quarta-feira, setembro 30, 2009

Túmulo da «Mártir Ana Rosa»



Segundo a tradição, Ana Rosa foi uma rapariga que, após ter sido violada, seria assassinada e o seu corpo encontrado sob uma das pontes da então vila de Ovar.
É-lhe prestada grande veneração e são-lhe atribuídas inúmeras graças e milagres. (Foto: António Robaleiro)

terça-feira, setembro 29, 2009

segunda-feira, setembro 28, 2009

Vintém em Maceda



E deixou uma mensagem aos alunos e professores da EB 2,3 de Maceda.

domingo, setembro 27, 2009

Legislativas 2009 em Ovar



Resultados finais apurados às 21.45 horas. (Clique na foto para aumentar)



Resultados apurados às 20.45 horas. (Clique na foto para aumentar)

sábado, setembro 26, 2009

Rosa Esperança



Mulheres que sobreviveram ao cancro da mama sobem ao palco do Centro de Artes de Ovar, esta noite, para partilhar as suas experiências no espectáculo de teatro "Rosa, Esperança".

A peça aborda os casos reais vividos pelas protagonistas, que, não sendo actrizes profissionais, participam agora na digressão nacional com que a oficina de artistas "Quem não tem cão" se propõe levar a todo o país "numa mensagem de esperança e sobrevivência".

Rui Germano, autor do texto e encenador de "Rosa, Esperança", disse hoje à Lusa que "a peça de teatro é parte de um projecto maior, que começou com os encontros de mulheres vítimas de cancro e que agora, graças à blogosfera, se tem revelado um espaço de apoio para essas pessoas".

quinta-feira, setembro 24, 2009

Em maré eleitoral
Faltam árvores, Ovar precisa de árvores!

No meio da azáfama para as próximas eleições, apercebemo-nos que as autárquicas vão-se misturando e fervilham de uma outra maneira! Se nas últimas eleições não tive grandes hesitações, agora, sinceramente estou indeciso!

Nas autárquicas, como todos sabemos, mais que os partidos, as pessoas assumem uma importância fundamental e, por isso, tenho pensado demoradamente quem merecerá o meu voto! Quem será o eleito, aquele que, olhando eu para os “outdoors”, me toque pelo seu olhar e me convença pelo imobilismo da imagem e que é ele o verdadeiro eleito!

Num dos cartazes, não consigo vislumbrar qualquer dinâmica de "empreendorismo", antes pelo contrário, faz-me lembrar férias, o Algarve, o Zoomarine, enfim, já devo estar com alucinações, pois por que raio de razão um cartaz de propaganda política me faria lembrar o Zoomarine?!

O outro, deixa-me um pouco amedrontado, não sei porquê, olho e quase inconscientemente desvio o olhar! Aquele olhar… humm, algo me diz “hirto e firme”, deve ser a dimensão da cabeça, não sei, nunca gostei nada de mensagens autoritárias e esta, deixa-me inquieto!

Finalmente, o terceiro cartaz, felizmente bem mais pequeno e com uma cor ecológica, deixa-nos uma sensação de … deixa andar! Hoje vou por aqui, amanhã por acolá, será que desço ou será que subo?!! Olho no olhar para tentar desfazer equívocos e ouço um sussurrar “dá-me o teu votinho, dá, anda lá, só desta vez”!!

Enfim, sinceramente, não vai ser pelos cartazes que vou escolher o candidato, porque a impressão com que se fica não é a melhor! Vou tentar conhecer os programas, as propostas, etc., e espero conseguir perceber como se irão processar os milagres, mas fica já aqui uma promessa! Eu, eleitor, prometo, que se algum dos candidatos disser que irá plantar árvores, independentemente de tudo o resto, terá o meu voto!

Eu, modesto eleitor, sou muito pouco exigente, só quero árvores!
Precisam-se de árvores, ou melhor, Ovar precisa de árvores, sempre que alguém se queixa de uma árvore, no dia seguinte é logo arrancada, veja-se o que aconteceu no “Largo da Poça”, mas plantá-las, isso, já é coisa rara!

Há dias fui passear pelo centro de Ovar, passei pelo local da árvore que deveria estar na esquina à beira do antigo Banco Nacional Ultramarino e nada, já se foi! Que saudades da barulheira da passarada e de como nos riamos quando alguém era presenteado com o presente mais indesejado! Mas já nada disso existe, a árvore desapareceu, e mais à frente à volta do chafariz vê-se no chão que “a fúria destruidora de árvores” passou por ali e esqueceu-se (talvez!) apenas de tapar as rodelas onde já lá estiveram.

Afinal em vez de um chafariz rodeado de árvores e por isso, uma pracinha bastante mais bonita e agradável, temos uns pseudoburacos no chão que não servem para nada! Na frente do tribunal também não existem e se subirmos para a “praça das galinhas” continuamos perseguidos pelo cinzentão do granito. Andamos mais um pouco, admiramos os melhoramentos, até que chegamos à Praça da República e ficamos embasbacados, mas… será que chegámos ao Saara! Que deserto! Tanto espaço e … três “palitos”!! Três! Como é possível, e com uns banquitos “mal amanhados”!!

Por favor! Até me apetece fazer como o filósofo que iluminava a noite e a tocar o badalo dizia “procuro um homem!” No meu caso, procuro apenas um candidato que me prometa que vai colocar algumas árvores no centro de Ovar!

Por favor, alguém que esburaque aquela Praça da República e lhe coloque algumas árvores, algum verde, mais bancos e faça o mesmo junto ao Neptuno e porque não, em frente ao tribunal de Ovar!

Façam-no que terão o meu voto incondicional! Prometo!
(in «Lenda Portuguesa«)
Postal ilustrado



Parece ainda mais belo nesta foto o Palácio da Justiça de Ovar. («Retratos de Portugal»)

quarta-feira, setembro 23, 2009

Jerónimo irritado com a EDP

segunda-feira, setembro 21, 2009

Coooooool!



Os Black Eyes Peas estão em grande forma! «I got a feeling» é n.º1 no AVFM TOP TEN desta semana (Sábados e domingos | 19/20 horas).

sábado, setembro 19, 2009

Festa dos Amigos e Vizinhos da Ria





Esta festa promete e a Ria, a quem temos feito tão mal ao longo dos anos, também agradece que lhe façam festinhas de vez em quando.

sexta-feira, setembro 18, 2009

ÚLTIMA HORA: Vintém em Maceda adiado

O concerto de Vintém foi adiado para a próxima sexta-feira, dia 25, devido ao mau tempo.

quinta-feira, setembro 17, 2009

quarta-feira, setembro 16, 2009

EB1+Jardim de Infância de S. Donato
Crianças autistas sentem saudades

Uma das autores do blog «Anjos do Autismo» foi auxiliar de acção educativa na EB1+Jardim de Infância de S. Donato até final do último ano lectivo desenvolvendo uma importante ligação afectiva com as crianças autistas que frequentam a escola. (ler artigo no «Praça Pública»)

Este ano, voltou a ser chamada a uma entrevista de modo a poder regressar às mesmas funções na escola, mas a sua condição de beneficiária de subsídio de desemprego, que termina em Março, impede-a de voltar, já que a escola pretende contratar alguém nas suas condições mas até Junho.

Entretanto, as crianças autistas têm revelado saudades da antiga funcionária - e todos sabemos como é difícil estabelecer elos de ligação com estas crianças - ao ponto de ela já se ter deslocado à escola para se encontrar com elas.
Não haverá mesmo uma solução que seja a contento de todos? Ou será que é tudo passível de ser reduzido uma questão de números?

terça-feira, setembro 15, 2009

Uma fã de Micaela na Festas do Mar do Furadouro



Esqueceu-se de tomar os comprimidos antes de sair de casa.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Pouca pontaria no Marques da Silva



«Bola na Barra», programa da TVI24, esteve com a equipa de futebol da AD Ovarense. Veja aqui o resultado.

domingo, setembro 13, 2009

Vai um docinho?



Encomendas para:
DOCES OVARENSE PILARES LTDA
R CASEMIRO DE ABREU 93-PILARES
RIO DE JANEIRO-RJ-20750-070

sábado, setembro 12, 2009

Tarja da discórdia



Mas afinal quem é o CDS-PP de Ovar? O que assinou a coligação com o PSD ou este que coloca tarjas no Jardim do Cáster? Ou será que há dois?
Eles mudaram



A candidatura do PS à Junta de Freguesia de Ovar teve a amabilidade de nos enviar este email em que dá uma explicação para o caricato 'flyer' que, afinal, era uma prova gráfica. Agradecendo o cuidado, que incluiu o envio da versão final do dito, aqui vai:

«Assim o lapso de lhe ter chegado às mãos uma cópia da prova gráfica do documento que teve a gentileza de publicar e o deixou na dúvida de serem ou não gémeos siameses, ficará sanado.

Com o passar do tempo verifique como os rostos em questão cresceram e mudaram de feições, tornando-se pessoas um pouco diferentes. Mas são as mesmas pessoas, claro».

Quem somos nós para duvidar? Ficamos entendidos.

sexta-feira, setembro 11, 2009

Juventude Cruz Vermelha oferece material escolar

Com mais um ano lectivo à porta, a Juventude da Cruz Vermelha de Ovar (JVCO) ofereceu uma pequena ajuda a algumas crianças que vão iniciar mais um ano escolar.

«A oferta de material escolar é mais um contributo importante para que o seu sucesso escolar não esteja dependente de pequenos obstáculos», refere a JVCO.


quinta-feira, setembro 10, 2009

Separados à nascença?



Descubra-o(a)s.

quarta-feira, setembro 09, 2009

Pe(r)didos e Achados

O nosso leitor, Licinio Lopes de Resende (licinioresende52@gmail.com) procura uma senhora oriunda de Ovar, que segundo informações que conseguiu obter, reside actualmente em New Jersey, nos EUA.

Ela chama-se Maria de Lurdes Rodrigues dos Santos, terá sido casada com um senhor de nome Alfredo e esteve em Luanda, tendo retornado na avalanche dos chamados "retornados".

Era filha de um senhor de sobrenome Ventura, que naquela época tinha uma loja de ferragem de animais, na Rua Alexandre Sá Pinto.

«Se eventualmente houver possibilidade de meio de comunicação, antecipadamente agradeço» (Licinio L. Resende, Rio, Brasil)

terça-feira, setembro 08, 2009

Festas do Mar à porta



Um cantor português mostra o seu talento na zona de divertimentos das Festas do Mar do Furadouro.

segunda-feira, setembro 07, 2009

Válega 2009
IV Corrida de Camas

domingo, setembro 06, 2009

«Nasci para Cantar»
Tatiana Marques hoje na semi-final

Tatiana Marques está entre os nove finalistas do programa «Nasci P'ra Cantar», da TVI.
Ao longo das últimas nove semanas, foram escolhidos os melhores entre os melhores e a bonita voz do Furadouro foi apurada. Hoje vai outra vez a votos e o número é:

* Tatiana Marques como Sara Tavares (760 10 40 08)

sábado, setembro 05, 2009

"Rosa, Esperança" e mulheres com cancro da mama



Eis um pequeno filme de apresentação da peça teatro "Rosa, Esperança" - projecto mulheres e o cancro da mama.
Apenas uns segundos do que pode ver em palco, no dia 26 de Setembro, em Ovar.

Tem imagens fortes, para falar de um tema também ele muito forte... No final, a festa da VIDA, é a mensagem que ser quer transmitir.

«Esperamos por todos os que queiram estar connosco e participar nesta festa de Vida e Vitória. Vale a pena estar presente. Com uma irmã, mãe, filha ou amiga... com um pai, irmão, filho, maridoou namorado... A mensagem é para todos, porque o cancro não descrimina e não é exclusivo das mulheres. E porque os homens que estão na nossa vida são também companheiros na doença».

sexta-feira, setembro 04, 2009

A Estação de Ovar


Ler mais in «Cantinho dos comboios».

quinta-feira, setembro 03, 2009

quarta-feira, setembro 02, 2009

O S. Paio da Torreira


Há quem defenda que a imagem do S. Paio da Torreira é originária da capela da Senhora do Parto, de Ovar.
Certo é que os ovarenses se deslocam em grande número a fim de participar na romaria que está prestes a começar.
Depois do S. Paio, temos as Festas do Mar, na praia do Furadouro, que tem, este ano, um cartaz mais à altura dos seus pergaminhos.

terça-feira, setembro 01, 2009