domingo, fevereiro 13, 2022

Este domingo seria o dia da “Chegada do Rei” que será oficialmente assinalado com a inauguração da exposição “Os Reis do Carnaval de Ovar”, com curadoria de Guilherme Terra, pelas 18 horas, no Centro de Arte de Ovar.

Numa justa homenagem a todos aqueles que contribuíram para esta festa, enquanto Reis do Carnaval de Ovar, será possível apreciar os rostos, os trajes e muitos momentos marcantes destes reinados de alegria e boa disposição. Inúmeras fotografias, filmes, vídeos e até animações de diversos autores, que tão brilhantemente registaram esses momentos festivos, compõem esta mostra documental do Carnaval de Ovar aberta ao público até 05 de março.

Se o tempo permitir, quem sabe se não teremos alguma surpresa preparada de modo espontâneo nas ruas da cidade por um qualquer grupo de foliões. Ontem, já houve animação de rua pelo centro da cidade, com os tradicionais gigantones e animação musical com bandas locais (Banda Filarmónica Ovarense, Banda Boa União, Banda do Lau e Preto no Branco).

A Câmara Municipal de Ovar promete encher as principais salas de espectáculo – Centro de Arte e Escola de Artes e Ofícios – com "vibrações carnavalescas, música, 'stand up', cor, alegria e folia, celebrando o Carnaval de forma segura e cumprindo as normas e orientações da DGS".

No próximo dia 20 de fevereiro, pelas 15 horas, é inaugurada outra exposição, “Máscaras do Carnaval das Crianças”, na Praça da República. Uma iniciativa realizada em parceria com as escolas e IPSS do concelho que, nesta data, desfilariam num dos mais icónicos cortejos do nosso entrudo, o “Carnaval das Crianças”. Não tendo sido possível, as crianças foram desafiadas a pintar e decorar uma tradicional máscara gigante, integrando uma exposição coletiva.

Quem, igualmente, foi desafiada a pintar uma máscara, foi a população local que, pelo segundo ano consecutivo, aderiu em massa e, em 5 horas, esgotou o stock de quase 300 máscaras. As grandes máscaras que, outrora, decoravam as varandas e janelas da cidade, fazem parte do imaginário e memória colectiva, tratando-se de uma tradição que a autarquia recuperou, propondo a exploração e reinterpretação destas “figuras”, dando liberdade à pintura e decoração das “máscaras gigantes” que, posteriormente, serão colocadas nas varandas e janelas do concelho, evocando, desta forma, o Espírito Carnavalesco.

Um dos principais palcos carnavalescos de 2022, o Centro de Arte de Ovar, vai acolher três grandes e emblemáticos espetáculos. No dia 19, “O Samba de Cá”, um espetáculo pensado e produzido para o Carnaval de Ovar, envolvendo talentos locais do samba e fazendo uma viagem pelos principais temas tocados nos Carnavais de Ovar, Estarreja, Figueira e Mealhada. No dia 25, haverá stand up comedy, com Francisco Menezes, e no domingo o samba e a música brasileira estão de regresso com a carismática Orquestra Bamba Social.

Na Escola de Artes e Ofícios, num estilo mais descontraído e em jeito de roda de samba, decorrerão os concertos de Filipe Furtado (17 fev), Neném do Chalé & Rodriguinho (24 fev), Forrobodó & Papo de Samba (26 fev) e Nuno Bastos (28 fev).

A Praça das Galinhas também será ambientada com um coreto, onde bandas tradicionais proporcionarão belos momentos com marchinhas e músicas temáticas.
https://www.ovarnews.pt/?p=59372

Sem comentários: