terça-feira, janeiro 31, 2023

O Dominó vareiro nas ruas da folia
A decoração urbana relativa ao Carnaval de Ovar 2023 é um tributo ao Dominó, fato típico usado pelos foliões de Ovar.

O traje, que conheceu diversas velocidades na sua promoção ecl adesão dos foliões, está presente na decoração urbana da rua Elias Farcia, oferecendo um colorido especial a quem nos visita alusivo à quadra.

O Dominó junta-se a outras homenagens que a "ornamentação" tem realizado em anos anteriores, como a Banda do Lau ou a figura do Neptuno.

O que é o Dominó?

Dominó é um dos personagens clássicos da commedia dell’arte italiana, ainda que menos conhecido do que Pierrot, Arlequim ou Columbina.

Como fantasia de Carnaval começou por ser usada pelos antigos venezianos.

Pode ser feita de cetim ou veludo mas, por cá, é sobretudo apresentada em sarja, normalmente de cor negra.

Esta túnica até aos pés de origem religiosa, com capuz, mangas e luvas, a que se junta a tradicional máscara de Carnaval, e a voz colocada num estridente falsete, permite o encobrimento total.

Deixamos de ser gordos, magros, novos, velhos, feios, bonitos, homens ou mulheres,  e saímos para conviver.

Para manter uma certa autoridade e garantir o seu direito à ocultação de identidade, o Dominó tradicional faz-se normalmente acompanhar por uma colher de pau mantendo afastados os mais atrevidotes.

A inevitável criatividade dos foliões tem levado, desde sempre, ao aparecimento de todo o tipo de variantes deste personagem que o reinventam a seu bel-prazer.
https://www.ovarnews.pt/o-domino-vareiro-nas-ruas-da-folia/

Sem comentários: