

Chama-se "Nextgen Station" e é a nova estação de abastecimento de hidrogénio que resulta de uma aliança entre a Salvador Caetano e o grupo Petrotec. Trata-se de um investimento de 2 milhões de euros que servirá, para já, para abastecer os autocarros que vão saindo da fábrica de Ovar pela CaetanoBus.
A CaetanoBus revelou a sua nova geração completa de autocarros urbanos a zero emissões na Busworld 2025 (Pavilhão 6, Stand 605A - Bruxelas), apresentando uma plataforma modular disponível em versões de 8,5 m, 12 m e 18 m, elétricos a bateria e a hidrogénio.
A CaetanoBus apresenta também na Busworld o seu modelo EMaaS (Energy & Mobility
as a Service). Mais do que fornecer autocarros a zero emissões, o EMaaS propõe uma
solução integrada que combina infraestruturas energéticas, veículos, gestão inteligente
de frota e manutenção completa, tudo sob um único contrato.
Este inovador modelo de pay-per-use permite às cidades e operadores acelerar a
descarbonização, reduzir o investimento inicial e assegurar eficiência operacional a
longo prazo. Com o EMaaS, a CaetanoBus está a redefinir a mobilidade, oferecendo não
apenas autocarros, mas um ecossistema completo que torna o transporte zero emissões
financeiramente e operacionalmente viável.
Um dos principais destaques desta nova geração de autocarros CAETANO é a integração
de componentes e tecnologias avançadas da CRRC, o maior fabricante mundial de
material circulante. Esta colaboração traz excelência de engenharia global e inovação
tecnológica a cada veículo CAETANO.
No coração dos autocarros movidos a hidrogénio mantém-se a Pilha de Combustível
TOYOTA (Geração 2.5), reconhecida pela sua eficiência e durabilidade excecionais.
Complementada por baterias CATL, esta tecnologia assegura um desempenho ótimo
mesmo em condições de operação exigentes.
Tanto os modelos elétricos a bateria como os a hidrogénio beneficiam da plataforma e
sistema de tração CRRC, que inclui um inversor 6-em-1 integrando várias funções
críticas numa unidade compacta. Este sistema reduz o peso, aumenta a fiabilidade e
melhora a eficiência global do veículo — cumprindo os mais altos padrões da mobilidade
urbana moderna.
A CaetanoBus apresentou igualmente o seu novo programa estruturado de pós-venda,
com múltiplas opções de contrato adaptadas às capacidades técnicas de cada operador.
As soluções vão desde contratos de serviço completo, para clientes sem capacidade de
manutenção, até acordos de fornecimento de peças para operadores com oficinas
próprias.
Existem ainda contratos especializados que cobrem manutenção preventiva e
assistência técnica avançada para sistemas de alta tensão e hidrogénio, assegurando
conformidade com as mais recentes tecnologias.
Com o apoio de uma rede europeia de parceiros e uma logística robusta de fornecimento
de peças, estes modelos de serviço foram concebidos para maximizar o tempo de
operação dos veículos, otimizar os custos do ciclo de vida e apoiar os operadores com
soluções técnicas escaláveis.
Além da apresentação desta nova geração de autocarros urbanos a zero emissões, a
CaetanoBus revelou também na Busworld o novo autocarro elétrico a bateria de longo
curso, desenvolvido em parceria com a Scania, o CAETANO e.Levante com chassis
SCANIA, marcando mais um marco na jornada da empresa rumo à mobilidade
sustentável em todos os segmentos de transporte.
Nuno Lago de Carvalho, CCO e membro do Comité Executivo da CaetanoBus, afirma:
“Com esta nova geração de autocarros urbanos a zero emissões e o lançamento do nosso modelo EMaaS, demonstramos que a CaetanoBus é muito mais do que um fabricante.
Somos um parceiro completo na mobilidade sustentável e na transição energética. Ao combinar infraestruturas de energia, veículos e suporte operacional numa solução integrada, permitimos que as cidades acelerem a descarbonização, garantindo simultaneamente eficiência e viabilidade financeira. Isto não é apenas inovação tecnológica — é inovação na forma como a mobilidade é entregue.”
Os visitantes são convidados a conhecer o stand da CaetanoBus para saber mais sobre
esta nova geração de autocarros, explorar o seu design e descobrir as suas inovações
técnicas e operacionais. https://www.ovarnews.pt/nova-estacao-de-hidrogenio-fica-em-ovar-e-alimenta-autocarros-com-tecnologia/
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