quarta-feira, abril 17, 2024
A perturbação obsessivo-compulsiva é caracterizada por pensamentos repetidos, persistentes e indesejados, e por impulsos ou imagens intrusivas que causam angústia ou ansiedade no paciente.
O vareiro João Tiago Oliveira, investigador no CIPsi – Centro de Investigação em Psicologia e docente na Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UM), esteve em destaque na rubrica "90 Segubdos de Ciência", da Antena 1, para dar a conhecer um pouco do seu trabalho.
Neste momento, dedica a sua investigação ao estudo da resistência ao tratamento de pacientes que sofrem de perturbação obsessivo-compulsiva.
Estes estudos têm por base uma consulta de especialidade que está a ser desenvolvida na Universidade do Minho para estes pacientes.
"O objetivo é perceber que dinâmicas e processos existem dentro do fenómeno da resistência para ajudar os terapeutas a personalizar a intervenção junto dos pacientes", explica o cientista.
São vários os fatores que podem estar envolvidos no fenómeno da resistência. Desde as características do próprio paciente, ao diagnóstico, passando por questões motivacionais e da própria intervenção, como a relação interpessoal entre paciente e terapeuta.
Identificar as diferentes fontes de resistência irá permitir definir respostas mais eficazes a momentos de resistência que possam surgir no decurso da terapia.
Ler mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CIPsi
https://www.ovarnews.pt/joao-tiago-oliveira-estuda-resistencia-ao-tratamento-da-perturbacao-obsessivo-compulsiva/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário