segunda-feira, outubro 31, 2022

"Relatório do TC está a ser alvo de aproveitamento político"


Para o presidente da Câmara Municipal de Ovar, o relatório do TC está a ser alvo de "claro aproveitamentro político". Salvador Malheiro diz que "encara as inspecções como positivas" mas aconteceu que, no âmbito de uma de muitas de rotina de que somos objecto, aconteceu isto mas a Câmara Municipal de Ovar "tentou solucionar a questão e disponibilizou-se, de imediato, para tudo".

Falando na última reunião da Assembleia Municipal, "sabíamos que iamos ter de falar com o TC e agora vamos defender-nos porque tenho orgulho nas normas existentes, mas também sei que tudo pode ser sempre melhorado».

Respondendo às críticas, em especial do M2030 e do PS, Salvador Malheiro garntiu: «Esta não é uma Câmara de facilitismo. Mas não quero ir por cima do TC porque estamos perfeitamente de consciência tranquila».

Para que não restem dúvidas, o edil assume toda a responsabilidade do sucedido, porque "a gestão financeira da câmara é da minha responsabilidade e sei que segue na íntegra as boas práticas da gestão anterior. O PS critica-as, estranhamente. A regra de ouro é aplicada todos os anos e sobra dinheiro para fazer investimento".

"As contas são públicas", sendo possível verificar que "temos mais de dez milhões de euros no banco e uma dívida quase nula", garantiu. Tudo fruto de uma "boa gestão que nos permite ter sensibilidade para questões relacionadas com as empresas, por exemplo".

Antes, já o socialista Nuno Bigote tinha manifestado dúvidas, porque o relatório, na sua leitura, "põe em causa a imagem pública da nossa Câmara Municipal e é claro nas suas conclusões".

"O processo de fiscalização não funcionou, porquê? Que medidas tomaram e que garantias oferecem?", questionou.

O socialista contraria o líder do executivo laranja: "As finanças do Município não estão bem e isto é a ponta do iceberg. Não foi por falta de aviso. O relatorio do TC fala em vários erros e diz que a isenção da Derrama foi de uma atroz irresponsabiloidade. Alertamos sempre, mas quem vai pagar a fatura vão ser os contribuintes".

Do lado da bancada do PSD, Manuel Reis lembrou que "estas contas, agora em causa, foram aprovadas em sede da Câmara e ninguém deu por nada". "E nós, na Assembleia, descobrimos? Não. Eu também não vi, mas também não me sinto responsável pelas acções dos funcionários da Câmara. Isto é uma questão técnica, juridica e admninistrativa e, por isso, devemos esperar pela decisão do Tribunal e então decidir se deve ou não haver uma discussão política deste assunto".
https://www.ovarnews.pt/relatorio-do-tc-esta-a-ser-alvo-de-aproveitamento-politico/

Sem comentários: