terça-feira, novembro 05, 2024

Alexis Silva e Nuno Fontes, ambos canoístas do Clube Náutico de Crestuma, sagraram-se vencedores da III Grande Maratona Internacional da Ria de Aveiro, em K2 na categoria de júniores (canoagem por duplas).

A dupla Alexis Silva e Nuno Fontes terminou a prova com os períodos de 1 hora e 39 minutos (1ª etapa), 38 minutos (2ª etapa) e 1 hora e 49 minutos (3ªetapa), a fim de completarem o trajecto vitorioso de 60 km. Na final, participaram 24 concorrentes, mas através da sua capacidade de superação e resiliência, a dupla levou a melhor e subiu ao mais alto lugar do pódio, no escalão de juniores masculinos.

Para o esmorizense Alexis Silva foi um regresso aos triunfos desportivos e mais um teste de fogo superado com total êxito. É mais um título que pode assim somar já ao seu vasto palmarés enquanto canoísta, ao nível das camadas jovens.

Nos seniores masculinos, Fernando Pimenta (medalhado olímpico) e José Ramalho (também com grandes provas dadas no panorama nacional) levaram a melhor, em k2, nos seniores masculinos, confirmando o seu favoritismo.

As provas abrangiam diversos escalões – júniores, masters, séniores e mistos. As competições decorreram durante os dois dias deste fim de semana e foram compostas por três etapas com um percurso total estimado de 60 km. https://www.ovarnews.pt/alexis-silva-e-nuno-fontes-vencem-a-iii-grande-maratona-da-ria-de-aveiro-em-k2-juniores/

segunda-feira, novembro 04, 2024

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), através da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (CSREPC da Região de Aveiro), prevê-se para as próximas 36 horas, precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada.


Medidas de prevenção aconselhadas à população: 


- Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;


- Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;


- Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;


- Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;


– Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.


A Proteção Civil, começa em cada cidadão!


Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt. https://www.ovarnews.pt/alerta-preve-se-precipitacao-intensa-nas-proximas-36-horas/
A União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira (UFO) vai conceder Bolsas de Estudo de Acesso ao Ensino Superior, para o Ano Letivo de 2024/2025.

As bolsas de estudo destinam-se a comparticipar os custos com a educação de estudantes do Ensino Superior com menos recursos financeiros.

O direito a uma justa e efetiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares, consagrado na legislação portuguesa (art.º 261 º da Constituição e art. 64.º n.º 4 alínea c) da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro), constitui um objetivo fundamental da política educativa que as autarquias locais, no âmbito das suas atribuições, ajudam a concretizar.

As candidaturas para as bolsas da UFO encontram-se abertas até ao dia 8 de novembro. https://www.ovarnews.pt/bolsas-de-estudo-da-ufo-de-acesso-ao-ensino-superior/


39 anos de memórias bordadas em
Não é todos os dias que se abrem as portas de uma escola de samba de Ovar. "Queres desfilar connosco?", convida a Juventude Vareira, em jeito de desafio para quem acha que tem samba no pé e um quadril de mola único.

Então, chegou a tua vez. Se tens o sonho de desfilar numa escola de samba do maior desfile de Carnaval de Portugal, então "sê, simplesmente, Juventude Vareira e #vemdesfilarcomaverdeerosa".

Garante o teu próximo desfile até 30 de Novembro contactando a sede do GRES, na Aldeia do Carnaval de Ovar, as redes sociais ou enviando um email para esjuventudevareira@gmail.com

A ES Juventude Vareira, refira-se, escolheu "Ovar, Cidade Inspiradora" para o enredo do Carnaval de 2025. https://www.ovarnews.pt/39-anos-de-memorias-bordadas-em-verde-e-rosa/
O CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação - regressa à cidade de Espinho para a sua 48ª edição, que decorrerá entre 8 e 17 de novembro. Com um papel consolidado como um dos maiores festivais de animação, tanto no contexto nacional como internacional, o CINANIMA celebra este ano a Liberdade como tema central, unindo toda a sua programação sob essa bandeira de reflexão e criação, e cresce em número de dias – passando dos tradicionais sete, para dez.

Competição e exibições do talento - A competição do CINANIMA, que é uma das mais prestigiadas no setor, irá contar com um leque diversificado de categorias. Entre as competições internacionais, incluem-se curtas, longas-metragens e obras estudantis, totalizando 81 filmes. A competição nacional apresenta 32 filmes, incluindo jovens talentos e novas vozes da animação portuguesa. A seleção reflete o contínuo compromisso do CINANIMA em dar palco aos melhores criadores e produções do cinema de animação contemporâneo, reafirmando a sua posição de destaque.

Quatro obras portuguesas na luta pelo Grande Prémio - Na competição internacional de curtas-metragens do CINANIMA 2024, Portugal marca presença com quatro obras que exploram temas variados e profundamente expressivos. “Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, “T-ZERO”, de Vicente Nirõ, “Citizen Tourist”, de Gustavo Carreiro, e “Amanhã Não Dão Chuva”, de Maria Trigo Teixeira, são os filmes que representam a criatividade nacional, na competição de curtas-metragens. Cada curta-metragem traz uma visão singular sobre a condição humana e a identidade cultural, refletindo a riqueza e o dinamismo do panorama da animação portuguesa.

Liberdade: um tema transversal - A programação de 2024 foi cuidadosamente estruturada para explorar a liberdade em múltiplas vertentes, seja através da narrativa, da técnica ou das interpretações visuais dos artistas. As sessões não competitivas, que incluem retrospetivas e programas temáticos, mergulham nas nuances desse conceito. Relativamente às sessões de retrospetivas, serão: ‘Stories of Freedom’, onde a ASIFA China fez a curadoria dos filmes dos arquivos do Festival Internacional de Animação de Xiamen; ‘Freedom, the Ultimate seek’, um programa histórico da curadoria de Olivier Cotte; “Expressão de Liberdade”, um programa da curadoria da ARA - Associação Realizadores de Animação (Portugal) e ‘Films about the loss of freedom, and the hope to overcome the traumas of the past’, um programa de três filmes da curadoria de Thomas Renoldner, membro da ASIFA Internacional.

Fora da temática da liberdade, o CINANIMA vai ainda dar voz aos membros de cada júri, com a exibição de dois programas realizados pelos mesmos e haverá ainda um programa que conta com a curadoria da ASIFA Student Award e a sessão de Premiados de 2023 do CINANIMA.

Há ainda escolas europeias convidadas, com uma mostra de trabalhos de alunos de cada escola, sendo estas: Escola Tomas Bata University in Zlín, Faculty of Multimedia Communications, República Checa e Universidad Politécnica de Valencia, Faculty of Fine Arts, Valencia, Spain.

Uma programação para todos - O CINANIMA oferece programação diversificada, com sessões especiais para crianças, famílias e jovens, além de longas-metragens exclusivas. Irão existir sete sessões família, para o público infantil e juvenil, que contam com seis sessões de curtas-metragens e uma longa-metragem - “Abah e a sua banda”, de Humberto Avelar (Brasil). Entre os destaques estão também as sessões especiais “The Boy and the Heron”, do aclamado realizador Hayao Miyazaki, distinguido com o Óscar para melhor longa-metragem de animação, e “The Peasants”, de DK Welchman e Hugh Welchman, realizadores do filme “Loving Vincent”. Para além destas sessões, acresce-se as oficinas de animação e o debate sobre Inteligência Artificial, que explora o futuro e as implicações desta tecnologia no processo criativo da animação.

Eventos e atividades paralelas - Complementando a programação, o festival promove masterclasses com figuras como Joanna Quinn e Les Mills, Marta Pajek, Nik Phelps, Filipa Costa Gaspar, Coke Riobóo, Eliane Gordeeff, Bruno Caetano, Piet Kroon e Deanna Morse, além de apresentações de livros de Nancy Phelps, Olivier Cotte e Augusto Baptista, este último sobre Manuel Matos Barbosa, coordenador da programação do CINANIMA. O simpósio “Olhares sobre a Animação Portuguesa” desta edição incidirá sobre o trabalho da realizadora Regina Pessoa, uma das maiores referências da animação de autor em Portugal. Oficinas e formações para professores fazem ainda parte desta edição.

Realce ainda para três exposições, sendo elas: “ANILUPA – A Arte e o Cinema na Escola”, na Piscina Solário Atlântico, “E se um dia a Liberdade…”, no Centro Multimeios de Espinho e “Manuel Matos Barbosa, o desafio de realizar” na Biblioteca José Marmelo e Silva.

Engajamento com o público e novos territórios - Com iniciativas como “CINANIMA vai às Escolas” e “Escolas vêm ao CINANIMA”, o festival leva o cinema de animação a alunos de Espinho, ampliando-se a cidades vizinhas como Ovar, S. João da Madeira e Paços de Brandão, para além de todo o território nacional e CPLP. Estas atividades educativas reforçam o compromisso do festival com a formação e o acesso à cultura para as novas gerações. https://www.ovarnews.pt/48-a-edicao-celebra-a-liberdade-e-a-excelencia-do-cinema-de-animacao-em-espinho/
A música é muito mais do que entretenimento; é uma fonte de saúde e bem-estar. Do ponto de vista da audição, ouvir ou tocar um instrumento envolve o cérebro, ativa a memória, melhora a motricidade e coordenação e até reduz o stress.

Como médico e músico desde os 10 anos, tenho plena consciência de que a música me ajudou a desenvolver competências valiosas, como coordenação motora, concentração, persistência, sentido estético e, especialmente, a noção de grupo. A nossa Orquestra de Bandolins de Esmoriz, que reúne músicos de várias idades, incluindo alguns com 85 anos, é exemplo disso: além de ser um espaço de partilha e bem-estar, promove o envolvimento comunitário. Sob a batuta do maestro, é inspirador construir algo coletivo a partir dos pequenos contributos de cada um.

Por isso mantenho a música em grupo como uma parte integrante da minha vida.

É por isso que aproveito esta crónica de saúde para convidá-los a assistir ao “23º ComCordas” da Orquestra de Bandolins de Esmoriz, no próximo sábado, dia 9, às 21h30, no Centro de Arte de Ovar.

Aqui: https://obesmoriz.wordpress.com/comcordas/

Sabemos que algumas pessoas podem ter limitações para assistir presencialmente, sejam físicas ou sociais, e por isso, em colaboração com a rádio AVFM, faremos a transmissão ao vivo, com som e imagem, também pelo Facebook.

Temos também algo inovador, uma homenagem às artes, com fusão da tanoaria com os bandolins. Saúde também é isto, criar, desenvolver e partilhar. Venham conhecer o Bandopipo e o Pipacústica24: https://obesmoriz.wordpress.com/bandopipo/

Venham celebrar connosco o poder da música!

Eurico Silva

 

 

  https://www.ovarnews.pt/comcordam-que-a-musica-faz-bem-a-saude-por-dr-eurico-silva/
O vareiro Tony Amaral, há dezenas de anos ns cidade de Palm Coast, vai votar nos republicanos nas eleições americanas.

Numa área onde residem muitos portugueses com origem, sobretudo, nas regiões do Minho e do distrito de Aveiro, o valeguense é "Trump" convicto.

Tony, que está há várias décadas em solo americano – passou primeiro pela Nova Jérsia, antes de se mudar para a Flórida, explica aquilo que o fará votar em Trump, nestas eleições presidenciais: “É um homem que não dá nada a ninguém”.


“Todo o mundo tem de trabalhar para o que merece”, elabora este imigrante português. “Trabalho neste país há 59 anos. Descontei toda a minha vida. Sempre trabalhei para o que tenho".


Tony Amaral discorda que, hoje, os novos imigrantes que entram nos Estados Unidos “não trabalhem e recebam um cheque em casa”.

Ouvido pela SIC, Tony Amaral sublinha que os imigrantes de hoje sejam muito diferentes do tempo em que chegou e teve de trabalhar para alcançar o que tem hoje.

“Não há pessoas a trabalhar, porque os democratas mandam dinheiro para casa. Não está certo”, insiste. “Nós dependemos de nós próprios. Não dependemos do Estado. É por isso que acredito no Trump.”  https://www.ovarnews.pt/tony-amaral-vota-trump-contra-a-imigracao-subsidiodependente/



Ainda tem até 30 de novembro para visitar a exposição "Take a Look ", de Eduardo Verde Pinho, a primeira vez que mostra a sua obra na terra que o viu crescer. O tema da mostra, em inglês, é um convite direto, quase pessoal, do artista para que observamos a obra com olhos de ver.

"Ao longo do tempo, em diferentes momentos, a cidade escreve na sua pele, tatua-se! Ora são os grafiteiros que tentam ser artistas; ora são os namorados apaixonados que lá deixam as juras; depois vem aquele que quer gritar ou contar um segredo a ninguém", refere o artista no livreto da exposição. "E assim se vão fazendo as paredes, a várias mãos, com diferentes almas e vontades, aparentemente sem que nada as una, cada uma com o seu pecado - ira, preguiça, muita luxúria, inveja de não terem museu".


"Dessas paredes, o artista, qual fotógrafo que retalha o mundo, rasga um quadrado um retângulo, põe de baixo do braço e leva consigo para o mostrar noutra parede mais erudita, submetendo-se ao olhar crítico dos que apreciam a fine art".


A maioria das obras agora exibidas no Centro de Arte de Ovar (CAO) nunca foram expostas e integram as séries urbanas do artista, num convite a olhá-las de perto: "TAKE A LOOK". Estranho que nunca antes tenha mostrado a sua arte na terra que também contribuiu para o seu amadurecimento.

 

Amigo de outros tempos, Raul Almeida destaca que "mais do que uma retrospectiva tradicional", esta exposição "é uma súmula muito bem conseguida das "séries" com que nos foi presenteando ao longo dos últimos dezanove anos". Tendo as suas séries "sempre uma identidade muito própria, e sendo muito diferenciadas entre si", continua, "é muito interessante ver o seu convívio nesta exposição e a coerência de fundo que dão ao percurso artístico do autor".

No mesmo sentido vai a apreciação de Helena Osório, PhD em Estudos sobre a História da Arte e da Música pela Universidade de Santiago de Compostela, com reconhecimento da Universidade do Porto: "Cada peça de Eduardo Verde Pinho é uma ópera de cores e de mensagens gritantemente surdas que se escutam dentro, sem entendimento obrigatório". E reforça: "Produz à escala de um Vivaldi que nos deixou 770 composições e não por acaso o evoca e trabalha a obra mais conhecida deste compositor".

Mas existem outras peças a que chama “brincadeiras”, como aquela em torno do São João, na praça da Ribeira do Porto, da autoria do escultor português João Cutileiro (n. 1937); e demais, sobre a paleta do holandês Johannes Vermeer (1632-1675), ou sobre o céu do alemão Anselm Kiefer (n. 1945) que estuda com Joseph Beuys (1921-1986). Cargas expressivas que acarretam a arte no tempo.

A também investigadora do i2ADS/FBAUP, desvenda que "Eduardo Verde Pinho deixa-se levar numa de muitas viagens, sem final, por tendências e artistas que marcam a História da Arte e da Música. Desencadeia percursos tão sentidos que a tinta escorre de propósito num acto natural. E sempre dividido, interpretando as novas óperas-murais, dispostas como parcelas de vida vivida e num tempo simultâneo, diz: “O que me pode mais caracterizar é agarrar o muro grafitado do qual várias vezes retiro parte e meto-a num quadro”.

E sempre que se insere num contexto intelectual através da palavra, Eduardo Verde Pinho explica um polo do sentimento. "Trata-se sim de uma arte urbana, a sua, pessoal e intuitiva, solidária e contestatária, que transporta a alma dos graffiti, capturados com o olhar interior nas ruas mais degradantes e negligenciadas. Depois revigorados com a expressão do artista, são enfim conduzidos para espaços museológicos, onde melhor


se apercebem, interrogam e entendem. Querendo dizer que a arte é de todos e para todos, sendo ou não inteligível", conclui Helena Osório.

O CV

1993 Exposição colectiva de Fotografia dos alunos da ESAP - Porto


Curso Superior de Fotografia da ESAP - Escola Superior Artística do Porto, em 1994.


2001 Exposição de Fotografia - “Na procissão” - Afurada


2002 Exposição de Fotografia - “Com fixos olhos rasos de ânsia” - Museu da Imagem de Braga


2005 Exposição de Pintura - Sala 1 - Galeria Minimal - Porto


2005 ARTE LISBOA 2005 - Galeria Minimal - Lisboa


2006 Exposição individual de pintura - Galeria Minimal - Porto


2006 ARTE LISBOA 2006 - Galeria Minimal - Lisboa


2007 Exposição individual de pintura - Galeria Minimal - Porto


2008 Exposição individual de pintura - “Monstros, Mitos e Heróis” - Galeria Minimal - Porto


2010 - Exposição individual de pintura - AP’ARTE Galeria - Porto


2012 - Exposição individual de pintura “De perto ninguém é normal” - AP’ARTE Galeria - Porto.


2016 – Exposição colectiva “Mostra 2106” - Porto e Lisboa. Representado em várias colecções particulares de Portugal.


2019 - Exposição individual de pintura “um e meio por um e meio” - AP’ARTE Galeria - Porto.


2024 - Centro de Arte Ovar - TAKE A LOOK

 

 

 

  https://www.ovarnews.pt/take-a-look-eduardo-verde-pinho-mostra-a-sua-arte-pela-primeira-vez-em-ovar/

domingo, novembro 03, 2024



Um ponto separa Ovarense e Florgrade do líder SC Espinho
À nona jornada do Campeonato SABSEG surgiu o primeiro desaire do Florgrade FC e, com isso, a luta pelo topo da tabela ficou ao rubro.

O SC Espinho, que venceu os 'corticeiros, subiu ao primeiro posto, tendo o adversário de hoje e a AD Ovarense SAD a apenas um ponto de distância.

Em Cortegaça, o SC Espinho recuperou de duas desvantagens para levar de vencida o líder, até aqui invicto, Florgrade FC por 2-3. Um 'bis' de Ricardo Rodrigues anulou os avanços dos 'corticeiros', pelos tentos de Pedro Silva e Pedro Sancho, antes de Samuel Vivas decidir o encontro.

Igualmente emocionante foi o jogo entre SC Bustelo e AD Ovarense SAD, que sorriu aos 'vareiros' por 3-4. Ao minuto 27, o conjunto de Ovar já vencia por 1-3, mas os oliveirenses responderam de forma assertiva, anulando a desvantagem a meio da segunda parte. Porém, na resposta ao golo do empate, Esgueirão, com uma execução perfeita de um livre frontal, selou o triunfo forasteiro.

Por seu lado, o SC Esmoriz triunfou em Avanca (0-1), com um golo apontado por Nieto, ao minuto 61.

Resultados e classificação. https://www.ovarnews.pt/campeonato-ao-rubro-com-ovarense-e-florgrade-no-trio-da-frente/


Incêndio urbano no centro de Ovar mobiliza bombeiros
Um incêndio no quarto andar do Edifício Rainha, na Rua Ferreira de Castro, causou alarme no centro da cidade de Ovar.

Em atualização. https://www.ovarnews.pt/incendio-urbano-no-centro-de-ovar-mobiliza-bombeiros/


Trânsito condicionado na EN223 devido a acidente
Um acidente de viação ocorrido há instantes, na EN223, em Santa Maria da Feira, na direção do centro da cidade, está a causar perturbação no trânsito nesta tarde de domingo.

Em atualização. https://www.ovarnews.pt/transito-condicionado-na-en223-devido-a-acidente/
A tempestade subtropical Patty, que se formou a noroeste dos Açores, e teve impacto direto nas ilhas, dirige-se para a Península Ibérica, traduzindo-se em efeitos claros na instabilidade atmosférica do continente nos primeiros dias da semana que está prestes a iniciar.

Para este domingo não há previsão de chuva, apesar da nebulosidade

aumentar à medida que as horas passam.

se o fim de semana foi estável, o início da semana será marcada por uma mudança drástica.

As temperaturas serão agradáveis, com máximas de 23ºC.

Será já na madrugada de segunda-feira que a chuva regressa à nossa geografia continental, devido a linhas de instabilidade associadas à tempestade Patty.

Esta deverá entrar no nosso território pela região Sul, sendo que a primeira zona afetada deverá ser o Algarve.

A partir do início da manhã, os episódios de chuva começam a alastrar-se para a região Centro podendo ser localmente intensos em ambas as regiões.

Também o vento começará a intensificar-se, podendo, ao longo do dia contar com velocidades de rajada acima dos 50km/h na região de Leiria e da Guarda. https://www.ovarnews.pt/vem-ai-a-tempestade-patty-com-mais-chuva-e-vento/
Fernando Pimenta, canoísta de Ponte de Lima, tem imposto o deu poderio na III Grande Maratona Internacional da Ria de Aveiro.

Após o cumprimento das primeiras duas etapas, o atletas olímpico, em K2, segue em 1.º lugar.

Recorde-se que esta é a maior prova de longa distância de kayak e canoa de Portugal. https://www.ovarnews.pt/fernanda-pimenta-domina-iii-grande-maratona-internacional-da-ria-de-aveiro/

sábado, novembro 02, 2024



Vareiros vencem na Póvoa em jogo equilibrado até ao fim
A Ovarense venceu o Póvoa no reduto deste num jogo equilibrado até ao fim. Assim foi: 23-24 nos primeiros dez minutos, 16-18 no segundo quarto, 39-42 ao intervalo. No terceiro quarto: 22-23, entrando assim com altas expetativas para o que seriam os dez minutos finais de um jogo de alto nível.

Contudo, um parcial de 8-10 demonstra o que foi uma péssima reta final para ambos os conjuntos.

A Ovarense Gavex, por exemplo, marcou um ponto nos últimos quatro minutos.

Jonathan Silva é o destaque alvinegro, com 20 pontos e um ressalto abaixo do duplo-duplo (29val).

 

🏀 CD Póvoa ESC Online 69-75 Ovarense Gavex


🏆 Liga Betclic Masculina | Jornada 4️⃣


📍 Pavilhão do Clube Desportivo da Póvoa


⭐️ Jonathan Silva (20pts, 9res, 3rb, 2dl - 29val)


📊 tinyurl.com/4h5hnwra

  https://www.ovarnews.pt/vareiros-vencem-na-povoa-em-jogo-equilibrado-ate-ao-fim/
A 23.ª edição do Comcordas, um encontro dedicado à musica de cordas, está marcado: No dia 9 de Novembro às 21h30, no Centro de Arte de Ovar.

Além da longevidade do evento, esta edição é especial porque conta com uma estreia: um concerto Pipacústica24 interpretado pela Orquestra de Bandolins de Esmoriz, que apresentará a Suite Bandopipo, um exclusivo esmoruzense.

Trata-se de uma homenagem à tanoaria do concelho e um percurso simbólico pelas fases do vinho, desde a construção do pipo, amadurecimento, colheita até a celebração.

O concerto será enriquecido pelas fotografias de Mário Lisboa e pela videoarte de Carla Varanda.

Além disso, a Orquestra de Bandolins de Esmoriz convidou a Orquestra de Plectro de Espiel, vinda da região de Córdoba, que trará até nós os tradicionais instrumentos de corda espanhóis, como bandurrias e laúdes, oferecendo uma viagem pelo vasto repertório da música espanhola típica destes instrumentos.

Os bilhetes já estão disponíveis na bilheteira do Centro de Arte de Ovar ou em https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/143446-xxiii_comcordas_2024-centro_de_arte_de_ovar/ https://www.ovarnews.pt/comcordas-estreia-bandopipo-e-convida-a-orquestra-de-plectro-de-espiel/


Liga Portuguesa Contra o Cancro grata a Fernando Daniel
O cantor Fernando Daniel entregou à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) o valor de 30.500€.

Estiveram presentes no momento o presidente nacional, Vitor Veloso e o vogal da Direção Nacional, Pedro Pereira Dias.

Em 2019, Fernando Daniel lançou a canção “Melodia da Saudade”, que escreveu dedicada ao seu avô, que faleceu de cancro. Na altura, o cantor português anunciou que iria doar as receitas a uma instituição de luta contra o cancro, e a escolha recaiu sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

"Ao Fernando Daniel e à Universal Music o nosso muito obrigado", agradececa LPCC.

  https://www.ovarnews.pt/liga-portuguesa-contra-o-cancro-grata-a-fernando-daniel/

sexta-feira, novembro 01, 2024



Imagine-se a viver numa moradia com piscina no centro de Ovar
Já se imaginou a viver numa fantástica moradia com piscina, em pleno centro da cidade de Ovar?

Esta é uma moradia T5 com piscina e espaço exterior, inserida numa zona habitacional muito calma e tranquila. Localizada a poucos minutos de escolas e espaços desportivos e comerciais, esta fantástica moradia fica na rua Daniel da Pupilas, no centro de Ovar.

Equipada com salamandra, ar condicionado e lareira, possui ainda portão elétrico e fechaduras inteligentes. Vamos visitar esta residência que pode ser sua e que se distribui da seguinte forma:

https://youtu.be/DRZ7gczBfSY?si=QyQPE9eSAZ_zvcc9

R/C


- Hall


- Sala com acesso ao espaço exterior e piscina


- Cozinha toda equipada


- Zona de refeições


- Casa de banho completa


- Escritório

1.º andar:


- Suite


- 2 quartos


- Casa de banho completa

Sótão:


- 1 quarto


- Arrumos


- Casa de banho

Cave:


- Espaço amplo com zona de lazer


- Casa de banho


- Lavandaria


- Acesso ao exterior

Exterior:


- Jardim


- Piscina (com eletrolise salina)


- Churrasqueira


- Lugar de garagem coberto

Está equipada com salamandra, ar condicionado e lareira. Portão eléctrico e fechaduras inteligentes.

Nas proximidades, encontra:

- 2 minutos (min) do centro de Ovar e de todos os serviços


- 5 min da Zona escolar


- 5 min da Estação CP de Ovar


- 6 min do Centro Comercial


- 6 min da Praia fluvial do Areinho


- 8 min da Praia do Furadouro


- 10 min da entrada na A29


- 15 min entrada na A1


- 30 min do Porto e Aveiro


- 35 min do Aeroporto Francisco Sá Carneiro


- 30 min do Aeroporto

Esta casa pode ser sua! Encontra-se à venda por 425.000 Euros (€).

Aproveite esta oportunidade e venha conhecer esta moradia única!

Agende já a sua visita e descubra o seu novo lar no centro de Ovar.


Contacte já via Whatsapp ou pelo 926 969 900! ⤵️ (Clique no símbolo em baixo)

Contacte-me já! https://www.ovarnews.pt/imagine-se-a-viver-numa-moradia-com-piscina-no-centro-de-ovar/


Concerto junto às margens do rio Cáster da Banda Sinfónica da GNR
 

Numa tenda gigante e com as margens do rio Cáster de fundo, a consagrada Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana dará um concerto que se antevê marcante, no dia 8 de novembro, às 21h30.  Artisticamente conduzida pelo maestro Alferes Ricardo Torres, a Banda Sinfónica da GNR dará espaço, neste concerto, a um momento especial com a participação da cantora, compositora e violetista, Inês Barros.

A Banda Sinfónica da GNR tem um quadro de 125 instrumentistas com elevada especialização e o seu amplo e valioso arquivo de mais de três mil obras conferem-lhe um nível artístico difícil de alcançar por agrupamentos deste género musical.

Na sua ainda curta carreira, Inês Barros já partilhou palco com nomes como João Pedro Pais, Andrea Bocelli, Cuca Roseta, Marisa e com várias orquestras. A jovem cantora feirense, natural da freguesia de Santa Maria de Lamas, participou também em programas de televisão como o The Voice Portugal e Factor X.

A entrada é gratuita, mediante reserva do bilhete em www.bol.pt.

O concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana integra as celebrações do Dia da Unidade da GNR | 16º aniversário do Comando Territorial de Aveiro que acontecem entre 4 e 10 de novembro, em Santa Maria da Feira. Programa completo das comemorações disponível em www.cm-feira.pt

 

 

  https://www.ovarnews.pt/?p=85485
Pelo 20.º ano consecutivo os Amigos do Cáster organizam o Ambiente Imagens Dispersas – Encontro Internacional de Fotografia Cidade de Ovar (AMBID), o emblemático evento dedicado à imagem de Natureza que coloca Ovar na rota de ecologistas, fotógrafos, videógrafos e entusiastas da fotografia em meio natural.

Abrindo oficialmente a 20.ª edição do AMBID, os Amigos do Cáster lançam o repto à participação de todos/as no Concurso de Fotografia de Natureza, que tem inscrições abertas até ao próximo dia 10 de Novembro.

Antes de participar consulte o Regulamento em www.amigosdocaster.org e, para


esclarecer qualquer dúvida, contacte-nos para info@amigosdocaster.org.

Deixamos aqui as informações essenciais:


Quem pode concorrer? Qualquer pessoa!


Como posso concorrer? através do preenchimento do formulário disponível em


www.amigosdocaster.org, seguindo as instruções.


Até quanto posso concorrer? Até às 23h59 de dia 10 de Novembro de 2024.


Qual o tema do concurso? O mundo animal no seu habitat natural (classe ‘Fauna’), plantas e fungos em meio natural (classe ‘Flora ou Fungos’) e cenários naturais (classe ‘Paisagem Natural / Habitats’).


Quantas fotografias posso enviar? no mínimo 1 e no máximo 10.


Existem requisitos de formato? Sim, são aceites fotografias em qualquer um dos formatos 3/2, 4/3, 4/5, 1/1, 16/9 ou 2/1, a cores ou preto e branco.

Existem outros requisitos técnicos? Sim, cada fotografia deve ter o mínimo de 3.600 pixéis não interpolados no lado maior (excepto na categoria ‘Escolas de Ovar’ onde o mínimo é de 1800 pixéis no lado maior), em formato .jpeg, com máxima qualidade (compressão mínima). Consulta todas as especificações técnicas no Regulamento do Concurso.

A participação é gratuita? Sim, se: a) fores aderente dos Amigos do Cáster e tiveres as quotas em dia; ou b) se fores estudante em qualquer estabelecimento do ensino no concelho de Ovar neste ano lectivo, ou tiveres estado matriculado no ano lectivo anterior; Nos restantes casos a participação tem o custo de €12,00 por concorrente.

Quantas fotografias serão premiadas? O Júri seleccionará a melhor fotografia como grande vencedora, e, ainda, a melhor fotografia de cada uma das classes (Fauna; Flora ou Fungos; Paisagem Natural / Habitats). Para além dessas, serão premiadas as 8 melhores fotografias de concorrentes que sejam residentes ou


naturais do concelho de Ovar e as 8 melhores fotografias de estudantes que estejam inscritos no presente ano lectivo, ou tenham estado matriculados no ano lectivo


anterior, em estabelecimentos de ensino do concelho de Ovar. Existirá ainda uma categoria de prémios atribuída pela votação do público através das redes sociais dos Amigos do Cáster. Dependendo da qualidade dos trabalhos, o Júri poderá atribuir menções honrosas, ou deixar por atribuir algum dos prémios previstos.

Que prémios posso receber? As fotografias vencedoras do grande prémio e de cada uma das classes receberão um prémio monetário, entre € 150,00 e € 450,00. As categorias específicas ‘Ovar’, ‘Escolas de Ovar’ e ‘Público’ receberão materiais e


experiências relacionadas com imagem e técnica fotográfica e com a conservação da Natureza.

As minhas fotografias serão expostas? Os trabalhos seleccionados pelo Júri do Concurso irão integrar a exposição colectiva de fotografia “Ambiente Imagens Dispersas 2024/25”, que estará exposta na Galeria do Centro de Arte de Ovar entre o dia 7 de Dezembro de 2024 e o dia 7 de Março de 2025, e, posteriormente, noutros espaços. https://www.ovarnews.pt/tudo-o-que-precisas-saber-sobre-a-20-a-edicao-do-ambiente-imagens-dispersas/


Está na rua o peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro
"Enquanto houver estrada para andar" a Liga Portuguesa Contra o Cancro vai continuar a estar ao lado do doente oncológico e das suas famílias, numa missão que só é possível com o apoio e generosidade de todos.

Em Ovar, o peditório nacional da LPCC arrancou no Vida Ovar, esta semana.

Neste início, os voluntários da Cercivar foram os "heróis" da Liga. https://www.ovarnews.pt/esta-na-rua-o-peditorio-nacional-da-liga-portuguesa-contra-o-cancro/
Com o objetivo de cruzar a obra literária de Júlio Dinis com as grandes questões contemporâneas, em que a literatura é o ponto de partida para explorar perspetivas históricas, sociológicas, económicas, políticas e ambientais, o Município de Ovar e o Agrupamento de Escolas Ovar Sul lançam as primeiras Jornadas Dinisianas, inseridas nas comemorações do 185.º aniversário do nascimento do escritor. Marcadas para os dias 15 e 16 de novembro, estão subordinadas ao tema “Universo Feminino Dinisiano: (Com)textos” e, através de inúmeras atividades formativas, vão procurar estabelecer pontes entre a representação da mulher no século XIX, a época de Júlio Dinis, e a idade contemporânea.

 

“Estas jornadas são mais uma iniciativa para homenagear o escritor Júlio Dinis e incentivar a sua ligação com a história e o património da cidade de Ovar”, explica o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva, defendendo ser “estratégico beneficiar da passagem do autor pelo concelho, através da promoção de iniciativas como esta que contribuem para diferenciar o território e promover experiências culturais e turísticas identitárias e inovadoras”.

A iniciativa arranca, no dia 15 de novembro, às 14h, na Escola de Artes e Ofícios com a sessão de abertura que contará com a participação de Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Nuno Gomes, Diretor do Agrupamento de Escolas de Ovar e Sul e a investigadora Ana Maria Ferreira, Doutorada em Literatura e Comissária das Comemorações do 185.º aniversário do nascimento de Júlio Dinis.

Segue-se a apresentação do projeto e do programa desta primeira edição que estará a cargo de Licínio Pimenta, Chefe de Divisão da Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Ovar.

A tarde de trabalhos conta com duas comunicações, a que se seguem momentos de debate. A primeira, marcada para as 14h30, terá Ana Maria Ferreira como oradora e conta com o tema: “Júlio Dinis não morreu: da atualidade da narrativa dinisiana”. Já a segunda, intitulada “A condição feminina no tempo dinisiano: retrato de uma sociedade em afirmação” será desenvolvida pela Geógrafa e Etnóloga Cristina Vilas Reis, e arranca às 16h30.

No primeiro dia, tempo ainda para uma visita orientada à Casa dos Campos, no Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, pelas 18h30.

No dia seguinte, 16 de novembro, às 9h, as jornadas regressam à Escola de Artes e Ofícios que, depois de uma breve apresentação do segundo dia, a cargo de Ana Maria Ferreira, recebe a comunicação do historiador Nuno Miguel Resende Mendes, Professor no Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, intitulada “Que Romantismo passou por Ovar e que marcas deixou na Arte e na Arquitetura?” que será, também, o mote para uma visita guiada ao Centro Histórico de Ovar, com inícios às 10h45. O investigador irá levar os participantes a percorrer alguns pontos de referência do Romantismo em Ovar, como exemplares arquitetónicos e elementos decorativos que se destacam (ou ocultam) na malha urbana.

Também de sabores se fazem esta jornadas, às 13h, na Escola Secundária Júlio Dinis, os participantes são convidados a recuar no tempo e a ingressar num almoço dinisiano comentado, inspirado nas referências gastronómicas que atravessam a obra dinisiana, em particular no célebre Capítulo XVIII de As Pupilas do Senhor Reitor. O momento será dinamizado pela professora Tânia Almeida do Curso Profissional Técnico Restaurante e Bar, da Escola Secundária Júlio Dinis.

Já na reta final das Jornadas Dinisianas, às 15h, destaque para a tertúlia “A mulher – uma viagem pelos caminhos da independência – de Júlio Dinis à atualidade”, em mais uma edição das Conversas à Volta do Tanque. A iniciativa realiza-se no âmbito do projeto cultural “Espaços de Pensar – Teias de Sentir”, da artista ovarense Rosa Bela Cruz e terá a participação do jornalista Valdemar Cruz e da ex-Ministra da Cultura e professora universitária Isabel Pires de Lima.

As "I Jornadas Dinisianas - O Universo Feminino Dinisiano: (Com)textos" foram acreditadas pelo CCPFC, na modalidade de Curso de Formação, em regime presencial, com a duração de 15 horas, para efeitos de progressão em carreira dos docentes dos grupos 200, 300 e 400, com o registo CCPFC/ACC-131041/24. A certificação dos formandos ficará a cargo do Centro de Formação Intermunicipal de Estarreja, Murtosa e Ovar (CFIEMO).

 

  https://www.ovarnews.pt/jornadas-dinisianas-refletem-sobre-o-papel-da-mulher-desde-a-epoca-de-julio-dinis-aos-dias-de-hoje/