sábado, maio 03, 2008

MÃE

Conjunto Oliveira Muge



«Mãe» foi um grande - porventura, o maior -, sucesso do Conjunto Oliveira Muge, constituído no início dos anos 60, oriundo do Orfeão de Ovar.
Em 1962, partiu para terras do Índico, tendo, nessa viagem, tomado o nome de Conjunto de Ovar. Uma vez em Moçambique, emergiu a denominação «Oliveira Muge».
Embora já tivesse tido antes actuações na Televisão em Portugal, foi em Moçambique (e países vizinhos) que o conjunto se notabilizou, atingindo tal fama que, em 1964, lhe foi concedido, pela imprensa moçambicana, o Primeiro Prémio entre os melhores do ano, o que contribuiu para que o Conjunto percorresse aquele país de lés-a-lés, actuando ainda na TV Rodésia, onde se lhe escancararam as portas do sucesso, no Quénia, onde efectuou uma digressão de um mês, com actuações na TV e no New Stanley Hotel, o melhor de Nairobi, e na África do Sul, onde os seus singles gozaram de grande popularidade, colocando-se entre os tops dos 10 mais vendidos - os famosos Top Ten. Só não assinaram contratos para digressões em Londres e Los Angeles porque não quiseram enveredar pelo profissionalismo.
No Carnaval de Ovar de 1969, o conjunto veio à sua Ovar, sendo passada continuamente na rádio nacional o tema «Mãe», mas também o «Gorongoza».
Em dia com os novos ritmos, este «conjunto de categoria internacional», no dizer do Diário de Moçambique, da edição de 21.03.63, viria a parar a actividade na passagem de ano de 70/71.
Posteriormente, a 3 de Julho de 76, reapareceu, actuando durante vários anos, no Café Progresso, do Furadouro, não faltando no seu vasto repertório, os ritmos africanos de Moçambique e não só.
O Conjunto, na sua fase de ouro, era constituído pelos irmãos António (já falecido) e José Muge (ambos de Ovar), pelos irmãos Alexandre e José Violante (de Cinfães do Douro) e por António Policarpo Costa.
Aproveitamos o Dia da Mãe para recordar este grupo vareiro e o tema que dedicamos às mamãs - uma raridade nos tempos que correm, e pode ser aqui ouvido.






Sem comentários: