sexta-feira, dezembro 28, 2007

José Almada: «Homenagem»



A par de Fausto e do seu desaparecido primeiro disco, de 1970, há um outro disco, mítico, da música popular portuguesa.
Da autoria de José Almada, gravado também em 1970, para as produções Zip, o disco, intitulado «Homenagem», e que pode ser visto aqui, contém seis composições de cada lado, todas de alto gabarito , nas letras e nas músicas e que colocam o LP entre os melhores de sempre da música popular portuguesa de todas as épocas. Particularmente a de finais dos anos sessenta, altura do aparecimento dos baladeiros.
A primeira dessas composições, «Homenagem», marca a toada do álbum e uma das últimas é a canção «Oh Pastor que choras», também cantado por Fausto no seu primeiro disco. A versão de José Almada, porém, é superior a esta, no modesto entender da «Grande Loja do Queijo Limiano», de onde rebuscamos este post.
E agora, a questão, é saber onde está José Almada.
Sabendo que na altura da gravação, estaria por Guimarães, por onde terá andado a seguir e onde é que se pode encontrar este grande músico esquecido, José Almada Guedes Machado, autor de Homenagem?
Será este que aqui figura - e tudo indica que sim?
Há uma «Homenagem» pública, se assim for. E já há vários, a prestá-la. E nós juntamo-nos a ela, porque ficamos a saber que José Almada vive em Ovar e que continua interessado na música. Mas...não encontra interessados em gravá-la e vendê-la.
O disco em causa pode ser escutado aqui.

15 comentários:

josé disse...

Já somos uns quantos a pedir a José Almada que apareça e diga de sua justiça sobre o disco que poucos conhecem e merece a pena ser lembrado e ouvido nos dias de hoje.

Por mim, ouvi-o vezes sem conta no rádio, gravado em cassete, directamente do LP que comprei numa feira de discos ( €25 euros). Antes, já tinha escutado a versão em mp3 do sítio do Rato.

O disco tem letras de bom tom, embora melancólicas e imensamente poéticas para o meu gosto. Além disso, são de um português que já não se usa, mas se devia usar.

A primeira canção- Homenagem- é de antologia na MPP. Depois de mais de trinta anos de ausência auditiva, lembrava-me dela como se fosse se ainda estivesse naquele tempo.

E a canção sobre o "vizinho porco" é de uma exotismo rural que pouca gente perceberá hoje em dia, mas precisamente por isso, tem um valor intrínseco com importância etnológica.

José Almada, que vive agora em Ovar precisa de ser ouvido.

A minha Homenagem fica aqui, num blog da sua terra.

ié-ié disse...

Graças a um comentário deixado neste blog por Luís Almada, filho de José Almada, consegui finalmente chegar à fala com o autor de "Mendigos", desiderato que perseguia há uns bons 10 anos.

José Almada vive hoje tranquilamente em Ovar, a 100 metros do seu filho Luís e feliz com o seu casamento com Margarida.

Mas a sua vida nem sempre foi tranquila.

José de Almada Guedes Machado nasceu em Guimarães no dia 06 de Setembro de 1951, mas passou a infância na zona de Lamego-Régua - eis assim a razão do seu sotaque característico nas gravações, sotaque que - conforme pude comprovar na conversa telefónica de hoje - já perdeu.

A sua carreira na música resume-se a dois excelentes LPs, "Homenagem" e "Não, Não, Não Me Estendas A Mão" e a um não menos excelente EP, "Mendigos", tudo do final da década de 60 e início da de 70 (e ainda o EP "Vento Irado" - tks, Fantomas!).

José Almada gravou primeiro para o ZIP-ZIP e depois para a Decca (Valentim de Carvalho). No auge da sua carreira não chegou porém a actuar no programa de televisão ZIP-ZIP, porque - disse - quando estava para o fazer, o programa acabou.

"Depois desperdicei-me, queria era vaguear, meti-me nos fuminhos", confessa.

"O 25 de Abril apanhou-me na tropa em Cabo Verde e em Maio consegui regressar. Passei uma temporada no Hospital Psiquiátrico do Exército, em Campo de Ourique. Trabalhei em vários sítios, fui revisor no jornal "A Época", tomei conta de crianças deficientes, fiz muita coisa esporadicamente.

"Mas nunca deixei de tocar e de compôr. Eu desabafava com a minha viola. Até que no dia 23 de Dezembro de 1974 encontrei a Paz interior com a meditação ioga".

Hoje, José Almada está de bem com o Mundo e anseia gravar as suas novas canções. "Mandei uma K7 há uns 4/5 anos a Tozé Brito, mas não interessou", lamenta, acrescentando que tem "coisas bonitas e novas".

Os seus irmãos têm igualmente queda para a música: Catarina já cantou para o Papa em Fátima e o irmão mais velho gravou a "Mulher Gorda" com uma Tuna Académica.

LPA

Anónimo disse...

meu querido tio...
nunca percebi porque nao quis espalhar a sua paz por portugal inteiro... um grande abraço do seu amigo.... belenenses duarte...

jose almada disse...

Vou tocar aqui em Ovar no dia 24 de Abril á noite no (Contacto-Teatro)no programa "Abril em flor" 5 musicas minhas,e queria que viéssem. Afinal tanta gente me procurava queriam tanto que eu voltásse,aqui estou a tentar o meu melhor. Tenho musicas novas que íam gostar feitas ao longo de anos,então? Sei que não sou bem o verdadeiro propósito da vida humana mas quem sabe possa ajudar. No dia 30 de Maio no mesmo local farei um espectáculo sózinho aproximadamente de uma hora.
posso arranjar aínda bilhetes, digam. tm.916970448
Abraço, José Almada

jose almada disse...

Em Lousada, este mes (Outubro) vou ter dois espectaculos faltam confirmar as datas, Pela Camara.,
Ao casal amigo HELENA e zÉ um abraço

lucinha disse...



parabéns pela sua excelencia musical e a sua simplicidade.
as suas músicas são lindas, continue .um beijunho da sua cunhada lucinha, mano pedro e sobrinhos ana catarina e pedrinho.

jose almada disse...

Obrigado Lucinha.
Pelas suas palavras bonitas que trasem alegria e inspiram.
Como uma lufada de ar fresco.
Como a seta de um letreiro, a apontar o caminho.

jose almada disse...

Vamos vêr se em breve irei gracar o tal novo CD.
Tenho tudo preparado 6 novas e 6 antigas, só falta mesmo gravar (Metro-Som, Lisboa)

jose almada disse...

Vou tocar, no Hotel Meia-Lua, Ovar.Data ainda a combinar na terça-feira, 4 de Março. Se puderem ir, vão, vai ser muito bonito...

jose almada disse...

Ola a todos! Vou tocar no hotel Meia-Lua, Ovar,no dia 5 de Junho (Sábado) pelas 22 horas. O hotel vai fazer preços especiais, a quem venha de longe assistir ao meu espectáculo e queira pernoitar.
Haverá um registo á entrada de 5 euros que dará acesso á sala onde decorrerá e onde leva mesas para se comer. Na frente estarão 4 filas de cadeiras para quem quiser só assistir á musica.Serão distribuídos os programas por ordem das canções que decorrerão com o nome dos respectivos autores.
No intervalo pode se abrir na sala uma porta grande de vidro e as pessoas podem circular perto da piscina. Abraço-vos com o maior gosto e a maior atenção, espero que apareçam.

jose almada disse...

Ida ao programa do carlos alberto moniz? gravação para outubro do CD? actuação no minho a 5 de outubro? tudo certo? assim são nossas vidas nada é certo! e nada é por acaso!

na gravação dos mendigos com o saudoso thillo krasman o Carlos, muito amigo do thillo na altura esteve na Nacional Filmes e afinou-me vezes sem conta a viola
Assim me reavivou ele a memória pelo Faycebok e pediu-me 2 musicas mais frescas para se enquadrarem e poder ir tocar a um programa dele (sabado ás 11.)

jose almada disse...

Aproveitar bem a vida esta oportunidade de estarmos vivos e podermos usufruir de todo este planeta. Na biblia diz "procura e encontrarás, bate ser-te-á aberto, pede e dar-te-ão".

jose almada disse...

6 de Novembro (Domingo)pelas 17 horas, na Fnac de Viseu, apresentação do meu novo CD "Sentimento Imortal" atuação aprox. de 40 minutos.

jose almada disse...

2ª feiras 4ª e sextas, da meia noite ás 2 horas, novo programa da rãdio 98.7 FM, ántena Vareira de Ovar, por Manuel Ramos Costa, em breve vou aparecer!

jose almada disse...

6 de Novembro (Domingo)pelas 17 horas, na Fnac de Viseu, apresentação do meu novo CD "Sentimento Imortal" atuação aprox. de 40 minutos. Abraço!Zé Almada