quinta-feira, novembro 13, 2008

Utentes do Centro de Saúde revoltados
Como vai a Saúde na cidade de Ovar

«Tomei a liberdade de lhes enviar este mail, para que, tomem conhecimento da revolta dos utentes do Centro de Saúde de Ovar.
A unidade de saúde de Ovar vai abrir uma extensão na freguesia de S. João de Ovar e para tal está a chamar todos os utentes do concelho para actualizar o ficheiro.
Contra esta situação nada haverá a contestar, só que, essa actualização implica todos os utentes, independentemente da freguesia e do médico de família. Esta é a nossa revolta, porque, nesta altura apenas deveriam ser chamados os utentes da freguesia de S. João e os utentes dos médicos que para lá são transferidos.
Ainda mais, a carta que recebemos, dá-nos um prazo de 8 (oito) dias para efectuarmos a actualização, com um horário de 5 (cinco) horas diárias e num tom ameaçador que passo a citar na integra:A partir desta data limite, os utentes que não tiverem efectuado a confirmação, serão distribuidos pelos Médicos de Família de acordo com a capacidade existente nos respectivos ficheiros.
Sendo assim, mesmo que o nosso médico de família não seja transferido, temos de fazer nova inscrição, podendo não continuarmos com o mesmo. Isto é um tanto ridículo!!!!
Já fiz a reclamação às devidas entidades e espero que as mesmas tenham a dignidade de me esclarecer se esta situação é legal, e qual a norma que reje estas alterações.
Cada vez mais estamos num País de Terceiro Mundo, que se quer equiparar à União Europeia.
Senhores governantes, seria de muito bom tom que estas situações fossem reavaliadas, para que se podesse ter condições dignas de seres humanos.
Infelizmente a nossa população é um tanto idosa e analfabeta e por esta razão se calam, porque não sabem, nem têm, quem lhes possa esclarecer estas situações.
É de lamentar que os próprios funcionários da instituição não tenham atenção pelas pessoas deficientes e com idades já muito avançadas.
Ainda hoje, tive o cuidado de me deslocar por três vezes ao Centro de Saúde e de todas elas, tirei algumas fotos que anexo para vosso conhecimento.
Quem sabe se este assunto, não seria interessante para a Comunicação Social apresentar em directo? Fica aqui a sugestão.
São horas de espera intermináveis, cerca de 7 (sete) horas de fila de espera, o que me parece incomportável para uma pessoa normal, quanto mais para pessoas idosas, na sua maioria.
Este descontentamento, já veio a público através da Comunicação Social , nomeadamente no Correio da Manhã e na RTP , e infelizmente já foi necessária a intervenção da PSP.
Será que efectivamente todos os utentes terão que se deslocar ao centro de saúde nesta altura? Ou esta actualização poderá ser efectuada gradualmente, sendo apenas necessário neste momento a confirmação dos utentes da freguesia de S. João e dos Médicos que vão ser transferidos.
Venho apelar para que algo seja feito, para que esta situação não prejudique ninguém, tendo tomado a liberdade de efectuar esta mesma reclamação aos orgãos competentes.
Pois assim vai a assistência médica no Centro de Saúde de Ovar». (in «cinda1970»)

Sem comentários: