segunda-feira, maio 11, 2009

Revisitar os singles (Parte 1)

Discografia Duran Duran - 58
'The Singles 81-85' (caixa), 2003



Depois das compilações em regime 'best of' e das edições 'budget', a revisitação do catálogo dos Duran Duran conheceu em 2003 um outro passo importante: a reedição da sua obra em single, com a primeira de duas caixas que recordaram, na íntegra, o historial editado nesse formato durante a etapa de ligação do grupo à EMI.

'The Singles 81-85' foi a primeira das caixas, incluindo os 13 singles editados globalmente entre «Planet Earth (1981)» e «A View To A Kill» (1985), ou seja, documentando a obra registada em single pela formação “clássica” da banda.

A caixa contém os 13 singles, cada qual com a reprodução da capa original, o alinhamento de cada CD representando os conteúdos das respectivas edições em sete e doze polegadas. Sem representação global, o single «Save A Prayer» (live), de 1985, não é aqui considerado.

A caixa representou a primeira edição digital para muitos dos temas originalmente lançados em lados B nesta etapa da discografia dos Duran Duran. A capa recupera elementos gráficos da etapa em que o grupo trabalhou com Malcolm Garrett, da Assorted Images, em inícios de 80.

Revisitar os singles (parte 2)

Discografia Duran Duran - 59
'The Singles 1986-1995' (caixa), 2004



Continuação directa do modelo de revisão da obra editada em singles pelos Duran Duran durante o período em que estiveram ligados à EMI, uma segunda caixa foi editada em Setembro de 2004, já em tempo de contagem decrescente para a edição do álbum que assinalava o reencontro da formação original da banda.

«The Singles 1986-1995» completa a história (de Notorious a White Lines), deixando contudo de lado os singles «Out Of My Mind» e «Electric Barbarella», editados pela Virgin (na verdade uma etiqueta da EMI). Contra os alinhamentos dos discos da primeira caixa, os que aqui se reunem reflectem a chegada da era do CD e o consequente aumento de espaço livre nos CD Singles, recordando-se aqui uma etapa em que o grupo levou a esses discos muitas remisturas e gravações ao vivo (mais que temas inéditos, segundo a tradição “clássica” do lado B).

O grafismo segue, tal como na caixa anterior, linhas evocativas da época recordada. Na caixa de 2003 usavam-se elementos da fase Rio. Desta vez, foram recordadas soluções de colagem próximas das usadas por alturas do «Wedding Album».
(in «Sound + Vision»)

Sem comentários: