sábado, novembro 29, 2008

COMUNICADO AOS PAIS DA ASS. DE PAIS DO JARDIM DE INFÂNCIA DA OLIVEIRINHA
Situação das Auxiliares de Acção Educativa

Depois das nossas iniciativas sobre esta matéria, de que vos demos conta, veio a verificar-se um agravamento da situação, pois uma das Auxiliares está de baixa médica, pela segunda vez este ano lectivo e, lamentavelmente, o POC contratado sofreu um acidente de trabalho (queda grave), que motivou também um período de baixa.
Tais factos levaram a que o Jardim-de-infância estivesse a trabalhar com menos 4 pessoas do que no ano transacto (2 auxiliares, 1 POC e a Tarefeira que estava colocada para apoio às 2 crianças com necessidades especiais).

Como é de supor, isto implica um esforço muito grande e muito boa vontade das Auxiliares que estão a assegurar todo o serviço, algumas fazendo horários seguidos e horas adicionais, sem contrapartida monetária. Apesar de isto permitir minimizar a situação, nem a resolve nem assegura aquilo que foi acordado em reunião com Conselho Executivo, Corpo Docente e Câmara de Ovar, em que estava garantida a presença sempre de dois adultos com as crianças.

Os piores receios de falta de segurança, expressos pela Associação de Pais, caso essa situação não se verificasse, vieram a comprovar-se pelo lamentável acidente sofrido pelo POC: caso só estivesse esse adulto com as crianças, teriam que ser elas a ir procurar ajuda! Isto é caricato pois estamos a falar de meninos e meninas com 3, 4 e 5 anos.

No seguimento desta situação, foi convocada uma reunião com os pais dos alunos que
usufruem da Componente de Apoio à Família (CAF), que decorreu no passado dia 19. A situação foi analisada nessa reunião, pois para além da insuficiência de recursos humanos que tem implicações em toda a actividade do Jardim-de-infância, também as actividades da CAF têm vindo a ser comprometidas, pois a Câmara ainda não pagou/cedeu qualquer verba para materiais (recordamos que a Associação de Pais adiantou no ano lectivo transacto cerca de 300 euros, que só foram recebidos no início deste mês).

Apesar de ter sido convidada, a Senhora Vereadora não esteve presente nem se fez representar.

No seguimento dessa reunião foi desencadeada uma série de iniciativas, visando obter a resolução do problema. Isto passou pela reclamação feita através de e-mail, de reclamações no Livro Amarelo da CMO e de reclamações feitas pessoalmente, por bastantes pais com crianças a frequentar a CAF, artigos em jornais e em sítios de Internet de informação local.

Após uma das reclamações, a Sra. Vereadora assumiu perante uma mãe, a contratação de
uma tarefeira, para acompanhar as crianças com Necessidades Especiais durante o período da tarde (prolongamento), tendo-se disponibilizado perante vários pais (reclamantes), para reuniões individuais.

Ontem, dia 26, realizou-se uma reunião para tratar destes assuntos com Corpo Docente,
Conselho Executivo, Equipa de Apoio às Escolas e Vereadora da CMO. A Associação de Pais não foi convidada a estar presente, apesar de estes serem assuntos que lhe dizem respeito e de ter sido a primeira entidade a questionar formalmente o Conselho Executivo e a Autarquia em 24 de Setembro.

Sabemos que nada de novo saiu da dita reunião, pois apenas se confirmou a contratação da tarefeira (já assumida perante alguns pais).
Entretanto fomos informados de que a Sra. Vereadora irá convocar uma reunião com os pais das crianças que usufruem da CAF, para “dar respostas às questões colocadas”. Até este momento a Associação de Pais não foi convidada para essa reunião (apesar de legalmente ter que ser ouvida nessas matérias).

Assim sendo, na sequência do decidido pelos pais presentes na reunião do dia 19, caso não hajam desenvolvimentos adicionais, que dêem garantias de resolução do problema, iremos avançar com um abaixo assinado, com o objectivo de sensibilizar as entidades competentes para o problema, obter a resolução do mesmo e ao mesmo tempo responsabilizar os responsáveis pela (não) colocação de pessoal auxiliar por qualquer acidente que possa ocorrer aos nossos filhos, por falta das condições adequada para o funcionamento do Jardim-de-infância.

A Associação de Pais continuará a ser intransigente na defesa dos interesses de todas as crianças que frequentam o Jardim-de-infância da Oliveirinha.

Sem comentários: