quinta-feira, abril 25, 2024

Ovar também tem o seu Bairro 25 de Abril
O Bairro da Misericórdia, em Ovar, foi inaugurado a 27 de abril de 1949, numa área de pinhal, e assim se manteria sem grandes alterações no seu conjunto arquitetónico e mesmo paisagístico até ao 25 de abril de 1974.

Cinco anos depois da revolução, a 25 de Abril de 1979, no Poço de Baixo, em sessão solene presidida por Augusto Godinho Arala Chaves, Presidente da Assembleia Municipal, foram descerradas novas placas, rebetizando o bairro com o nome de “25 de Abril”, ao mesmo tempo que se procedeu à entrega simbólica das chaves de 28 moradias a outras tantas famílias.

A sessão, da iniciativa da Associação de Moradores do Poço de Baixo que com o seu esforço e dinamismo e dentro da colaboração da "Operação SAAL" conseguiu extinguir um dos mais velhos cancros de ordem social e habitacional existentes na vila vareira.

Numa primeira fase, foram disponibilizados 28 fogos já aptos a serem habitados, completada mais tarde com mais cinco.

As 28 casas inauguradas compreendem 11 Tipo T2 que dispõem de 2 quartos, sala, cozinha, dispensa e quarto de banho completo; 8 Tipo T 4 com 4 quartos, hall e tudo o mais das acima e, finalmente, 9 Tipo T 5 com 5 quartos e absolutamente idênticas às T4.

No acto da inauguração, largamente concorrido, a mesa de honra foi constituída pelos presidentes,da Câmara, Assembleia Municipal, Assembleia de Freguesia, Junta de Freguesia e Associação de Moradores do Poço de Baixo e pelos representantes da 1.ª Comissão Administrativa da Câmara, após o 25 de Abril, Cooperativa Habitovar, Comissão de moradores de S. João e o  Engenheiro Diomar da Silva Santos, do Fundo de Fomento de Habitação.

Usaram da palavra, Fernando Raimundo Rodrigues e Augusto Arala Chaves, na qualidade de presidentes, respectivamente, da Câmara e Assembleia Municipal, e Mário Vaz, presidente da Comissão de Moradores do Poço de Baixo, principal dinamizadora do melhoramento, todos salientando o alto significado do acontecimento que se estava a inaugurar.

As casas, cujas chaves foram simbolicamente entregues por Mário Vaz e Engenheiro Silva Santos, destinaram-se, na maior parte a novos moradores que viviam nos barracos ainda existentes no Poço de Baixo e que agora seriam demolidos para a construção dos restantes 5 fogos em falta.

Um outro acontecimento digno de registo nesta data foi o lançamento da primeira pedra para a construção do futuro SaIão Convívio do novo Bairro.

Fontes consultadas:

*“Notícias de Ovar” (03/05/1979)

*"Datas da História de Ovar", de Alberto Sousa Lamy

*OvarMemória in Facebook
https://www.ovarnews.pt/ovar-tambem-tem-o-seu-bairro-25-de-abril/

Sem comentários: