradas válidas quatro propostas. O júri do procedimento definiu como critério de adjudicação a proposta economicamente mais vantajosa, tendo em consideração os fatores de ponderação de 80% para o preço e 20% para a mais-valia técnica. A proposta declarada vencedora apresentou um preço final com apenas um cêntimo acima do limiar de “preço anormalmente baixo”, ou seja, 20% ou mais inferior ao preço base do procedimento, de acordo com o clausulado do concurso de empreitada.

Entre 2019 e 2020, sempre com justificação técnica, foram consignados cinco novos contratos adicionais que visavam trabalhos a mais e a supressão de erros e omissões, no valor total de 262.953,77 € (duzentos e sessenta e dois mil, novecentos e cinquenta e três euros e setenta e sete cêntimos), acrescido da taxa de IVA em vigor.


Mas em 22 de Janeiro de 2019 surgiria um volte-face, foi suspensa parcialmente a empreitada de obra, a pedido da Câmara de Ovar, e nos termos do artigo 365.º do CCP, com a justificação da “necessidade de se estudar a eventual substituição da estrutura metálica de suporte à cobertura e respetiva impermeabilização e drenagem pluvial, trabalhos estes não previstos em projeto, por ter sido considerado que a estrutura estaria em condições de ser mantida como suporte da nova cobertura a instalar”.

Os trabalhos seriam retomados a 9 de Abril de 2019, mas em Março de 2020, em carta que deu entrada nos serviços camarários, a empresa Binómio Elevado solicita ao presidente da Câmara um pedido de rescisão de contrato de empreitada, justificando que vinha sofrendo inúmeros prejuízos, derivado quer dos sucessivos contratos adicionais, quer das várias suspensões parciais de obra ocorridas até então. Conclui a comunicação alertando que, “não obstante o referido, a entidade adjudicatária mantém toda a vontade e determinação em concluir a execução da empreitada” reiterando que “se impõe a reposição do equilíbrio financeiro por agravamento de custos na execução da obra”, e solicitando para tal uma retificação contratual com um adicional de pelo menos 164.800,00 € (cento e sessenta e quatro mil e oitocentos euros).

A Câmara aceita a desistência e assina o consequente auto de receção definitiva da obra, em 21 de agosto de 2020, destacando, após vistoria que a empreitada se encontrava num estado "tosco", com diversos trabalhos não executados e/ou por concluir. Uma vez que a Câmara Municipal pretende reformular o projeto de execução, até que estejam reunidas condições para o início da execução do novo contrato de empreitada a celebrar, alerta que "será conveniente a adoção, a curto/médio prazo, das medidas de proteção que se mostrem adequadas a evitar ou minimizar a probabilidade de degradação de trabalhos realizados, atentas as condições climatéricas e a vulnerabilidade a atos de vandalismo a que o edificado ficará sujeito.” As partes acordam ainda na outorga de acordo de revogação datado de 12 de Outubro 2020 sem qualquer ónus para a empresa Binómio Elevado.


Por despacho do vice-presidente da Câmara, a 23 de novembro de 2020, é adjudicada à Sociedade GoldPromise a empreitada de Medidas de Proteção no Edifício Esmoriztur, pelo valor de 46.974,82 euros.

A adjudicação ocorreu na sequência de procedimento de consulta prévia pelo qual a Edilidade remeteu convite para apresentação de propostas a três entidades, entre as quais estava aquela que viria a ser a adjudicatária.


A Goldpromise, à altura (27/01/2020) tem como gerente José António Brandão Barros de Sousa que, na empreitada de requalificação do Esmoriztur, foi pela “Binómio Elevado” designado, em sua representação, para exercer as funções de Diretor de Obra.

A empresa COTEFIS, que tinha elaborado o primeiro, foi novamente contratada para proceder à revisão de projeto, em 4 de Março de 2021, por 48.805,00 € (quarenta e oito mil e oitocentos e cinco euros), acrescido de IVA à taxa em vigor, para dar suprimento ao serviço contratado, considerando os erros e omissões advindos da não concretização de clausulas contratuais, mormente ao nível do exigido “estudo do estado de conservação de todos os seus elementos estruturais e não estruturais”.

No debate de que foi alvo o relatório, no qual nenhum eleito do PSD pediu a palavra, toda a oposição sublinhou as "estranhas coincidências e as evidências do relatório, sabendo que Câmara Municipal de Ovar fechou os olhos aos problemas do trabalho feito e ainda devolve a caução à empresa quando esta desistiu e a seguir contrata a GoldPromise com as mesmas pessoas". "Não se percebe porque não foi para Tribunal com esta empresa e foi com a empresa de fiscalização", foi outra questão que ficou no ar em várias intervenções da reunião da Assembleia Municipal extraordinária agendada para discutir o Relatório da Comissão Especializada nomeada para investigar o processo Esmoriztur.

Às acusações de falta de transparência de todo o processo, o atual presidente da Câmara, vereador das obras à data dos factos, respondeu, referindo que podia ter ocultado determinados documentos, mas não o fez e portanto, o Município não pode ser disso acusado.

Em conclusão: "Gastaram-se mais de dois milhões de Euros para concluir o trabalho numa empreitada que, no mínimo, correu muito mal".

Até hoje, o valor total de custos contabilizados cifra-se em 2.174 304,96 €, segundo valores apurados de acordo com o mapa fornecido pela DPOM.


● 1998 / 2002 – Aquisição do edifício. Valor total da aquisição: 1.000.000,00 €


● 2004/ 2008 – Trabalhos e obras de manutenção realizados no edifício: 45.544,56 €


● Concurso para Aquisição de Serviços para a Elaboração de Projetos de Arquitetura e Especialidades (de Engenharia) para a Requalificação do edifício Esmoriztur


● 2012 – Estudo prévio LMCO Arquitetura e Design 24.354,00 €


● Lusoclima Soluções Engenharia Projeto de RSECE 4.797,00 €


● 2016 – Rescisão do contrato com LMCO 2.706,00 €


● 2017 – Aquisição de serviços para a elaboração de Projetos de Arquitetura e de Especialidades COTEFIS Gestão de Projetos SA 20.648,63 €


● 2018 – Binómio Elevado Técnicas de Engenharia e Construções – Autos de medição (n.os 1 a 7) 232.833,37 €


● 2018 – Momentos e Coordenadas Consultadoria Lda. – Aquisição de Serviços de Fiscalização 21.734,10 €


● 2019 – Binómio Elevado – Autos de Medição (n.os 8 a 19) 528.582,45 €


● 14/12/2020 Consignados os trabalhos para alteração do projeto, no valor de 48.900,00 €;


● Momentos e Coordenadas – Consultadoria Lda. 39.845,85 €


● 2020- Binómio Elevado – Auto de Medição (n.os 20 a 22) 83.630,97 €


● Momentos e Coordenadas – Consultadoria Lda. 10.323,68 €


● 2021 – Previsafety Prevenção e Segurança no Trabalho – Aquisição de Serviços 369,00 €


● COTEFIS – Aquisição de Serviços Projetos de Arquitetura e Especialidades 3.643,88 €


● Momentos e Coordenadas Consultoria Lda. 1.539,49€


● Goldpromise Engenharia Unipessoal – Medidas de proteção no Edifício Esmoriztur (Autos n.os 1 a 3) 49.793,31 €


● 2022 – COTEFIS Projeto de “Execução para introdução de Alterações na Sala Auditório do Edifício Esmoriztur“ 51.025,63 €


● SE 2P Revisão do Projeto de Mecânica de cena de Alterações na Sala Auditório 3.296,40 €


● 2023 – Goldpromise – Revisão de preços da obra “Medidas de Proteção no Edifício Esmoriztur” 736,64 € https://www.ovarnews.pt/treinador-do-palmeiras-abel-ferreira-investigado-em-ovar-no-caso-esmoriztur/

quarta-feira, janeiro 29, 2025

A Bossa Nova do Sambajazzy (7 e 8 de fevereiro), o projeto de sambistas mulheres “Tanto Bate Até Que... Samba” (15 de fevereiro), e a roda de samba do Xandinho (21 e 22 de fevereiro), levam o Carnaval brasileiro ao Norte de Portugal. Mais concretamente à Solverde Casinos & Hotéis, a principal marca a atuar nas áreas da hospitalidade, entretenimento e jogo em Portugal, anuncia três fins de semanas seguidos de Carnaval no Casino de Espinho.


No dia 7 e 8 de fevereiro, a banda Sambajazzy de Cláudio César Ribeiro e Lilian Raquel apresentam um projeto que mistura as sonoridades de Jazz, Bossa Nova e MPB, em formato quinteto, com liberdade para o improviso. A proposta do Sambajazzy foi idealizada na cidade do Porto, durante uma jam session com o pianista Carlos Azevedo: um projeto de interpretação livre de clássicos brasileiros e de canções originais. As composições originais foram gravadas em “Entre O Aqui E O Acolá”, que também será apresentado no Casino de Espinho, com os músicos Lilian Raquel, Carlos Azevedo, João Paulo Rosado, Carlos César Motta, e Cláudio César Ribeiro.


No fim de semana seguinte, dia 15 de fevereiro, sobe ao palco o “Tanto Bate até que Samba”, um projeto concebido por um núcleo feminino com o objetivo de enaltecer a arte, a beleza e o talento das mulheres. O “Tanto Bate até que Samba” é uma banda de sete mulheres distribuídas pelas vozes, percussão, guitarra, flauta e cavaco, com um plano preciso: durante o concerto, ninguém pode ficar parado.


No dia 21 e 22 de fevereiro, o sambista Xandinho, filho de Xando da Charanguinha de Ovar, abre a Roda do Xandinho no Casino de Espinho: o sambista membro do Grupo Samba Lêlê e da Escola de Samba Sócios da Mangueira, apresenta canções tradicionais do Carnaval carioca, em roda de samba, um formato que pretende recriar a descontração e o improviso de um encontro informal entre amigos.


Por fim, no último fim de semana do mês, dia 28 de fevereiro e 1 de março, é o espetáculo “Carnaval Show”, que ainda sobe ao palco do Casino de Chaves, dia 3 de março.


Além dos espetáculos, em todos os sábados de fevereiro, os jantares no Casino de Espinho são dedicados à gastronomia brasileira, e a Solverde Casinos & Hotéis disponibiliza preços especiais de alojamento para os espectadores dos concertos. https://www.ovarnews.pt/roda-do-xandinho-e-samba-feminista-no-carnaval-brasileiro-em-espinho/
É lamentável constatar que São Jacinto encontra-se cada vez mais isolada e triste com a falta de organização/prevenção/empatia por parte das mais variadas entidades.

Hoje, dia 29 de janeiro, por exemplo, o primeiro Ferry/Lancha das 6h50, de São Jacinto para o Forte da Barra, funcionou apesar do agravamento das condições meteorológicas. Contudo, depois de regressar a São Jacinto, suspendeu as suas operações.

Posto isto, acontece que o autocarro para levar os trabalhadores, estudantes e população em geral apareceu somente por volta das 9h20/9h30.

O problema no meio disto tudo é o facto de não existir qualquer tipo de alternativa viável, há é falta de informação e parece haver inexistência de comunicação entre as mais variadas entidades: Busway, Transdev/Aveirobus (Ferry), Município de Aveiro e Junta de Freguesia.

As crianças têm direito à educação, os trabalhadores têm horários a cumprir, existem consultas marcadas e o problema de transportes/acessibilidades em São Jacinto continua a persistir sem existir ninguém que o resolva de uma vez por todas.

José Mário Silva https://www.ovarnews.pt/sao-jacinto-cada-vez-mais-isolado-por-jose-mario-silva/


Quatro medalhas para Ovar no Campeonato Nacional Taekwondo
O Fast Kick - Escola de Taekwondo de Ovar alcançaram quatro medalhas no Campeonato Nacional de Combates de Taekwondo, que decorreu em Almeirim, a 25 e 26 janeiro.

Numa prova com mais de 380 inscritos, os atletas do clube vareiro obtiveram os seguintes resultados:

1.º Lugar Gustavo Costa Cadete +65kg


2.° Lugar André Viana Sénior +87kg


3.º Lugar Gonçalo Gomes Junior -63Kg


3.º Lugar Yara Brandão Junior -59Kg

Sob a liderança do Mestre João Paulo Cruz, os atletas do Fast Kick continuam a mostrar qualidade nas provas em que participam. https://www.ovarnews.pt/?p=88348


Funcionária da Câmara de Ovar condenada a 3 anos e 9 meses de prisão suspensa por desfalque
A funcionária da Câmara de Ovar acusada de se apropriar de cerca de 75 mil euros da tesouraria municipal foi hoje condenada a três anos e meses de prisão, pena que ficou suspensa por igual período.

O Notícias de Aveiro, que avança a notícia, recela que a arguida terá agora de restituir a quantia ao Estado ou ao município. https://www.ovarnews.pt/funcionaria-da-camara-de-ovar-condenada-a-3-anos-e-9-meses-de-prisao-suspensa-por-desfalque/


Prós e Contras de Usar uma Agência de Recrutamento para Encontrar o Seu Próximo Emprego
Procurar um novo emprego pode ser um desafio, e muitas pessoas em Portugal consideram recorrer a agências de recrutamento. Essas agências atuam como intermediárias entre os candidatos e os empregadores, ajudando a conectar profissionais com oportunidades adequadas. Embora as agências de recrutamento possam ser uma ferramenta valiosa, também têm algumas desvantagens. Neste artigo, exploraremos os prós e contras de usar uma agência de recrutamento, com foco em cargos de remuneração mais baixa em setores como hospitalidade, logística e comércio.


Vantagens de Usar uma Agência de Recrutamento


Acesso a Oportunidades Ocultas


As agências de recrutamento frequentemente têm acesso a ofertas de trabalho que não são anunciadas publicamente. Muitos empregadores preferem trabalhar diretamente com agências para agilizar o processo de contratação. Isso significa que pode encontrar oportunidades que não aparecem em plataformas tradicionais de emprego. Por exemplo, empresas como robin.jobs oferecem trabalho no estrangeiro com alojamento incluído, facilitando a vida de quem deseja explorar oportunidades internacionais.


Economia de Tempo


A procura de emprego pode consumir muito tempo. As agências podem poupar horas de pesquisa ao apresentar vagas que correspondam às suas competências e preferências. Para quem procura trabalho imediato em áreas como armazéns, limpeza ou atendimento ao cliente, isso pode ser uma grande vantagem.


Apoio na Preparação do CV e da Entrevista


Os consultores de recrutamento geralmente têm experiência em otimizar currículos e dar dicas para entrevistas. Para candidatos a cargos de nível inicial ou com menor remuneração, esse apoio pode fazer toda a diferença ao destacar-se para os empregadores.


Opções de Trabalho Temporário e Flexível


As agências são especialmente úteis para encontrar trabalho temporário, sazonal ou a tempo parcial. Isso é comum em setores como hospitalidade, onde os empregadores frequentemente precisam preencher vagas rapidamente durante períodos de maior movimento.


Desvantagens de Usar uma Agência de Recrutamento


Menor Controle Sobre as Opções de Emprego


Embora as agências apresentem oportunidades de trabalho, o candidato pode não ter controle total sobre as vagas oferecidas. Algumas agências priorizam preencher rapidamente as posições, o que pode levar a serem sugeridos cargos que não estejam alinhados com os seus objetivos de carreira a longo prazo.


Possível Pressão para Aceitar Ofertas


Como as agências de recrutamento são incentivadas a colocar candidatos rapidamente, pode sentir pressão para aceitar um trabalho que não seja o ideal. Isso é particularmente comum em setores como o comércio ou logística, onde os empregadores frequentemente precisam de contratações rápidas.


Falta de Transparência Salarial


Em alguns casos, as agências podem não fornecer informações claras sobre salários ou benefícios de imediato. Para cargos de remuneração mais baixa, isso pode ser um ponto negativo significativo. Certifique-se de fazer perguntas detalhadas sobre os valores salariais, horários e condições contratuais para evitar surpresas.


Taxas e Descontos


Embora seja incomum que os candidatos paguem diretamente pelos serviços de recrutamento em Portugal, algumas agências podem deduzir custos de formação ou equipamentos do salário, especialmente em trabalhos temporários. Leia sempre o contrato com atenção para compreender possíveis descontos.


Dicas para Maximizar os Benefícios de uma Agência de Recrutamento


Escolha Agências Reputadas


Pesquise agências com boas avaliações e experiência comprovada no setor de seu interesse. Por exemplo, se procura trabalho em armazéns, procure uma agência especializada em logística com fortes ligações a empregadores dessa área.


Seja Claro Sobre as Suas Preferências


Comunique claramente as suas expectativas e objetivos à agência. Informe-os sobre o horário de trabalho ideal, expectativas salariais e setores específicos do seu interesse para garantir que as sugestões de trabalho sejam mais adequadas ao seu perfil.


Mantenha-se Proativo


Embora as agências possam ajudar na procura de emprego, não dependa exclusivamente delas. Continue a candidatar-se diretamente a vagas e use a agência como parte da sua estratégia geral de busca.


Leia os Contratos com Atenção


Antes de aceitar uma vaga, analise cuidadosamente os termos do contrato. Preste atenção a detalhes sobre salários, horários de trabalho e possíveis deduções ou exigências adicionais.


Conclusão


As agências de recrutamento podem ser aliadas poderosas na busca por emprego, especialmente se procura colocações rápidas em setores como comércio, hospitalidade ou logística. No entanto, também têm desvantagens, como menor controle sobre as opções de trabalho e possíveis questões de transparência. Ao compreender os prós e contras e adotar uma abordagem proativa, pode tirar o máximo proveito da experiência com uma agência de recrutamento e encontrar uma vaga que atenda às suas necessidades.

Se está a considerar usar uma agência de recrutamento, pese cuidadosamente esses fatores e certifique-se de trabalhar com um parceiro de confiança para garantir o sucesso na sua próxima oportunidade. https://www.ovarnews.pt/pros-e-contras-de-usar-uma-agencia-de-recrutamento-para-encontrar-o-seu-proximo-emprego/
Com o mar a fazer das suas na costa vareira, é fácil ouvir que "não temos ninguém que nos proteja nas altas instâncias do poder", explicando, ao mesmo tempo, os sucessivos atrasos nas obras de defesa da praia, nomeadamente, do Furadouro. Mas nem é bem assim. Através do Despacho n.º 7637/2024, de 12 de julho do ano passado, o ovarense Tiago Daniel Santos Palha foi designado para exercer funções de adjunto do Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Ferreira dos Santos Sousa, antigo edil da Feira.

O jovem social democrata de Maceda, Ovar, iniciou funções no 15 de maio de 2024, tendo o DR referenciado o percurso profissional de Tiago Palha: Serviços jurídicos de consultoria e advocacia em diversas áreas do direito, com especial incidência no direito laboral e do trabalho em funções públicas, no direito dos registos e notariado, direito das obrigações e no direito societário e das empresas.

Prestou ainda serviços em questões relacionadas com o direito fiscal e o Código do Procedimento Administrativo, especialmente no âmbito do direito contraordenacional, do urbanismo e dos procedimentos de controlo prévio.

Tiago Daniel Santos Palha foi líder da concelhia da JSD de Ovar durante dois mandatos. https://www.ovarnews.pt/ovar-tem-um-adjunto-no-gabinete-do-secretario-de-estado-do-ambiente/

terça-feira, janeiro 28, 2025



S. Sebastião melhora resposta a
 

A Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga (ULS EDV) anunciou hoje a criação de uma equipa interinstitucional para acompanhamento de doentes do sistema prisional, com dependências ou isolados que precisem de "tratamento involuntário" em saúde mental.

Miguel Paiva, presidente do conselho de administração da ULS EDV, diz que o projeto é "inovador em Portugal ao nível da colaboração entre várias instituições de ministérios diferentes para resposta a situações sinalizadas que exijam tratamento involuntário" e acredita que a nova estrutura vai "ajudar a cumprir melhor" os objetivos da nova legislação relativa à Saúde Mental, em concreto a Lei 35/2023, que regula o tratamento involuntário dos portadores de doença mental.

"Na prática, só os tribunais podem determinar que um cidadão precisa de tratamento, mesmo que seja contra a sua vontade, mas a lei permite que isso seja requerido também pelas pessoas mais próximas do doente, por autoridades de saúde e pelo Ministério Público. O problema é que há várias dificuldades em adequar a resposta dos serviços de saúde e é isso que esta nova esquipa quer ajudar a resolver, garantindo intervenções adequadas a cada situação concreta e rapidez na sua implementação", declara o administrador à Lusa.

O novo formato desta colaboração interinstitucional já esteve a ser testado "informalmente" e logo como primeiro mérito tem o de resolver questões básicas como "dificuldades de linguagem" resultantes da terminologia específica de cada entidade. Um dos médicos envolvidos no projeto, Bernardo Gomes, explica: "só pelo facto de a nova equipa agora ter procedimentos próprios e vias de acesso interpessoal mais rápidas, evitam-se mails, telefonemas, mal-entendidos e respostas tortas em contexto de trabalho".

Além dessa "diminuição do ruído na comunicação entre instituições", a fase experimental do projeto conduziu também a "menos burocracia" e a soluções mais adequadas para casos que não são necessariamente de caráter judicial.

Um exemplo: "Pode haver uma pessoa que vive sozinha, que nega ter necessidades de tratamento e, nas reuniões da nova equipa, vai-se tentar arranjar solução personalizada para convencê-la a ter acompanhamento clínico" ou então recomendar ao tribunal "que a convoque para uma avaliação clinico-psicológica e decidir se ela tem condições de viver sozinha".

Outro caso: "Alguém tentou suicidar-se. Fisicamente, a pessoa já está bem, mas a equipa vai verificar 'a posteriori' se ela recebeu o devido acompanhamento e evitar que se repita a tentativa de suicídio".

Um terceiro exemplo da intervenção da nova estrutura: "Há uma pessoa com problemas de saúde mental implicada num processo-crime. A pena pode ser substituída por uma obrigação legal de tratamento, se se articular devidamente uma solução terapêutica em vez da judicial".

Bernardo Gomes diz que o objetivo de todas as intervenções da nova equipa interinstitucional é, em suma, "aumentar os níveis de adesão ao tratamento de problemas de saúde mental, prevenir a recorrência de atos violentos motivados pela doença e aumentar a reinserção social das pessoas que tenham problemas dessa ordem". https://www.ovarnews.pt/?p=88333


Junta de Válega doa terreno para reabilitar pavilhão desportivo
A Junta de Freguesia de Válega doou uma parcela de terreno de 9.070 metros quadrados para viabilizar o projeto de reabilitação do Pavilhão Gimnodesportivo de Válega.

A Câmara Municipal deliberou aceitar a doação no âmbito do Contrato de Desenvolvimento e Coesão Territorial da Região de Aveiro.

A CIRA vai receber 105 milhões de euros de fundos europeus para o desenvolvimento e projetos que promovam a coesão territorial.

O pavilhão desportivo valeguense há muito que necessita de obras de adaptação e remodelação para poder ser útil à população.

  https://www.ovarnews.pt/junta-de-valega-doa-terreno-para-reabilitar-pavilhao-desportivo/
 

O Troféu das Fogaceiras fica em casa. Depois do empate técnico do ano passado, a Feira Viva Natação Adaptada brilhou ao mais alto nível e renovou o título de campeã à frente da Associação de Desporto Adaptado do Porto (ADADA) e Alhandra Sporting Club.

De regresso para a Xª edição, o Troféu das Fogaceiras, realizado no passado domingo, 26 de janeiro, culminou na vitória da equipa anfitriã. Nas águas do HMC Sports – Piscinas Municipais de Santa Maria da Feira, a Feira Viva Natação Adaptada somou um total de 508 pontos, tendo ficado à frente da ADADA, com 440 pontos, e Alhandra Sporting Club, que fechou o pódio com 388 pontos. FCPorto, Sporting Clube de Aveiro, Clube Propaganda de Natação, SCEspinho, APCCoimbra, Clube Fluvial Portuense, AP Vila D'Este e Escola Carregal do Sal, completaram a classificação final.

Para além do título de campeã, a Feira Viva Natação Adaptada conquistou ainda quatro recordes nacionais. Rodrigo Patrício (S14) foi a figura de maior destaque, tendo sido responsável por apontar três novas marcas aos 100m Costas (1:15.25), 200m Costas (2:39.41) e 100m Bruços (1:27.61). Samuel Duarte (S14) estabeleceu a nova marca nacional aos 400m Livres com um tempo de 4:39.99.

Para além dos quatro recordes nacionais batidos pela equipa de Santa Maria da Feira, foram batidos mais 10 recordes nacionais: três da ADADA, três do Sporting Clube de Aveiro, dois da Alhandra Sporting Club, um da EMNCS e um do Clube Propaganda de Natação.

Para Carla Cardoso, treinadora da Feira Viva Natação Adaptada, a vitória no Troféu das Fogaceiras foi um importante sinal do bom trabalho que a equipa tem vindo a desenvolver. “Foi um torneio competitivo que nos permitiu estar ao mais alto nível. A equipa esteve muito bem, mostrou excelentes sinais daquilo que tem vindo a ser o nosso trabalho diário ao longo da época e só isso nos permitiu voltar a vencer este troféu. Estamos de parabéns!”.

“Sentimos também um forte apoio vindo da bancada ao longo de todo o dia e isso foi fundamental para o resultado final”, garante a treinadora que destacou ainda a estreia de oito nadadores. “Introduzimos oito atletas na competição e isso foi muito positivo não só para o desenvolvimento deles enquanto nadadores, mas também para o nosso próprio crescimento enquanto equipa”, conclui Carla Cardoso.

A Xª edição do Troféu das Fogaceiras contou com a participação de 12 clubes e 122 atletas no HMC Sports – Piscinas Municipais de Santa Maria da Feira.

 

 

 

  https://www.ovarnews.pt/feira-viva-natacao-adaptada-bate-concorrencia-e-reconquista-trofeu-das-fogaceiras/