sexta-feira, setembro 12, 2025



Sara Jesus nomeada para Prémio internacional na Argentina
É virtuosa e podia sentar-se à sombra do seu talento e esperar. Mas não. Sara Hesus trabalha muito para singrar no mundo artístico com a sua guitarra portuguesa como companhia.

A guitarrista clássica vareira, Sara Jesus, viu o seu esforço recompensado ao ser nomeada para um prémio internacional na Argentina.

"Isto é algo que me enche de orgulho e que representa também a nossa cidade além-fronteiras", comenta.

Este reconhecimento além-fronteiras deixa Sara "muito feliz" por se tratar de um "marco importante da minha carreira".

Com 12 anos, Sara começou a estudar guitarra clássica com a orientação de Paulo Silva. Nessa altura, já era visível que talento não lhe faltava. "Decidi dar continuidade seguindo percurso com o professor Daniel Fonseca, com o professor Manuel Ferreyra e com o professor e compositor Ravi Sawaya", relata.


Participa em vários estágios e atividades de enriquecimento curricular destacando-se o Colóquio: Expressividade de Música com o Doutor Professor Paulo Vaz de Carvalho, Workshop de Produção de Artes do Espetáculo com Patrícia Castelo Pires, na Oficina de Cavaquinho: Manutenção Técnicas e Repertório com Daniel Pereira Cristo, 'Hands-On Research Symposium' na componente Hands-On Guitar Orchestra com a direção da maestrina Helen Sanderson, 'Soundpainting' com a orientação de Philippe Martins, Estágio de Coros com a direção do Doutor Professor Paulo Bernardino, entre outros".

Também participou em master classes, salientando os ministrados pelos professores Miguel Carvalhinho e Gil Fresch, entre outros.


"Em 2017, organizei e realizei o Recital de Guitarra Clássica na Igreja Matriz de São Cristóvão e, em 2020, participei no Concurso de Violão Fabio Lima Online", recorda.


Em 2021, recriou um Recital de Flauta Transversal e Guitarra Clássica, no Museu Escolar Oliveira Lopes, em Vâlega, e estreou, a nível mundial, uma peça para guitarra clássica solo da autoria de Damien McCluskey intitulada de "Dreamscape V.", na rede social Instagram.


Participou numa entrevista da Academia Livre de Violão, com a apresentação de Ravi Sawaya, e foi parceira oficial do World Guitar Day em Ovar. "Este evento decorreu no Museu Júlio Dinis, em Ovar, contou ainda com a organização oficial da UNESCO e Internacional Art Academy, cujo fundador do World Guitar Day e chefe executivo foi o professor Yorgos Foudoulis".

Foi um ano importante para ela, já que "apresentei a minha primeira composição para guitarra clássica solo, intitulada de Beija-Flor, que está disponível no meu canal de Youtube".


"Atualmente, dedico-me ao estudo do instrumento, a leccionar guitarra clássica e aventuro-me no mundo da descoberta da composição", desvendando que "o meu trabalho mais recente encontra-se disponível no canal de Youtube Horizonte da Música, para o qual fui convidada a gravar obras para guitarra clássica".


https://youtu.be/3JXfBPnPmZM?si=lPK7VRYtp64xz-ko

Sara também partilha os seus conhecimentos, dando aulas de guitarra cuja metodologia consiste em conhecer as necessidades de aprendizagem do aluno e os seus gostos musicais, independentemente da idade.


Parabéns, Sara! https://www.ovarnews.pt/sara-jesus-guitarra/

Sem comentários: