terça-feira, maio 31, 2022
O concerto de Capitão Fausto e a participação de Jafumega no projeto “Bandas em Festa”, agendados para os dias 9 e 13 de junho, respetivamente, foram cancelados por motivos imprevistos e alheios à organização das Festas de Santo António, da Cidade e do Município.
Fonte não oficial aponta para a possibilidade de infecção por Covid19 em elementos das bandas ou staff.
Mais sorte teve o Maio do Azulejo, em Ovar, que conseguiu realizar o concerto de Luís Portugal com as bandas filarmónicas do concelho.
A contagem decrescente para a maior festa do concelho estarrejense que arranca esta sexta-feira, dia 3, já começou.
https://www.ovarnews.pt/capitao-fausto-e-jafumega-cancelam-concertos-em-estarreja/
O Dia Nacional do Mutualismo celebrou a força dos 846 anos do movimento mutualista em Portugal e permitiu lançar um olhar sobre o seu papel na nova Europa saída da pandemia e a braços com a guerra na Ucrânia.
"Não vivemos à sombra da História. Temos presente e futuro", realçou o Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, na sessão de encerramento do evento que decorreu em Vila Nova de Gaia, sublinhando o papel insubstituível das mutualidades na complementaridade de segurança social e da prestação de cuidados de saúde e proteção social das crianças, dos idosos e dos mais vulneráveis.
"Este papel nem sempre tem sido compreendido e reconhecido pelo Estado e pelos decisores políticos" – afirmou Luís Alberto Silva, manifestando a sua preocupação com a sustentabilidade das entidades da economia social e propondo, por exemplo, a consignação de uma parte das receitas do jogo e a redução da taxa de IVA que recai sobre as empreitadas no âmbito das obras destinadas às suas atividades estatutárias.
O Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, garantiu que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social está empenhado em continuar a trabalhar de forma muito próxima com o setor das mutualidades e apontou como principais desafios "o alargamento da cobertura e a qualidade dos serviços prestados".
O papel o mutualismo na nova Europa social foi o tema da conferência que abriu as comemorações. O eurodeputado Paulo Rangel e o ex-ministro da saúde Adalberto Campos Fernandes enfatizaram os desafios da nova Europa no âmbito do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e nomeadamente com a necessidade de atender a questões como as migrações e da emergência alimentar. E, neste quadro, recordou Filipe Almeida, presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, abrem-se novos horizontes à inovação social para dar resposta a novos problemas como o envelhecimento da população, a conciliação da vida profissional e familiar e a integração de migrantes.
Juan Pedreño, presidente da Social Economy Europe, que não podendo estar presente, enviou um depoimento registado em vídeo onde destacou a importância do "momento impressionante das políticas públicas a favor da economia social", referindo-se ao plano de ação europeu para a economia social recentemente aprovado.
Distinções mutualistas
A entrega dos Prémios Mutualismo 2022 foi outro dos momentos importantes do Dia Nacional do Mutualismo. O Primeiro-Ministo português, António Costa, foi distinguido com o Prémio Cidadania e Solidariedade pelo seu papel no combate à pandemia e a centralidade que tem atribuído à economia social em Portugal. O Prémio Mutualismo e Solidariedade foi atribuído a Juan António Pedreño, pelo seu empenhamento na revitalização e afirmação da economia social na Europa e na defesa dos valores da solidariedade, igualdade, cidadania e inclusão.
O Prémio Mutualismo e Solidariedade distinguiu dois dirigentes mutualistas: José Carvalho, Presidente da ASM dos Artistas Vilafranquenses, pelo seu percurso de vida marcado pelo trabalho em prol dos mais vulneráveis, e, a título póstumo, a Luciano Seromenho, presidente da ASM Protetora dos Artistas de Faro, pelo trabalho a favor da comunidade da sua região e da instituição que dirigia.
Prémios Inovar Para Melhorar e Trabalhador do Ano anunciados
Os prémios instituídos pela UMP para distinguir o projeto com marca de inovação mais relevante e o vencedor da votação do concurso Trabalhador do Ano são sempre momentos importantes do dia.
Nesta sessão, o projeto Casa Moura, da Mutualista Covilhanense, foi anunciado como o vencedor do Prémio Inovar Para Melhorar. Foi a decisão do júri, constituído por Eduardo Graça (CASES), Filipe Almeida (Portugal Inovação Social) e Pedro Portugal Gaspar (ASAE), que avaliou os cinco projetos submetidos. Casa Moura é um projeto de acolhimento e integração de jovens migrantes sem acompanhamento familiar.
A candidatura ao Prémio Trabalhador do Ano mais votada no site mutualismo.pt foi a protagonizada por Susana Neves, trabalhadora do Legado do Caixeiro Alentejano.
846 anos de mutualismo revisitados
O Dia Nacional do Mutualismo ficou marcado por um momento evocativo, que foi dinamizado por dois reputados académicos: Deolinda Meira (ISCAP-Porto) e Álvaro Garrido (Universidade de Coimbra. Foi durante este momento evocativo, que Álvaro Garrido apresentou o livro "Breve História do Mutualismo em Portugal", uma edição da UMP, que descreve os 846 anos do movimento mutualista, com especial relevo nos séculos XIX e XX. A sessão de autógrafos encerrou as comemorações.
https://www.ovarnews.pt/?p=62848
A prestação da casa paga pelos clientes bancários no crédito à habitação vai subir em junho nos contratos indexados à Euribor a três, seis e 12 meses, face às últimas revisões, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.
Um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros, a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses e com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1%, passa a pagar pela prestação da casa a partir de junho 472,60 euros, o que traduz uma subida de 26,05 euros face à última revisão em dezembro. Já no caso de um empréstimo nas mesmas condições (valor e prazo de amortização), mas indexado à Euribor a três meses, o cliente passa a pagar 456,33 euros, mais 9,65 euros do que paga desde março.
Estes valores foram calculados tendo em conta as médias da Euribor no mês de maio, tendo sido a seis meses de -0,144% e a três meses de -0,386%. Os aumentos que vão ocorrer em junho para quem tem empréstimos indexados à Euribor a seis e três meses comparam com as subidas de, respetivamente, 14,32 euros e 7,36 euros registadas nos créditos cuja revisão ocorreu no mês de maio.
Já nos empréstimos indexados à Euribor a 12 meses, a prestação da casa – para um empréstimo nas condições referidas – será de 502,49 euros a partir de junho, o que traduz uma subida de 52,45 euros mensais. Neste caso, este valor foi calculado tendo em conta a média da Euribor em maio, que a 12 meses foi de 0,287%.
Desde final de 2021 que acabaram as moratórias do crédito das famílias, que foram uma importante ‘folga’ para as famílias nos momentos mais agudos da crise da pandemia da covid-19. As taxas Euribor são o principal indexante em Portugal nos contratos bancários que financiam a compra de casa. A Euribor a seis meses é a mais usada, seguida da taxa a três meses. Desde 2015 que as taxas de juro estão em terreno negativo.
https://www.ovarnews.pt/?p=62850
A 2ª etapa do Junior Tour vai realizar-se de 2 a 3 de Julho na Praia de São Jacinto, em Aveiro, dando seguimento à luta pelos títulos mais relevantes da modalidade em fase anterior à carreira sénior, designadamente para surfistas até aos 20 anos.
O Projunior Aveiro assume um papel determinante nas contas dos títulos nacionais juniores, com Martim Nunes e Maria Salgado, vencedores da etapa inaugural que se realizou no Poto e Matosinhos, a chegarem a São Jacinto em posição de destaque. Recorde-se que ambos os jovens portugueses encontram-se atualmente ao serviço da Seleção Nacional no Mundial Júnior da International Surfing Association em El Salvador.
Martim Nunes, líder do ranking masculino, tem as expectativas para a etapa de São Jacinto em alta e está "ansioso por lá surfar, por saber que as ondas são boas. Acima de tudo, espero que seja um fim de semana com bom surf. Não estou a pensar muito no resultado, mas, sim, em fazer o meu surf, bons heats e competir bem. Se isso tudo acontecer, o resultado vai ser positivo, de certeza. Em relação ao título nacional Projunior, sinceramente, não penso muito nisso porque o meu foco está antes na performance e o que vier a seguir é um bónus. Gostava muito de me sagrar campeão nacional sub-20 e vou dar o meu máximo e concentrar-me nisso.”
Maria Salgado, líder do ranking feminino, quer "mostrar que estou a surfar bem e espero que as ondas estejam boas. Espero também que toda a gente se divirta e que seja um bom campeonato. Em relação ao título nacional Projunior, não era um objetivo planeado, mas se acontecer vou ficar muito feliz. O meu grande objetivo é mostrar o meu surf e divertir-me. Se tudo isto acontecer, com certeza que os resultados virão por acréscimo.”
O Junior Tour vai, assim, descer até Aveiro, a uma das zonas com maior cultura surfista do centro do país e que reentra, desta forma, no mapa dos principais eventos do surf nacional, recuperando a forte tradição vivida na região nos anos 90. O Projunior Aveiro é uma etapa organizada em parceria entre o Município de Aveiro e a Associação Nacional de Surfistas.
A acção do Projunior Aveiro poderá ser acompanhada através de sistema de live scores em ansurfistas.com.
A 2ª etapa do Junior Tour é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, o apoio local do Centro de Alto Rendimento de Surf São Jacinto, e o apoio técnico da Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto e da Federação Portuguesa de Surf.
https://www.ovarnews.pt/?p=62842
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) tem em curso um novo concurso público para a concessão do Serviço Público de Transporte de Passageiros na Região de Aveiro, para um período de cinco anos, pelo valor base de 1.600.000€ (+ IVA) e com conjunto de condições que estão devidamente definidas no respetivo caderno de encargos. Os interessados têm de apresentar proposta até ao próximo dia 11 de junho.
Este é o segundo concurso público, depois de em janeiro de 2020 a CIRA ter aberto um procedimento para a aquisição deste serviço, mas para o qual não foi apresentada qualquer proposta.
Com vista ao lançamento deste novo concurso público, o Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro desenvolveu trabalho de revisão das peças do concurso e do estudo subjacente às mesmas, por forma a garantir o interesse do mercado e a contratação de um operador para este importante serviço público, e teve de gerir os impactos fortemente negativos que a Pandemia da Covid-19 causou ao setor dos transportes.
"Trata-se de uma operação pioneira e sem histórico na Região de Aveiro", garante a CIRA. O modelo de negócio passa por um contrato de primeira geração com a concessão de serviço público clássico, que visa servir 400 mil cidadãos e está a concurso com um lote único de dez operações municipais (com a exceção de Aveiro que tem concessionada há cinco anos a sua operação municipal, e tem um protocolo estabelecido com a CIRA) e da operação de todas as linhas intermunicipais.
A melhoria da qualidade do serviço, da sua fiabilidade e sustentabilidade económica, social e ambiental, o contributo para a coesão territorial da Região de Aveiro, são objetivos importante que a CIRA quer garantir com a ativação do contrato que venha a surgir deste concurso público.
https://www.ovarnews.pt/?p=62834
Os militares do núcleo de protecção ambiental do Destacamento Territorial de Ovar, no âmbito de uma denúncia da linha SOS ambiente, deslocaram-se ao Aeródromo de Manobra n°1 -Maceda, em Ovar, a fim de procederem à recolha de uma ave em estado juvenil, a qual se veio a apurar tratar-se de uma espécie de coruja das torres, com o nome científico - "tyto alba", que havia caído do seu ninho.
A ave foi recolhida e encaminhada para o Parque Biológico de Gaia.
Denominada de Coruja-das-torres, Tyto furcata, ou Tyto alba, é uma espécie que pertence a família dos titonídeos, também conhecida pelos nomes de coruja-da-igreja, coruja-católica, rasga-mortalha e suindara.
É uma ave de rapina nocturna que também pode apresentar actividade crepuscular frequente no centro e sul do país.
https://www.ovarnews.pt/?p=62837
O tabaco surge de uma planta chamada Nicotiana Tabacum que é uma substância estimulante. O tabaco encontra-se sob a forma de cigarro, charuto, cachimbo e tabaco de mascar. O tabagismo é a dependência física e/ou psicológica do consumo de nicotina, é uma das principais causas evitáveis de doença e morte precoce.
Na Europa, segundo a OMS, o tabagismo é responsável pela morte de cerca de 1 milhão e 200 mil pessoas por ano.
Existem diferentes doenças associadas ao consumo de tabaco e entre elas encontram-se:
97% do cancro na laringe;
90% do cancro do pulmão;
85% da bronquite e enfisema;
30% das mortes por cancro;
50% do cancro de pele;
25% das mortes por doença cardíaca;
25% das mortes por acidente vascular cerebral.
Risco acrescido de infertilidade
O tabaco também afeta a saúde das pessoas que convivem com o fumador, as quais também correm riscos, sobretudo a nível cardiovascular e respiratório. Está também na origem da transmissão de modelos sociais pouco saudáveis: um pai que fuma terá dificuldade em evitar que o filho lhe copie o hábito.
Após deixar de fumar, o risco de desenvolver doenças é igual ao de um não fumador
Cinco anos depois, o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC) passa a ser igual ao de um não fumador. Segundo estudos, 15 anos depois, o risco de doença coronária é também igual a alguém que nunca fumou.
Ao deixar de fumar:
melhora a capacidade pulmonar e respiratória
diminui a tosse pela manhã
melhora a sensação do olfato e paladar
aumenta a energia e bem-estar
poupa dinheiro
melhora a saúde oral
diminui o risco de morte prematura
vive, em média, mais 10 ano
diminui, para metade, o risco de doença cardiovascular
diminui o risco de contrair cancro e doenças respiratórias
diminui, em metade, o risco de contrair cancro da boca e do esófago, ao fim de 5 anos sem fumar, e o risco de contrair cancro do pulmão, após 10 anos sem fumar.
Em relação aos cigarros eletrónicos, existe referência que a sua nicotina não provoca problemas respiratórios, mas esta nicotina mantém a dependência da substância, o que interfere negativamente na cessação tabágica definitiva.
Embora o vapor produzido pelos cigarros eletrónicos seja quimicamente menos complexo e potencialmente menos nocivo do que o fumo do tabaco ou do que o vapor do tabaco aquecido, não é isento de riscos, quer para os consumidores, quer para os não consumidores expostos em locais fechados.
Como os cigarros eletrónicos são relativamente recentes, os seus efeitos na saúde não são ainda integralmente conhecidos, continuando em investigação.
Não corra riscos! Cuide da sua saúde: deixe de fumar.
É difícil, mas possível: com determinação, força de vontade e muitas vezes, o recurso a consultas especializadas, medicamentos ou produtos de saúde específicos.
São muitos os benefícios de deixar de fumar.
Francisca Delerue - Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
https://www.ovarnews.pt/?p=62830
segunda-feira, maio 30, 2022
Ovarenses doaram 5.513 kg de bens ao Banco Alimentar contra a Fome
O Banco Alimentar contra a Fome recolheu, na campanha do último fim de semana, 5.513 kg de bens no concelho de Ovar.
No distrito, foram recolhidos um total de 102.207 kg, sendo de realçar que apenas Aveiro, Espinho, Estarreja, Lourosa, Santa Maria da Feira e São João da Madeira recolheram mais do que Ovar.
O Banco Alimentar Contra a Fome salienta a “generosidade muito grande dos voluntários, tanto os que doaram como os que estiveram a recolher” os bens alimentares.
https://www.ovarnews.pt/ovar-doou-5-513-kg-de-bens-ao-banco-alimentar-contra-a-fome/
O Banco Alimentar contra a Fome recolheu, na campanha do último fim de semana, 5.513 kg de bens no concelho de Ovar.
No distrito, foram recolhidos um total de 102.207 kg, sendo de realçar que apenas Aveiro, Espinho, Estarreja, Lourosa, Santa Maria da Feira e São João da Madeira recolheram mais do que Ovar.
O Banco Alimentar Contra a Fome salienta a “generosidade muito grande dos voluntários, tanto os que doaram como os que estiveram a recolher” os bens alimentares.
https://www.ovarnews.pt/?p=62821
As finais distritais de futebol de 7, futebol de 11 masculino e futebol
feminino já têm local definido. Depois de aprovação em reunião de
direção, a AFA reuniu com os clubes que receberão os encontros decisivos
dos vários escalões, estando dado o pontapé de saída para a organização
dos eventos.
Começando pelo futebol de 7, as finais de Infantis A serão disputadas no
reduto do Novo Estrela da Gafanha da Encarnação (NEGE), em Ílhavo, ao
passo que os Infantis B jogarão em Fiães e os Benjamins A utilizarão as
infraestruturas do CF U. Lamas.
Em futebol de 11, as Taças Distritais de Sub-13, Sub-14 e Sub-15 serão
decididas em Cortegaça, enquanto os jogos das Supertaças dos mesmos
escalões serão disputados na Gafanha. Os Sub-17, Sub-19 e Sub-22 jogarão
as respetivas finais das Taças em Aveiro, na casa do SC Beira-Mar, ao
passo que as Supertaças das categorias se realizarão em Lobão. Em
seniores, a Taça de Aveiro será jogada no Estádio Municipal de Aveiro,
enquanto a Supertaça se disputará em Águeda.
Por fim, em futebol feminino, as finais das Taças Distritais de Sub-17 e
Sub19 realizar-se-ão no reduto do FC Cesarense, sendo que as Supertaças
se decidirão em Santa Maria da Feira, no complexo do CD Feirense.
As finais de futebol de 7 realizam-se a 4 junho. Uma semana depois, a
11, serão disputadas as Taças Distritais dos escalões compreendidos
entre os Sub-13 e os Sub-22, sendo que, no dia seguinte, serão jogadas
as Taças Distritais seniores. Já as Supertaças realizam-se no dia 16 de
junho.
https://www.ovarnews.pt/?p=62817
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) adjudicou, por consulta prévia, a elaboração do projecto de execução do Centro Intermunicipal da Recolha Oficial de Animais da Região de Aveiro (CIROA).
Segundo o contrato, o prazo de execução é de 120 dias, por um preço de 73.990 euros.
Ovar terá um dos polos do canil intermunicipal, que começou a ser preparado há quase cinco anos (Aveiro e Águeda são os outros).
A revisão do projecto surge após a realização de dois concursos públicos, em 2020 e 2021, sem resultados práticos.
https://www.ovarnews.pt/?p=62815
As portas da Casa da Contacto voltaram a abrir-se para os mais novos. Vão ser mais de 20 espectáculos com três novas propostas: “Play outra vez”, “O palhaço da alegria” e “A batata azul”.
Assim, este Domingo, a Classe B da Oficina de Teatro 2021/2022 apresentau “Play outra vez” de Manuel Ramos Costa.
Segue-se “O Palhaço da Alegria” de José Ferreira, pela Contacto. Esta produção será apresentada em exclusivo para os alunos das escolas e infantários da União das Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente e da freguesia de Válega com apresentações aos dias de semana entre 30 de maio e 8 de junho.
A 12 de junho, pelas 16H00 será a vez da Classe A da Oficina de Teatro 2021/2022 apresentar “A batata azul” de Teresa Leite em estreia absoluta.
Esta 12ª edição da Festinfância conta uma vez mais com a parceria estabelecida com a União de Freguesias de Ovar , S. João, Arada e S. Vicente, o apoio da Junta de Freguesia de Válega e o apoio do Agrupamento de Escolas de Ovar e o Agrupamento de Escolas Ovar Sul, sem esquecer o contributo do Município de Ovar.
Os espectáculos realizados nos dias úteis serão destinados exclusivamente aos alunos das escolas básicas e infantários da União das Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente e da freguesia de Válega e os espetáculos realizados aos fins-de-semana são abertos ao público em geral, mediante reserva de lugar efetuada através do 917 458 619 ou do email contacto.corrente@gmail.com
https://www.ovarnews.pt/?p=62805
O cabaz de 60€, pago em abril às famílias beneficiárias de tarifa social de
electricidade, foi alargado a todos os agregados com prestações sociais
mínimas. O pagamento foi feito a 27 de maio. Porém, a DECO defende
alterações a esta medida.
A Associação reconhece a importância da medida que reviu o apoio
extraordinário às famílias mais vulneráveis face ao aumento dos preços de
bens alimentares, mas considera que esta fica aquém das expectativas das
famílias. Os portugueses que, ainda se encontram a recuperar dos efeitos da
pandemia, têm sido confrontados com vários aumentos, nomeadamente na
energia, nos combustíveis e agora nos bens alimentares de primeira
necessidade.
Assim, e embora a DECO saliente a importância da manutenção deste apoio
no mês de maio, bem como o seu alargamento a outras famílias, defende que
no contexto actual é necessário ir mais além. As previsões não apontam para
um aliviar imediato dos preços e a incerteza da duração desta medida
pressiona os consumidores a procurar alternativas para a sustentabilidade
financeira do agregado familiar, alternativas essas que poderão prejudicar a
sua capacidade económica.
Assim, a DECO reivindica:
- uma prorrogação deste apoio enquanto se mantiver a situação de
aumento de preços e, pelo menos, até final do ano de 2022;
- uma maior abrangência deste apoio, designadamente para as
famílias que tiveram uma quebra de rendimentos superior a 20% face
aos rendimentos do mês anterior ou do período homólogo do ano
anterior e também para as famílias numerosas, cujo agregado familiar
seja composto por 5 ou mais pessoas;
- um ajuste mensal do valor de 60€, estabelecido face às previsões
de inflação, como o preço de um cabaz de bens essenciais.
Consideramos que este montante é claramente insuficiente perante
os valores que uma família gasta em média nas suas compras mensais,
sobretudo neste cenário de aumento de preço.
A DECO apresentou estas preocupações junto do Governo e Grupos
Parlamentares, defendendo a adoção de medidas que garantam a proteção
dos interesses económicos dos consumidores e mitiguem o previsível impacto
generalizado do aumento dos preços dos bens alimentares. A associação
continuará a acompanhar a situação, ciente que os rendimentos das famílias
sofrerão a curto prazo um forte abalo.
Conte com o apoio da DECO Norte através do número de telefone 223 391
960, do endereço eletrónico deco.norte@deco.pt. Siga-nos nas redes sociais
Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube! Visite o nosso site em www.deco.pt para mais informações.
https://www.ovarnews.pt/?p=62771
Iniciou-se esta manhã a reparação da Capela do Cireneu, na rua Cândido dos Reis, em Ovar.
Esta foi a capela, parte de um valioso conjunto religioso de sete, que recentemente perdeu um fragmento decorativo da sua fachada.
O Padre Vitor Pacheco, que acompanhou os trabalhos, adiantou que os estes visam repor o fragmento que se desprendeu e aproveitar a oportunidade para proceder a outros arranjos.
"Além de colar o elemento que se soltou da fachada, vamos verificar o telhado, limpar a fachada e analisar a segurança desses elementos em todas as capelas", adiantou o Pároco de São Cristóvão de Ovar.
As obras decorrem a expensas da Paróquia ovarense e não põem em causa o projecto de intervenção que estará em preparação na Direcção Regional de Cultura do Centro.
https://www.ovarnews.pt/?p=62798
Na zona Norte de manutenção do Campeonato Sabseg, a AD Ovarense superiorizou-se na visita ao reduto da JD Carregosense (3-0) e assegurou a manutenção na elite do futebol aveirense.
Quem pode respirar de alívio, também, é o Canedo FC, que, apesar de ter cedido na visita a S. Vicente Pereira (2-1), garantiu a permanência. Com o triunfo, a ARC S. Vicente Pereira sobe ao 3.º lugar e parte para a jornada decisiva com vantagem em relação aos rivais directos.
Na peugada segue o Fiães SC, que triunfou diante do CD Cucujães pela margem mínima (1-0) e ultrapassou o CD Paços de Brandão, que não foi além do nulo (0-0) na recepção ao SC Esmoriz.
ARC S. Vicente Pereira, Fiães SC e CD Paços de Brandão lutarão na última ronda pela manutenção no Campeonato SABSEG, numa série em que AC Cucujães, SC Esmoriz e JD Carregosense têm já destino traçado, confirmada que está a descida à 1.ª Divisão Distrital.
Ler mais in AFAtv
https://www.ovarnews.pt/?p=62773
domingo, maio 29, 2022
Ovarense em terceiro na final nacional de sub18
A Ovarense Basquetebol esteve melhor do que o Sporting na terceira e última jornada da fase final que decorreu em Sangalhos.
Com este resultado, os vareiros conseguiram terminar a 𝗳𝗮𝘀𝗲 𝗳𝗶𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝘀𝘂𝗯𝟭𝟴 𝗺𝗮𝘀𝗰𝘂𝗹𝗶𝗻𝗼𝘀 no terceiro lugar.
No jogo de atribuição do título, o FC Porto superou o FC Barreirense (61-62) em jogo de emoções fortes.
🏀 Sporting Clube de Portugal 60-63 Ovarense Basquetebol
🏆 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝘀𝘂𝗯𝟭𝟴 𝗺𝗮𝘀𝗰𝘂𝗹𝗶𝗻𝗼𝘀 (Fase Final - 3.ª jornada)
📍 Complexo Desportivo de Sangalhos
⭐ André Palavra (19pts, 8res, 3ast, 5rb, 1dl)
📊 https://bit.ly/3wV6Lc3
https://www.ovarnews.pt/ovarense-em-terceiro-na-final-nacional-de-sub18/
Com este resultado, os vareiros conseguiram terminar a 𝗳𝗮𝘀𝗲 𝗳𝗶𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝘀𝘂𝗯𝟭𝟴 𝗺𝗮𝘀𝗰𝘂𝗹𝗶𝗻𝗼𝘀 no terceiro lugar.
🏀 Sporting Clube de Portugal 60-63 Ovarense Basquetebol
🏆 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝘀𝘂𝗯𝟭𝟴 𝗺𝗮𝘀𝗰𝘂𝗹𝗶𝗻𝗼𝘀 (Fase Final - 3.ª jornada)
📍 Complexo Desportivo de Sangalhos
⭐ André Palavra (19pts, 8res, 3ast, 5rb, 1dl)
📊 https://bit.ly/3wV6Lc3
https://www.ovarnews.pt/ovarense-em-terceiro-na-final-nacional-de-sub18/
Fábio Augusto, o concorrente do programa "Ídolos" que trabalha numa óptica em Ovar foi apurado para a próxima fase do programa ao ser, este sábado, um dos mais votados pelo público.
O candidato de Viseu cantou "Your Song", de Elton John, e a escolha não podia ter sido mais acertada. Para a jurada Joana Marques, Fábio Augusto “Está mesmo preparado para ser o próximo Ídolo de Portugal”, enquanto que Martim se confessou admirado com a facilidade com que transpões os abstáculos.
Confessando o que já havia referido ao OvarNews, Fábio Augusto é um um romântico assumido. “Foi o amor que me trouxe ao Ídolos”, revela.
https://www.ovarnews.pt/?p=62762
Jorge Moreira da Silva venceu em Ovar as eleições directas do PSD, com 68,5% dos votos expressos contra 34% de Luís Montenegro.
Votaram 98 militantes em Luís Montenegro e 189 em Jorge Silva Moreira numa eleição em que se registou 43,74% de abstenção, ou seja, 227 dos inscritos não foram votar.
https://www.ovarnews.pt/psd-jorge-moreira-da-silva-vence-em-ovar/
sábado, maio 28, 2022
No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala no próximo dia 5 de Junho, a escritora e artista esmorizense, Sandra M. Rocha, inaugura a exposição “Inspire-se! Renovar/Reciclar Garrafas de Vidro!”, no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz. A mostra inclui cerca de 140 garrafas renovadas para inspirar outros a tomar o mesmo procedimento, priorizando os valores da sustentabilidade e reciclagem.
Por volta das 15h30, segue-se uma palestra de Alexandre Leite, docente universitário, que irá discursar sobre “ A Humanidade e os Recursos Naturais….Finitos!”.
A exposição fica patente até 15 de junho.
https://www.ovarnews.pt/?p=62644
- O Banco Central Europeu, já vai avisando de que a subida dos juros é imperiosa e que
- estará para breve. Preocupante será, para todos aqueles que contraíram dívidas, para
- criar condições de boa habitação ou para resolver situações de emergência que terão
- surgido de forma imprevista, como tratamentos de saúde. Talvez, preocupe, também
- aqueles, que se abeiraram dos Bancos, para deles se servir por que de mordomias mil
- vêm beneficiando aos longo de décadas. Por certo, o “iate de luxo”, em que navegam
- com salário de 2.820,00/mês, cada um com direito a mordomias mil sentirá o abanão
- da tempestade e, os sócios, perguntarão, os porquês, que levaram a sua Mutualidade
- a naufragar. O pagamento de juros, nos últimos anos em média foi de 44k€, traduzido
- são 44.220,65. A divida à Banca passa do milhão e duzentos mil€. Vai ser lindo, lindo.
Florindo Pinto
https://www.ovarnews.pt/?p=62751
Neste último fim de semana do certame, o Maio do Azulejo reserva ainda os “Concertos à Janela”, iniciativa que chega, pelas 16h30, na Rua Cândido dos Reis. Estes pequenos concertos, que aparecem de forma inusitada, definem um percurso sonoro com os olhos postos em janelas, varandas, fachadas, padrões azulejares e detalhes arquitetónicos da Rua Cândido dos Reis e Praça da República.
Ao início da noite, pelas 21h30, a Praça da República e a Capela de Santo António servirão de palco, e cenário, de uma coprodução com as Bandas Filarmónica Ovarense e Sociedade Musical Boa União: um concerto com temas de Luís Portugal, compositor e vocalista dos Jáfumega, e Rui Vilhena, músico e elemento do grupo Vozes da Rádio. Um concerto especial, num cenário privilegiado.
Rumo à requalificada Praça da Estação de Caminho-de-Ferro de Ovar, no domingo, 29 de maio, pelas 17h30, o local que se assume como uma das mais importantes “portas” de entrada da cidade, recebe o concerto de Rita Vian, artista em ascensão no panorama nacional que trabalha a voz e compõe num espectro amplo entre a electrónica e a tradição, fechando o Maio do Azulejo 2022.
https://www.ovarnews.pt/?p=62748
sexta-feira, maio 27, 2022
Uma releitura de Romeu e Julieta no CAO
Amor, isso é exatamente o quê?” é a pergunta que serviu de argumento à criação de Porque é Infinito. A partir de uma releitura contemporânea de Romeu e Julieta, o clássico de William Shakespeare sobre o amor e os seus limites, Victor Hugo Pontes constrói uma obra onde a palavra e o movimento se fundem na sua linguagem coreográfica tão singular. Um espetáculo de dança, música e teatro de emoções, que tem merecido o interesse do público, para assistir no Centro de Arte de Ovar, esta sexta-feira, pelas 21h30.
Depois de “Os Três Irmãos”, Victor Hugo Pontes regressa a um palco que já lhe é familiar para coreografar sobre um amor que se quis e acreditou infinito, mas redundou numa tragédia para os seus protagonistas. Com texto de Joana Craveiro, “Porque é Infinito” resulta de uma pesquisa documental, afetiva e poética, que coloca o texto canónico de William Shakespeare nos dias de hoje e o olha a partir daqui.
A convite de Nuno Cardoso, diretor artístico do Teatro Nacional de São João, Victor Hugo Pontes, diretor artístico da peça, afirma “A mim interessa-me muito pegar nestes textos que fazem parte de outra geração e colocá-los nos dias de hoje. É muito bonito ouvir Shakespeare, mas é muito exigente também. Romeu e Julieta é a primeira grande história de amor que nós conhecemos.”
“Porque é Infinito” resulta de uma coprodução Centro de Arte de Ovar, Nome Próprio, Centro Cultural Vila Flor, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Aveirense e Teatro Nacional de São João.
https://www.ovarnews.pt/uma-releitura-de-romeu-e-julieta-no-cao/
Ficou parcialmente destruída a fábrica da ERT 2, localizada na Zona Industrial das Travessas, em São João da Madeira, que foi atingida por um fogo que se encontra, neste momento, em fase de rescaldo.
Quanto às causas do incêndio, ainda estão por apurar, sendo que no local estiveram agentes da PSP e da Polícia Judiciária para procedimentos de investigação.
Reconhecida como uma das principais empresas de São João da Madeira, a ERT 2 é uma das unidades do grupo multinacional homónimo, cuja empresa-mãe iniciou a actividade em 1992, na área da laminação de têxteis para revestimentos de calçado, e em 2000 alargou a sua componente tecnológica ao sector automóvel.
Em 2016 a marca começou também a operar no ramo da mobilidade eléctrica, sendo que, entretanto, as diferentes unidades de São João Madeira vêm empregando cerca de 250 trabalhadores, muitos deles residentes no vizinho concelho vareiro.
Além de Portugal, o grupo também está presente em Espanha, na Bélgica, Alemanha, República Checa, Roménia, Turquia, México, Marrocos e China. A empresa não revelou se o incêndio põe em causa o seu funcionamento ou os postos de trabalho.
https://www.ovarnews.pt/?p=62731
Num encontro na passada terça-feira com militantes na praia de Esmoriz, no Palheiro Velho, Luís Montenegro teve o único momento de encontro com os militantes vareiros.
O candidato às eleições internas do próximo sábado, defendeu que "é tempo de o eleitorado perceber que “não é preciso Portugal estar na bancarrota para o PSD ter um primeiro-ministro”, até porque esse partido “é o único capaz de fazer as reformas de que o país precisa e que António Costa não tem coragem de fazer”.
Dias antes, Moreira da Silva tinha estado no auditório do Orfeão de Ovar a explicar aos "laranjas" locais porque devem confinar nele para suceder a Rui Rio.
Mas estas eleições encerram mais significado do que parece à primeira vista. Depois de "empurrar" Montenegro, Salvador Malheiro ficou sem margem para apoiar publicamente o amigo Moreira da Silva. Vai daí, anunciou que não ia apoiar ninguém.
Mas o seu vice e presidente da concelhia, Domingos Silva, embora mantenha equidistância, apoia o antigo ministro do ambiente de Paços Coelho, assim como a restante vereação e a JSD.
E aqui, o apoio a Luís Montenegro pode ser um sintoma do que se quer no futuro nos Paços do Concelho. A deputada Carla Madureira, Sérgio Vicente, presidente da JF de Cortegaça, e Miguel Silva, presidente da junta de Maceda e eleito na distrital do PSD, estão nesse rol. Ambos os autarcas estão no limite de mandato e, pelo menos, o cortegacense, espreita a possibilidade de ser o próximo candidato socual-democrata à Câmara Municipal, onde poderá ter de se degladiar com Domingos Silva cuja sonho de ascender à presidência nunca foi segredo.
https://www.ovarnews.pt/?p=62722
Por volta das 15:30, segue-se uma palestra de Alexandre Leite, docente universitário, que irá discursar sobre “ A Humanidade e os Recursos Naturais….Finitos!”.
A exposição estará dez dias no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz, podendo ser visitada livremente pelos cidadãos até 15 de Junho. A protecção e o respeito pela integridade do meio-ambiente serão aflorados ao longo desta iniciativa.
https://www.ovarnews.pt/?p=62644
A Associação Portugal AVC (União de Sobreviventes, Familiares e Amigos) promove, esta sexta-feira, um encontro em Cortegaça para apoiar os afectados pela ocorrência de avc.
Os grupos de “ajuda mútua” reúnem pessoas que têm em comum o facto de terem sofrido um AVC e fomentam a partilha de informação.
O Grupo de Ajuda Mútua (GAM Feira) que tem como referência o Hospital de Santa Maria da Feira twm encontro marcado em espaço cedido pela Junta de Freguesia de Cortegaça, no Largo 25 de setembro, às 17h30.
Os Grupos de Ajuda Mútua (GAMs) são uma forma de actuação para responder aos problemas de quem sofreu um Acidente Vascular Cerebral, sentindo o conforto de não serem os únicos a “lutar”. Pretendem ainda melhorar a capacidade de enfrentar situações difíceis, ajudar a sair do isolamento e solidão, aumentando a autoestima e colhendo ideias para facilitar a integração.
https://www.ovarnews.pt/?p=62719
No Campeonato Nacional de Esperanças, para jovens atletas até aos 16 anos de idade, o maior destaque, pelo Clube de Canoagem de Ovar, foi Andreia Silva que conseguiu alcançar o posto mais alto do pódio em K1 Cadete Feminino e da dupla Cadete Danilo Teixeira e Telmo Duarte que arrecadaram a Medalha de Bronze.
Com condições atmosféricas adversas que motivou a anulação de 6 provas, incluindo a de Menor David Cherepov e a desistência do Infantil Duarte Lamego.
Todos os resultados dos 8 canoístas vareiros que participaram no dia 21 de maio, na Barragem de Alqueva (Moura):
K1 MENOR
David Cherepov (prova anulada)
K1 INFANTIL
18º Nuno Murta
Duarte Lamego (virou e desistiu)
K1 CADETES
19º Simão Saraiva
44º Luís Montero
K1 CADETES FEM.
1ª Andreia Silva
K2 CADETES
3º Danilo Teixeira/Telmo Duarte
K2 CADETES
3º Danilo Teixeira/Telmo Duarte
Geral Clubes: 15º CCOvar (43 Clubes)
https://www.ovarnews.pt/andreia-silva-no-lugar-mais-alto-do-podio-em-moura/
Amor, isso é exatamente o quê?” é a pergunta que serviu de argumento à criação de Porque é Infinito. A partir de uma releitura contemporânea de Romeu e Julieta, o clássico de William Shakespeare sobre o amor e os seus limites, Victor Hugo Pontes constrói uma obra onde a palavra e o movimento se fundem na sua linguagem coreográfica tão singular. Um espetáculo de dança, música e teatro de emoções, que tem merecido o interesse do público, para assistir no Centro de Arte de Ovar, esta sexra-feira, pelas 21h30.
Depois de “Os Três Irmãos”, Victor Hugo Pontes regressa a um palco que já lhe é familiar para coreografar sobre um amor que se quis e acreditou infinito, mas redundou numa tragédia para os seus protagonistas. Com texto de Joana Craveiro, “Porque é Infinito” resulta de uma pesquisa documental, afetiva e poética, que coloca o texto canónico de William Shakespeare nos dias de hoje e o olha a partir daqui.
A convite de Nuno Cardoso, diretor artístico do Teatro Nacional de São João, Victor Hugo Pontes, diretor artístico da peça, afirma “A mim interessa-me muito pegar nestes textos que fazem parte de outra geração e colocá-los nos dias de hoje. É muito bonito ouvir Shakespeare, mas é muito exigente também. Romeu e Julieta é a primeira grande história de amor que nós conhecemos.”
“Porque é Infinito” resulta de uma coprodução Centro de Arte de Ovar, Nome Próprio, Centro Cultural Vila Flor, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Aveirense e Teatro Nacional de São João
https://www.ovarnews.pt/?p=62714
O 21.º Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira arrancou esta quinta-feira, apresentando até às 13h00 de domingo 140 performances por 178 artistas.
Decorrendo sobretudo ao ar livre, em diferentes espaços públicos do centro histórico, o evento envolve 37 projetos artísticos de 16 nacionalidades e todos eles têm entrada livre, embora os quatro espetáculos que obrigavam a inscrição prévia já estejam com lotação esgotada – o que representa 1.050 lugares no Cineteatro António Lamoso e 460 em palcos de rua.
Para o público que não assegurou previamente essas entradas continuam disponíveis 33 espetáculos, num cartaz que, segundo a organização do festival, abrange desde propostas mais intimistas a performances de grande formato, sempre em palcos não convencionais – como os jardins da biblioteca municipal, a casa do moinho nas margens do rio Cáster, a escadaria da igreja matriz ou a eira do orfeão local.
Ilusionismo, circo contemporâneo, teatro físico e dança urbana são alguns dos géneros artísticos explorados na edição deste ano, cujas 118 horas de conteúdos exploram temas como a sustentabilidade ambiental dos oceanos (é o caso da produção espanhola “Veles e Vents”, da companhia Xarxa Teatre), a obra literária de José Saramago (em “Venham enfim as grandes alegrias”, de Fábio Araújo) e a emancipação da mulher (em “Eu fêmea”, do Teatro do Mar).
Há ainda performances itinerantes como aquelas em que a Orquestra Criativa combina música com o trabalho plástico do italiano Danielle Villa, e outra em que a banda espanhola Red Wine Cabaret interpreta os seus temas numa parada de estilo ‘clown’.
Outras propostas em cartaz são “Gibberish not Gibberish”, em que o norte-americano Steven Gutierrez analisa se o humor e os pensamentos podem expressar-se através de uma escultura abstrata, e “OQDA”, em que a companhia Etta Ermini recorre a dança, equilibrismo e danças tradicionais marroquinas para provocar uma reflexão sobre comunicação multicultural.
A par de artistas e companhias consagradas, o Imaginarius de 2022 apresenta 15 novos jovens talentos de várias nacionalidades e aposta no reforço da programação infantil, que, além de performances de teatro e circo, este ano integra igualmente oficinas de serigrafia e oficinas de artes circenses.
O festival reserva ainda uma secção própria para profissionais das artes de rua, promovendo encontros entre agentes do setor e debates sobre temas como a participação comunitária e a segurança em eventos de massas.
À semelhança de anos anteriores, ainda antes de Santa Maria da Feira ser classificada pela UNESCO como Cidade Criativa da Gastronomia, o evento renova as suas sugestões culinárias ao envolver restaurantes selecionados na conceção de pratos inspirados pelo festival. Os menus podem consultar-se antecipadamente no site do Imaginarius e têm por base produtos locais e sazonais.
Em toda essa oferta de atividades, há espetáculos com tradução em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição. A organização do evento disponibiliza ainda cadeiras de rodas e lugares especiais para espetadores com mobilidade reduzida.
https://www.ovarnews.pt/imaginarius-toma-conta-da-feira-ate-domingo/
O treinador do Sporting, Luís Magalhães, anunciou que irá abandonar o clube e o basquetebol, tecendo fortes críticas à federação, que "continua a dar golpes" na modalidade, onde se deixou de rever.
Luís Magalhães, que falava à imprensa após a derrota (95-80), no terceiro jogo da meia-final da Liga de portuguesa de basquetebol, que afastou os 'leões' da final, aproveitou o momento para agradecer a todos quanto trabalharam com ele nas três épocas que esteve ao leme dos 'leões'.
Hoje, também saio do Sporting e do basquetebol. Estou cansado. Há mais coisas a fazer na vida. Não me revejo neste tipo de coisas. Não quero estar metido nisto, prefiro afastar-me. Agradeço aos jogadores, ao staff do Sporting. Era por ter vindo por uma época e fiquei três", começou por dizer.
Questionado se a decisão estava mesmo tomada ou se estava a 'falar a quente', o treinador foi claro, realçando que quem o conhece sabe que não diria isto se a não tivesse tomado.
Segundo Luís Magalhães, na base desta decisão está a Federação Portuguesa de Basquetebol que tem, segundo o próprio, deitado abaixo a modalidade.
"Sou treinador há muitos anos, quando a Liga tinha um basquetebol elevadíssimo. Esta própria federação, estes membros que lá andam há vários anos deitaram-na abaixo. Agora continuam a dar golpes no basquetebol e não quero estar metido nesta situação. Prefiro sair, prefiro afastar-me", concluiu o antigo técnico da Ovarense.
Nos três anos no Sporting, desde 2019/20, Magalhães conduziu os 'leões' à conquista de um campeonato, três edições da Taça de Portugal, uma da Taça Hugo dos Santos e uma da Supertaça.
https://www.ovarnews.pt/luis-magalhaes-abandona-o-basquetebol-com-criticas-a-federacao/
quinta-feira, maio 26, 2022
O auditório da sede da Associação de Futebol de Aveiro (AFA) recebeu a apresentação do Plano Estratégico Futebol 2030, promovido pela Federação
Portuguesa de Futebol (FPF).
Na sessão, estiveram presentes Arménio Pinho e José Alberto Ferreira, diretores da FPF, Mafalda Urbano, diretora geral adjunta da Federação, bem como responsáveis dos 19 municípios de Aveiro, que ali puderam perceber as intenções federativas, debatendo com os seus representantes possíveis medidas e percursos a trilhar para o cumprimento dos pressupostos definidos no que falta da década.
“Somos um país da Europa onde a maioria das pessoas gosta de futebol e acreditamos que há um caminho a percorrer, que não passa só pela prática federada. A atual geração já é 100% digital, mas queremos promover a prática desportiva em todas as idades, pelos benefícios que isso traz
para a saúde das pessoas”, começa por explicar Arménio Pinho, antigo
presidente da AFA e atual diretor da FPF.
Para o dirigente, é fundamental estabelecer “parcerias com os
municípios, qualificar recursos, melhorar a formação das pessoas” e, consequentemente, “trabalhar com as escolas, promovendo um desporto saudável e coletivo, onde prevalecem um conjunto de valores regras”, numa estratégia que deve ser implementada desde tenra idade, para que, a partir daí, se possa “chegar aos pais e outros agentes, envolvendo o maior número de pessoas possível em torno do fenómeno desportivo”.
Na mesma linha, José Neves Coelho sublinha a importância destas sessões, que “permitem uma melhor perceção sobre a realidade nacional e distrital”. Para o presidente da AFA, “é fundamental que as entidades se unam em torno do desenvolvimento do futebol, do futsal e do futebol de praia, para que a evolução seja constante e as diferenças de oportunidades sejam minimizadas a todos os níveis”.
"Nos últimos anos, a AFA tem sido um exemplo no que ao desenvolvimento e evolução diz respeito, mas não queremos ficar por aqui. Vamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e queremos continuar na vanguarda, criando condições para que as pessoas do distrito de Aveiro possam estar envolvidas com o desporto em geral, e com o futebol, o futsal e o futebol de praia em particular".
https://www.ovarnews.pt/?p=62699
Templo privado, mandado erigir em 1745, pelo Dr. Amorim que, tendo enviuvado, se ordenou presbítero (clérigo que tem ordens de missa) e aqui deu a sua primeira missa acolitado por dois filhos congreganistas.
A capela tinha coro assente em arco de cantaria, belo púlpito e sacristia, cujo tecto ostentava a data de 1755, possivelmente o ano do fim das obras.
O altar albergava as imagens de São Lourenço, assim como as de Santa Luzia e Nossa Senhora dos Anjos.
Em 1860 foram depositados nesta capela, as ossadas de Dona Esmenia Correia de Matos Pinto e de sua filha de cinco meses, Esmenia, oriundas do Rio de Janeiro (Brasil). Dado o estado de ruína do imóvel, ambas foram transladadas para o cemitério de Ovar.
Depois do fragmento ou pedra que se desprendeu de uma Capela dos Passos e do estado de ruína avançada dos Paços do Concelho de Pereira Jusã, este é outro exemplo, em pleno centro da cidade, da falta de atenção que os nossos monumentos mais identitários ostentam e que, por curiosidade, chamam muito mais atenção de quem nos visita do que dos que cá residem e com esta realidade convivem diariamente.
https://www.ovarnews.pt/?p=62536
A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem, empregado de restauração, suspeito de, durante vários anos, ter abusado sexualmente de uma filha da companheira, com 13 anos de idade.
Os indícios colhidos até ao momento pela investigação, diz a PJ, "apontam no sentido de os abusos sexuais terem começado quando a menina tinha 6 anos, perdurando desde então de forma reiterada ao longo do tempo, tendo apenas agora sido revelados pela criança em contexto escolar".
Os factos ocorreram Anadia, aproveitando o suspeito os momentos em que se encontrava sozinho com a menina, para a sujeitar a práticas sexuais de diversa índole.
O detido, 49 com anos de idade, foi presente às Autoridades Judiciárias competentes para interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de obrigação de apresentações diárias, proibição de contactos com a vitima e obrigação de saída da casa de morada da família.
https://www.ovarnews.pt/detido-suspeito-de-abusar-sexualmente-da-enteada/
A Biblioteca Municipal de Ovar tem um novo projecto de promoção e animação da leitura da Biblioteca Municipal, para crianças dos 4 aos 8 anos.
Chama-se "O SÁBADO, É OUTRA HISTÓRIA!", e tem a seguinte programação a iniciar já neste sábado.
OS OCEANOS
28 de maio | sábado| 10h30 | Com Cláudia Pinheiro
Sessão de contos alusiva aos Oceanos, seguida de uma oficina de expressão plástica durante a qual os participantes irão construir um «fundo do mar» com aproveitamento de tecidos, através da técnica de colagem.
Cláudia Pinheiro nasceu em 1973, em Matosinhos. Traz nas suas memórias de criança tecidos, agulhas, botões, linhas e máquinas de costura. Cresceu com a prática de “bordados” fraternos, de tudo aproveitar e reutilizar. A par da sua profissão docente, desenvolve vários projetos, entre eles Entre Pontos e Contos e Entre Meios Lusos, que surgem da amálgama das suas recordações de infância.
As histórias permitem-lhe mergulhar no planeta dos sonhos, alheando-se do mundo das preocupações dos adultos.
AS CORES
25 de junho | sábado| 10h30 | Com João Sousa Pinto
Poderá, como preconizou Paul Klee, um ponto sair para passear? E no encontro desse ponto com outro
ponto qualquer, o que poderá surgir? Partindo da leitura e análise da história "Pequeno azul e pequeno amarelo", de Leo Lionni, pretende-se sensibilizar para as possibilidades de construção de uma narrativa através dos elementos básicos da pintura e do desenho. A oficina de expressão plástica pretende promover a aplicação prática das ideias trabalhadas na leitura, através da técnica de monotipia em placa
de gelatina. Esta técnica permite, com alguma rapidez e espontaneidade, trabalhar noções básicas relacionadas com a cor, a composição, o desenho e a pintura.
João Pinto Sousa nasceu no Porto, em 1986, cidade onde vive e trabalha. Licenciou-se em Artes Plásticas e Intermédia pela ESAP, em 2010. Concluiu o mestrado em Ilustração Artística pela Universidade de Évora, em 2013.
Colabora regularmente, desde 2015, com a Casa-Museu Abel Salazar na área dos serviços educativos, apoio a exposições, produção de vídeo e fotografia, assim como projetos de promoção dos conteúdos do museu e curadoria. Orientador de oficinas artísticas semanais para crianças do pré-escolar na escola "Crescer na rua aprender com arte", em Arcozelo, Vila Nova de Gaia.
A TERRA
16 de julho | sábado| 10h30 | Com Virginia Millefiori
Sessão de «contos para pensar a Terra», durante a qual a narradora apresenta as escolhas pessoais de
livros, histórias, lendas e mitos, refletindo o seu fascínio pela vida ao ar livre, pelos pés descalços na terra, pelas penas azuis do guarda-rios e pela brisa do mar. Sempre consciente de que o livro é um veículo precioso de mensagens relacionadas com a proteção ambiental, esta sessão é um momento de escuta em que se abraça a Mãe Natureza e as suas criaturas.
Virgínia Millefiori é o nome transformado em conto de Virgínia Sá Pereira. Professora de Português, apaixonada por livros, por castelos e pelo mar, foi na sala de aula que se descobriu como narradora oral.
Após ter concluído formação nesta área, tem mostrado o seu trabalho e a sua descoberta em diferentes
escolas, espaços culturais e eventos: Bibliotecas Municipais – Espinho, Estarreja, Ovar, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra, Aveiro, Ílhavo, Albergaria-a-Velha, Águeda, Santo Tirso, Cadaval, Foz Côa, Faro, Loulé, Porto; Maratona de Leitura, na Sertã; Viagem Medieval, em Santa Maria da Feira; Trilhos Culturais (Feira Viva); Festival Literário Gigantes Invisíveis, Ovar; Festival Músicas do Mundo, em Sines; Festival Literário de Ovar; Casa da Criatividade de S. João da Madeira, entre outros. É também docente no Instituto Superior de Ciência Educativas– ISCE DOURO – no âmbito da área de Literatura para a Infância e Juventude. Recentemente, integrou o painel de jurados da fase intermunicipal de Concurso Nacional de Leitura, em Santa Maria da Feira.
https://www.ovarnews.pt/?p=62573
Tomás Silva, atleta vareiro, enfermeiro do Exército, no Campo Militar de Santa Margarida, atleta do GRECAS, ex-AFIS, venceu o Campeonato Nacional de Corta Mato- Curto (6km) das Forças Armadas e Forças de Segurança.
A prova inseriu-se nos II Jogos Nacionais Militares, que decorreram nos dias 23 e 24 deste mês, em Santa Margarida.
Classificação
1º - Tomás Silva – Exército – 19’30’’
2º - Carlos Papacinza – GNR – 19’38’’
3º - Martim Monteiro – FAP – 19’47’’
Tomás Silva também participou, no dia 23, no Campeonato Nacional de Corta Mato – Estafetas mistas (4x1500m). A equipa do Exército venceu.
Classificação
1º - Exército – 21’06’’
2º - PSP – 21’26’’
3º - GNR – 22’17’’
https://www.ovarnews.pt/tomas-silva-e-campeao-nacional-de-corta-mato-curto-das-forcas-armadas/
O programa “Ídolos” deste sábado, ficou marcado pela audição de Fábio Augusto, otpometrista da opticália, no ventro comercial VIDA Ovar.
A sua audição conquistou o Tatanka que não resistiu em cantar com o concorrente do talent show da SIC. O vocalista dos Black Mamba não aguentou e decidiu cantar com Fábio Augusto, no que constituiu o momento alto do programa.
“Eu gostei muito de ouvir, certinho, música bem escolhida para a tua voz“, começou por dizer Ana Bacalhau. “Gostei muito de te ouvir e acho que te estavas a divertir enquanto tocavas, e isso é bom de ver, parabéns“, avaliou Joana Marques.
Fávio Augusto confessou ao OvarNews que "a primeira coisa que me supreendeu foi a reacção do Tatanka quando acabei de cantar e ele não disse nada e vira-se pra mim e diz para cantarmos os dois".
"Foi fantástico e, nesta primeira gala, o Tatanka falou como se já me conhecesse porque diz que se identificou comigo".
Fábio Augusto tem ar de tímido mas no palco solta-se, surpreendendo a todos.
"O comentário do Martim também foi muito bom e deixou-me orgulhoso", acrescenta.
Os ensaios para a próxima gala em directo estão a correr bem "mas não posso revelar a música que vou cantar, mas estou muito contente com o correr das coisas".
Fábio Augusto é natural de Moimenta da Beira, Viseu, e trabalh na Opticália do VIDA Ovar. "Fui contratado em Aveiro mas a empresa estendeu-se para Ovar e Santa Maria da Feira e faço consultas nas duas cidades". "Venho a Ovar quando há marcações, o que significa que estou em Ovar todas as semanas".
Com 26 anos, é pós-graduado em optometria e ciências da visão pela Universidade da Beira Interior, mas a música esteve lá sempre. Também porque "o meu pai já era músico e me apresentou aos maiores, como Pink Floyd ou Eric Xlapton e o meu ouvido foi sendo habituado assim". "Depois entrei no rock pelos Guns and Roses ou AC/DC e o Slash levou-me a aprender guitarra para descobrir mais tarde o John Mayer e a decidir que era assim que queria estar no palco, sozinho com a minha guitarra".
Fábio Augusto tocou trombone de caras numa banda filermónica desde os 11 anos.
O "Ídolos" "até foi a minha namorada que me inscreveu", revela o concorrente que já tinha tentado o Rising Star e o The Voice, mas o formato que mais o atraiu sempre foi o dos "Ídolos e foi onde investi mais".
"Foi ela que planeou inscrever-me nos Ídolos e até achei que era brincadeira quando ela me disse", recorda. "Ia pedi-la em namoro quando recebi a noticia e foi espectacular".
Boa sorte, Fábio!
https://www.ovarnews.pt/?p=62675
quarta-feira, maio 25, 2022
Sessenta empresas ovarenses, de diversos sectores de actividade, foram distinguidas pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) com o estatuto ‘PME Líder 2021’, que reconhece anualmente os agentes económicos que “se destacam por elevados níveis de desempenho e solidez financeira”.
Ovar é o quarto concelho com mais PME Líder do distrito atrás da Feira, Aveiro, Oliveira de Azeméis e Águeda.
Recorde-se que este “selo de reputação de empresas” distingue “o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores”, “tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros”, lê-se no site do instituto.
https://www.ovarnews.pt/?p=62654
Ana Garcia Martins, mais conhecida por “A Pipoca Mais Doce”, é a nova madrinha da marcha da Madragoa, ao lado de Bruno Cabrerizo.
A “digital influencer” partilhou uma imagem junto ao actor para dar a novidade aos seus seguidores.
“E ontem fui assistir, pela primeira vez, ao ensaio da Marcha da Madragoa, da qual vou ser madrinha, não sei se já tinha dito. Já tinha? Já? Já? Já? Já? Já? Pronto, vou ser”, começou por escrever.
“Não posso contar nada, zero, que eles são meninos para fazer desaparecer o meu corpo sem deixar rasto, mas estou tão orgulhosa de todo o trabalho feito até aqui. Toda a equipa está super empenhada e eu acho – mas posso ser considerada pessoa suspeita – que temos ali material para limpar o primeiro lugar este ano”.
“Tenham cuidado com a Madragoa, que a gente não veio aqui para brincar!”, rematou.
Recorde-se que as relações entre Ovar e a Madragoa remontam ao Século XIX, aquando da chegada das varinas a Lisboa, nomeadamente à Madragoa, onde se instalaram e rapidamente se tornaram símbolo da Cidade, sendo também o símbolo das Marchas da Madragoa.
https://www.ovarnews.pt/?p=62652
Cerâmica encontrada na Ria fica à guarda da UA
As peças cerâmicas arqueológicas provenientes de meio subaquático da Ria vão ficar à guarda da Universidade de Aveiro.
Esta quarta-feira é inaugurada a exposição “A arqueologia subaquática da Laguna de Aveiro” cno Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro.
A abertura cont com uma intervenção sobre a história da doação do conjunto de cerâmicas da ria de Aveiro com intervenção de Rui Silva, Director do Departamento de Engenharia Cerâmica e Materiais, e João Luís Ribau Vilarinho.
Paulo Morgado vai ainda falar sobre “A arqueologia subaquática da Laguna de Aveiro”.
https://www.ovarnews.pt/ceramica-da-ria-fica-a-guarda-da-ua/
As peças cerâmicas arqueológicas provenientes de meio subaquático da Ria vão ficar à guarda da Universidade de Aveiro.
Esta quarta-feira é inaugurada a exposição “A arqueologia subaquática da Laguna de Aveiro” com abertura marcada para as 15h30, no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro.
Segue-se uma intervenção sobre a história da doação do conjunto de cerâmicas da ria de Aveiro com intervenção de Rui Silva, Diretor do Departamento de Engenharia Cerâmica e Materiais, e João Luís Ribau Vilarinho.
Paulo Morgado vai falar sobre “A arqueologia subaquática da Laguna de Aveiro”.
https://www.ovarnews.pt/?p=62647
Por volta das 15:30, segue-se uma palestra de Alexandre Leite, docente universitário, que irá discursar sobre “ A Humanidade e os Recursos Naturais….Finitos!”.
A exposição estará dez dias no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz, podendo ser visitada livremente pelos cidadãos até 15 de Junho. A protecção e o respeito pela integridade do meio-ambiente serão aflorados ao longo desta iniciativa.
https://www.ovarnews.pt/?p=62644
A Terapia Assistida por Cães é uma prática realizada por profissionais das áreas da saúde e educação com o objectivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social.
O método inovador ainda é pouco praticado mas em Ovar, Eduarda Guimarães, que se encontra a concluir uma licenciatura em Psicopedagogia, tem vindo a conciliar esta área com os seus cães, algo que a tem apaixonado. "Foi assim que surgiu o meu projecto, "Terras d'Anjos", em 2020, do qual sou fundadora", começa a contar-nos Eduarda.
Actualmente, é criadora de cães de companhia, entre eles, da raça Cavalier King Charles Spaniel, e colabora com a mãe na venda de produtos para animais de estimação, "alguns deles de fabrico nosso familiar".
Como forma de juntar as suas duas paixões, tem trabalhado ao longo dos estágios com os seus cães, envolvendo-os em diversas actividades, "algo que tenho dado conta que é ainda muito recente no nosso país e que tem resultados bastante positivos".
É com alegria que verifica que "as crianças adquirem bastante motivação, felicidade, criatividade, o que contribui para o seu sucesso escolar". Além de adquirirem muita mais motivação no seu processo de aprendizagem, Eduarda sublinha o aumento da auto-estima nas crianças e "até mesmo a partilha de problemas com os meus cãezinhos que não se sentem tão à-vontade de partilhar com os adultos".
"A felicidade das crianças, o seu sorriso de orelha a orelha, assim como a sua evolução ao longo do processo tem sido extremamente gratificante para mim", enfatiza Eduarda Guimarães o que, futuramente, a nível profissional, pretende continuar a explorar de forma "diferente e inovadora".
Actualmente a concluir a Licenciatura em Psicopedagogia no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração em Aveiro, Eduarda viveu durante vários anos a incerteza da área que pretendia seguir. "Tinha um certo gosto pela área da psicologia mas as dúvidas eram sempre maiores que as certezas".
Quando acabou o ensino secundário acabou por ingressar num curso Técnico Superior de Gerontologia e esteve também matriculada numa Licenciatura em Solicitadoria. Em ambos os casos, acabou por desistir por não sentir que estava na área certa.
Apesar de tudo, essas escolhas levaram-na ao caminho em que está hoje, ao "caminho realmente certo, e sou bastante grata por isso", confessa.
O normal é as pessoas questionarem Psicoquê? Psicopedagogia? Mas o que é isso?
É uma área ainda muito pouco reconhecida em Portugal, no entanto, de uma forma geral, a Psicopedagogia implica a combinação de duas áreas principais: a psicologia e a pedagogia.
Esta área tem como principal foco as dificuldades na aprendizagem e o fracasso escolar. A sua visão da Psicopedagogia "é muito mais que isso, ela muda-nos por completo. É muito mais do que uma área de conhecimento que trabalha as dificuldades na aprendizagem". A futura médica vareira sublinha que "é muito mais do que a compreensão do processo de aprendizagem". "É muito mais do que actuar e prevenir os problemas na aprendizagem".
Eduarda Guimarães está convicta de que a Psicopedagogia "está dentro de nós, diariamente, na nossa observação, na forma como agimos, como intervimos, nas nossas escolhas". Porque "é uma verdadeira mistura de sentimentos, e hoje sei que já não vivo sem ela".
O seu percurso profissional, inclui prática em escolas e Centros de Estudos, entre eles, o Centro de Estudos Smart Kids e o Clube do Aprendiz e é ainda membro integrado da Associação de Psicopedagogos em Portugal.
https://www.ovarnews.pt/?p=62629
A equipa de sub18 masculina da Ovarense qualificou-se para a Fase Final Nacional.
No passado fim de semana, na fase intermédia, que teve lugar em Esgueira, a equipa vareira perdeu diante do Sporting (45-55) mas venceu o encontro frente ao CAB Madeira (62-54) e garantiu o apuramento.
Os jovens vareiros vão agora discutir o título nacional, juntamente com as equipas do Sporting, FC do Porto e Barreirense, no próximo fim de semana, em Sangalhos.
Espera-se uma noa claque para apoiar a nossa equipa.
Vamos Ovarense!
https://www.ovarnews.pt/?p=62639
A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) vai distinguir António Costa, Primeiro Ministro, com o Prémio Cidadania e Solidariedade, durante as comemorações do Dia Nacional do Mutualismo, que vão decorrer no dia 27 de maio, em Vila Nova de Gaia (Hotel Solverde).
O Conselho de Administração da UMP justifica a atribuição desta distinção a António Costa pela "sua ação na definição e prossecução de políticas públicas mitigadoras do impacto económico e social da pandemia e da guerra na Ucrânia e empenhamento na agenda europeia para o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, que é reveladora da centralidade que concede aos valores da liberdade e da dignidade humana".
A nota de fundamentação sublinha, ainda, a "especial atenção que tem dedicado à compreensão e valorização do setor social, e das mutualidades em particular, enquanto pilar do Estado Social".
Instituído pela UMP, o Prémio Cidadania e Solidariedade, de natureza simbólica, é atribuído anualmente a personalidades que se tenham notabilizado por atitudes e ações que promovam os valores da liberdade, da dignidade humana, dos direitos sociais e da entreajuda e cooperação.
Outro agraciado, durante as comemorações do Dia Nacional do Mutualismo, será Juan António Pedreño, Presidente da Social Economy Europe, que impulsionou a primeira lei de bases da economia social no mundo e que tem desenvolvido um trabalho notável na afirmação deste setor na União Europeia.
O programa do Dia Nacional do Mutualismo, que celebra os 846 anos de mutualismo em Portugal, abre com uma conferência sobre o Mutualismo na Nova Europa Social, que reunirá um painel em que pontificam o eurodeputado Paulo Rangel, o ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, o presidente da Social Economy Europe, Juan António Pedreño, e Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.
Outro dos momentos altos será a apresentação do livro "Breve História do Mutualismo em Portugal", editado pela UMP, da autoria de Álvaro Garrido, professor catedrático da Universidade de Coimbra com vasta obra publicada na área da História económica e social, História das instituições da economia social, do corporativismo e das pescas.
https://www.ovarnews.pt/?p=62636
terça-feira, maio 24, 2022
O que é Bitcoin Cash? Ao passo que alguns respondem esta questão com a simples resposta de que é uma "criptomoeda como outras", existem muitas outras informações importantes para aqueles que desejam aprender sobre seu histórico e como a Bitcoin cash funciona. A Bitcoin cash nasceu para solucionar um problemas que a muito tempo tem incomodado a rede Bitcoin. Por essa razão, para conhecer de verdade o que é a Bitcoin Cash, é preciso ter ciência da história que conta sua origem.
Não é nenhum segredo para ninguém que a Bitcoin foi criada para ser uma forma de transação. Ela tinha como objetivo ser uma opção às moedas confiáveis, em que os usuários depositassem seu pagamento pelos serviços através das moedas digitais. Porém um problema de escala na rede Bitcoin não deixou que a mesma fosse implementada com esta função.
O blockchain da BTC é realizado através de blocos que gravam as operações. Para que uma operação seja realizada na rede Bitcoin é preciso que ela seja registrada no blockchain. Esta rede tem o potencial de realizar o processamento de um bloco a cada dez minutos. Ou seja, a cada uma hora, seis blocos poderão ser processados. Uma unidade de bloco pode ter 1 MB. Isso possibilita o processamento de cerca de dois mil e quinhentos blocos. Esse limite foi estabelecido pelos seus próprios criadores, com o objetivo de minimizar a chance de um ataque na rede de Bitcoin Cash através de uma quantidade muito grande de transações.
Em razão da Bitcoin ter ganhado popularidade, a quantidade de pessoas que utiliza a mesma não para de crescer. E em 2007, em consequência disto, a rede chegou ao seu limite máximo de 2500 operações por blocos. Isso significa que alguns usuários que tinham começado a fazer transações deve que aguardar que suas transações fossem colocadas juntas em uma mempool para esperar por sua vez de ser validada e considerada como parte do blockchain. A plataforma foi desenhada para que em cada transação seja incluído um valor. Quando maior for o valor da taxa, mais oportunidades a transação vai possuir de receber sua validação em um período curto de tempo. E como resultado, conforme o tamanho do mempool cresce, suas taxas também aumentam.
Este fato eliminou a utilização da rede Bitcoin para o propósito pela qual ela foi desenhada. Nenhum usuário deveria pagar por uma operação pequena com as Bitcoins. A implementação da criptomoeda por parte dos restaurantes e dos comércios acabou se tornando muito pouco viável, já que cada operação comercial teria que vir com uma taxa de mais de US $15. Durante este período, não existe uma noção do que é a Bitcoin Cash e ninguém tinha ciência do significado de BCH. A história da moeda que fornecemos logo abaixo, em conjunto com a explicação dos aspectos técnicas do BCH, deixará mais claro o que é a Bitcoin Cash e como a mesma trabalha.
Bitcoin Cash, uma explicação a cerca de sua origem
O significado real da Bitcoin Cash vem de sua aproximação com da sua estrutura de engenharia, porém a Bitcoin Cash não foi o primeiro recurso proposto para essa questão. A Bitcoin Unlimited foi um dos recursos que alguns membros da rede disponibilizaram. Esta solução tinha como objetivo remover os limites nos tamanhos dos blocos, deixando que uma quantidade ilimitada de operações fosse processado através de um bloco.
Mesmo que esse fator pudesse solucionar efetivamente a questão das escalas, muitos admiradores da Bitcoin acabaram encontrando outras complicações com esta solução. Já que o tamanho dos blocos iriam apresentar um aumento considerável, os pequenos mineradores não teriam a capacidade de seguir com a potencia da hashing, em unidade com o domínio da rede, que teria seu foto em poucos mineradores que fossem escolhidos. Muitos pensam que isso vai na direção contrária dos conceitos de descentralização, na qual é a base de explicação da Bitcoin.
Uma outra resposta para solucionar o problema foi uma Segregated Witness or SegWit. Isso implica em tornar separado os dados da operação em duas partes e guardar um pedaço dos dados em um espaço separado, para que a quantidade de transações feitas por bloco se amplie. Esta solução também englobou a ampliação do tamanho do bloco de 1MB para 2MB para resolver de forma real a questão e não apenas deixa-la para depois. Mesmo que vários membros da rede tenham feito um acordo de realizar a instalação da Segregated Witness, os diálogos a respeito da ampliação sobre o do tamanho do bloco ainda estavam acontecendo no momento em que um time de empresários tomou a decisão de gerar um hard Fork (garfo duro ou rígido) na rede. O nome desse hard fork é a Bitcoin Cash.
Bitcoin Cash tinha oferecido uma solução para o problema de escalabilidade através do crescimento do tamanho dos blocos de 8MB. Este fato aumentou a quantidade de transações por cada bloco. Isso iria permitir a implementação da criptomoeda Bitcoin Cash com a finalidade das transação diária, o que pode ser um pouco do motivo que faz com que a palavra de "moeda" em sua descrição. A Bitcoin Cash traz dinheiro sólido real para o mundo, o que confirma a promessa original da Bitcoin que tinha a pretensão de ser" O dinheiro Eletrônico do Peer-to-Peer ". Negociantes e usuários tem dado poder a taxas inferiores e confirmações seguras.
O futuro promete brilhar com uma luz de um crescimento ilimitado, implementação mundial, inovação e um desenvolvimento descentralizado." Os visitantes do site da Bitcoin Cash tem concordando com essa afirmação. E a primeira resposta para esta questão: O que significa Bitcoin Cash? Através dela vantagens para comerciantes e usuários são ressaltadas, através das pequenas taxas e o aceleramento das confirmações das transações.
No tempo dos hard fork, todos os donos de Bitcoin recebiam Bitcoin Cash. "Todos aqueles que possuíam Bitcoins, são donos de Bitcoin Cash, em razão do bloco 478558. Todo mundo é bem vindo para se unir a comunidade de negociação da Bitcoin Cash à medida que damos os passos a diante na criação de um capital sólido que seja acessível globalmente" relata a empresa. No começa 1 Bitcoin Cash era negociada por 0,5 Bitcoins. Quando o Bitcoin cash foi introduzido no mercado, muitos o utilizaram, porém utilizando diferentes nomes. Alguns continuaram seguindo os nomes que foram estabelecidos no começo, mas para boa parte das pessoas chamam a criptomoeda de Bitcoin Cash e o seu símbolo é BCH.
Então, caso você tenha se questionado o que significa BCH, BCH é símbolo do Bitcoin Cash. Bitstamp e Bitfinex, que são duas da trocas de criptomoedas mais famosas tinham como referencia o ativo digital Bcash, mas fizeram a mudança para o Bitcoin Cash depois que receberam muitas críticas. O Huobi exchange utiliza um símbolo alternativo dessa criptomoeda, o BCC.
Existem algumas wallets que preferem obedecer a suas regras próprias de nomenclatura. A wallet Trezor por exemplo chama à moeda Bcash. O time de fundo da Trezor deu uma explicação de que isso é realizado intencionalmente para não permitir confusão entre a moeda de origem e o hard fork, evitando assim o envio do Bitcoin Cash para o blockchain de origem em razão de um erro. Há usuários que não conhecem o que é a Bitcoin Cash e não tem ciência de que a mesma existe. Essas pessoas podem acabar confundindo a moeda podem facilmente confundi-la om a Bitcoin mais famosa.
A indústria não adotou a moeda de forma imediata, mesmo que em alguns momentos todos tenham demonstrado apoio a Bitcoin Cash. A Coinbase, é uma das trocas de ativos mais famosa atualmente, e não aceitou dar apoio a Bitcoin Cash no começou, mas logo depois incluiu a mesma na lista de criptomoedas que dá suporte. A Bitmain que é uma das maiores companhias internacionais de criptomoedas que produz mineradores ASIC e dirige uma pool de mineração, afirmou que aceitaria somente a Bitcoin Cash como pagamento através do hardware. isso foi como uma credencial de aprovação que estabeleceu com uma análise Bitcoin Cash no mercado e mostrou de verdade aos membros da rede o que significa Bitcoin Cash. A razão mencionada para que ela fosse exclusiva foram as taxas cobradas pela rede Bitcoin Cash que são menores.
Uma explicação sobre as vantagens da Bitcoin Cash
"O comércio na Internet se tornou dependente das empresa financeiras que trabalham como intermediadoras de confiança, para o sistema de pagamentos eletrônicos. Conforme o sistema trabalha bem o suficiente para efetuar boa parte das operações, elas também sente as falhas do formato que é baseado na confiança" (ler o white paper da Bitcoin Cash). É justamente essa complicação que a criptomoeda tem como objetivo solucionar.
Como consequência, os benefícios que são disponibilizados por ela servem para fazer com que a Bitcoin Cash se torne uma opção mais adequada para a operação. Uma das vantagens mais
destacadas da moeda digital é o quanto ela é veloz. os processos de suas operações são feitos em poucos segundos e os comerciantes recebem a confirmação também em alguns minutos. Isso é de muita importância para que a adoção da criptomoeda se torne grande. Caso os comerciantes não consigam a validação das operações de forma rápida, eles terão como preferência se apoiar nos métodos de pagamento da atualidade.
A confiança também é outra vantagem que a moeda oferece. A Bitcoin cash é confiável. "Ela é uma rede que atua sem ocorrência de obstrução", informa o site do ativo online. Este é outro aspecto relevante de como as pessoas colocam peso na confiança quando o assunto é suas finanças.
Se as pessoas aceitam um ativo como meio de pagamento e olham verdadeiramente para ele como uma alternativa à moeda fiduciária emitida pelo governo, o sistema tem que ser igual à confiança. As pequenas taxas são uma vantagem da Bitcoin Cash que não pode ser negada, e ela é a característica que mais aponta sua diferença se comparada a Bitcoin. A segurança dentro da rede também é de extrema importância. Bitcoin Cash possui todos os benefícios que outras grandes criptomoedas oferecem em relação a segurança.
"Os históricos de data e hora da rede que são transformados em uma cadeia com continuidade de prova do trabalho com base ma hash, gera um registro que não deve ser mudado sem que a prova do trabalho sera refeito. A cadeia mais cumprida não tem a função somente de prova de sequência de acontecimentos witnessed, mas prova também que ela veio do maior grupo de potencia do CPU. Sempre que boa parte da energia do CPU for administrada por nodes que não colaboram para o ataque a rede, eles criarão os agressores de cadeia de espaço mais longos ", afirma o white paper.
A movimentação de preços a vista da Bitcoin e a capitalização do mercado
No período em que o significado da Bitcoin Cash foi introduzida nos mercados, foram negociados uma média de US $555. A moeda teve seu inicio no momento em que as indústrias começaram a se tornar populares. O ano de 2017 apresentou um aumento enorme nos valores destes desses ativos e a Bitcoin Cash, um hard fork da criptomeda mais famosa também estava sendo tendência. A criptomoeda chegou um ápice no fim de 2017, no período em que foram negociados cerca de US $4.000. A capitalização de mercado de moedas naquela época tinha uma média de US $70 bilhões. Logo depois os valores das criptomoedas começou ase tornar vazio e a Bitcoin Cash também sofre os efeitos.
Seu valor ficou mais alto para uma média de US $500 no mês de novembro de 2018. Mesmo que o valor sofra várias flutuações, normalmente ele tem se movimentado próximo a esse número. É preciso perceber que o preço da moeda no mês de novembro de 2018 não é muito distinto do seu valor quando foi introduzida ao mercado.
Já algumas moedas digitais que foram desenvolvidas alguns anos antes da explosão desta ainda possuem uma avaliação preço superior ao valor de quando começou, ao passo que o preço da Bitcoin Cash voltou ao seu valor de origem logo depois de uma fase de ampliação e recessão em 2017. Em novembro de 2018, a moeda estava sendo negociada por US $560 e a capitalização de mercado está em torno de US $9,8 bilhões. Isso torna a Bitcoin Cash a moeda número quatro do ranking das maiores de todo o mundo.
Concluindo, a Bitcoin Cash nasceu para ser uma solução para as questões de escalabilidade que atrapalhavam a rede Bitcoin. Ela foi uma espécie de empecilho para a adoção da criptomoeda com os objetivos para os quais ela foi gerada. A Bitcoin Cash ampliou o tamanho dos blocos e desta forma aumentou a quantidade de operações por bloco. Isso diminuiu as taxas e tornou a criptomoeda mais atrativa para os negociantes e os usuários da rede.
A utilidade do ativo digital é clara em razão de sua taxa de implementação. A Bitcoin Cash é uma das maiores criptomoedas globais e até mesmo as pessoas que não conhecem muito sobre as criptomoedas já ouviram falar alguma vez sobre a mesma.Uma resposta objetiva para a questão "o que é a Bitcoin Cash?" Ela é uma forma mais adequada de realizar operações e também é uma oportunidade para a rede Bitcoin passar a ser a que mais é adotada.
https://www.ovarnews.pt/o-que-e-bitcoin-e-bitcoin-cash-uma-explicacao-simples-da-criptomoeda-para-os-iniciantes/
Os ‘Prémios SOS Azulejo’ entregues esta terça-feira, no Palácio Marquês da Fronteira, numa iniciativa de Proteção e Valorização do Património Azulejar português, foram os seguintes:
ATRIBUIÇÃO DE 3 MENÇÕES HONROSAS:
- Menção Honrosa ‘Conservação e Restauro’
Candidatura n.º 3 – Daniela Soares Morgadinho e Carina Milene Gomes dos Santos,
‘Projeto Salvaguardar’; Conservação e restauro dos painéis azulejares da Capela da
Portaria do Convento de Santo António de Charnais;
- Menção Honrosa ‘Inventariação Azulejar’:
Candidatura n.º 6 – Vitor Manuel Rodrigues Paulo; Dissertação sobre “A Azulejaria
Urbana – Inventariação e Catalogação do Azulejo de Fachada em Lamego”;
- Menção Honrosa na categoria ‘Divulgação’:
Candidatura n.º 1 – António Celso Hunyady Mangucci, Alexandra Gago da Câmara, Teresa
Verão, Rosário Salema de Carvalho, José Julio García Arranz, Wilhelm Joliet, Luís Filipe
Vieira Ferreira, Lúcia Marinho e Adriana Oliveira; Site História do azulejo em Portugal.
ATRIBUIÇÃO DE 4 PRÉMIOS (UM EXTRA-CONCURSO), com as respetivas apresentações de 10m:
- Prémio “Tese de doutoramento em História de Arte”:
Candidatura n.º 2 – António Celso Hunyady Mangucci; "História da azulejaria portuguesa,
iconografia e retórica";
- Prémio “Divulgação”:
Candidatura n.º 9 – Infraestruturas de Portugal, S. A.; Trabalhos de divulgação do
Património Azulejar nas Estações Ferroviárias;
- Prémio “Cidade e Património Azulejar”:
Candidatura n.º 10 – Manuel dos Santos da Cerveira Pinto Ferreira; "A Arquitectura da
Luz. O Azulejo na Arquitectura Contemporânea na Região do Porto
- PRÉMIO EXTRA CONCURSO “PERSONALIDADE”:
Alfonso Pleguezuelo
https://www.ovarnews.pt/premios-sos-azulejo-2021-conhecidos/
Ela é, desde 2021, directora de operações no "Polígrafo", onde usa o seu interesse pelas novas tecnologias como super poder no combate à desinformação e às "fake news".
Em tudo que se publica na Internet a todo o instante, "sem dúvida nennhuma, está muita mas muita desinfirmação", começou por alertar.
Com este cenário, não foi de admirar que começassem a surgir organizações que dedicam apenas a fazer "fact checking", como o "POlígrafo?".
Núrua nem tem nada a ver a área do jornalismo, mas o facto de ser muito curiosa e gostar de Internet, trouxe Núria Bernardo até aqui. "O Polígrafo é o único jornal que se dedica ao fact checking e dedica-se a escrutinar os mitor, rumores, políticos, figuras públicas e que sejam mais exigentes consigo e mais exigentes com os seus adversários".
Em artigos de fact checking não há fontes anónimas e é curioso porque "demonstra que qualquer pessoas o pode fazer". Por exemplo, "se receberem uma imagem, pode imediatamente usar o Google para pesquisar a veracidade dessa imagem. Há vários sites que nos indicam os anos em que uma imagem anda na Internet, por onde passou, as alterações que sofreu e se foi manipulada mesmo que não seja possível ver a olho nu".
Qando falo disto, perguntam-me sempre: "mas quem é que verifica os verificadores de factos?" E nós respondemos: "Há, sim senhor". A International Fect Checking Network existe para esse efeito e o Polígrafo ostenta esse selo. "Trata-se de uma rede internacional de jornais de fact checking, criada pelo Institute Poynter. E o que este selo nos dá é a garantia que passamos uma auditoria anual e confirma que temos a transparência necessária para nos mantermos nela.
Durante cerca de oito horas, vai falar-se daquilo que é, efetivamente,
https://www.ovarnews.pt/?p=62577
- José António dos Reis, nasceu, em Esmoriz, a 23 de Julho do ano de 1948. Por cá tem
- andado; a trabalhar; para sobreviver; a cantar, para se divertir e, a outros, alegrar; a
- representar, na sua colaboração e na distribuição da cultura popular, para o seu Povo
- Como artista, pisou palcos nacionais e, estrangeiros, entretendo. Esteve presente em
- festivais, ao lado de artistas, bem conhecidos no “mundo artístico português”. Com a
- sua simplicidade, conquistou um lugar de destaque, na consideração que os ouvintes
- dispensam a quem dele se lembra e mais que isso o respeita. Olhando para o Zé, bem
- o podemos considerar, como um digno representante, dessa massa enorme, que, é o
- povo. Nem sempre, o seu mérito, foi reconhecido, por aqueles que pagavam a outros
- muito e, para ele só o “tens obrigação”. Zé, gostava de te poder dar um calhambeque.
Florindo Pinto
https://www.ovarnews.pt/?p=62611
A PJ tem em acção a operação Showroom em cerca de 54 locais, por suspeita de candidaturas falsas a fundos europeus, segundo um comunicado do DCIAP, incluindo um escritório de advogados.
Houve buscas domiciliárias nas regiões de Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Porto, Portalegre, Santarém e Setúbal.
Em causa estão “factos relacionados com projetos suscetíveis de cofinanciamento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através dos apoios diretos à Internacionalização das PME, no âmbito do Portugal 2020, que envolvem incentivos superiores a três milhões de euros“, explica o mesmo comunicado do DCIAP.
A investigação da Unidade de Combate à Corrupção foi dirigida pela procuradora Ana Carla Almeida, que representa a Procuradoria-Geral da República (PGR) na estrutura de missão de acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Foi esta procuradora que alertou num relatório recente para o facto de não existirem meios suficientes para evitar fraudes e corrupção, mas no âmbito do PRR, que tem mecanismos de controlo diferentes do Portugal 2020.
Na operação participaram ainda “um juiz de instrução criminal e seis procuradores da República, cerca de duas centenas de investigadores e peritos da Polícia Judiciária, bem como elementos do Núcleo de Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral da República”, precisa o comunicado do DCIAP.
https://www.ovarnews.pt/pj-faz-buscas-por-suspeita-de-candidaturas-falsas-a-fundos-europeus/
Desde que o empreiteiro a quem foi inicialmente adjudicada a empreitada de requalificação do Esmoriztur abandonou a obra aventando dificuldades financeiras que a obra não mais foi retomada. Perante a impossibilidade do empreiteiro a Câmara Municipal de Ovar chegou a acordo para a revogação do contrato e lançou novo concurso público.
Depois disso, o Município partiu para uma revisão do projecto inicial ao verificar que o desenho inicial apresentava debilidades constatando-se que o palco que estava projectado era limitador dos espectáculos que lá se poderiam vir a fazer no futuro. Uma vez que a obra se encontrava parada há mais de um ano, o Município partiu para a sua revisão global, incluindo toda a mecânica de palco, que já se encontra aprovado pela Direcção Geral das Artes.
"Vamos avançar e se tudo correr bem com a execução da obra, em 2023 queremos ter o Esmoriztur a funcionar, disponível porque é um equipamento municipal e é para todos os habitantes do concelho", disse o vice-presidente Domingos Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar.
O projecto inicial estava orçado em 1,5 milhões de euros, mas as últimas infirmações apontavam para uma derrapagem de 300 mil Euros, financiados exclusivamente com fundos do Município.
Ali vai nascer uma sala polivalente com características inovadoras, incluindo 500 lugares sentados.
https://www.ovarnews.pt/?p=62579
Médicos do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) participaram em missões humanitárias internacionais na Guiné-Bissau e em Moçambique, sendo responsáveis pela logística e estratégia clínica e formação de profissionais de saúde.
Catarina Campos Costa, médica Anestesiologista do CHEDV, participou entre 8 e 18 de maio na missão promovida pela Health4Moz (H4M) em Moçambique, sendo a responsável pela formação em Suporte Básico de Vida(SBV)/ Suporte Avançado de Vida (SAV) e eventos críticos.
Alunos e profissionais puderam assistir a sessões teóricas de casos clínicos cirúrgicos e de trauma diversos e sessões 'hands-on' práticas de suturas, suporte básico de vida e atuação em trauma. Contaram com a participação de cerca de 180 estudantes e profissionais.
Na Guiné-Bissau, Emília Lima Silva, médica Anestesiologista do CHEDV, participou entre 26 de março e 9 abril como responsável pela logística e estratégia clínica da equipa de Anestesia na missão "Rumo a Guiné 2022" da Associação Bisturi Humanitário. A missão teve como objectivo proporcionar aos utentes do Hospital Nacional Simão Mendes cuidados cirúrgicos na área de Ortopedia e formação em diversas áreas médicas, incluindo Anestesiologia.
O projecto de intervenção cirúrgica da Missão Rumo à Guiné 2022 foi estruturado na possibilidade de ter movimento operatório em 2 salas contíguas Durante 9 dias, que corresponderam a 16 tempos operatórios de cerca de 8-9 horas consequência da logística complexa associada aos doentes e a preparação técnica das anestesias e cirurgias, foram efetuadas cirurgias ortopédicas programas e de urgência.
https://www.ovarnews.pt/?p=62617