terça-feira, fevereiro 08, 2022

Para o PCP, a floresta representa um sector de importância estratégica primordial. O carácter multifuncional da floresta, com as suas funções económica, social e ambiental implica, no entanto, a aplicação de políticas adaptadas que, manifestamente, não têm existido nas últimas décadas. Este é, também, o exemplo negativo do nosso Município.

Longe de contribuir, como poderia e deveria, para o desenvolvimento do País, o que se assiste é ao recuo da área florestal e à degradação sistemática da mesma. Em vez de uma floresta estruturada e sustentável, que responda aos interesses do povo e do País, temos actualmente práticas por um lado de proliferação da plantação de eucalipto e por outro de disseminação descontrolada de espécies invasoras que tomam conta de áreas onde, outrora, existiram florestas devidamente ordenadas.

É neste enquadramento que uma delegação do PCP visitou a zonabde Cortegaça do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar, constatando, in loco, o abate florestal de pinheiro que está a ser efectuado. O PCP sabe que existe um plano acordado entre o Município, as freguesias e o ICNF para este abate de pinheiros, com a técnica de “resinagem até à morte” desde 2016.

Pela parte do PCP, o desenvolvimento de uma política florestal ao serviço do País e do progresso social implica uma gestão florestal planeada e não um repovoamento florestal natural desordenado, como tem sido prática do ICNF, em anuência com o nosso Município e as nossas freguesias que sabemos, acabará, inevitavelmente, com a disseminação de acácias e outras espécies invasoras, que tomarão, irremediavelmente, o lugar de espécies enquadradas nos ecossistemas desta região.

O PCP entende que falta, acima de tudo, vontade política e visão estratégica de sustentabilidade ambiental para inverter o actual estado de coisas e compromete-se a questionar as entidades responsáveis e o Governo sobre esta questão concreta do nosso Município.

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP
Ovar, 4 de Fevereiro de 2022
https://www.ovarnews.pt/pcp-sobre-o-abate-florestal-e-o-repovoamento-natural-da-area-do-perimetro-florestal-de-ovar/

Sem comentários: