segunda-feira, agosto 17, 2009

Fernando Camelo de Almeida esclarece boatos

O ex-presidente da concelhia do CDS-PP de Ovar enviou-nos esta nota que transcrevemos na íntegra a seguir:

«A propósito de alguns boatos que têm circulado, cumpre-me esclarecer o seguinte:
Estive ausente de Ovar desde o dia 2 de Agosto e só regressei hoje, por esse motivo é que só hoje decidi clarificar a minha posição.
NÃO SOU CANDIDATO ÁS ELEIÇÕES AUTARQUICAS DE 2009 POR NENHUMA FORÇA POLITICA.

Em Junho, fui sondado para fazer parte da lista para a Assembleia Municipal de uma Coligação PSD/CDS e respondi prontamente que NÃO aceitaria, pois não concordava com os moldes em que esse acordo estava a ser realizado e á partida não me identificava com o projecto e muito menos com algumas pessoas que lideram o projecto.

Tenho muito orgulho por tudo o que fiz pelo CDS, fui presidente da concelhia durante mais de 8 anos. No decorrer destes anos, eu e as pessoas que me acompanharam, evitámos que o CDS desaparecesse no concelho de Ovar.

Em 2005, depois de iniciarmos negociações com o PSD, mais uma vez
chegámos á conclusão que o PSD queria integrar nas suas listas alguns elementos do CDS como independentes. Na altura a Comissão Politica por mim presidida, assumiu corajosamente a responsabilidade de apresentar listas próprias aos órgãos autárquicos.

Foi um desafio difícil, decidi dar o exemplo, candidatando-me á Câmara Municipal de Ovar, outros companheiros de partido deram a cara, candidatando-se a outros órgãos autárquicos. Conseguimos constituir listas para a Câmara, Assembleia Municipal e para as Juntas de Freguesias de Ovar, Válega, S. João de Ovar e Esmoriz.

Nunca me esqueço das férias que não tive prejudicando a minha família, nem nunca esquecerei as provas de confiança e grande amizade que tive de várias pessoas que me ajudaram na campanha e deram a cara por mim, pois nada têm a ver com o CDS.

Afinal tive a prova que ainda há pessoas, que tal como eu, de forma desinteressada, são capazes de dar a cara e trabalhar por projectos que sirvam os interesses da nossa Terra.

Já valeu a pena!
Eu nunca renego o passado e continuo a orgulhar-me do trabalho que foi realizado em 2005.
1º Tivemos que fazer as listas á pressa e como sempre, só alguns é que se empenharam na composição das listas assim como na campanha.
2º A conjuntura era difícil para o CDS, tínhamos deixado o governo de coligação e o Dr. Ribeiro e Castro tinha uma liderança fragilizada, embora seja de elementar justiça reconhecer que sempre que o convidamos, fez questão de estar presente em Ovar.

3º Apesar de termos pessoas em algumas freguesias do concelho, só conseguimos formar listas para concorrer a 4 das 8 freguesias existentes.
4º Os meios financeiros eram muito escassos, éramos a única força politica que nem uma sede tinha para nos reunirmos, no entanto, conseguimos fazer uma campanha digna e mais importante, não ficámos a dever um cêntimo a ninguém!

Custa-me ver algumas referências “maldosas “que ás vezes são feitas ao resultado de 2005 do CDS em Ovar, podiam pelo menos referir as circunstâncias difíceis em que tivemos a coragem de avançar, por sermos fieis aos nossos princípios e valores.

Afinal de contas, se o PSD procurou o CDS para fazer coligação, é um sinal claro que o trabalho realizado no passado teve algo de positivo!
Fizeram um acordo com o PSD, sem ouvirem a opinião daqueles que contra todas as adversidades mantiveram o partido vivo nos últimos actos eleitorais.

Fizeram um acordo com as mesmas pessoas que á 4 anos nos andaram a empatar e acabaram por nos fazer uma proposta absurda que prontamente recusámos.
Sempre defendi uma coligação com base num projecto comum, um candidato forte, participada por todos, mobilizadora com o objectivo de servir Ovar.

Continuo a acreditar que é possível estar na politica de forma séria e desinteressada, por isso não desistirei de defender os valores e os principios em que acredito e lutarei até ás ultimas consequências para salvaguardar a boa imagem que o CDS tem em Ovar e evitar que a sigla do partido seja usada de forma abusiva.

Finalmente, quero deixar claro que continuo a ser membro do Conselho Nacional do CDS e que votarei no meu partido nas próximas eleições legislativas, pois acredito que é o partido que melhor poderá servir Portugal, apenas não votarei no CDS nas próximas eleições autárquicas pelos motivos que acima mencionei.

Tal como demonstrei no passado, não troco as minhas convicções por lugares ou para servir interesses partidários, pois como sempre disse: para mim, a minha Terra estará sempre em 1º lugar!

NOTA: Fiz este esclarecimento com o intuito de acabar com os boatos que circularam acerca da minha participação nestas autárquicas. Esta é a minha posição pessoal, reunirei com alguns companheiros de partido nos próximos dias e depois de decidirmos qual o passo que vamos dar, tornaremos publica a nossa posição.


Ovar,16 de Agosto de 2009
Fernando Camelo Almeida»

24 comentários:

João Bastos disse...

Embora não seja do CDS, tiro o chapéu a este Senhor!
É preciso ter coragem para enfrentar o próprio partido e todos os interesses instalados á volta da Coligação!
Precisamos de mais politicos assim!

Anónimo disse...

Tá boa Fernando, o teu irmão é mesmo um ingrato a andar de braço dado com o paulo das feiras e passar-te para trás depois de tudo o que fizeste pelo partido em Ovar

Anónimo disse...

Este Homem "tem-os no sitio"!
Tenho pena que ele não tenha avançado como candidato, mas com esta postura está a ganhar créditos para outras oportunidades!

Anónimo disse...

O que fizeste pelo CDS em Ovar está à vista de todos - não existe!!!
Do CDS resta-no a imagem boa do teu irmão e do Dr. Vitor C.Almeida.
A tua é a do A.Maia e companhia ou seja, uma tristeza.

Maria disse...

Se o CDS em Ovar não existe, então o PSD está muito pior do que se pensa!
Procurar um partido que não existe para fazer uma coligação...
Se o CDS estivesse á espera dos senhores da "imagem boa"... já tinha acabado!
O que fez o irmão pelo partido em Ovar a não ser servir-se para pular para a Distrital?
Só critica a imagem do Fernando, quem não o conhece ou não tem outro tipo de argumentos para o contrariar.
Tristeza é vender a sigla do partido em troca de lugares, espero que o Fernando e companhia lutem até ao fim para repor a verdade. Da minha parte, como democrata cristã, eles podem contar com o meu apoio.
Já sabemos que os PSD e 2 ou 3 CDS tudo vão fazer para atacar o Fernando, mas pelo que sei, ele está preparado para responder a todos á altura!

J. Dias disse...

Os senhores do PSD já estão a atacar o Fernando, mas não lhes vale de nada, pois todos sabemos que ele é uma pessoa de uma seriedade inquestionável, que gosta de Ovar e não precisa da politica para nada!
Por isso é que tem a coragem de enfrentar o partido e o próprio irmão.
Era bom que outros lhe seguissem o exemplo e por exemplo, quando o criticam se identificassem.

Anónimo disse...

alguém encomendou este serão ao senhor fernando?

Anónimo disse...

Força Fernando!
Os militantes do CDS estão contigo para o que der e vier!
Um abraço

Anónimo disse...

Mas afinal quem manda este Fernando falar?
Nunca ninguém o ouviu dizer fosse o que fosse em qualquer cergo político. Coitado, andava ali por andar e agora continua a dar recados mandado por alguém.

Ricardo disse...

Para informação do ultimo comentador (anónimo), o Fernando foi Presidente de concelhia, candidato á CMO e os eleitores do CDS conhecem-no bem!
As suas afirmações só demonstram ignorância ou desconhecimento da vida politica local nos ultimos anos, mas todos nós sabemos que a pretensão dos laranjinhas ao serviço do Alvaro Santos é denegrir a imagemm do Fernando, de forma cobarde, pois nem sequer se identificam!
Imaginemos que qualquer dia, alguém se lembre de aparecer por aqui a colocar em causa a seriedade de um cabeça de lista do PSD a uma freguesia de forma anónima, gostavam?
Se calhar não...
O Fernando nunca precisou de dirigir jornais, nem colocar grandes outdoors para se tornar conhecido!
E mais importante, não se vendeu em troca de um lugar e esse é o vosso problema!

Pedro disse...

O Srº que diz mal do Fernando só pode ser um pau mandado por alguêm que a coberto do anonimato não se mostra.Os militantes do CDS estão com o Fernando (excepto quem vendeu a sigla do CDS) e são pessoas honestas e credíveis que não andam a fazer comentários jocosos de quem muito fez do partido em Ovar.

Anónimo disse...

Devem ser os amigos do Alvaro Santos.
Devem andar aflitos!

M.Costa disse...

Boa Fernando,
Faça ver a esses senhores que em politica não vale tudo!
Não abondone a politica, Ovar precisa de pessoas como voçê!
Um abraço

Anónimo disse...

Sou uma observadora e gosto de opinar relativamente ao que se passa na minha terra .
1- Álvaro Santos PSD, há 4 anos perdeu !!!porque carga de água esta outra vez na corrida para a câmara? é um cargo que lhe interessa?
2-CDS o Senhor Fernando Camelo Trabalhou , e esteve sempre do lado do CDS , isso ninguém o pode negar.
3-pelas mensagens, os militantes do CDS estão descontentes com essa coligação e agora o que pretende fazer com isso Sr. Álvaro Santos?
4- não foi muito inteligente e muito menos estratégico da parte do PSD e alguns elementos do CDS terem feito esse noivado!
5- O melhor é daqui a 4 anos o PSD repensar Noutro candidato e claro noutra estratégia!
6- quanto ao Senhor Fernando Camelo mantenha-se fiel aos seus princípios.

Anónimo disse...

Quem dera ao Alvaro Santos chegar aos calcanhares do Fernando Camelo!
O Fernando é um homem coerente e com principios, por isso é que tem grande parte do eleitorado do CDS do lado dele.
Este esclarecimento é um acto de coragem, pois mostra que não se "verga" ao partido nem ao irmão!

Santos disse...

Parece-me que o CDS de Ovar está a ganhar mais força, os militantes e simpatizantes, depois de tantos anos afastados, agora acreditam que têm alguem que está na politica de forma diferente.Está claro para todos, que tal como eu, pensávamos que o Fernando andava "ao serviço" do irmão que afinal estávamos enganados!
Espero que ele volte a liderar o CDS de Ovar, porque tenho a certeza que vai unir muita gente em torno dele.
O CDS vai crescer se souber afastar-se do PSD!
Não há duvidas que temos um LIDER que no futuro nos pode encher de orgulho.
Vamos dar força ao Fernando!

Anónimo disse...

é verdade. o cds é uma potência em Ovar e isso deve-se ao fernando. o fernando tem obra feita, as propostas do fernando perduraram para a eternidade. ele deixou um legado de objectivos e ideias para Ovar que fizeram, fazem e iram continuar a fazer história, infoluenciando toda uma geração de políticos de Ovar. Para béns fernando, parabéns por quereres trazer o carnaval outra vez para centro!

Anónimo disse...

Fernando, tens que voltar á politica activa.
Manda passear o CDS, o teu lugar é num dos dois maiores partidos!
Perante as reacções que se vêem aqui e pelo que se ouve pela cidade, tenho a certeza que se fosses tu o candidato á CMO pela coligação ganhavas.
Não desistas da politica, Ovar precisa de pessoas como tu!

Anónimo disse...

Quem visitar o site de campanha da coligação "mudança positiva", verá o Alvaro e o Raul lado a lado como se tudo estivesse bem entre os dois partidos, o que não é verdade, basta lermos o esclarecimento do Fernando Camelo.
Os eleitores devem ser esclarecidos!
Há de facto participação dos militantes do CDS neste projecto?
Era bom que alguém esclarecesse...
Fernando, eu sei que deve estar numa posição ingrata, por causa do seu irmão, mas peço-lhe que mantenha a sua postura, que tem sido exemplar e desmascare a "hipocrisia" que existe nesta coligação.

Anónimo disse...

O Srº Raul Almeida aparece numa sessão de "trabalho" no Jardim do Cáster com o Srº Àlvaro Santos. O Srº Raul não pode aparecer como representante do PP quando lhe convém e os verdadeiros militantes e simpatizantes do PP não concordarem com a dita coligação feita por e para alguns. O PP de Ovar irá tomar em breve uma posição pública sobre o assunto.È de uma enorme leviandade usar a sigla do partido e as pessoas que sempre deram a cara não ter-se-lhes sequer pedido uma opinião.

Anónimo disse...

Está visto que o PSD coligou-se com duas pessoas do CDS que leva nas listas.
O CDS não vai coligado com o PSD!!!!
O Fernando Camelo tomou uma posição pessoal, mas os outros militantes concordam com ele e a julgar pelo comentário anterior, as coisas não vão ficar por aqui...

Anónimo disse...

É preciso ter lata!
Duvido que o Fernando e outros militantes participem nessas "sessões de trabalho".
Parece-me que li no texto : "...união forte", francamente!
Toda a gente já percebeu que o CDS está todo contra a coligação, menos um ou dois elemmentos.

Anónimo disse...

Se o Fernando for esperto, sai do CDS. Se ele for apoiado por um grande partido poderá ir longe,
é ainda jovem e tem uma forma de estar na politica que as pessoas gostam, mas num partido com pouca expressão não vai lá.
Talvez esta situação o faça repensar o seu posicionamento politico...

Anónimo disse...

Em nome do PP de Ovar exijo a demissão imediata da Concelhia de Ovar e da Distrital de Aveiro do PP, pois foram estas mesmas pessoas que a coberto de lugares na Assembleia Municipal de Ovar venderam a sigla do partido ao PSD para ser usada e enganar as pessoas do verdadeiro PP, pois as pessoas que sempre deram a cara pelo partido nem sequer foram tidas nem achadas para a coligação.
O PSD ri-se mas não sei se vai ganhar com a situação. Peço ao PSD que esclareça a situação perante o CDS/PP pois pode ter contratempos se assim não o fizer.