terça-feira, novembro 20, 2007

KosOVARes

A aldeia está em condições de noticiar, em primeira-mão, um histórico acordo conseguido hoje entre a União Europeia e o Kosovo que vai permitir a ambas as partes trocarem de lugar por três meses no âmbito da política internacional.
Do acordo consta, de facto, um artigo que permite às partes trocar de territórios por um período de três meses, para que ambas fiquem com uma real noção do que se passa no terreno.
Desta forma, a partir do final do próximo mês começará a viagem que levará todos os Portugueses, bem como os restantes europeus, até ao Kosovo, onde ficarão apertadinhos entre a Sérvia e a Albânia entretidos a evitar ataques-surpresa e a manter a independência a todo o custo.
Para os habitantes do Kosovo esta vai ser uma solução que lhes permitirá, pelo período de três meses, respirar mais facilmente e esticar as pernas por todo o território da UE, embora os comentadores políticos temam que, findo aquele prazo, seja difícil ir buscá-los e convencê-los a voltar à sua terra natal.
Interrogado sobre esta possibilidade, o actual Presidente do Conselho Europeu disse que isso seria "porreiro, pá, porque permitiria a cada país da União ter a sua própria República Independente do Kosovo, com benefícios óbvios para a compreensão da problemática ao nível internacional, já que toda a Europa saberia, com propriedade e conhecimento de causa, o que estaria realmente em causa nas discussões, ou seja, as coisas nunca mais seriam como antigamente, onde se decidia sem saber bem o que se estava a decidir".
A comunidade do Kosovo que vem ocupar Portugal já fez saber que irá ficar confinada à bela cidade de Ovar, por ser aquela que mais apela às suas raízes nómadas e, por outro lado, a que mais fará lembrar a terra-mãe.
Afinal, não deixa de ser verdade que eles serão uma comunidade de KosOVARes.

Sem comentários: