terça-feira, abril 23, 2024
Foi hoje publicado em Diário da República, o anúncio do lançamento do Concurso Público para
Empreitada de Implementação de Portarias Digitais no Porto de Aveiro, com o valor base de 4,5 Milhões
de Euros.
O projeto consiste na operacionalização do controlo de acessos terrestres, através da reconfiguração e
valorização do edificado existente, da digitalização dos processos de validação nas portarias do Porto de
Aveiro - Terminal Norte, Terminal de Granéis Líquidos e Terminal de Granéis Sólidos - e da
implementação de tecnologias que permitam o reconhecimento, a validação e o registo de pessoas,
veículos e mercadorias, à entrada e saída dos referidos terminais.
Através do desenvolvimento de um software, feito à medida das necessidades do Porto de Aveiro, e com
a interoperabilidade técnica com outros sistemas, nomeadamente com o Cartão Único Portuário (CUP) e
com a Janela Única Logística (JUL), será possível a automatização do controlo de acessos para validação
de credenciação, com recurso a equipamentos de hardware, bem como a gestão e calendarização das
entradas e saídas, por forma a otimizar os fluxos rodoviários de e para o porto.
Pretende-se, também, estender a ligação da cadeia de abastecimento, da componente marítima, através
da Janela Única Logística (JUL), para a componente rodoviária, por forma a promover uma otimização de
recursos e redução de emissões de GEE.
Segundo Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, “este projeto é
uma peça central na transição digital do Porto de Aveiro, na melhoria da eficiência energética de toda a
cadeia logística, no reforço das condições de segurança do porto e na melhoria das condições de
trabalho das equipas de segurança ao serviço desta administração portuária”.
A implementação deste projeto irá permitir a desburocratização, simplificação e automatização dos
processos e procedimentos de controlo de acessos nos referidos terminais comerciais do Porto de Aveiro.
Com este projeto o Porto de Aveiro espera contribuir para um aumento da eficiência da utilização das
infraestruturas portuárias e das cadeias de abastecimento que utilizam o porto e, consequentemente,
para um aumento da sustentabilidade ambiental das mesmas.
https://www.ovarnews.pt/?p=79981
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário